Вы находитесь на странице: 1из 13

CAPITULO 01: UMA S TERRA, VRIOS

MUNDOS
Caractersticas: Trocas comerciais; Mo de obra assalariada; Diviso tcnica do trabalho; Urbanizao; Mercantilismo; Diversificao dos produtos (concorrncia e lucros); Mobilidade social; Desenvolvimento tecnolgico; Desigualdade social;

INCIO DO CAPITALISMO: SCULO XIII


Feudalismo Agricultura de subsistncia Trabalho artesanal Comrcio Grandes Navegaes (XV) Articulao de mercadoria Capitalismo Comercial Expanso Martima Diviso internacional do trabalho (colnia=matria prima e metrpole=exportao de manufaturas) Mo de obra escrava Capitalismo industrial (XVIII).

1 FASE: CAPITALISMO COMERCIAL (SC. XIII)


Perodo de transio pelas quais passou a Europa feudal; Nessa poca o fundamento da riqueza deixou de ser a terra, e a economia de mercado comeou a se estruturar com base no comrcio e no trabalho artesanal; Foi a fase marcada pela expanso martima, comercio de mo de obra escrava, matria prima e metais preciosos; Acumulo de capital da classe social burguesa, que mais tarde foi fundamental para a revoluo industrial .

2 FASE: CAPITALISMO INDUSTRIAL (SC. XVIII)


Capitalismo industrial (XVIII) Mquinas a vapor 1 Revoluo Industrial Diviso da mo de obra + trabalho assalariado Capital liberal Lei da procura e oferta 2 Revoluo Industrial (XIX) Novas tecnologias expanso do mercado consumidor Neocolonialismo Capitalismo financeiro (XIX).

1 Revoluo Industrial: Carvo 2 Revoluo Industrial: Petrleo

2 FASE: CAPITALISMO INDUSTRIAL (SC. XVIII)


Diferente do cap. Comercial (comercio de matria prima), o cap. Industrial introduzia novidades e maior quantidade de produtos industrializados, decorrente das mquinas vapor. Nesse perodo tambm foi criada novas formas de organizar os trabalhadores, especializando em uma determinada tarefa, para o aumento da produo. Com as revolues industriais as transformaes sociais e econmicas associadas a esse perodo do capitalismo foram intensas, marcadas por inmeras invenes como o rdio e o telefone. J no sc. XIX os pases europeus passaram a conquistar novos mercados consumidores (NEOCOLONIALISMO).

3 FASE: CAPITALISMO FINANCEIRO (SC. XIX)


Capitalismo Financeiro Indstria Txtil e Siderrgica (transporte: navios e locomotivas) Acumulo de capital (investidores bancrios) Monoplio Oligoplio Transnacionais Avanos tecnolgicos Crise de 29 Capitalismo de Estado Organizao dos trabalhadores Neoliberalismo. * Neoliberalismo: uma reao expanso da interveno do Estado no estgio intensivo, defendendo a poltica de privatizao de empresas estatais; livre circulao de capitais internacionais; abertura da economia para a entrada de multinacionais e a deflao.

3 FASE: CAPITALISMO INFORMACIONAL (FINAL DO SC. XX)


Avanos tecnolgicos (telecomunicao, internet, robtica) Globalizao Capitalismo Informacional 3 Revoluo Industrial Fluxo informacional Alta tecnologia (Biotecnolgica, fsica nuclear e nanotecnologia) Fase atual do capitalismo. *Nanotecnologia: o estudo de manipulao da matria numa escala atmica e molecular, algo que corresponde de um fio de cabelo dividido em sessenta mil vezes. Criada no Japo, a nanotecnologia busca inovar invenes, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem (utilizada na criao de chip, semicondutores e biomateriais).

LEMBRANDO QUE AS FASES DO CAPITALISMO


NO OCORREU DE FORMA IGUAL NO MUNDO TODO, O CAPITALISMO GEROU UMA DIVISO MUNDIAL DESIGUAL DESDE SEU SURGIMENTO, MUITAS VEZES DE FORMA IMPONENTE, AGRESSIVA E OPORTUNISTA.

DESIGUALDADE URBANA:

DIFERENAS SOCIAIS

MAIS DE DOIS MILHES DE PESSOAS MORREM DE FOME A CADA DIA, MAIS DO QUE PELA MALRIA, A AIDS E A TUBERCULOSE JUNTAS, SEGUNDO O RELATOR ESPECIAL DA ONU

TAXA DE ALFABETIZAO MUNDIAL: 1 CUBA 99,8% 2 ESTNIA 99,8% 3 LETNIA 99,8% 95 BRASIL 90,3%

FIM...

Вам также может понравиться