Вы находитесь на странице: 1из 20

Fotografia e Antropologia: a construo de uma narrativa ficcional

Gilson Goulart Carrijo gilsongoulart@yahoo.com

As noes de fico e/ou ficcionalizao podem ser operadas no campo da fotografia produzindo aproximaes e distanciamentos em relao aos conceitos de verdade e realidade. Neste sentido, a discusso sobre imagem/documento fotografia/documento realizada por Andr Rouill (2009), a sobre as possibilidades de o real ser captado pela fotografia desenvolvida por Franois Soulages (2010) e sobre o fictcio em Foucault (2001) constituram o mote da discusso aqui apresentada.

A nitidez da imagem e sua semelhana com o referente permitiram, quase instantaneamente, que a fotografia fosse compreendida como um registro fiel da realidade e, consequentemente, interpretada como uma fonte de informao capaz de freqentar o campo da documentao. Segundo Rouill (2009), a crena no verdadeiro fotogrfico inicia-se com a noo de corte semitico e as ideias de registro e rastro.

Para Rouill (2009), a fotografia-documento inaugurou uma nova qualidade do olhar, possibilitando a crena na qual o real preexistente pode ser fixado em uma superfcie sensvel, reproduzindo com fidelidade a aparncia das coisas do mundo. Os atributos emprestados imagem fotogrfica, como a imparcialidade e a integralidade na apresentao dos fotos, seriam tributrios de uma nova maneira de ver, inaugurada pelas imagens de impresso qumica. A imanncia da imagem fotogrfica produziria novas visibilidades, lanaria (...) sobre as coisas uma nova claridade: direta, livre de subterfgios (ROUILL, 2009, p. 59).

Para Rouill (2009), a imagem fotogrfica seria a produo de um novo real, um real fotogrfico, sendo, simultaneamente, registro e transformao de alguma coisa do real, mas de modo algum assimilvel ao real (id, ib, p. 77) . Nessa esteira, a exposio e, posteriormente, o livro de The Family of Man organizado por Edward Steichen para o Museu de Arte Moderna de Nova York interessante. O livro apresenta 503 fotografias de 68 pases com o objetivo de organizar aspectos da vida das pessoas em diferentes partes do mundo.

Simultaneamente ao uso da imagem fotogrfica no campo das cincias naturais, tem-se sua utilizao campo do controle social e poltico pelas instituies de poder. A visibilidade e o controle dos corpos de delinquentes sociais e pacientes psiquitricos encontraram nos procedimentos fotogrficos uma ancoragem que se estende aos dias de hoje. Refiro-me aqui aos protocolos fotogrficos estabelecidos por Albert Londe, na Salptrire; tienne-Jules Marey, no Parc des Princes; e Alphonse Bertillon, na Chefatura de Polcia da Frana do sculo XIX, ainda utilizados em diferentes modalidades de processos no ambiente do judicirio e das delegacias de policia.

No entanto, a fico da transparncia e da objetividade presente no mbito da fotografiadocumento transformou-se com a crise, segundo o autor, caracterizada pela passagem da fotografia-documento para a fotografiaexpresso. A crise da designao caracterizar-se-ia por um conjunto de transformaes ocorridas entre a segunda metade do sculo XX e inicio do sculo XXI. O surgimento da televiso, a inveno e adoo de novas mdias e de novas tecnologias produtoras de imagens, aptas a responder s demandas da contemporaneidade, transformaram, definitivamente, o regime de verdade caracterstico da fotografia-documento.

Ao considerar a fotografia-documento como a falsificao do real, a construo de um real fictcio e por isso ilusrio e enganador, Rouill assumi a perspectiva de que a fotografia-documento, no comporta as mltiplas e diferentes transformaes ocorridas na comtemporaneidade. Essa crise da verdade serviu para mostrar que a funo principal da fotografia-documento no foi representar o real ou torn-lo crvel, mas design-lo e, sobretudo, ordenar o visual (e no mais o visvel). A ordem acima do verdadeiro e do falso. Assim, o autor afirma que a fotografia-documento teria finalizado o programa metafsico e poltico de organizao do visual iniciado com a pintura do Quattrocento (ROUILL, 2009, p. 157).

Essa finalizao teria dois sentidos. O primeiro estaria no fato de essa organizao visual ter atingido o ponto alto de sua eficcia tecnolgica, submetendo todo o visual s leis da geometria e ptica sustentando a iluso de ver/mostrar tudo, tornar o mundo transparente, claro e distinto.

O segundo seria a passagem de um mundo centralizado para uma sociedade em redes que, segundo o autor, inaugura uma nova ordem visual na qual a fotografia-documento serve menos informao e comunicao e mais transmisso dessa nova ordem visual (ROUILL, 2009, pp. 157-159). As crticas endereadas noo de corte semitico elaboradas por Rouill so produtivas para pensar os sujeitos sociais. No entanto, o uso do termo fico, limitado ao sinnimo de mentira e opondo-se a verdade/realidade no cumpre o mesmo objetivo.

Em Soulages (2010), fico adquire outro sentido, pois, produtora de conhecimento, a fotografia estaria a meio caminho entre evidncia e fico, porque construda, pensada e muitas vezes planejada ou interditada pelos agentes da ao.

A fotografia sempre perderia o referente a ser fotografado. Segundo Soulages, ela sempre captaria apenas sua aparncia visual dependente do ponto de vista do sujeito que fotografa e da tcnica disponvel do momento da tomada. As contingncias que envolvem a produo fotogrfica colocam em campos opostos a fotografia, como objeto esttico recebido por um sujeito particular, e o objeto fotografado.

Da o caminho aberto para a recepo de uma fico em fotografia: questo de prtica produtiva e de concepo da recepo (SOULAGES, 2010, p. 109). Diante de um retngulo bidimensional, o espectador ficcionaliza, visto que produz, num misto de imaginao e imaginrio, a apreenso fenomenal da imagem. Soulages considera que para a fotografia se livrar de seu carter realstico seria necessrio um retorno sobre si mesma, sobre o que seria especificamente fotogrfico. Tal retorno passaria pela aceitao e pelo desejo da fico. Para o autor a palavra fico teria dois sentidos:

O primeiro remete ao que falso, mentiroso; O segundo ao que imaginado, inventado sem a pretenso de enganar. Fazendo coincidir os dois sentidos, a ideologia do realismo deixa de lado a possibilidade de a fotografia, como uma obra de arte, no apresentar o visvel, mas tornar visvel, fazer de forma que a fictcia condio humana de um Balzac fotgrafo nos leve a compreender nossa condio humana fenomenal (SOULAGES, 2010, p. 115). A fico seria produtora de conhecimento.

Foucault (2001) contribui para pensar sobre a fico no campo da linguagem, specificamente a literria. A fim de possibilitar a discusso sobre o fictcio, Foucault prope que se abandone o sonho, a loucura, o devaneio, esse solo que uma ausncia de solo, sugerindo que o fictcio fosse no mais o alm, nem os segredos do cotidiano, mas (...) esse trajeto de flecha que salta aos olhos e nos oferece tudo o que aparece? Ento, o fictcio seria tambm o que nomeia as coisas, f-las falar e oferece na linguagem seu ser j dividido pelo soberano poder das palavras. (2001, p. 68)

Embora o autor lembre que a fico no a linguagem, insiste que existe entre elas uma dependncia complexa, uma confirmao e uma contestao. Ele prope ento uma interessante definio para o termo: se me pedissem para definir, enfim, o fictcio eu diria, sem firulas: a nervura verbal do que no existe, tal como ele . (id. ib., p. 69) O fictcio seria um afastamento prprio da linguagem, mas que tem seu lugar nela e, simultaneamente, a expe, dispersa, reparte, abre.

Tanto o documento visual quanto o escrito visitam o mundo ficcional estilhaando essa distncia e se mantendo nela hibridando o dito real, a imaginao e o conhecimento. A fico comea antes e vai muito alm do que ela, quando se imagina que s ela. Segundo Marc Henri Piault, a ambio de atingir uma realidade sobre a qual uma linguagem poderia perfeitamente dar conta que seria de alguma maneira um espelho adequado significaria que um sistema universal de conhecimento se confunde com aquilo que se desvela e conhece (PIAULT, 2006, p. 214). Para o autor, documentar o real seria um empreendimento que no pode e no deve esvaziar os meios da ficcionalizao.

Pois a produo audiovisual e tambm a fotogrfica , no campo da antropologia, possibilita o ato potico da descoberta, o estabelecimento de relaes entre elementos que at ento estavam separados sendo, portanto, um empreendimento ficcional cujo uso e reconhecimento dever ser reivindicados na produo visual da antropologia (PIAULT, 2006, p. 216).

O olho e o olhar, assim como os desejos e a compreenso, deslocam o gesto fotogrfico e o objeto imagem dele resultante para um campo distante da objetividade e do realismo atribudos fotografia.

A imagem fotogrfica seria, a princpio, imaginada e desejada alinhando-se a um ideal compartilhado de si mesmo.

Assim entendida a fotografia, com suas imagens de cenas, cenrios e runas, seres, gestos, rostos, sorrisos e olhares, no vale pela semelhana que mantm com o referente. Vale por aquilo que representa na teia de significaes tramadas por quem fotografa, por quem se deixa fotografar e por quem v as imagens (BRANDO, 2004).

Вам также может понравиться