Вы находитесь на странице: 1из 45

Algumas Consideraes acerca das ilhas e seu potencial para o Ecoturismo

reas protegidas do Arquiplago da Madeira.


A mais conhecida e patrimnio da Humanidade a floresta Laurissilva, que constitui uma forte atraco turstica para a maioria dos visitantes que visitam as ilhas deste arquiplago.

Reserva Natural das Ilhas Desertas, a apenas 30 kms. do Funchal, o centro porturio, econmico e turstico da Madeira.

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

As Ilhas Desertas so facilmente visveis no horizonte a sudeste da Madeira. Como tal figuram no imaginrio dos madeirenses e turistas que visitam a ilha maior, mas raras vezes tm a oportunidade de chegar sequer perto delas

Ilhu Cho Deserta Grande Bgio

rea e restries:
A rea dividida em duas partes, sendo o acesso Reserva Integral interdito Na Ilha Bgio encontram-se as melhores reas de refgio para os Lobos Marinhos, razo pela qual a rea marinha envolvente encontra-se com grandes restries de uso.

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Interesse para o Ecoturismo: O Lobo Marinho (monachus monachus)


A Reserva Natural foi criada primeiro que tudo para salvaguardar o ltimo refgio de Lobos Marinhos nas ilhas portuguesas. Nessa altura a sua populao estimava-se em apenas 6 adultos, sendo a populao mundial desta espcie abaixo de 500 indivduos, ou seja, em perigo crtico de extino, a foca-monge que outrora prosperava em toda a bacia do Mediterrneo.

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Lobo Marinho com suas crias (Monachus monachus) numa pequena enseada na Deserta Grande

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Interesse para o Ecoturismo: A Fauna marinha:


Semelhante ao restante arquiplago, com afinidades europeias e mediterrneas, sobretudo ao nvel dos peixes e crustceos do litoral. Devido s restries na pesca e caa submarina, e ausncia de esgotos ou descargas de linhas de gua doce, a visibilidade marinha costeira provavelmente a melhor do arquiplago, o que constitui um local perfeito para a prtica balnear e de mergulho. Tambm propcia a observao de cetceos e de tartarugas marinhas.

Badejo amarelo (mycteroperca)

Fontes: madeiranature.com Madeira-web.com

Estrela do mar vermelha (Ophidiaster ophidianus)

Interesse para o Ecoturismo: Aves Marinhas


De destacar que a Deserta Grande suporta a maior colnia de Alma-negra (Bulweria bulwerii) do Atlntico, e que a Freira do Bugio (Pterodroma feae) nidifica exclusivamente no Bugio. Por conseguinte, estas ilhas desempenham um papel crucial na preservao destas 2 espcies. Este tambm um centro de nidificao importante para a Cagarra (Calonectris diomedea borealis) e o Roque-de-Castro (Oceanodroma castro). Quanto s aves residentes, destaque para as endmicas: o Corre-caminhos e o Canrio-da-terra.

Bando de Cagarras nas ilhas Desertas Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Cagarra (Calonectris diomedea borealis)

Gaivota argntea (larus michahellis)

Garajau comum (Sterna hirundo)

Interesse para o Ecoturismo: Aves Marinhas

A freira do Bugio, um dos cones da Reserva natural, num campo de barrilha

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

A Freira do Bugio foi recentemente alvo de uma dedicada aco do Parque Natural da Madeira, com apoio de Fundos Europeus, para preservao do seu habitat. Esta aco, intitulada Projecto SOS Freira do Bugio no s motivou uma forte aco de sensibilizao em relao a esta espcie, mas deu tambm a conhecer muito melhor o seu habitat, desenvolvendo aces de sensibilizao junto de pblico no especializado.

Mostra no aeroporto do Funchal para divulgao do Projecto SOS Freira do Bugio Imagem do site oficial do Projecto SOS Freira do Bugio. A internet uma das formas mais eficazes de sensibilizar e promover aces de conservao da natureza.

As ngremes encostas do Bugio

A ilha do Bugio reserva integral, de acesso muito difcil, e tambm fortemente condicionado pelo Parque Natural da Madeira. Ali foram captadas imagens de grande beleza e de desafio fsico. Tambm foram realizadas curtas filmagens, no mesmo mbito. (Imagens do site: http://www.sosfreiradobugio.com)

Pausa na chegada ao topo sul

Descida para as Poas

Interesse para o Ecoturismo: Fauna


So observadas tambm algumas aves de rapina, que embora no recebam a mesma ateno em termos de conservao, so aves mais vistosas e por isso, apelativas ao bird watching. So estas o francelho, a manta e a coruja-das-torres. Um outro animal de grande interesse a tarntula-das-desertas (Hogna ingens), endemismo destas ilhas, que habita uma rea muito restrita a norte da Deserta Grande. Por consttuir uma singularidade, merece uma visita.

Tarntula-das-desertas (Hogna ingens) Coruja-das-torres (Tyto alba schmitzi)

Fontes: Adrapbasket.blog luisferreira_fotografia.blogspot.com

Interesse para o Ecoturismo: Flora


A flora das Ilhas Desertas peculiar, diversa e rica. O que acontece na ilha da Madeira que a vegetao natural, junto ao litoral, sofre grande presso pelo uso agrcola e imobilirio, restando poucas manchas naturais desta vegetao autctone de baixa altitude. Nas desertas, a Deserta grande a ilha com maior diversidade de habitats e de plantas, com aproximadamente 100 espcies indgenas. A vegetao clmax o zambujal (Olea madeirensis) abaixo dos 300 metros, e a Laurissilva do barbusano (Semele androgynae) acima dos 300 metros.

Vegetao herbcea e arbustiva na primavera, no topo da Deserta Grande

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Interesse para o Ecoturismo: Geologia


As ilhas Desertas surgiram como uma s ilha h 3,5 milhes de anos a partir de um vulco, e a sua fisionomia actual resulta da aco erosiva do vento e do mar. H formaes baslticas, tufos e escrias vulcnicas interessantes. De destacar a Faj da Doca, resultante do deslizamento de terras, e que constitui uma excelente enseada para fundear. a partir daqui que parte a principal vereda para aceder ao alto da Deserta Grande.

Penedo denominado Cabea de cebola

Formao geolgica erosionada denominada Castelinhos

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Interesse para o Ecoturismo: Aco humana


A presena humana nestas ilhas foi fortemente condicionada pela falta de gua doce corrente. A pluviosidade anual relativamente fraca, pelo que no chegou a se desenvolver uma agricultura significativa. Recolhiam-se algumas plantas de valor comercial (Urzela e barrilha), usavam-se os ancoradouros como base de pesca, fazia-se caa s aves e aces de pastoreio. Com a segunda guerra mundial construram-se postos de vigia, que mais tarde puderam ser usados para a caa baleia. A primeira casa da Doca s foi construda em 1988, para monitorizao ambiental da reserva.

A urzela (Rocella canariensis) um lquene que cresce nas escarpas. As pessoas recolhiam-na pois era de grande valor no mercado; usada para tingir tecidos da cor violeta. Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

A Proposta:
Alguns elementos-chave: -Trabalhar em parceria ou em contacto o mais directo possvel com o Parque Natural da Madeira. -Promover aces de sensibilizao e de sustentabilidade, salvaguardando uma percentagem significativa dos ganhos em aces activas em prol da gesto da reserva natural das ilhas Desertas. - Dar uma imagem de conjunto, das espcies chave, de seus habitats, dos diversos ecossistemas e como estes se interligam num todo. Assinalar tambm os vestgios da presena humana. - Permitir dois nveis de aventura, para Hard Ecoturists, e Soft Ecoturists, apostando em um mnimo de conforto, com alojamento, duche e refeies includas a bordo. - Viagem de mar e por terra (opcional) sempre respeitando meticulosamente os parmetros de acessibilidade que vigoram na reserva e os de bom senso. - Servio regular no perodo de Primavera/Vero. Fora desta poca, por marcao prvia de grupos e de acordo com as condies ideais de navegabilidade.

Itinerrio por mar:


Partida do porto do Funchal

Acompanhamento da costa at junto da reserva do Garajau

Viagem junto linha de costa, de norte para sul

Atracagem na doca. Acesso a terra por bote. Noite passada a bordo do navio. Levantar ncora na madrugada. Nascer do sol no boqueiro sul

Regresso ao Funchal a partir da Ponta da Agulha

Fonte: (vacances.madeira.net)

A viagem: Ponto de partida (marina do Funchal)

Fonte: cais_regional.blogspot.com

A viagem: Aproximao s ilhas Desertas pelo Nordeste

Fonte: ilhu.bloguepessoal.com

A viagem: A ancoragem e o acesso a terra

Pequeno veleiro fundeado junto doca da Deserta Grande

Fonte: (www.photography-discussions.info)

Programa ligeiro (soft ecoturists)

-Acesso a terra por bote -Acesso balnear -Visita s instalaes do Servio de Proteco do Parque Natural da Madeira (opcional) -As refeies principais e as casas de banho so asseguradas a bordo do navio, que fica fundeado a pouca distncia da praia

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Programa em terra (hard ecoturists) Exigindo maior destreza fsica, e com acompanhamento de um guia, a subida ao alto da Deserta Grande mais apropriado aos Ecoturistas Hard -Subida por trilhos ngremes ao alto da ilha -Passeio de 4 a 6 horas, com maior nfase na observao de aves, e na compreenso dos diversos ecossistemas. -Observao de singularidades geolgicas e vestgios da ocupao humana.

Fonte: www.sosfreiradobugio.com

Fontes: pnm.pt, photographydiscussions.info

Fontes: luisferreira_fotografia.blogspot.com, Pela.natureza.pt

Fonte: pela.natureza.pt

Durante o ltimo fim-de-semana, fomos numa viagem de barco. Pela primeira vez visitmos a Deserta Grande em terra, a nica ilha habitada das Desertas. O barco chamava-se Ventura do Mar, e era maior que o Green Storm, mas a viagem no foi mais fcil porque o vento soprava com forte intensidade. Quando chegmos fomos at ao topo desta ilha. Sentia o caracterstico cheiro da canela, que bom! Vi muitos canrios que comiam as plantas e noite tive a oportunidade de ver muitas cagarras e almas-negras voando muito perto de ns. Vi tambm um ninho de alma-negra, com a fmea sobre os ovos. noite, dormimos no saco-cama. Dormir na ilhas Desertas com um concerto de aves marinhas em torno, que giro! Costantino Marullo Fontes: voluntariosnamadeira.blogspot.com http://madeira-gentes-lugares.blogspot.com

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Consideraes pessoais


Nossa motivao: ambiental. Poder ter um negcio prprio, em contacto com a natureza. Promover a sensibilizao

Antes de lanar a prpria empresa, importante, : -Participar activamente junto de outras empresas que funcionam na regio(observao de golfinhos, passeios de mar, visitas s levadas e floresta Laurissilva) e compreender melhor o funcionamento geral destas empresas. -Contactar as entidades reguladores do sector turstico na regio, e o Parque Natural da Madeira, de forma a ter o seu total apoio e aconselhamento, para permitir que a empresa seja desde o primeiro momento uma referncia de qualidade e sustentabilidade turstica na regio. A Diviso de tarefas, onde cada um ocupa um papel activo, para pelo menos uma destas funes: - A conduo do navio. Isso significa um dos membros ter carta de navegao. - Gerir a empresa e o pessoal, contabilidade. Isso requer conhecimentos na rea de gesto ou secretariado. - Conduzir os ecoturistas com o mximo possvel de segurana no mar e em terra. Requer curso de guia de montanha e de socorrismo.

Fonte: aeiou.viso.pt

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Questes ambientais


Cartaz turstico compreensivo. A imagem de marca passa pela paisagem dramtica das ilhas e menos pelos cones habituais: O lobo Marinho e a Freira do Bugio -Porque so difceis de ver -Porque lhes daria um foco maior em detrimento de outras espcies igualmente interessantes. -A presena humana (valores culturais) importante de ser referida, para que se permita a conservao dos raros vestgios onde esta surge. -Os valores naturais so omnipresentes, e sero explicadas a bordo algumas normas e conselhos adicionais para que a passagem dos turistas pelas ilhas se faa o mais despercebido possvel. Procuramos reduzir os impactos ambientais incluindo tambm as seguintes medidas: -Trabalhar de perto com o Parque Natural da Madeira, dando a conhecer o trabalho desempenhado por estes em prol da conservao natural. - A visita ao alto da Deserta Grande, at por motivos logsticos, restrita a um nmero menor de visitantes, e supervisionada por um guia experiente.

Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Panorama do turismo na regio autnoma da Madeira
Uma das ideias-fora apuradas que a Madeira um destino de natureza, de relaxe e no agenda. () Quando muito, um lazer activo, de passeios a p e outras actividades ligadas natureza (). Jorge Vasconcellos e S durante a I Conferncia Anual do Turismo 07, Madeira Sustentabilidade Turstica

Os dois principais motivos da escolha da Madeira como destino turstico so a natureza e o clima. (ECAM, 2010)

Levadas da Madeira, uma das principais atraces tursticas das ilhas

Fonte: pela.natureza.pt

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Panorama do turismo na regio autnoma da Madeira

Fonte: Direco regional de estatstica

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do turista actual

Para efeitos de anlise, os pases identificados com menores frequncias foram agrupados da seguinte forma: -Escandinvia: Sucia, Noruega, Dinamarca e Finlndia -Pases de Leste: Polnia, Rssia, Repblica Checa, Estnia, Eslovnia, Hungria, Romnia, Letnia e Eslovquia -Outros Europa: Blgica, Suia, ustria, Itlia, Luxemburgo e Grcia -Outros: Restante pases (excepto Irlanda que foi includa no Reino Unido)

Fonte: ECAN, 2010

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do turista actual

Os visitantes da Madeira fazem as suas visitas em grupos pequenos , geralmente 2 a 4 pessoas, excepcionalmente grupos de 6 provenientes de Outros Europa.

Fonte: ECAN, 2010

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do turista actual

Mdia da durao da visita

A estadia dura em mdia 8,42 dias , ou seja 8 a 9 dias.

Fonte: ECAN, 2010

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do turista actual Mdia de idades

O turista um turista snior com idades mdias entre os 40 e 55 anos, com maior nfase nas idades mais avanadas..

Fonte: ECAN, 2010

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do turista actual

Elevado padro educacional - turistas com formao superior (licenciatura, mestrado ou doutoramento) varia de acordo com pas de origem entre 49% (Alemanha) e 73% (Outros) Fonte: ECAN, 2010

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do turista actual

Min.: Pses de Leste com 2 694

Max.: Alemanha com 4 432

Fonte: ECAN, 2010

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do turista actual
Concluses: - O mercado turstico das ilhas da Madeira essencialmente estrangeiro, destacando-se o turista Ingls, Alemo, Francs, Holands e Espanhol. - O turista Nacional tem vindo a crescer e ocupa actualmente cerca de um quinto do mercado. - Os visitantes da Madeira fazem as suas visitas em grupos pequenos , geralmente 2 a 4 pessoas, excepcionalmente grupos de 6 provenientes de Outros Europa.. - A estadia dura em mdia entre 8 a 9 dias. - O turista um turista snior com idades mdias entre os 40 e 55 anos, com maior nfase nas idades mais avanadas. - Elevado padro educacional - turistas com formao superior (licenciatura, mestrado ou doutoramento) varia de acordo com pas de origem entre 49% e 73%; - Visitantes declaram ter rendimentos bastante superiores aos salrios mnimos e mdios dos respectivos pases com salrios que variam entre os 2 694 e os 4 432.

Ao analisar estes dados podemos verificar que o perfil do turista da Madeira semelhante ao perfil do ecoturista, nomeadamente, a sua provenincia de pases desenvolvidos, na sua idade avanada, alto rendimento e elevado nvel de escolaridade.

Turias na Madeira Fonte: Places we go, people we see

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do actual turista da regio Autnoma da madeira
Soft ecoturista neste mbito que pretendemos atrair o turista mais comum da regio autnoma da Madeira. Efectivamente 34% dos visitantes disseram que a principal razo para visitarem a ilha era o Contacto com a Natureza seguindo o Sol & Mar com 21% das preferncias (ECAM, 2010). Neste mbito, o nosso projecto vem directamente de encontro s preferncias de 55% dos actuais turistas da Madeira, oferendo a possibilidade de passar um dia numa praia exclusiva e natural e visitar umas das reservas naturais mais antigas de Portugal. Hard ecoturista Pretendemos atra-los usando como imagem a exclusividade natural das ilhas e a raridade de algumas espcies aqui presentes, nomeadamente o Lobo-marinho (monachus monachus) e a Freira do Bugio (Pterodroma feae).

Tpico turista Madeirense

Fonte: madeira-levada-walks

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Viabilidade financeira - Caracterizao do actual turista da regio Autnoma da madeira

Actualmente o principal meio de obteno de informao sobre as ilhas da Madeira Internet seguindo-se as agncias de viagens, a recomendao por parte de familiares e/ou amigos e a consulta de guias e roteiros tursticos. (ECAM, 2010)

Meios de divulgao efectivos: - Site interactivo de apresentao e divulgao da empresa. -Conta informal no facebook, Dirio da empresa e suas visitas ilha. - Parque Natural.

Meios de divulgao ideais: -Presena da empresa nos guias tursticos da regio, bem como a criao de pacotes tursticos e a sua integrao nas agncias de viagens a par dos pacotes referentes ao arquiplago da Madeira. - Referncia nossa empresa nos grandes mercados de divulgao internacional de ecoturismo, turismo de Natureza e Natureza em geral, ex: site The International Ecotourism Society nomeadamente no separador ecoDestinations; ex: revista Ecotourism Canad ou a National Geogrfic.

Anlise do Ecoram (Ecoturism Rapid Assessment Model) Infra-estruturas O Barco


A nica forma de transporte para a ilha de barco. O alojamento fornecido por uma noite no barco, que tem todas as valncias mnimas necessrias

Resduos slidos sero transportados para a Madeira, o despejo de lixo segue os tramites normais da marina do Funchal, com recolha peridica de resduos slidos e ecoponto com recolhas separadas.

A tripulaao do P.N.M. a bordo do navio Buteo

Fonte: (http://www.sosfreiradobugio.com)

O Pessoal:
Podem ser apenas 3 pessoas polivalentes, trabalhando os trs todos os dias de trabalho O guia deve ter um curso de guia de montanha, com nfase na flora e fauna local Assim que os recursos permitirem, investir na formao de novos funcionrios para aumentar a disponibilidade do volume de negcios

Aspecto da subida da vertente leste na Ilha do Bugio Fonte: (http://www.sosfreiradobugio.com)

Os Passeios
A verso Hard tourist tambm oferece passeios da ilha, ou caminhadas e escaladas Deve estar em conformidade com todas as autorizaes exigidas pelas autoridades locais Os melhores percursos sero escolhidos com o aconselhamento dos gestores do parque para reduzir o impacto humano nesta rea protegida

Fonte: (http://www.sosfreiradobugio.com)

Em concluso:
- O destino turstico Madeira existe desde o sc. XIX, e tem forte tradio e implantao nos mercados do Norte da Europa. Toda a economia do arquiplago sustentada em larga medida pelo turismo. -Mais de 2 teros do territrio constitui rea protegida, que no produzem riqueza directa. A sua manuteno e salvaguarda depende da capacidade financeira do Governo Regional. Estes dois pilares formam uma simbiose, pois sem a beleza natural e singular das ilhas no seria possvel cativar o turista mais especializado, mais sensibilizado, e rico. Sem esse tipo de turismo, no seria possvel salvaguardar tanto territrio natural. O futuro reside precisamente num turismo em crescimento o turismo da Natureza. Este equilbrio muito frgil: a presso imobiliria, agrcola e silvo-pastoril fortssima devido forte densidade populacional (325 hab. por Km). Como seria possvel ento, sem outros recursos naturais, manter esta gesto do territrio?

Fim

Trabalho elaborado no mbito da disciplina de Ecoturismo

Alguns sites consultados:


pnm.pt Sosfreiradobugio.com Ilheu.bloguepessoal.com Pelanatureza.pt Photography-discussions.info Madeirawindbirds.com Madeira-web.com Adrapbasket.blog Luisferreirafotografia.blogspot.com Caisregional.blogspot.com Vacances.madeira.net

Na imagem: hospital de lobos-marinhos

Guida Carvalho Paulo Silva Alice Schiavon


2 de Dezembro de 2011
Fonte: Parque Natural da Madeira (www.pnm.pt)

Вам также может понравиться