Вы находитесь на странице: 1из 47

CTEL Centro de Tecnologia em Eletroeletrnica

Aterramento
PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELTRICO ? O aterramento eltrico tem trs funes principais : a Proteger o usurio do equipamento das descargas atmosfricas, atravs da viabilizao de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosfricas. b Descarregar cargas estticas acumuladas nas carcaas das mquinas ou equipamentos para a terra. c Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteo ( fusveis,disjuntores, etc. ), atravs da corrente desviada para a terra.

Segurana pessoal

Desligamento automtico

Cargas estticas

Equipamentos eletrnicos

Descargas atmosfricas

Definies: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

Analisando
Pergunta fatdica: Se o neutro e o terra esto conectados ao mesmo ponto (haste de aterramento), porque um chamado de terra e o outro de neutro?

Resposta
Primeira definio : o neutro um condutor fornecido pela concessionria de energia eltrica, pelo qual h o retorno da corrente eltrica. O terra um condutor construdo atravs de uma haste metlica e que, em situaes normais, no deve possuir corrente eltrica circulante.

Resposta
Resumindo: A grande diferena entre terra e neutro que, pelo neutro h corrente circulando, e pelo terra, no.

Tipos de aterramento
Sistema TN-S; Sistema TN-C; Sistema TT.

Sistema TN-C

Sistema TN-S

Sistema TT

Procedimentos para aterramento


a ) Haste de aterramento: A haste de aterramento normalmente, feita de uma alma de ao revestida de cobre. Seu comprimento pode variar de 1,5 a 4,0m. As de 2,5m so as mais utilizadas, pois diminuem o risco de atingirem dutos subterrneos em sua instalao.

Procedimentos para aterramento


b ) O valor ideal para um bom aterramento deve ser menor ou igual a 5. Dependendo da qumica do solo (quantidade de gua, salinidade,alcalinidade, etc.), mais de uma haste pode se fazer necessria para nos aproximarmos desse valor

Mtodos para reduo da resistncia de aterramento


Existem duas possibilidades: Tratamento qumico do solo, e o agrupamento de barras em paralelo.

Agrupamento de hastes
Uma boa regra para agruparem-se barras a da formao de polgonos. Outra regra no agrupamento de barras manter sempre a distncia entre elas, o mais prximo possvel do comprimento de uma barra.

Conexo
Quanto conexes, devemos optar em 1 lugar pela fixao por solda do fio terra haste . Isso evita o aumento da resistncia do terra por oxidao de contato . Caso isso no seja possvel, poderemos utilizar anis de fixao com parafusos

Tratamento de solo
A Bentonita e o Gel so os mais utilizados. De qualquer forma, o produto a ser utilizado para essa finalidade deve ter as seguintes caractersticas : - No ser txico - Deve reter umidade - Bom condutor de eletricidade - Ter pH alcalino (no corrosivo) - No deve ser solvel em gua

Tratamento de solo
OBS: a instalao em baixa tenso a proibio (por norma) de tratamento qumico do solo para equipamentos a serem instalados em locais de acesso pblico (colunas de semforos, caixas telefnicas, controladores de trfego, etc...). Essa medida visa a segurana das pessoas nesses locais.

Tratamento de solo
O tratamento do solo tem como objetivo alterar sua constituio qumica, aumentando o teor de gua e sal e, conseqentemente, melhorando sua condutividade. O tratamento qumico deve ser o ltimo recurso

1 passo
Cavar um buraco com aproximadamente 50 cm de dimetro, por 50 cm de profundidade ao redor da haste.

2 passo
Misturar metade da terra retirada , com Erico gel.

3 passo

Jogar a mistura dentro do buraco.

4 passo
Jogar, aproximadamente, 25 l de gua na mistura que est no buraco.

5 passo
Misturar tudo novamente.

6 passo
Tampar tudo com a terra virgem que sobrou.

Medio do terra
O instrumento clssico para medir a resistncia do terra o terrmetro.

Elementos para aterramento


Os eletrodos mais utilizados na prtica so: hastes de aterramento, malhas de aterramento e estruturas metlicas das fundaes de concreto.

Haste
A haste pode ser encontrada em vrios tamanhos e dimetros. O mais comum a haste de 2,5 m por 0,5 polegada de dimetro. Quanto haste , podemos encontrar no mercado dois tipos bsicos : Copperweld (haste com alma de ao revestida de cobre) e Cantoneira (trata-se de uma cantoneira de ferro zincada , ou de alumnio) .

Malhas de aterramento
A malha de aterramento indicada para locais cujo solo seja extremamente seco. Esse tipo de eletrodo de aterramento, normalmente, instalado antes da montagem do contra-piso do prdio, e se estende por quase toda a rea da construo. A malha de aterramento feita de cobre, e sua janela interna pode variar de tamanho dependendo da aplicao.

Malhas de aterramento

Estruturas metlicas
Muitas instalaes utilizam as ferragens da estrutura da construo como eletrodo de aterramento eltrico.

Cuidados
Nunca devemos compartilhar o fio terra de pra raios com qualquer equipamento eletroeletrnico.

Como resolver?
Utilizando o aterramento de fora; Utilizando sistema de aterramento isolado; Aterramento de ponto nico; Sistema M.T.R;

Sistema de aterramento de fora existente

Sistema de aterramento isolado

Aterramento de ponto nico

Aterramento de ponto nico

M.T.R

M.T.R

M.T.R

Eqipotencialidade
Todos os tipos de proteo necessrias de uma instalao, descargas atmosfricas, sobretenses, equipamentos eletrnicos, descargas eletrostticas, etc...devem ter um nico ponto de aterramento.

Referncias Bibliogrficas
Manual de aterramento PROCOBRE, 2000. Mamede, Joo Filho. Instalaes Eltricas Industriais, 6 ed.Editora LTC: Rio de Janeiro, 2001.

Вам также может понравиться