Вы находитесь на странице: 1из 15

Infinidade a perfeio de Deus pela qual Ele isento de toda e qualquer limitao.

o. Ao atribu-la a Deus, negamos que haja ou que possa haver quaisquer limitaes do Ser divino e dos Seus atributos. Isto implica que Ele no limitado de maneira nenhuma pelo universo, por este mundo caracterizado pela relao tempo-espao (Louis Berkhof)

Infinidade pode ser considerado um atributo dos atributos de Deus, porque qualifica a todos estes. Assim sendo, dizemos que sua misericrdia, amor, sabedoria, poder ... so infinitos. Veja: J 11.7-9; Sl 145.3

A infinidade pode ser abordada sob dois aspectos: o temporal, ento a chamamos Eternidade; ou o espacial, que designamos Imensido ou Onipresena.

Deus no tem princpio nem fim nem sucesso de momentos no seu prprio ser, e percebe todo o tempo com igual realismo; ele, porm, percebe os acontecimentos no tempo e age no tempo Sl 90.2 e 102.12

DEUS ETERNO NO SEU PRPRIO SER Eis que Deus grande, e ns no o conhecemos, e o nmero dos seus anos no se pode esquadrinhar(J 36.26) O estudo da fsica nos diz que a matria, o tempo e o espao no ocorrem isoladamente, mas sempre conjuntamente, de forma que antes da criao do universo, o tempo no existia. Mas Deus diz ainda antes que houvesse dia, eu sou (Isaas 43.13)

DEUS PERCEBE TODO TEMPO COM IGUAL REALISMO Mas vs, amados, no ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor como mil anos, e mil anos como um dia (2Pe 3.8) Deus permanece acima do tempo e capaz de vlo todo como presente em sua conscincia(Grudem). Ele permanece acima de todos os limites temporais e de toda sucesso de momentos, e tem a totalidade da Sua existncia num nico presente indivisvel(Berkhof)

DEUS PERCEBE OS ACONTECIMENTOS NO TEMPO E AGE NO TEMPO Mas Deus, no levando em conta os tempos da ignorncia, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; porquanto determinou um dia em que com justia h de julgar o mundo, por meio do varo que para isso ordenou(At 17.30,31)

APLICAO

O Deus Eterno o nosso refgio de gerao a gerao (Sl 90.1,2) Humilhe-se diante do Deus Infinito (Sl 90.4-6) Que a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece (Tg 4.14)

O Senhor apresentado nas escrituras como a Rocha em que estamos firmados (Dt 32.4; Sl 42.2) Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus uma rocha eterna (Is 26.4)

a imensidade a perfeio do Ser Divino pela qual Ele transcende todas as limitaes espaciais e, contudo, est presente em todos os pontos do espao com todo o Seu Ser(Berkhof)

1Rs 8.27; Sl 139.7-10; Je 23.23,24; At 17.27,28

DISTINO ENTRE ONIPRESENA

IMENSIDO

Imensidade aponta para o fato de que Deus transcende todo o espao e no est sujeito s suas limitaes, ao passo que onipresena denota que, no obstante, Ele preenche todas as partes do espao com todo o Seu Ser

MODOS DE SE ESTAR PRESENTE EM UM LUGAR


A modo de presena de um objeto ou ser depende de sua natureza:

CORPOS :

Os corpos ocupam o espao circunscritivamente, porque so limitados por ele; so dotados de extenso fsica; o seu espao a medida do seu tamanho e outro corpo no pode ocupar o mesmo espao simultaneamente.

ESPRITOS FINITOS Os espritos finitos ocupam o espao definidamente, visto que no esto em toda parte, mas somente num dado e definido lugar. Sua maneira de estar difere da dos corpos. Muitos espritos podem estar no mesmo espao. Veja Mc 5.9-13; Lc 24.39. DEUS Em distino de ambos estes modos, Deus ocupa o espao repletivamente, porque ele preenche todo o espao. Ele no est ausente de nenhuma parte do espao, nem tampouco est mais presentenuma parte que noutra.

DEUS PODE ESTAR PRESENTE PARA PUNIR, SUSTENTAR OU ABENOAR A idia da onipresena de Deus s vezes perturba as pessoas, que se perguntam como Deus pode estar presente, por exemplo, no inferno. De fato, no o inferno o oposto da presena de Deus, ou a ausncia de Deus? A dificuldade pode ser resolvida pela percepo de que Deus est presente de modos diversos em lugares diferentes, ou de que Deus age diferentemente em locais distintos da sua criao Ams 9.1-4;Cl 1.17;Hb 1.3;Sl 16.11;Ap 14.9-11;21.3

Quando voc quer fazer algo mau, foge da presena do pblico, oculta-se em casa onde nenhum inimigo possa v-lo; evita os lugares da casa abertos e visveis aos olhos dos homens e busca o recndito do prprio quarto; mas mesmo no seu quarto teme alguma testemunha de outro canto; ento retira-se ao prprio corao, e ali medita: ele mais ntimo do que seu corao. Portanto, para onde quer que voc fuja l ele est. De si mesmo, para onde fugir? Pois no acompanhar voc a si mesmo aonde quer que busque esconder-se? Mas como existe Aquele que mais ntimo at que voc, no h lugar para onde possa fugir do Deus irado, a no ser para o Deus reconciliado.No h absolutamente lugar nenhum para onde voc possa fugir . Quer fugir dele? Fuja para Ele(Bavink)

Вам также может понравиться