Вы находитесь на странице: 1из 12

MONOGRAFIA II

Prof. Esp. Aderlan Messias Licenciado em Letras Bacharel em Direito

1.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

Esta a parte principal de um trabalho acadmico cientfico (ou de qualquer outro trabalho). Conforme o tipo de trabalho, rea de conhecimento ou metodologia adotada, h distintos modos de organizar o texto. Segundo a NBR 14724:2005 da ABNT, os elementos textuais de um trabalho acadmico so constitudos de trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e finalizando com uma concluso.

1.2.1 Introduo
Colocam-se, em linhas gerais, o tema, a sua delimitao, os objetivos e a metodologia usada na elaborao da monografia. Deve-se situar o leitor no estado da questo (o que ser discutido), coloc-lo a par da relevncia do problema e do mtodo de abordagem. Pelo fato de referir o que vir a seguir, a introduo deve ser a ltima parte a ser escrita, apesar de ser a primeira a parecer no texto digitado. OBS.: Evite citaes e notas de rodap na introduo, pois a argumentao fundamentada faz parte do desenvolvimento do trabalho.

1.2.2. Desenvolvimento
Conforme a NBR 14724 ( 2005), o desenvolvimento a parte principal do texto, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em sees e subsees que constituem o ncleo da monografia e que variam em funo da abordagem do tema e da proposta da pesquisa. Nesta parte, o autor deve preocupar-se em apresentar o trabalho resultante de sua pesquisa. Isto implica em uma apresentao clara, lgica e objetiva dos seus resultados, sejam eles negativos ou positivos. Para a apresentao, o autor poder fazer uso de diversas ferramentas, como estatsticas, tabelas, grficos, citaes e outros, de forma a complementar o texto e amparar as anlises discutidas.

1.2.2. Desenvolvimento
A apresentao do tema a parte mais livre do trabalho, pois neste momento que o autor pode argumentar sobre o tema e inferir determinadas concluses. Contudo, lembramos que a argumentao deve ser slida, bem fundamentada, alm de seguir uma sequncia lgica e coerente. No existe padro nico para a estrutura do desenvolvimento dos trabalhos, o qual depende essencialmente da natureza do estudo, da lgica e do bom senso do autor.
a parte mais extensa e consistente do trabalho. Nela so descritos os conceitos, teorias e as principais ideias sobre o tema focalizado, alm de aspectos metodolgicos, resultados e interpretao do estudo. Os elementos que integram o desenvolvimento do trabalho podero variar nas suas divises e subdivises, em funo da sua natureza e da rea de conhecimento a que pertencem.

2.2 NUMERAO PROGRESSIVA


1.0 SEO PRIMRIA (TTULO 1) (Maisculo e negrito) 1.1 SEO SECUNDRIA (TTULO 2) (Maisculo, sem negrito) 1.1.1 Seo terciria (Ttulo 3) (minsculo com exceo da 1 letra, negrito) 1.1.1.1 Seo quaternria (Ttulo 4) (minsculo com exceo da 1 letra, sem negrito) 1.1.1.1.1 Seo quinria (Ttulo 5) (minsculo com exceo da 1a letra, itlico)

1.2.3 Concluso (Consideraes Finais)


a recapitulao sinttica dos resultados e/ou discusso do estudo, devendo estar claramente ligada aos seus objetivos ou hipteses. o relato do que o autor conseguiu demonstrar no desenvolvimento do trabalho. Pode ressaltar o alcance e as consequncias das contribuies e indicar problemas dignos de novos estudos. o momento do autor do trabalho revelar seu entendimento, fazer inferncias, demonstrar seu aprendizado.

1.2.3 Concluso (consideraes finais)

Vale ressaltar que a concluso deve estar coerente com o que foi apresentado na introduo do trabalho.

assim? NO!

Referncia

NUNES, Rizzatto. Manual de Monografia Jurdica. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 2011.

Вам также может понравиться