Вы находитесь на странице: 1из 19

Captulo 7

Modelagem do Trabalho Anlise e Descrio de Cargos

Conceito de Cargo. Desenho de Cargos. Modelos de Desenho de Cargos. Natureza do Trabalho. Descrio e Anlise de Cargos. Mtodos de Colheita de Dados sobre Cargos.

7.2. Posicionamento do cargo no organograma.


reas de Atuao

Nveis Hierrquicos Responsabilidade

Cargo

Autoridade

7.3. As cinco competncias bsicas no local de trabalho.


Recursos
Identifica, organiza, planeja e aloca recursos
Tempo: seleciona atividades relevantes com os objetivos, prioriza, al oca o tempo, prepara e segue programas. Dinheiro: prepara e utiliza oramentos, faz previses, faz registros e a justamentos para alcanar objetivos. Materiais e instalaes: obtm, guarda, aloca e utiliza materiais ou espao com eficincia. Recursos humanos: ensina habilidades e distribui o trabalho, avalia o desempenho e assegura retroao. Participa como membro de uma equipe: contribui para o esforo grupal. Ensina novas habilidades aos outros. Serve clientes/consumidores: trabalha para satisfazer expectativas dos clientes. Exercita liderana: comunica idias, persuade e convence os outros, assume desafios. Negocia: trabalha com acordos envolvendo trocas de recursos, resolve interesses vrios. Trabalha com diversidade: junto com homens ou mulheres de diversas procedncias.

Interpessoal
Trabalha com outras pessoas

Informao
Obtm e utiliza informao

Obtm e avalia informao. Organiza e mantm informao. Interpreta e comunica informao. Utiliza computadores para processar informao.

Sistemas
Compreende interrelaes complexas

Compreende sistemas: sabe como funcionam sistemas sociais, organizacionais, tecnolgicos e como oper-los eficazmente. Monitora e corrige desempenho: distingue tendncias, prev impactos sobre operaes, diagnostica desvios nos sistemas e corrige erros ou soluciona problemas. Melhora ou desenha sistemas: sugere modificaes nos sistemas atuais e desenvolve sistemas novos ou alternativos para melhorar o desempenho. Seleciona tecnologia: escolhe procedimentos, ferramentas ou equipamento, inclusive computadores ou tecnologias relacionadas. Aplica tecnologia s tarefas: compreende os objetivos e ajusta os procedimentos ou operaes do equipamento. Mantm o equipamento: previne, identifica e resolve problemas com equipamentos, inclusive computadores ou tecnologias relacionadas.

Tecnologia
Trabalha com uma variedade de tecnologias

AVALIAO CRTICA: Quem desenha os cargos da organizao? O desenho dos cargos nas organizaes no tem um dono definido. Na maior parte das vezes, fica nas mos do rgo de engenharia industrial (que desenha os cargos tipicamente fabris) ou de organizao e mtodos o tradicional O&M (que desenha os cargos tpicos de escritrio) que se incumbem do planejamento e da distribuio das tarefas e atribuies da maior parte da organizao. Os demais cargos da rea administrativa, financeira e mercadolgica quase sempre so desenhados pelas respectivas gerncias em um processo contnuo de resoluo de problemas e melhoria contnua. Isto significa que os cargos no so estveis, nem estticos ou definitivos, mas que esto sempre em evoluo, inovao e mudana para se adaptarem s contnuas transformaes que envolvem a organizao. O que est acontecendo atualmente uma completa revoluo no conceito de cargo devido s exigncias do mundo moderno e da globalizao da economia. Para melhor entender isso, devemos conhecer os diferentes modelos de desenho de cargos.

7.6. As cinco dimenses essenciais no desenho contingencial.


BAIXO BAIXOGRAU GRAU
Trabalho seqencial, uniforme, parcial, chato, montono e repetitivo. As operaes, equipamentos e habilidades so sempre os mesmos, sem qualquer mudana ou variao. Mesmice e rotina.

ALTO ALTOGRAU GRAU


Trabalho variado e diversificado, As operaes so diferentes e os equipamentos e habilidades variados. Diversidade e desafio, onde a pessoa executa vrias atividades diferentes e inovadoras.

VARIEDADE VARIEDADE

Trabalho rigidamente programado, com local e equipamentos definitivos e mtodos preestabelecidos. O chefe determina o que, quando, onde e como fazer. Desconhecimento do impacto e das interdependncias da tarefa sobre as outras da empresa. Viso estreita, confinada, isolada e mope da atividade. Trabalho especfico, fragmentado e parcial, sem qualquer sentido psicolgico para a pessoa, que se frustra e se aliena. Trabalho estranho e vazio. Nenhuma informao sobre o desempenho ou resultado do trabalho. Ignorncia sobre a performance. Necessidade de avaliao externa e de incentivo salarial como reforo.

AUTONOMIA AUTONOMIA

Ampla liberdade para planejar e programar o trabalho, escolher o equipamento, local e mtodo de trabalho. O ocupante programa seu trabalho, escolhe o local, o mtodo e o equipamento. Conhecimento amplo da repercusso do trabalho sobre os demais da empresa. Viso abranabrangente das suas conseqncias e das suas interdependncias. Trabalho integral, global e com significado para a pessoa e que lhe permite identificar-se com ele. O local e o trabalho pertencem pessoa.

SIGNIFICADO SIGNIFICADO DAS DASTAREFAS TAREFAS IDENTIDADE IDENTIDADE COM COMAS ASTAREFAS TAREFAS

RETROAO RETROAO

Informao clara sobre o desempenho e o resultado do trabalho. Perfeita e imediata noo sobre a performance. Senso de autoavaliao, autodireo e autorealizao.

7.9. Abordagens no desenho de cargos.


Filosofia / Abordagem Administrao Cientfica Relaes Humanas Tcnicas Vantagens
Cria cargos simples, seguros e confiveis. Minimiza as demandas mentais do trabalho Reconhece a importncia das necessidades sociais dos empregados Reduz tempo de espera entre tarefas, melhora a flexibilidade da organizao, reduz necessidades de suporte de staff Cria cargos que envolvem o empregado, aumenta a motivao, satisfao e produtividade

Desvantagens
Monotonia, chateza e alienao

Objetivo

Simplificao do Trabalho Trabalho em grupos

Eficincia

Proporciona pouca orientao tcnica

Satisfao

Ampliao do cargo

Caractersticas do Trabalho

Sacrifica as vantagens da simplificao sem reduzir as desvantagens

Eficincia

Enriquecimento do cargo

Custo. Aumenta o potencial de erros e de acidentes. Requer empregados Satisfao adicionais. O controle permanece com gerentes.

Alto Desempenho no Trabalho

Equipes

Requer desenho organizacional compatvel e cuidadosa D maior dose de autocontrole sobre o trabalho. estruturao de equipes. Relaes entre equipes Ideal para novas fbricas, Eficincia devem ser administradas. onde compatvel com Tempo devotado a assuntos a tecnologia adotada no produtivos.

7.10. Os seis conceitos implementadores.


Dimenses Profundas Variedade Estados Psicolgicos Crticos Conceitos Implementadores Tarefas Combinadas

Autonomia

Percepo do significado do trabalho

Formao de Unidades Naturais de Trabalho Relaes Diretas com o Cliente/Usurio

Significado dasTarefas Percepo da responsabilidade pelos resultados Conhecimento dos resultados Retroao

Carga Vertical/ Enriquecimento Vertical

Identidade com as Tarefas

Abertura de Canais de Retroao Criao de Grupos Autnomos

7.11. Atitude do funcionrio frente ao cargo e frente empresa.


* Atividades variadas e inovadoras * Identificao com as tarefas * Compreenso do significado * Autonomia e independncia * Retroao dos resultados * Percepo da responsabilidade * Satisfao com o cargo * Trabalho em equipe * Boa remunerao * Benefcios adequados * Qualidade de vida no trabalho * Participao nos resultados * Clima organizacional positivo * Cultura democrtica e participativa * Reconhecimento e status * Ambiente psicolgico agradvel * Receptividade a sugestes e idias * Liberdade e autonomia * Comunicao intensa * Oportunidades de crescimento * Liderana inovadora * Orgulho da empresa * Qualidade de vida * Participao nos resultados

Atitude Frente ao Cargo

Atitude do Funcionrio

Atitude Frente Empresa

7.12 O contedo do cargo segundo a descrio do cargo.


Tarefas e atividades a executar

O que faz

Quando faz

Periodicidade: diria semanal mensal anual espordica Atravs de: pessoas mquinas e equipamentos materiais dados e informaes

Contedo do Cargo

Como faz

Onde faz

Local e ambiente de trabalho Atividades

Por que faz

Objetivos do cargo Metas e resultados a atingir

7.13. Exemplo de descrio de cargo.


TTULO DO CARGO
Enfermeira

SUMRIO DO CARGO
Responsvel pelo esquema completo de cuidados com o paciente, desde a admisso at a transferncia ou sada do processo de enfermagem, bem como de avaliao, planejamento, implementao e avaliao. A enfermeira tem autoridade e total responsabilidade sobre o processo de enfermagem e para projetar as futuras necessidades do paciente e/ou famlia. Dirige e guia os cuidados ao paciente e as atividades do pessoal de apoio, enquanto mantm o alto padro de enfermagem profissional.

RELAES
Reporta-se Enfermeira Chefe Supervisiona: responsvel pelos cuidados atribudos, prescries e transcries. Trabalha com: os departamentos de apoio e cuidados ao paciente. Relaes externas: com mdicos, pacientes e famlias de pacientes.

QUALIFICAES
Educao: graduao em escola superior de enfermagem Experincia profissional: cuidados crticos exigem um ano de experincia mdico/cirrgica Requisitos de licena ou registro: Requisitos fsicos: A: Capacidade de bend, alcanar ou assistir transferncia de 50 ou mais pounds B: Capacidade de transferir e/ou andar 80% de 8 horas shift. C: Acuidade visual e auditiva para desempenhar funes relacionadas.

RESPONSABILIDADES
1. Avaliar dimenses fsicas, emocionais e psico-sociais dos pacientes. Avaliar o paciente por escrito aps sua admisso e comunica-la aos que cuidam dele, conforme as polticas internas do hospital. 2. Formular um plano escrito de cuidados ao paciente desde sua admisso at a sada. Desenvolver objetivos de curto e longo prazo aps a admisso. Rever e atualizar o plano. 3. Implementar o plano de cuidados. Demonstrar habilidade em desempenhar procedimentos comuns de enfermagem. Completar as atividades de cuidado com o paciente de maneira organizada e cronometrada, estabelecendo prioridades apropriadas.

DICAS: Definies de Descrio de Cargos.

Descrio de Cargos uma definio escrita do que o ocupante do cargo faz, como ele faz e porque ele faz (22).
Descrio de cargos um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos de deveres, responsabilidades, condies de trabalho e especificaes. (23). Descrio de cargos uma definio escrita do que o ocupante do cargo faz, como ele faz e em que condies o cargo desempenhado. Essa definio utilizada para definir as especificaes do cargo, a qual relaciona os conhecimentos, habilidades e capacidades necessrias ao desempenho satisfatrio do cargo (24).

DICAS: Definies de Anlise de Cargos.

Anlise de Cargos uma informao a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa para desempenhar o cargo adequadamente. (25). Anlise de cargos um processo sistemtico de coletar informao utilizado para tomar decises a respeito de cargos. A anlise de cargos identifica as tarefas, deveres e responsabilidades de um particular cargo (26). Anlise de cargos o procedimento para determinar os requisitos de deveres e responsabilidades de um cargo e o tipo de pessoa que dever ocup-lo (27).

7.14. Fatores de especificaes na anlise de cargos.


* Instruo necessria * Experincia anterior * Iniciativa * Aptides

Requisitos Mentais

Requisitos Fsicos Fatores de Especificaes Responsabilidades por

* Esforo fsico * Concentrao visual ou mental * Destrezas ou habilidades * Compleio fsica

Atividades * Superviso de pessoas * Material, equipamento ou ferramental * Dinheiro, ttulos ou documentos * Contatos internos ou externos

Condies de Trabalho

* Ambiente fsico de trabalho * Riscos de acidentes

PRS E CONTRAS: Mtodo da Entrevista para colheita


de dados. Prs:
1. o mtodo de obteno de dados mais amplamente utilizado. 2. Permite que o ocupante do cargo relacione suas atividades e comportamentos que outros no conseguiriam definir. 3. Proporciona oportunidade para mostrar as possveis frustraes que o cargo impe, mas que o supervisor no percebe. 4. um mtodo simples e rpido para obter informao.

Contras:
1. Pode apresentar distores de informao, falsificaes ou preconceitos. 2. O ocupante pode exagerar certas responsabilidades, enquanto minimiza outras. 3. O ocupante pode legitimar sua viso do cargo para obter vantagens pessoais quanto a remunerao ou importncia do seu cargo.

DICAS: O Vocabulrio da Anlise de Cargos (28).


O US Employment Service e o US Office of Personnel Management utilizam os seguintes conceitos bsicos sobre anlise de cargos: Anlise de Cargos: um processo sistemtico e proposital para coletar informaes sobre os aspectos mais importantes relacionados com o trabalho de um cargo. Descrio de Cargos: representa um sumrio escrito do cargo como uma unidade organizacional identificvel. Especificaes do Cargo: uma explanao escrita dos conhecimentos, habilidades, capacidades, traos e outras caractersticas necessrias para o desempenho adequado de um determinado cargo. Tarefas: so sries agregadas e coordenadas de elementos do trabalho necessrias para produzir um determinado resultado (como uma unidade de produo ou servio ao cliente). Posio: consiste nas responsabilidades e deveres desempenhados por uma pessoa. Cargo: um agrupamento de posies que so similares em seus deveres, como um programador ou vendedor. Famlia de Cargos: um grupo de dois ou mais cargos com deveres similares.

7.16. Participao nos envolvidos na colheita de dados.


Mtodos de Colheita de Informao Participao do Ocupante ou do Supervisor

Participao do Analista de Cargo

Entrevista

Participao ativa O analista colhe dados atravs da entrevista

Participao ativa O ocupante fornece dados atravs da entrevista

Questionrio

Participao passiva O analista recebe os dados atravs do questionrio

Participao ativa O ocupante fornece dados atravs do questionrio

Observao

Participao ativa O analista colhe dados atravs da observao

Participao passiva O ocupante apenas trabalha enquanto o analista observa

7.17. Os seis passos no processo de anlise de cargos.


Passo 1
Examinar a estrutura da organizao total e cada cargo

Passo 2
Definir quais informaes requeridas pela anlise de cargos

Passo 3
Selecionar os cargos a serem analisados

Passo 4
Coligir dados necessrios para as anlises de cargos

Passo 5
Preparar as descries de cargos

Utilizar as informaes dos passos 1 a 6 para: * Planejamento de RH * Desenho de cargos * Recrutamento e seleo * Treinamento * Avaliao do desempenho * Remunerao e Benefcios * Avaliao dos resultados

Passo 6

Preparar as especificaes de cargos

7.18. Procedimentos gerais na anlise e descrio de cargos.


Passos 1. Desenvolver informaes preliminares sobre o cargo Aspectos a Considerar
a - Verificar os documentos existentes para desenvolver uma viso do cargo: sua misso, principais deveres ou funes, padres de trabalho. b - Preparar uma lista preliminar de deveres para servir como referncia para conduzir a entrevista. c - Anotar os principais itens que so obscuros ou ambguos ou que requerem maior esclarecimento. a - Localizar o ocupante capaz de proporcionar uma viso global do cargo e seus principais deveres, como o supervisor ou funcionrio experiente. b - O ocupante do cargo dever ser um funcionrio tpico que conhece o cargo (nunca um trainee ou recm-admitido). c - Os entrevistados devem ser experientes (ocupantes) ou responsveis pelo trabalho feito (supervisor). a - Juntar todas as informaes obtidas atravs de diversas fontes em uma descrio compreensiva e coerente do cargo. b - Um ocupante experiente do cargo deve ser um recurso acessvel ao analista de cargos durante a fase de consolidao. c - Checar se todos os itens da lista inicial e preliminar de deveres e questes foram respondidos ou confirmados. a - A fase de verificao deve ser conduzida em uma situao de grupo. Cpias escritas da descrio do cargo (descrio narrativa mais a lista de tarefas) devem ser distribudas ao supervisor e aos ocupantes do cargo. b - A finalidade verificar se a descrio est acurada e completa. c - O analista deve anotar omisses, ambiguidades e esclarecimentos.

2. Conduzir as entrevistas

3. Consolidar a informao sobre o cargo

4. Verificar a descrio do cargo

7.19. Usos da informao proporcionada pela anlise de cargos.


Funo
Desenho do Cargo Recrutamento e Seleo

Informao
Tarefas, qualificaes, resultados esperados, recompensas

Resultado
Estrutura organizacional de cargos

Qualificao requerida

Padres de seleo e de promoo

Anlise do Cargo
Avaliao do Desempenho Padres de comportamento ou resultados esperados Tarefas, habilidades, comportamentos, prmios e incentivos Critrios de avaliao do desempenho Treinamento e Desenvolvimento Tarefas, habilidades, comportamentos, atitudes Programas de treinamento

Remunerao

Descrio de cargos, avaliao e classificao de cargos e faixas salariais

Вам также может понравиться