Вы находитесь на странице: 1из 94

A TERCEIRA IDADE:

Amor, Sexualidade, Esteretipos .


Trabalho apresentado disciplina de Desenvolvimento Humano III, ministrada pela professora Andra Lucena. Grupo: Amanda Brasil Carla M. Faedda Erika Barbosa Ermelinda Piedade Glaucia Magalhes Jos Geraldo

Erika Barbosa

O idoso
Idoso uma pessoa considerada de 3 idade. A Organizao Mundial da Sade classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em pases desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em pases em desenvolvimento. As pessoas idosas tm habilidades regenerativas limitadas, mudanas fsicas e emocionais que expe a perigo a qualidade de vida dos idosos. Podendo levar Sndrome da Fragilidade, conjunto de manifestaes fsicas e psicolgicas de um idoso onde poder desenvolver muitas doenas. O estudo a respeito do processo de envelhecimento chamado de gerontologia, e o estudo das doenas que afetam as pessoas idosas chamado de geriatria.

Dados Estatsticos sobre os Idosos

A TRANSIO DEMOGRFICA BRASILEIRA


O Brasil um pas que est envelhecendo. A maioria dos idosos em nmeros absolutos vivem em pases do terceiro mundo e as projees estatsticas demonstram que esta a faixa etria que mais crescer na maioria dos pases menos desenvolvidos. Entre os pases que tero as maiores populaes de idosos daqui a menos de 30 anos, oito se situam na categoria de pases em desenvolvimento. Nota-se a substituio das grandes populaes idosas dos pases europeus pelas de pases "jovens", como a Nigria, Paquisto, Mxico, Indonsia ou Brasil.

A TRANSIO DEMOGRFICA BRASILEIRA


Final do sculo: boom de idosos. Segundo as projees estatsticas da Organizao Mundial da Sade (OMS), entre 1950 e 2025, a populao de idosos no pas crescer 16 vezes contra 5 vezes da populao total, o que nos colocar em termos absolutos como a sexta populao de idosos do mundo, isto , com mais de 32 milhes de pessoas com 60 anos ou mais. Segundo o relatrio Envelhecendo em um Brasil Mais Velho, do Banco Mundial, a populao idosa do pas ir mais do que triplicar em quatro dcadas: de menos de 20 milhes, em 2010, para cerca de 65 milhes, em 2050.

Avano Tecnolgico e Medicinal. A queda da fecundidade somente iniciou-se nos anos 60 e intensificou-se nos anos 70, o que permitiu a ocorrncia no pas o fenmeno de uma grande exploso demogrfica (anos 40 e 50). Considerando-se o exemplo do Brasil, a passagem de uma situao de alta mortalidade mais uma alta taxa de nascimentos, para uma de baixa mortalidade e, gradualmente baixa fecundidade, traduz-se numa elevao da expectativa de vida mdia ao nascer e num aumento, tanto em termos absolutos como proporcionais, de pessoas que atingem idades mais avanadas.

No incio do sculo (1900) a expectativa de vida ao nascimento era de 33,7 anos. Para um brasileiro nascido durante a segunda guerra mundial era de apenas 39 anos. Em 1950 j aumentou para 43,2 anos. Em 1960, a expectativa de vida ao nascimento era de 55,9 anos, com um aumento de 12 anos em uma dcada. De 1960 para 1980 aumentou para 63,4 anos, isto , 7,5 anos em duas dcadas. De 1980 para 2000 um aumento em torno de 5 anos, um brasileiro ao nascer esperar viver 68,5 anos. De 2000 para 2025 dever haver um aumento de 3,5 anos, ou seja, 72 anos!

O Envelhecimento e a Mulher

O ENVELHECIMENTO E A MULHER
A mulher vive mais que o homem. O aumento na expectativa de vida ao nascer tem sido mais significativo no sexo feminino (Brasil e demais pases). As mulheres passam a adquirir hbitos que antes eram sujeitos aos homens. muito mais solitria na velhice.

Sociedade vs Individualidade
Se a sexualidade uma esfera da vida to importante em todas as fases do desenvolvimento, dando significado e segurana s pessoas, maior segurana pode trazer s pessoas de terceira idade, mais necessrio se torna termos algum com quem partilhar as nossas angstias e ansiedades. A postura social generalizada que caracteriza a terceira idade a partir de um conjunto de esteretipos, limitadamente crticos e privados de objetividade, distorcem a realidade dos indivduos.

Sociedade vs Individualidade
De fato, a terceira idade tem sido objeto de mltiplas crenas, com a intencionalidade de homogeneizar todas as pessoas, ignorando a sua individualidade. Assim, a aceitao das representaes sociais gerontofbicas, contribui para que o idoso se acomode passivamente a estes rtulos, perpetuando a imagem que os prprios idosos tm em relao a si. Desta maneira, o nosso agir, enquanto profissionais tem como ponto de partida e de chegada a no aceitao destas construes sociais, fazendo com que o prprio idoso tenha autonomia e capacidade para desmontar as representaes que se tem em relao a este perodo da vida, sendo um agente pr-ativo desta mudana.

Sociedade vs Individualidade
Ao criarmos espaos de relao, de discusso destes temas, especificamente, podemos contribuir para a mudana de uma auto-imagem do idoso, ajud-lo a perceber os seus direitos, as suas capacidades, nomeadamente, a capacidade de amar, de se relacionar, de procurar contato, de desejar. De fato, refletindo e desmontando os seus receios (muitas vezes associados submisso da opinio de familiares, a situaes financeiras, entre outros) e percebendo e exigindo a sua individualidade, damos mais qualidade aos anos da sua vida.

Terceira Idade e Esteretipos


Pode-se dizer que na maior parte do tempo no existe um ser velho, mas um ser envelhecendo.

Terceira Idade e Esteretipos

Terceira Idade e Esteretipos


O envelhecimento um processo que est repleto de concepes falsas, temores,
O nosso inconsciente ignora a velhice, alimenta a iluso da eterna juventude. (Simone de Beauvoir, 1908)

crenas, mitos e preconceitos.

Carla Faedda

Sexualidade na Velhice
Objetivos: Conhecer os mitos acerca da

sexualidade na terceira idade;


Situar o idoso no contexto da qualidade de vida; Conhecer o lado neurofisiolgico que influencia a sexualidade na terceira idade;

Sexualidade na Velhice Qualidade de vida


Segundo o OMS, uma pessoa para ter uma boa qualidade de vida, precisa manter em um nvel bom 4 aspectos: Vida em famlia; Lazer; Trabalho; Sexo.

Os mitos acerca da sexualidade na terceira idade


Segundo o autor Martins Correia (2003), foi desde o sculo XIX, com o advento da burguesia Vitoriana que () a sexualidade foi cuidadosamente confinada famlia e sua funo reprodutiva e o silncio e a hipocrisia tornaram-se regra (Correia, 2003, p. 225). O mesmo autor identifica esta situao de represso da sexualidade tambm na Terceira Idade, identificando vrios mitos que contribuem e sustentam esta represso e que ajudam na fomentao da ideia errada de sexless old age, a velhice sem sexo. Com maior ou menor generalizao social, encontramos entre outros, os seguintes mitos:

Sexualidade na Velhice

Sexualidade: Os mitos
O coito e a emisso de smen so debilitantes e provocam envelhecimento e a morte; A vida pode ser prolongada pela abstinncia na juventude e inatividade mais tarde; A masturbao uma atividade infantil que deve ser posta de quando se atinge a idade adulta. S praticada por pessoas estas estiverem seriamente perturbadas; A satisfao na relao sexual diminui consideravelmente menopausa; Os homens velhos so particularmente vulnerveis a desvios tais como o exibicionismo e as parafilias; sexuais, depois da idosas lado se pela o

Sexualidade na Velhice
As idosas que continuam a apreciar o sexo foram provavelmente ninfomanacas quando jovens; A maioria dos homens idosos perde o desejo e a capacidade para ter relaes sexuais; As pessoas idosas com doenas crnicas ou deficincias fsicas, devem cessar completamente a sua atividade sexual; A capacidade de execuo sexual mantem-se sempre igual ao

longo da vida;
As pessoas idosas que esto vrios anos sem ter relaes sexuais no mais podero vir a t-las no futuro.

(Gomes, cit. por Correia, 2003, p. 225)

Sexualidade na Velhice

Envelhecimento
So identificados os seguintes fatores associados ao envelhecimento: Diminuio do vigor fsico e psquico; Menor capacidade de trabalho; Aumento da incidncia dos problemas de sade, designadamente doenas de evoluo para a cronicidade; Potencializao dos efeitos negativos de determinados estilos de vida, como o stress, excessos alimentares, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo; Polimedicao e auto-medicao; Alteraes endcrinas, formatadas em torno daquilo que se convencionou designar como menopausa e andropausa. (Cardoso, 2004, p.8)

Sexualidade na Velhice

Quadros clnicos que podem implicar diferentes nveis de perturbao sexual


Diabetes Hipertenso arterial Aterosclerose Acidente vascular cerebral Cncer da prstata Cncer da mama Cncer clo-retal Insuficincia cardaca Doenas da tiride Doenas de Parkinson Esclerose mltipla Doenas reumticas (Cardoso, 2004, p.8)

Sexualidade na Velhice

Envelhecimento sexual feminino


() processo natural, caracterizado pela parada definitiva das menstruaes, resultantes da perda de atividade do ovrio
(Cardoso, 2004, p.8).

Sexualidade na Velhice

A reduo progressiva do estrognio que ocorre geralmente nas mulheres com mais de 50 anos promove efeitos em todo o corpo, acarretando a condio fisiolgica da menopausa, tambm chamada de climatrio. Nessa fase, os ovrios, de maneira abrupta, tornam-se ineficientes e h o fim da ovulao.

Sexualidade na Velhice

sintomas
Perda de libido, insnia, irritabilidade, depresso, sudorese noturna, ondas de calor, ressecamento da pele, do cabelo e da vagina, e ardor ao urinar. Em longo prazo, pode-se observar maior incidncia de osteoporose, doenas cardiovasculares e declnio da memria.

Sexualidade na Velhice

diferentes mulheres fazem queixas sobre os efeitos da menopausa, sobre seu estado de humor, sintomas como fogachos, secura vaginal, instabilidade de humor, secura da pele, entre outros sintomas corporais. Mas nem todas as mulheres sofrem da mesma forma esses efeitos e algumas, inclusive, vivem a menopausa de maneira branda e tranquila, encontrando substituies interessantes para algumas perdas inevitveis.

Menopausa
FASES FISIOLGICAS CARACTERSTICAS ALTERAES COM A IDADE A lubrificao de aparecimento mais demorado e menos intensa. Diminui a expanso da vagina. Diminui o engurgitamento dos rgos sexuais femininos.

Lubrificao

Lubrificao vaginal. Dilatao do canal vaginal. Ingurgitao da vagina, cltoris, pequenos lbios e tero. Ereco dos mamilos.

Fase orgsmica

Contraes Desaparecimento da ereco dos mamilos e da congesto dos rgos.

Diminuio das contraes

Fase de resoluo

Mais lenta

Sexualidade

Manifestaes menopusicas
Taquicardias; Secura vaginal; Dispareunia; Alteraes mnsicas; Insnias; Irritabilidade; Alteraes de peso; Osteoporose; Hipertenso arterial; Arteriosclerose; Atrofia vulvovaginal; Incontinncia

urinria;
Insegurana; Dores articulares; Alteraes no cabelo e na pele. (Cardoso, 2004, p.9)

Humor
deprimido; Fadiga;

Cefalias;

Definio de Climatrio
() climatrio o perodo que se inicia com o aparecimento das primeiras manifestaes sinalizadoras do aproximar da menopausa irregularidades menstruais, afrontamentos, alteraes de humor -, terminando cerca de um ano aps a data da ltima menstruao (Cardoso, 2004, p.8).

Sexualidade na Velhice Se a reposio hormonal foi concebida anos atrs como uma sada para a baixa de estrgeno no organismo, hoje h controvrsias sobre essa prescrio e ela no indicada em casos de histrico de cncer. Alm do mais, so muitos os efeitos colaterais do uso de hormnios, sobretudo quando utilizados por longos anos. A opo de uma terapia hormonal no se faz sem ressalvas nem indicada a todas as mulheres.

As manifestaes menopusicas provocam as seguintes alteraes sexuais na mulher idosa:


Alteraes morfolgicas vaginais:

- O tero regride ao tamanho pr-pbere; - Atrofia do endomtrio e da mucosa do colo uterino; - Vagina mais curta e menos flexvel. Diminuio do desejo sexual;

Diminuio da frequncia da atividade sexual;


Dificuldades de excitao: - Lubrificao vaginal deficitria; - Desconforto face ao envolvimento sexual / Dispareunia; Resposta orgsmica mais tardia; Orgasmo menos intenso e com menor nmero de contraes; Eventual perda da capacidade multi-orgsmica.

ANDROPAUSA
A denominao atual conceitualmente errada, visto que no h uma abrupta falncia das gnadas e fim da fertilidade, mas sim uma sndrome que se caracteriza por: Deficincia progressiva do nvel de testosterona (vide grfico , que representa os nveis de testosterona em funo da idade), acompanhada de hipogonadismo. Dessa forma, outra denominao mais adequada seria deficincia andrognica do homem idoso, porm o termo andropausa j est bastante difundido.

A testosterona
A queda na taxa de testosterona est associada a alteraes na sua sntese a partir do colesterol, o qual o precursor da maioria dos hormnios sexuais. Com o processo de envelhecimento, h degeneraes nas clulas de Leydig, que diminuem em nmero, ocasionando respostas inadequadas dos testculos ao estmulo gonadotrpico. Sendo assim, com a andropausa o processo de transformao do colesterol em testosterona no se realiza com eficcia e, consequentemente, h um prejuzo na produo de espermatozides e em inmeras outras atividades.

Antes e depois

Sexualidade na Velhice

Os sintomas da andropausa so, de certa forma, anlogos aos da menopausa, incluindo: Aumento da proporo de gordura corporal e diminuio da massa muscular; Perda de interesse sexual, dificuldade de ereo, queda de plos, irritabilidade, insnia, depresso, alm de osteoporose, declnio da memria e aterosclerose em longo prazo; O tratamento para ambas as disfunes , na maioria das vezes, baseado em terapia de reposio hormonal.

Sexualidade na Velhice
Com as manifestaes andropusicas surgem as seguintes alteraes, a nvel sexual, no homem idoso:

Diminuio do desejo sexual (apetncia, fantasia);

Diminuio da frequncia da atividade sexual;


Dificuldades/disfuno ertil: Excitao mais demorada;

Qualidade da ereo (rigidez, durao);


Diminuio das erees espontneas; Diminuio das erees noturnas/matinais; Impotncia.

Os efeitos das doenas ou invalidez


Embora as doenas e a invalidez possam afetar a sexualidade, mesmo nas mais srias condies no devem impedir que o indivduo tenha uma vida sexual satisfatria. Disfunes cardacas: Muitas pessoas que sofreram ataques cardacos, temem que relaes sexuais possam causar outros ataques. Esse risco muito baixo, se seguir as orientaes do mdico. Em geral pode-se recomear a atividade sexual aps um perodo de tempo varivel entre 12 a 16 semanas.

A testosterona um hormnio de interao social; secretado em resposta a estmulos sociais como situaes que despertam o interesse sexual, a hostilidade ou o humor, pois age diretamente no crebro. Nos homens a secreo de testosterona afeta as funes neurolgicas e comportamentais como o interesse sexual, agressividade, grau de emoes. A partir dos 50 anos de idade aproximadamente comea a diminuir lentamente a secreo de testosterona. Aproximadamente 20% dos homens com mais de 60 anos de idade tm os nveis desse hormnio abaixo do "normal". As sequelas psiquitricas disso ainda no foram satisfatoriamente compreendidas.

Testosterona e Depresso nos Homens

Sexualidade na Velhice

Disfuno ertil
Em que consiste a disfuno ertil? Para o indivduo ser considerado impotente, precisa manifestar disfuno ertil permanente. Quando se fala em impotncia sexual, muitas vezes estamos nos referindo a outras manifestaes da sexualidade masculina que nada tm a ver com a ereo, como a falta de desejo ou de orgasmo e a ejaculao precoce ou retardada. Por isso, o termo impotncia sexual, na literatura, foi substitudo por disfuno ertil quando significa a incapacidade de conseguir ereo satisfatria para o ato sexual.

Quais so as principais causas da disfuno ertil?


H quatro causas principais. A mais importante a emocional e atinge 70% dos homens. Os 30% restantes apresentam uma disfuno orgnica que pode ser vascular de origem arterial, hormonal e, em pequeno nmero, resultado de alteraes na anatomia do pnis. E o cigarro, que influncia tem? Um trabalho bem simples realizado em So Paulo . Foram estudados doze indivduos com histrico de disfuno ertil, todos fumantes. Para investigar a extenso de cada caso, aplicamos o teste de ereo farmacolgica, isto , injetamos uma droga no pnis e observamos o resultado. Todos responderam positivamente, obtendo um ngulo de ereo maior do que 105 graus em mdia. Uma semana depois, eles retornaram, mas antes de repetir o exame fumaram dois cigarros. Em 80% deles, o ngulo de ereo caiu para 60 graus o que no deixa dvidas sobre a ao deletria do cigarro no mecanismo da ereo.

O que se entende por causas emocionais da disfuno ertil?


A disfuno ertil no envolve apenas o pnis. Quando se estuda esse rgo, deve-se pensar sempre nele e na pessoa que o comanda, na vagina que est a sua frente e na pessoa que comanda essa vagina. A relao entre pnis e ereo subentende um envolvimento entre pessoas. Da, a grande dificuldade para determinar o diagnstico. Na sexualidade, o enfoque tem de ser emocional, porque o pnis faz parte do relacionamento ntimo entre duas pessoas. de extrema importncia estabelecer se ele funciona mal e compromete a relao, ou se funciona mal porque a relao j est comprometida. Em 70% dos casos de disfuno ertil, a emoo est envolvida na causa. Estudos realizados pelo Instituto H. Ellis evidenciam que os homens procuram ajuda, em mdia, s quatro anos depois que o problema comeou a manifestar-se.

Sexualidade na Velhice
O envelhecimento no traz consigo a perda da ereo nem da sexualidade. Entretanto, elas variam de acordo com a postura de cada indivduo perante a vida. Um homem de 90 anos pode ter atividade sexual satisfatria com ereo, se estiver saudvel, otimista e bem disposto. Essa capacidade, porm, estar ausente naqueles que, apesar de mais novos, estejam deprimidos ou doentes.

Fatores psicossociais
De fato, a sexualidade na terceira idade, parece estar mais associada sua dimenso psicoafetiva pois, como salienta Vasconcelos (1994). o sucesso conjugal na velhice est ligado intimidade, companhia e capacidade de expressar sentimentos verdadeiros um para o outro, numa atmosfera de segurana, carinho e reciprocidade e pode significar uma oportunidade de expressar afeto, admirao e amor, a confirmao de um corpo funcional, aliado ao prazer de tocar e ser tocado.

Sexualidade na Velhice Consideraes Finais...


Como melhorar a relao sexual? Adaptaes so necessrias para aperfeioar a relao sexual na terceira idade. Conseguir manter o cnjuge interessado o grande segredo para ter uma vida sexual mais longa e ativa. preciso saber o que mais prazeroso para o seu parceiro nessa fase da vida; No tenha medo de conversar sobre o assunto e faa esforo para descobrir como adaptar a relao s mudanas de sensibilidade; Antes de cobrar, incentive o seu companheiro a fazer o que voc deseja;

No necessrio se ter orgasmo para se ter prazer.

Bibliografia
Artigo Deficincia hormonal no homem idoso de Antonio Carlos Lima Pompeo, Alberto Tejada, Carlos Eurico Dornelles Cairoli. http://gballone.sites.uol.com.br/geriat/andropausa.html. Cardoso, Jorge (2004). Sexualidade e Envelhecimento. Sexualidade e Planeamento Familiar, 38/39, 7-13. Correia, J. Martins (2003). Sexualidade e envelhecimento. Introduo Gerontologia. Lisboa: Universidade Aberta. Gomes, F. A. (1987). A sexualidade na segunda metade da vida. A Sexologia em Portugal. Lisboa: Texto Editora Menezes, I. S. (2002). Sexualidade: Promoo da Sade e Envelhecimento. [Em linha] URL: http://www.unati.uerj.br/pdf/promocao_da_saude.doc RAMOS, L. R.; SANTOS, C. A.; ROSA, E. C. & MANZOCHI, L. H., 1991. Perfil dos idosos residentes na comunidade no Municpio de So Paulo, segundo o tipo de domiclio: O papel dos domiclios multigeracionais. In: A Populao Idosa e o Apoio Familiar (Fundao SEADE, org.), pp. 109-129, So Paulo: Fundao SEADE.

Glaucia

DSTs e AIDS na Terceira Idade


Atualmente os indivduos da terceira idade possuem uma atividade sexual mais ativa, porm a falta de informao tem levado estes indivduos a contrarem as doenas sexualmente transmissveis (DST) comprometendo a sade. A crena da sociedade em que o amadurecer da idade e a diminuio da atividade sexual estejam ligados, tem sido responsvel pela pouca ateno dada preveno da DST na terceira idade. Estudos apontam dois grupos nas pessoas idosas: a) Os que esto envelhecendo com o HIV, devido a melhoria das teraputicas anti-HIV; b) Aquele formado por pessoas que contraram o vrus com mais de 60 anos.

DSTs e AIDS na Terceira Idade Epidemiologia


No Brasil, o Ministrio da Sade no tem dados sobre o ndice de transmisses das DSTs, porque a notificao no obrigatria. A nica doena a ter registro a Aids. Segundo dados do Boletim Epidemiolgico Aids e DST/2011, feito pelo Ministrio, o nmero de novos casos entre pessoas acima de 50 anos passou de 2.707, em 2000, para 5.521, em 2010 um aumento de 103%. (http://veja.abril.com.br/noticia/saude/casos-de-dstdobram-entre-idosos-nos-ultimos-10-anos (03/02/2012 09:40).

DSTs e AIDS na Terceira Idade


Crescimento da populao brasileira com HIV/AIDS com 60 anos ou mais, segundo o sexo e anos de diagnstico:
Fonte: Boletim Epidemiolgico 2003 1980-1991 (11anos) 1992-2003 (11 anos) TOTAL (22 anos) Crescimento

Masculino

550

3523

4073

640,54%

Feminino

415

3440

3855

828,90%

TOTAL

965

6963

7928

DSTs e AIDS na Terceira Idade


Pesquisas atriburam o aumento da incidncia de HIV/AIDS entre as pessoas idosas aos:
tratamentos hormonais, s prteses e aos medicamentos que esto ampliando a vida sexual da populao idosa. uma grande falta de informao sobre a doena, preconceitos contra o uso de preservativos; ausncia de aes preventivas para as pessoas idosas.

DSTs e AIDS na Terceira Idade


IDOSOS:Questes Problemticas (1992-2003) Campanhas governamentais de preveno as DSTs e AIDS com o enfoque para adolescentes e jovens; Campanhas no acompanham a mudana do perfil dos riscos de grupo da doena; comum as pessoas idosas no usarem preservativos: Mulheres acham que no correm risco de engravidar; Homens mais velhos so preconceituosos ao uso do preservativo.

Campanhas para jovens...

Algumas campanhas....para idosos

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/

DSTs e AIDS na Terceira Idade


A reao das famlias quando descobrem que o parente idoso est com DST ou AIDS chega a extremos: espanto e preconceito porque imaginam que idosos no mantm vida sexual ativa. (Figueiredo,2002). Meu filho falou: me, eu nasci na poca da aids e me choca mais a senhora ser sexuada do que estar com a doena. O mdico me perguntou se foi transfuso de sangue. No acha que velho pega a doena. Minha filha, ento, ficou muito revoltada comigo. Eu namorei e achava que no precisa me cuidar porque estava velha. Mas no vou me entregar para essa doena... Estado de SP.01 de Maio de 2005

DSTs e AIDS na Terceira Idade


A infeco pelo HIV frequentemente diagnosticada apenas depois de uma investigao extensa e por excluso de outras doenas, o que atrasa o diagnstico e tratamento. Medidas efetivas e imediatas precisam ser implantadas para controlar, promover e prevenir. essencial que a compreenso dos idosos no processo sade-doena oferea subsdios para a adoo de novos hbitos e condutas de sade.

Jos Geraldo

A Importncia dos Grupos Sociais

A cada dia aumenta o nmero de cidados preocupados com a sade, com o crescimento cultural e que reivindicam mais espao na sociedade. Expectativa de vida superior quela esperada por muitos; Cada vez mais os idosos passam a somar uma porcentagem ainda maior, representando uma parcela significativa da populao

A Importncia dos Grupos Sociais


O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS

Atualmente so vrios os esforos no sentido de manter o idoso inserido no meio social. Uma das formas de insero da pessoa idosa na sociedade atravs da formao de grupos de convivncia.

A Importncia dos Grupos Sociais


HISTRIA

O histrico dos grupos de convivncia de idosos brasileiros remonta dcada de 70, quando o Servio Social do Comrcio (SESC) de So Paulo iniciou um programa para a terceira idade.

A Importncia dos Grupos Sociais


BENEFCIOS

1. QUALIDADE DE VIDA: mant-los em uma situao de envelhecimento ativo, deveria ser considerado fundamental para reduzir a necessidade de investimentos em prevenes secundria e terciria, em tratamentos, reabilitao e institucionalizao. 2. FORTALECIMENTO DO PAPEL SOCIAL: Uma mudana comportamental diante da situao de preconceito que existe nesta relao. Os grupos de convivncia procuram fortalecer o papel social do idoso.

A Importncia dos Grupos Sociais


3. MELHORIA DA AUTO-ESTIMA Ter um grupo de referncia, um suporte emocional, objetivos em sua vida. 4. INTERAO SOCIAL Confraternizaes, festividades e bailes realizados pelos mesmos; Estabelecem relaes com o sexo oposto Comunicando-se e interagindo com os demais e com pessoas de outras faixas etrias tambm; praticam exerccios fsicos, danando e indo ao encontro dos benefcios para sua faixa etria; Os grupos realizam o trabalho de socializao.

A Importncia dos Grupos Sociais


5. SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A possibilidade de conhecer novas pessoas, construir amizades, viajar acompanhando o grupo, fazer exerccios fsicos, divertir-se, dentre outras razes, so importantes fatores que estimulam os idosos a continuar participando do grupo;

A Importncia dos Grupos Sociais


CONCLUSO

Estratgias de sociabilidade que lhes permitem tecer novas relaes sociais e fugir do isolamento; Enfim, percebe-se que ao frequentar os grupos, os idosos adquirem conhecimentos, encontram uma variedade de prticas sociais e exercitam uma gama de sentimentos e sensaes que ainda desejam viver. Importncia dos centros de convivncia e polticas sociais para idosos.

Ermelinda

Amor

Amor Entrevista com casal Tcio e Gisela


Ambos vivos, com filhos e netos , segundo casamento; ela (54 anos) advogada atuante, e ele (74 anos) professor de Histria, bacharelado em Teologia, ambos conferencistas para lideranas protestantes. Trabalham tambm com aconselhamento para casais e assistncia s mulheres divorciadas.

Amor

Amor
Sentem se realizados na vida profissional, com uma parceria e dilogo constante, sobre suas aes profissionais, no dia a dia em seu escritrio, que fica na prpria residncia. Quando vamos falar de relacionamento duradouro, seus olhos brilham; e com o avano de suas idades afirmam que cada vez se amam mais, numa cumplicidade tamanha, apesar de seus quatro anos de unio conjugal. Esse amor segundo eles algo que brota do interior, visando o bem estar do outro, numa complementao amorosa, num sentimento afetivo envolvente, numa doao de vida, de corpos, fazendo o outro o objeto do seu amor.

Amor
Destacam como ponto importante de seu relacionamento: a unidade; sempre querem estar juntos, seja no trabalho, no lazer, na relao com a famlia e os amigos. Quando viajam para Congressos, Conferncias aproveitam o tempo livre para uma saidinha, ficarem a ss, visto que o romantismo para eles primordial.

Amor
A afetividade e sexualidade acontecem dentro de uma normalidade compatvel com sua idade, afirma o esposo; num relacionamento prazeroso; e sua esposa no v limites de idade, uma experincia nova que vai alm de sua expectativa, pois foi casada anteriormente com um homem bem mais jovem. Nesse aspecto do amor duradouro afirmam que de fundamental importncia os valores construdos atravs de princpios estveis, absolutos, inclusive na convivncia familiar com uma boa estrutura em seus lares, e com os princpios cristos recebidos. Declaram ser muito felizes e para sempre casados!

Amor

Amor
DEFINIO DE AMOR Na ltima dcada psiclogos sociais conseguiram progressos importantes no estudo da natureza do amor: como o amor surge e como floresce. O que exatamente amor?

Amor
Amor de Companheirismo x Amor Apaixonado Segundo Hatfield,1988; Hatfield & Walster,1978) o amor de companheirismo definido como os sentimentos de intimidade e afeio que sentimos por algum,que no so acompanhados de paixo ou excitao fisiolgica. O amor apaixonado envolve um desejo profundo pela outra pessoa.

Amor
Teoria do Amor Triangular Outros pesquisadores no se satisfazem com a dicotomia simples de dois tipos de amor. Robert Stemberg (1986,1988,1997; Stemberg & Beall, 1991) , formulou uma teoria triangular de amor , que o descreve como consistindo em trs componentes bsicos : intimidade paixo e compromisso com a outra pessoa.

Amor
Estilos de Amor O terceiro mtodo para definir amor focaliza os estilos, ou seja, as teorias bsicas do amor que as pessoas tm e que orientam seus relacionamentos (Hendrick & Hendrick,1986) a seguir : Eros, Ludus, Estorge, Pragma, Mania e gape. Conquanto o amor seja universal, pode ocorrer variao cultural na sua definio.

Amor verdadeiro....

Amanda

A busca de um novo amor

A busca de um novo amor


A caracterstica principal da velhice: o declnio, sobretudo fsico, que leva s alteraes sociais e psicolgicas. Em algumas situaes, os idosos se excluem das atividades sociais, alegando a idade como pretexto para se vitimarem e se sentirem inteis perante a sociedade, acreditando tambm no serem mais capazes de manter um relacionamento ou de comear um novo. Deduz-se ento, incorretamente, que por ter se aposentado do seu trabalho, de sua funo, o idoso se aposentou da vida. Esse preconceito se estende para outros domnios da vida do ser humano e, conseqentemente, priva os idosos de vrias oportunidades, como o amor, a sexualidade e o lazer.

A busca de um novo amor


Conceito de Amor na velhice

Para Almeida e Mayor (2006),; amor um conceito utilizado para denominar um conjunto de sentimentos diversos, distintas topografias comportamentais e mltiplos perfis de respostas cognitivas que, embora variados, esto relacionados entre si e so inerentes ao ser humano, tendem a se perdurar e possuem inmeras formas vlidas de sua manifestao.

A busca de um novo amor


O amor sob o ponto de vista dos idosos
foi lanada a pergunta: A concepo de amor, muda na terceira idade? amor uma coisa sublime, os afetos familiares so frutos de uma criao que dei aos meus filhos e a ela tambm , mas ao mesmo tempo, como diz a musica, Amor so 5 letras que choram. Zezito, 66 anos em bate papo on line no site Novas Emoes. Amor no muda, no envelhece, quem envelhece e agente Dona Creusa, 72 anos, em pergunta informal num estabelecimento religioso. acredito que anos atrs era diferente sim, pois os casamentos eram realizados sem amor, hoje acredito que devemos amar.... e amar muito...,sem medos, sem mitos, sem preconceitos. Borboleta Milliano, 52 anos em enquete lanada na pagina Amor na Terceira Idade no Facebook.

A busca de um novo amor


Negligncia do amor e da sexualidade na velhice Voc j ouviu a expresso, viva alegre? Muitas vezes as mulheres passam anos sob o jugo de um marido completamente intransigente e quando este subtrado da vida, estas passam a conhecer a vida por um novo prisma, otimizando e usufruindo situaes para as quais no tiveram oportunidade antes.

A busca de um novo amor


Como muitas prticas so ditadas pelos jovens e adultos, no se permite que, por exemplo, um idoso ame socialmente; no se leva em considerao a possibilidade de um relacionamento fsico e amoroso na terceira idade, a tal ponto que os prprios idosos acabam nutrindo os preconceitos dos mais jovens interiorizando esses sentimentos. O amor e a sexualidade na velhice so vistos como tabu para os que tm uma maior idade, porque a sociedade ainda concebe que somente aos jovens dada a possibilidade de amar e manifestar sua sexualidade, relegando o indivduo da terceira idade ao amor platnico ou abstinncia sexual.

A busca de um novo amor


O idoso passa a acreditar que no pode amar e se comporta segundo as expectativas sociais, porque se o fizer ser considerado um degenerado, libidinoso ou indecente. O que tem maior peso: a idade em si ou a ideia que as pessoas idosas fazem de si mesmas? O problema crtico dos idosos em matria de amor e sexualidade consiste, ento, em Ganhar e Perder: ganhar coragem e perder a vergonha. Atingidos tais objetivos, pode-se ter uma vivncia amorosa bem melhor que em qualquer poca da vida.

A busca de um novo amor


Relacionamentos e uso das Redes Sociais

Estudo de caso: Leonor Souza Perfil: Idade: 61 anos Apelido: Leo Altura: 1,65 - 62kg Cor da pele: Branca Estado civil: Viva Filhos: 1 filha casada e 1 neta. Profisso: professora aposentada Fuma: no Bebe: no Gosta de : Dana de salo.

Em geral, os idosos procuram relacionamentos para que possam obter uma companhia, para dividir momentos, bater papo, passear, um cuidar da sade do outro, e fazer amor.

Site Novas Emoes www.novasemocoes.com

A busca de um novo amor

A busca de um novo amor

A busca de um novo amor

A busca de um novo amor


Leitura do bate papo entre Leonor e Zezito...

A busca de um novo amor


Voc conhece a Leonor??

A busca de um novo amor


Algumas observaes:

Dificuldade de falar sobre amor com pessoas mais jovens; Homens e mulheres, procuram sites de relacionamentos por motivos diferentes; Funo marido X esposa aps a aposentadoria; Companheirismo X Romantismo; O interesse por sexo;

EVENTOS NO RJ

Sociedade Brasileira de http://www.sbggrj.org.br Geriatria e gerontologia do RJ Maio X Curso Intensivo Alzheimer de A a Z: Principais controvrsias na Doena de Alzheimer 25/05/2013 Horrio: 09:00 17:00 Local: Hotel Pestana II Encontro de Enfermagem Gerontolgica do Rio de Janeiro 16/05/2013 Horrio: 08:00 17:00 Local: Universidade Federal Fluminense Outubro GeriatRio 2013: VII Congresso de Geriatria e Gerontologia do Rio de janeiro Complexidades e Demandas do Sistema de Sade Data: 30/10/2013 a 02/11/2013 Local: Centro de Convenes SulAmrica

Envelhecer ainda a nica maneira que se descobriu de viver muito tempo. Charles Saint-Beuve

Obrigado!

Вам также может понравиться