Вы находитесь на странице: 1из 10

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAP

Curso: ARQUITETURA E URBANISMO I Disciplina: TEORIA, HIST. E CRTICA DA ARQ. E URB. II Professor: KLINGER OLIVEIRA
A IDADE MDIA - RESUMO E CONSIDERAES SCULO VI AO XV. FATORES CARACTERSTICOS (EUROPA OCIDENTAL) Formao do feudalismo Decadncia do comrcio Ruralizao econmica Fortalecimento do poder local exercido pelos senhores feudais Asceno da igreja e da cultura teocntrica Europa invadida por povos brbaros, mais tarde por rabes, vikings,etc.. PRINCIPAIS GRUPOS BRBAROS INVASORES

DATA: AGO/2010

Trtaro-mongis: de origem asitica, compreendiam as tribos dos hunos, turcos, blgaros, hngaros, etc. Eslavos: Oriundos da Europa oriental e da sia, compreendiam os russos, os poloneses, os tchecos, os srvios, etc.. Germanos: de origem indo-europia, compreendiam vrias naes, como os visigodos, os ostrogodos, os hrulos, os anglos, os saxes, os francos, etc... Os brbaros no conheciam um Estado organizado, constituindo naes divididas em tribos. Como a maioria desconhecesse a escrita, a vida social era orientada por leis consuetudinrias (baseadas nos costumes) transmitidas oralmente. Foi a partir do sculo V, com a queda do Imprio Romano do Ocidente, que se acelerou definitivamente o processo de formao do mundo feudal, tendo incio a Alta Idade Mdia. A ALTA IDADE MDIA SEC V ao X (IMPRIO ROMANO/BIZANTINO) FATORES CARACTERSTICOS (ORIENTE) A cidade de Constantinopla, fundada pelo Imperador Constantino (sec. IV), por razes de ordem econmica e estratgica, converteu-a na nova capital do imprio romano. Localizao privilegiada, entre os mares Egeu e Negro, entre o Ocidente e o Oriente. Comrcio ativo com as cidades vizinhas. Centro rico e forte pela sua produo agrcola e pelo comrcio. Preservou muitas instituies latinas, como as normas polticas e administrativas, assim como o latim. No sculo VII o grego reconhecido como lngua oficial. O Imperador comandava o exrcito e a Igreja, sendo considerado representante de Deus, e possuindo grande poder.

Justiniano (527-565), o mais clebre governante do imprio bizantino; - Ampliou as fronteiras pennsula Ibrica e frica. - Realizou entre 533 e 565, a compilao do Direito romano, em: 1) Cdigo: conjunto de leis romanas desde o sculo II. 2) Digesto: comentrios dos grandes juristas a essas leis. 3) Institutas: princpios fundamentais do direito romano. 4) Novelas: novas leis do perodo de Justiniano. 5) O conjunto desses trabalhos resultou num dos maiores Corpo do Direito Civil.

legados do mundo romano: o

-No campo cultural: construo da Igreja de Santa Sofia estilo bizantino simbolizava o poder do Estado (dez mil pessoas trabalharam na sua construo). Posteriormente, surgem dentro da igreja, correntes doutrinrias as heresias que questionavam os dogmas cristos pregados pelo papa de Roma, como as dos: -Monofisistas: defendiam que Cristo possua apenas uma natureza divina, espiritual. Negavam a Santssima Trindade (pai, filho e esprito santo) representando Deus. - Iconoclastas: defendiam a destruio de imagens. No incio do sculo VIII, o imperador Leo III, decretou ser proibido o uso de imagens de Deus, Cristo ou de santos nos templos. Surgimentro do cesaropapismo: supremacia do imperador sobre a igreja. Rompimento da Igreja Bizantina com a Igreja de Roma. -Consumou o rompimento com a Cisma do Oriente (autonomia total da Igreja oriental, acusando o papado de distanciar-se das pregaes originais de cristo e de seus apstolos. - Com a ciso surgem duas Igrejas: a Igreja Ortodoxa, subordinada ao Patriarcado de Constantinopla, e a Igreja Catlica Apostlica Romana, dirigida pelo Papa. A partir dos sculos VII e VIII, o Imprio Bizantino vai perdendo territrios, devido ao cerco, ora dos brbaros, ora dos rabes. A partir do sculo XIII, as dificuldades do Imprio se multiplicam. No final da Idade Mdia, os turcosotomanos, em 1453, derrubam as muralhas de Constantinopla, pondo fim ao Imprio Romano do Oriente. A queda de Constantinopla serviria como marco cronolgico para o fim da Idade Mdia e o incio da Idade Moderna. O MUNDO RABE O ISLAMISMO At o fim do sculo VI, populao dividida, aproximadamente, em trezentas tribos, divididas entre os bedunos e pelas tribos urbanas. Surge na regio situada a margem do Mar Vermelho, suas principais cidades, MEDINA e MECA, que se tornam grandes centros comerciais da rabia. Meca se torna o principal centro religioso como o at hoje. At o sculo VII, desconhecia Estados organizados. Eram comandados pelos xeques (sheiks), que viviam em constantes guerras. Nascido em Meca em 570, Maom, em 610 aps longos anos de meditao, cria o Islamismo, religio que condenava o politesmo. Considerava Al o nico Deus. Em 630, unifica poltica e reliogiosamente a Arbia. Morre em 632. Preserva a Caaba, um dos principais smbolos a pedra negra. Segundo as tradies rabe, esta pedra foi oferecida por Deus ao filho de Abrao, e era branca, foi escurecida pelos pecados e beijos dos milhes de peregrinos.

A BAIXA IDADE MDIA (SEC. X ao XV) O MOVIMENTO DAS CRUZADAS (SEC. XI ao XIII) FATORES DETERMINANTES: A religiosidade do homem medieval; Marginalizao decorrente do crescimento demogrfico; A persistncia do direito de primogenitura; Oportunidade de aventura e, eventualmente, de enriquecimento; Possibilidade de reabertura do Mediterrneo e a obteno de entrepostos e vantagens comerciais; O papa Urbano II, em discurso no Conclio de Clermont, em 1095, conclamou os cristos a integrar o movimento cruzadista: PRINCIPAIS CRUZADAS: Cruzada dos Mendigos (1096): Comandada por Pedro, o Eremita e Gautier Sem-Vintm movimento popular massacrada pelos turcos. Primeira Cruzada (1096-1099) Cruzada dos Nobres. Comandada por Godofredo de Bulho, Raimundo de Toulouse e Boemundo teve sucesso, reconquistando Jerusalm em 1099 criou ordens monsticas como as dos Templrios e Hospitalrios; Segunda Cruzada (1147-1149): Comandada pelos reis Lus VII (Frana) e Conrado III (Sacro Imprio) no atingiu seus objetivos, desintegrou-se; Terceira Cruzada (1189-1192) Cruzada dos Reis. Comandada por Ricardo Corao de Leo (Inglaterra), Felipe Augusto (Frana) e Frederico I, o Barba-Ruiva (Sacro Imprio) fez acordo com Saladino que permitia a peregrinao crist a Jerusalm. Quarta Cruzada (1202-1204) Cruzada Comercial. Duque Dndolo, de Veneza saquearam Zara e Constantinopla fundaram o Reino Latino de Constantinopla (1204-1261) Veneza assume o domnio do Mediterrneo; Cruzada das Crianas (1212): movimento extra-oficial oposio do papa Inocncio III as crianas foram vendidas como escravas no Norte da frica; Quinta Cruzada (1218-1221). Dirigida por Andr II, da Hungria, contra o Egito. No obteve resultados; Sexta Cruzada (1228-1229). Realizada por Frederico II (Sacro Imprio). Fez acordos diplomticos com os turcos; Stima e Oitava Cruzadas (1250-1270). Dirigida por Lus IX (Frana), contra o Egito, sem sucesso.

A EXPANSO DO ISLAMISMO PARA O OCIDENTE Motivada pelo crescimento populacional e escassez de terras frteis. Iniciou-se com a conquista de territrios bizantinos e persas. Gibral Tarik (711), atravessou o estreito entre a frica e a Europa, que recebeu seu nome GIBRALTAR. Penetraram na pennsula Ibrica, e so barrados em 732, pelo franco Carlos Martel, na batalha de Poitiers, nos Pireneus. Nesse perodo o governo j era exercido pelos Califas (chefes religiosos e polticos). Principais califados: califado de Bagd, na sia; califafo do Cairo, no Egito; califado de Crdova, na Espanha. Surge a Guerra da Reconquista da pennsula Ibrica, iniciada no sculo VIII, e as Cruzadas crists contra os muulmanos, no sculo XI. O surgimento de outras seitas islmicas arruinam o imprio, destacando-se: Os sunitas: partidrios de um chefe de Estado, eleito pelos crentes, e que Sunna, livro dos ditos e atos de Maom, era uma importante fonte de verdade para o islamismo. Os xiitas: defendiam um ideal absolutista de Estado, tendo como chefe religioso e poltico um descendente do Profeta. S admitindo o Coro como fonte de ensinamentos. 1057: O califado de Bagd submete-se ao poder temporal de um sulto seljcida; 1258: Conquista de Bagd pelos mongis, termina o domnio da dinastia abssida; Sculo XV: os turcos-otomanos convertidos ao islamismo conquistaram a parte oriental do antigo imprio muulmano hegemonia na regio. Na pennsula Ibrica, a Guerra da Reconquista, favoreceu a formao de alguns reinos, como Arago, Castela, Leo e Navarra. Em l492: os muulmanos foram expulsos da pennsula, quando os espanhis conquistaram Granada. A ARQUITETURA: considerada a mais importante das artes sarracenas (rabes), destacando-se: construes de Palcios, Mesquitas e Escolas influncia bizantina e persa. Entre os principais elementos arquitetnicos contam-se as cpulas, os minaretes, os arcos em ferradura e as colunas torcidas. Na decorao, encontramos uma profuso de motivos geomtricos e vegetais. A literatura muulmana: O livro dos reis, do poeta Al-Firdausi, o Rubayyat, de Omar Khayyam, e As mil e uma noites, coletnia de contos erticos, fbulas e eaventuras, derivados de diversos povos orientais. A cincia na cultura rabe apoiados no legado grego foram notveis matemticos, fsicos, astrnomos, qumicos e mdicos. A adaptao do sistema numrico indiano ao arbico. Progressos na trigonometria e na lgebra. Desenvolveram pesquisas sobre a refrao da luz, criaram os fundamentos da ptica. A investigao cientfica nos campos da histria, da filosofia e economia. Na medicina: descoberta da natureza contagiosa da tuberculose e o diagnstico de doenas como o sarampo. Na Filosofia: preservaram os conhecimentos de Aristteles e Plato.

O ESPAO FEUDAL FEUDO: UNIDADE DE PRODUO AGRCOLA. Diviso do feudo: Manso Senhorial: Terras exploradas pelos servos e senhores.Tinham castelos/moradias, igreja, moinho, padaria, celeiros, estbulos,cabanas. Manso Servil: Terras arrendadas para servos para seu consumo, porm, pagavam impostos e taxas ao senhorio; Manso Comunal: Terras de uso comum (senhores e camponeses). Utilizao da terra: Sistema de rotatividade produtiva. Sistema de rotao trienal de Culturas 1. ANO CEVADA TRIGO REPOUSO 2. ANO TRIGO REPOUSO CEVADA 3. ANO REPOUSO LOTE-1 CEVADA TRIGO LOTE-2 LOTE-3

Pincipais impostos feudais: Corvia: Pagamento com trabalho obrigatrio nas terras do senhor; Talha: Pagamento de porcentagem da produo; Banalidades: Impostos pagos com produtos pela utilizao de equipamentos do senhor (forno, moinho, celeiro, etc...) A PARTIR DO SCULO XII Grandes transformaes provocadas pela expanso comercial afetaram o monoplio cultural exercido pela igreja; Contatos mais intenso e frequentes com outros povos, principalmente do oriente; O homem adquire outros valores, deixando de subordinar sua vida a uma vontade divina. Santo Toms de Aquino (1225-1274) Professor da Universidade de Paris autor de Suma Teolgica Inspirou-se em Aristteles; O desenvolvimento (progresso) humano no dependia apenas da vontade divina, mas tambm do esforo do homem. Assim o homem surgiria como um ser privilegiado, uma vez que, dotado de razo, estava preparado para assumir o seu destino. Procura conciliar F e Razo. (Santo Toms de Aquino). Fez do livre-arbitrio um dos eixos de sua teologia, refutando a idia de Santo Agostinho (354430) que foi autor da sntese entre filosofia clssica e o cristianismo, das obras Confisses e Cidade de Deus inspirado em Plato. O qual preocupou-se em conhecer a essncia humana como modo de alcanar a salvao da alma, e disse: O homem era um ser corrompido, por ter herdado o pecado original, que era um ser predestinado seja salvao ou condenao. (Santo Agostinho). Surge o Trovadorismo (sul da Frana regio de Provena). O tema favorito era o amor. Louvava a mulher, o refinamento, a cortesia e a galanteria, e era produzido pelos trovadores. Surge a Poesia pica. Retrato de uma sociedade feudal viril, guerreira e rude, descrevia os feitos hericos de nobres cavaleiros (El Cid, Rei Arthur,...). No final da Idade Mdia, a literatura produzia traos que mostravam um afastamento crescente da influncia dos valores religiosos e das normas estritas da Igreja. Emergiam novas preocupaes e manifestaes, uma renovao cultural com tons mais humanistas.

Imps taxao sobre os bens da igreja; Transferiu a sede da igreja de Roma para a cidade de Avignon no sul da Frana. Tal episdio iniciou o perodo conhecido como cativeiro de Avignon, durante 70 anos os papas submeteram-se autoridade do rei da Frana. Neste perodo foi nomeado outro papa em Roma desencadeou o Cisma do Ocidente, com a diviso suprema da Igreja Catlica entre dois papas. Entretanto veio a Guerra dos Cem Anos. Houve enfraquecimento do poder monrquico na Frana (1337-1453). Foi decisiva para a definio das fronteiras da Frana. Impossibilitou a utilizao de rotas terrestres; Houve declnio das feiras; A alternativa surgida foi o contorno da Pennsula Ibrica, dinamizando a atividade mercantil com Portugal e Espanha; A segunda alternativa era fluvial e inclua a travessia dos Alpes, seguindo pelo rio Reno at Flandres no norte da Europa. PROBLEMAS DO PODER MONRQUICO NESTE PERODO: Necessidade da nobreza para fortalecer seu exrcito; Insatisfao burguesa com as primeiras derrotas da guerra; Fome generalizada no pas; Rebelies camponesas, chamadas Jacqueris (joo-ningum). A mais importante em 1358 invases de castelos e assassinatos de senhorios; Advento da Peste Negra (1347/1350). Matou 25 milhes de pessoas na Europa. A Peste Negra, surgiu na China, foi para a ndia e para a Europa, atravs de navios vindos do porto de Cafa no Mar Negro. EM 1364 ASCENO DE CARLOS V Reincio de guerra contra ingleses; Unifica os exrcitos; Conquista de vrios territrios; Com sua morte h a diviso da nobreza francesa os armagnacs e os borquinhes, que lutam entre s; Os borguinhes perdem e se unem aos ingleses que so vitoriosos em l420; A Frana se divide em dois tronos: nos territrios do norte, governava o ingls Henrique V; nos territrios do sul o francs Carlos VII, com apoio dos armagnacs; Neste Perodo surge JOANA DARC, filha de humildes camponeses, que contagiou os franceses, liderou combates, liberta boa parte da Frana central e levou Carlos VII a Reims, no norte do pas, onde foi coroado segundo as tradies; Em 1430 os borguinhes prendem JOANA DARC, que julgada pelos ingleses, acusada de heresia, e queimada em praa pblica, na cidade de ROUEN em 1431; O rei Carlos VII expulsa os ingleses em 1453; Estava assim lanada as bases para a Frana se desenvolver economicamente durante a Idade Moderna.

A FORMAO DA BURGUESIA INGLESA No sculo V, tribos germnicas (anglos e saxes), ocupam a ilha britnica, na qual fundam 07 (sete) reinos brbaros; Nos sculos VI e VII, essas tribos evoluem politicamente reduzindo para 03 (trs) reinos; No sculo IX, os trs reinos se fundem criando o Estado Anglo-Saxo (Sacro Imprio RomanoGermnico), sob o comando do rei OTO I (otomano). Em 1066, o ltimo rei anglo-saxo, GUILHERME I, o conquistador, duque da Normandia, d incio a DINASTIA NORMANDA, e estabelece: A subordinao da nobreza; Cria um forte poder central; Faz a diviso do pas em Condados, supervisionados pelos SHERIFFS; Em 1154, HENRIQUE II (1154-1189) conde Anjou estabelece: A ampliao dos poderes reais; O fortalecimento da justia real; Cria uma lei comum para todo o Estado, controlada por JUZES que percorriam todo o territrio, aplicando as leis. Em 1189-1199, RICARDO I (Corao de Leo): Empreende batalhas contra a Frana; Participa da Terceira Cruzada (fracassada); Aumenta os impostos; Fortalece o poder dos senhores feudais. Em 1199/1216, JOO (JOO SEM-TERRA): Confisca as terras da Igreja (clero); Posteriormente, pede perdo ao papa Inocncio III; Devolve os bens do clero; Revolta dos senhores feudais/burgueses, 1215; Cria a MAGNA CARTA; Aumenta os impostos, altera as leis, que a partir da devem ter tambm a aprovao do Grande Conselho, composto por membros do Clero, Condes e Bares; A Carta Magna considerada a base das liberdades inglesas; O Grande Conselho foi o embrio de atual Parlamento ingls.

A partir de 1265, so acontecimentos na Inglaterra;


A admisso de burgueses no grande conselho; Manuteno da poltica (descentralizada); Envolvimento dos ingleses na Guerra do Cem Anos; A Peste Negra, e revoltas dos camponeses; Enfraquecimento da nobreza. Em 1453, comea a disputa pelo trono ingls: Guerra das DUAS ROSAS (30 anos de durao); Essa disputa entre as famlias YORK e LANCASTER; Abre caminho para a centralizao poltica do pas; Em 1485, Henrique Tudor (Lancaster), sagra-se rei com ttulo de Henrique VII.

O SACRO IMPRIO ROMANO-GERMNICO TERRITRIOS: ALEMANHA E ITLIA Comea a tomar forma a partir da dinastia Carolngia (843-936). OTO I (962), Imperador do ocidente nomeia seu reino de Sacro Imprio Romano-Germnico: Submisso ao feudalismo; Disputas entre Imperador e senhores feudais e o clero. Em 1073-1085: Pontificado de Gregrio VII. Incio da Querela das investiduras, contra a corrupo e a decadncia do clero; Surgem os movimentos reformistas: Ordem de Cluny (sec. X e XI); Ordem dos Cartuxos (1084); Ordem de Cister (1098). Neste perodo o imperador Henrique IV: Recusa-se a acatar os decretos papis; Gregrio ameaa excomung-lo; Enfrenta a oposio dos nobres; Pede perdo ao Papa; Suspensa a excomunho, volta a ofensiva destituindo o papa que foge para Roma. Em 1122 Assinatura do Tratado de WORMS: Limitava poderes de Henrique V; Durante os sculos XII e XIII, vrios conflitos entre imperadores e papas pela dominao do mundo ocidental; Aps 1250, a Alemanha era um mosaico de centenas de estados praticamente autonmos; A Itlia do mesmo modo estava dividida em vrios estados; As cidades contratavam os CONDOTTIERI (soldados mercenrios), para sua defesa e conquista de cidades rivais.

Os condottieri da famlia Visconti, assumem o governo de Milo em 1310, sucedidos pela famlia Sforza
em 1450; Em meados do sculo XV, destacavam-se cinco grandes Estados na Itlia: 1. A Repblica de Veneza governada por um Duque (Doge), e por um conselho; 2.A Repblica de Florena governada pelos Medicis ( famlia de banqueiros; 3.Ducado de Milo condottieri da famlia Sforza; 4.Estados Pontifcios Estados da Igreja; 5.Reino de Npoles governado por um parente do Rei Fernando de Arago. Tanto a Alemanha como a Itlia, durante a Baixa Idade mdia, no alcanaram o processo de centralizao monrquica, permanecendo divididas at o sculo XIX.

AS MONARQUIAS NACIONAIS IBRICAS ESPANHA E PORTUGAL A unificao poltica da Espanha como a de Portugal, no est associada a uma significativa evoluo da economia capitalista-burguesa~. Fundamentalmente, ela originou-se da necessidade que tiveram os nobres de se unir no combate contra os muulmanos durante a Guerra da Reconquista. Com a decadncia do Imprio Romano os Visigodos invadem a pennsula Ibrica (sec. V); Em 711, os muulmanos invadiram a pennsula destruindo o reino visigtico; Acuados, os cristo-vsiigticos deslocam-se para o norte, formando o reino das Astrias; Surge a Guerra da Reconquista (sec. XI e XII) cristos contra os mouros (muulmanos); Ao longo desses sculos (XI e XII), nascem os reinos de Arago, Castela, Leo e Navarra. Posteriormente, Arago e Castela enexaram os reinos de Leo e Navarra, bem como novos territrios reconquistados; Em 1469, com o casamento dos reis Fernando de Arago e Isabel de Castela, os dois reinos se unificaram; A conquista de Granada em 1492, por Fernando de Arago, eliminou o domnio muulmano e encerrou o processo de formao da monarquia nacional espanhola.

10

Вам также может понравиться