Вы находитесь на странице: 1из 24

1 E 2 CICLOS

EDUCAO

FSICA NO BRASIL: UM BREVE HISTRICO

CHEGADA NO BRASIL EM 1810 - ACADEMIA REAL MILITAR

1874 - ESTENDIDA S MULHERES FASES DA EDUCAO FSICA:


FASE HIGIENISTA - AT 1930

FASE DA MILITARIZAO (1930 - 1945)


FASE DA PEDAGOGIZAO (1945 - 1964) FASE COMPETITIVISTA (1964)

FASE POPULAR (APS ABERTURA DEMOCRTICA)

FASE HIGIENISTA - EUGENIA (at 1930)

Propunha uma nfase na sade, cabendo no papel da educao fsica a formao de indivduos fortes, saudveis e propensos aderncia a atividades boas em detrimento de maus hbitos.

Tinha por finalidade [...] proporcionar aos alunos o desenvolvimento harmonioso do corpo e do esprito, formando o homem fsica e moralmente sadio alegre e resoluto. (MARINHO, 1953, p. 177.)

FASE DA MILITARIZAO (1930 - 1945) Constituio de 1937 - Finalidade de promover a disciplina moral e o adestramento fsico de maneira a prepara-lo para o cumprimento dos seus deveres para com a economia e a defesa da nao. A Educao Fsica era vista como poderoso auxiliar no fortalecimento do Estado e possante meio para o aprimoramento da raa. Defesa contra o comunismo e assegurar o processo de industrializao.

FASE DA MILITARIZAO

Militarizao do corpo: - Moralizao do corpo pelo exerccio fsico - O aprimoramento incorporado raa - Ao do Estado sobre o preparo fsico e suas repercusses no trabalho. 1938 - Proibio de matrcula no secundrio para alunos cujo estado patolgico impedissem que freqentassem aulas de educao fsica. Sugeriu-se inclusive a esterilizao de doentes para impedir a gerao de prole Exemplo da Juventude Hitlerista e Avanguardisti (Itlia)

FASE DA PEDAGOGIZAO (1945 - 1964)

Fim do Estado Novo, pr-elaborao de uma carta magna, que gerou um debate por parte de diversos educadores sobre os rumos da educao.
A Educao Fsica passou a ser vista como uma prtica meramente educativa.

Com uma viso que pode ser traada ao liberalismo, a vertente pedagogicista propunha a educao fsica como um meio de formao do indivduo. A educao fsica, acima das querelas polticas, capaz de cumprir o velho anseio da educao liberal: formar o cidado. (GHIRALDELLI JNIOR, 1989, p.29)

FASE COMPETITIVISTA (1964)


Marcada pelo forte apelo aos esportes de competio oficiais, por um culto do atleta-heri, essa viso foi a predominante no regime militar. Foi o perodo que houve o maior investimento na educao fsica como um todo. O professor deveria preparar esses futuros atletas. Esta fase tem um carter altamente tecnicista.
Educao Fsica = Desporto de alto nvel Atleta heri

Seleo de 1970 (Mxico). Atletas militares medalhistas em olimpadas.


Eleva o esprito ufanista Brasileiro. Propaganda mostra a fora do povo Brasileiro e a necessidade de se acreditar no Pas.

FASE POPULAR (APS A ABERTURA DEMOCRTICA) Movimento de cunho ideolgico que pretende mudar o paradigma da educao fsica, saindo do competitivismo para uma viso em direo a [...] ludicidade, a solidariedade e a organizao e mobilizao dos trabalhadores na tarefa de construo de uma sociedade efetivamente democrtica. (GHIRALDELLI JNIOR, 1989, p.34).

Ligada a modismos (academia, testes fsicos, novas modalidades desportivas)


Sem linha terica definida Crise de identidade da educao fsica

Blocos de Contedos
Esportes, jogos, lutas e ginstica
informaes histricas e das caractersticas das modalidades

Atividades rtmicas e expressivas


combina sons e expresses corporais

Conhecimentos sobre o corpo


noes bsicas de anatomia, fisiologia, aspectos biomecnicos do

Primeiro e Segundo Ciclos


Conhecer seus limites e possibilidades para estabelecer suas prprias metas Compreender valorizar e saber usufruir as diferentes manifestaes culturais Organizar jogos e outras atividades ldicas

Contedos
Participao em jogos e lutas, respeitando as regras Explicao e demonstrao de brincadeiras extra-escolares

Resoluo de situaes de conflito, mediada pelo professor


Discusso das regras do jogo

Auto-avaliao com enfoque no esforo

Contedos
Participao e criao de brincadeiras cantadas Apreciao e valorizao de danas locais Desenvolvimento das capacidades fsicas Diferenciao das situaes de esforo e repouso

Reconhecimento de alteraes

PERIODOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANO


Fase de movimentos reflexos -At 3-4 meses
-At 1 ano

-Estgio de codificao de informao; -Estgio de decodificao de informao; -Estgio de pr-controle; -Estgio inicial; -Estgio elementar; -Estgio maduro;

Fase de movimentos rudimentares Fase de habilidades especificas do ser humano ou movimentos fundamentais Fase de habilidades culturalmente determinadas

-At 2 anos -2-3 anos -4-5 anos -6-7 anos

7-10 anos 11-13 anos 14 anos em diante

-Estgio geral ou de transio; -Estgio especfico; -Estgio especializado;

Critrios de Avaliao
Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos
Respeito s regras e organizao Interao com os colegas

Critrios de Avaliao
Considerar a integrao dos contedos procedimental, atitudinal e conceitual Capacidade do aluno de se expressar sobre a cultura corporal do movimento Interao com os colegas

Educao Fsica na 1 Srie

Objetivos:
- Organizar atividades que auxiliem as crianas a alcanar o estgio maduro de execuo dos movimentos fundamentais: - Facilitar a apropriao terico-prtica das atividades da cultura corporal (familiar e do meio fsico-social prximo); - Possibilitar diferentes formas de convivncia harmnica entre as crianas por meio de atividades que estimulem a cooperao, a responsabilidade, a independncia e a criao de normas para o trabalho em pequenos grupos.

Educao Fsica na 2 Srie

Objetivos:
- Conhecer e participar de diferentes atividades ligadas a cultura corporal presentes em seu dia a dia ou que faa parte de sua comunidade local ou regional; - A partir do conhecimento das possibilidades e das limitao corporais, ser capaz de estabelecer algumas metas para si prprio; - Participar de atividades em grupos (jogos, brincadeiras e prticas pr-desportivas), discutindo e criando regras, valores e atitudes relacionados a colaborao, a independncia, a responsabilidade e ao respeito as competncias individuais e as diferenas entre meninos e meninas

Educao Fsica na 3 Srie

Objetivos:
- Ampliar e aperfeioar as habilidades motoras desenvolvidas nas series anteriores; - desenvolver a capacidade de organizao tcnica conhecendo e diversificando as formas de realizao das atividades, dos jogos e das brincadeiras; - conhecer e desenvolver as atividades que fazem parte da cultura corporal regional e do estado.

Educao Fsica na 4 Srie

Objetivos:
- facilita a apropriao da maior parte das atividades da cultura corporal regional e nacional; - ampliar e aperfeioar a combinao das habilidades motoras fundamentais; - analisar e construir normas e valores para o desenvolvimento de atividades em grupo.

Metodologia:
- Observao do conhecimento corporal prvio trazido pela criana ao ingressar na escola (andar de bicicleta, danar, atividade artstico-desportiva da sua regio, etc.); - Utilizao de atividades ligadas ao conhecimento do corpo (o prprio e dos colegas); - Levantamento de brincadeiras e jogos com regras e da cultura local; - Organizao das primeiras habilidades motoras ( correr em diferentes direes, dar cambalhotas, saltos diversificados, etc.).

Plano de Aula
1 parte
Tempo
10 minutos

Contedo
Aquecimento ou Atividade Vivificante

Caractersticas
Atividades fsicas de baixa complexidade e intensidade moderada, que envolvam todo o grupo simultaneamente e que proporcionem mobilizao dos grandes grupos musculares e a ativao dos sistemas circulatrio (aumento da F.C.) e respiratrio (aumento da freqncia respiratria).

Materiai s
variados

2 parte
Tempo
35 minutos

Conted o
Parte principal

Caractersticas

Materiai s

Atividades fsicas mais complexas e que variados guardam forte correlao com os objetivos da aula em si. Devem ser atividades que, no mdio e longo prazo, proporcionem um ganho sensvel nas capacidades fsicas dos alunos ou no seu grau de domnio de habilidades pr-definidas como alvo do trabalho. Pode ser subdividida em duas partes com durao variveis: exerccios (ou parte analtica) e jogo (ou parte sinttica). Nos exerccios sero trabalhadas separadamente e de forma mais focada, as habilidades que sero utilizadas de forma dinmica e global na parte do jogo.

3 parte
Tempo
5 minutos

Contedo
Volta a calma

Caractersticas

Materiais

Atividades fsicas de baixa complexidade Normalmen te nenhum e intensidade, envolvendo todo o grupo simultaneamente e que proporcionem uma diminuio na atividade dos sistemas circulatrio (diminuio da F.C.) e respiratrio (diminuio da freqncia respiratria).

Circunstancialmente pode incluir uma rpida preleo formativa sobre algo ocorrido durante a aula.

Вам также может понравиться