Вы находитесь на странице: 1из 78

Sistemas Hidropneumticos 2 Bimestre

IFRN Campus Mossor Curso Tcnico Integrado em Eletrotcnica Professor: Raphael Siqueira Fontes

Unidade de Condicionamento (Lubrefil)

Aps passar por todo o processo de produo, tratamento e distribuio, o ar comprimido deve sofrer um ltimo condicionamento, antes de ser colocado para trabalhar, a fim de produzir melhores desempenhos. Neste caso, o beneficiamento do ar comprimido consiste no seguinte:

Filtragem; Regulagem da presso; Introduo de uma certa quantidade de leo para a lubrificao de todas as partes mecnicas dos componentes pneumticos.

Unidade de Condicionamento (Lubrefil)

Uma durao prolongada e funcionamento regular de qualquer componente em um circuito dependem, de alguns fatores:

Grau de filtragem; Iseno de umidade; Estabilidade da presso de alimentao do equipamento; Lubrificao das partes mveis.

Unidade de Condicionamento (Lubrefil)

Isso tudo literalmente superado quando se aplicam nas instalaes, os componentes de tratamento preliminar do ar comprimido aps a tomada de ar:

Filtro; Vlvula Reguladora de Presso (Regulador); Lubrificador.

Esses componentes, reunidos, formam a Unidade de Condicionamento ou Lubrefil.

Unidade de Condicionamento (Lubrefil)

Filtragem do Ar

A maioria das impurezas do ar retida nos processos de preparao, mas partculas pequenas ficam suspensas e so arrastadas pelo fluxo de ar comprimido, agindo como abrasivos nas partes mveis dos elementos pneumticos quando solicitada a sua utilizao. A filtragem do ar consiste na aplicao de dispositivos capazes de reter as impurezas suspensas no fluxo de ar, e em suprimir ainda mais a umidade presente.

Lubrefil Filtro

Regulagem de Presso

Normalmente, um sistema de produo de ar comprimido atende demanda de ar para vrios equipamentos pneumticos. Em todos estes equipamentos est atuando a mesma presso. Isso nem sempre possvel, pois, se estivermos atuando um elemento pneumtico com presso maior do que realmente necessita, estaremos consumindo mais energia que a necessria.

Regulagem de Presso

Por outro lado, um grande nmero de equipamentos operando simultaneamente num determinado intervalo de tempo faz com que a presso caia, devido ao pico de consumo ocorrido. Estes inconvenientes so evitados usando-se a Vlvula Reguladora de Presso, ou o Regulador de Presso.

Lubrefil Regulador de Presso

Suas principais funes so:

Compensar automaticamente o volume de ar requerido pelos equipamentos pneumticos. Manter constante a presso de trabalho (presso secundria), independente das flutuaes da presso na entrada (presso primria) quando acima do valor regulado. A presso primria deve ser sempre superior presso secundria, independente dos picos. Funcionar como vlvula de segurana.

Filtro/Regulador Conjugado

Lubrefil - Lubrificador

Os sistemas pneumticos e seus componentes possuem elementos em frequente movimento relativo, sujeitos a desgastes. Para diminuir os efeitos desgastantes e as foras de atrito, a fim de facilitar os movimentos, os equipamentos devem ser lubrificados convenientemente, por meio do ar comprimido. Lubrificao do ar comprimido a mescla deste com uma quantidade de leo lubrificante, utilizada para a lubrificao de partes mecnicas internas mveis que esto em contato direto com o ar.

Lubrefil - Lubrificador

Essa lubrificao deve ser controlada e adequada, a fim de no causar obstculos na passagem de ar, problemas nas guarnies, etc. Alm disso, esse lubrificante deve chegar a todos os componentes, mesmo que as linhas tenham circuitos sinuosos. Isso conseguido desde que as partculas de leo permaneam em suspenso no fluxo, ou seja, no se depositem ao longo das paredes da linha. O meio mais prtico de efetuar este tipo de lubrificao atravs do lubrificador.

Lubrefil - Lubrificador

Vlvulas

Os componentes pneumticos, para desenvolverem suas aes produtivas, devem ser alimentados ou descarregados convenientemente, no instante em que desejarmos, ou de conformidade com o sistema programado. Portanto, basicamente, de acordo com seu tipo, as vlvulas servem para orientar os fluxos de ar, impor bloqueios, controlar suas intensidades de vazo ou presso.

Vlvulas

Para facilidade de estudo, as vlvulas pneumticas so classificadas nos seguintes grupos:

Vlvulas de Controle Direcional; Vlvulas de Bloqueio (Anti-Retorno); Vlvulas de Controle de Fluxo; Vlvulas de Controle de Presso.

Cada grupo se refere ao tipo de trabalho a que se destina mais adequadamente.

Vlvulas de Controle Direcional


Tm por funo orientar a direo que o fluxo de ar deve seguir, a fim de realizar um trabalho proposto. Para um conhecimento de uma vlvula direcional, deve-se levar em conta os seguintes dados:

Posio Inicial Nmero de Posies Nmero de Vias Tipo de Acionamento (Comando) Tipo de Retorno Vazo

Nmero de Posies

a quantidade de manobras distintas que uma vlvula direcional pode executar ou permanecer sob a ao de seu acionamento. Nestas condies, a torneira, que uma vlvula, tem duas posies: ora permite passagem de gua, ora no permite.

Nmero de Posies

As vlvulas direcionais so sempre representadas por um retngulo.

Este retngulo dividido em quadrados. O nmero de quadrados representados na simbologia igual ao nmero de posies da vlvula, representando a quantidade de movimentos que executa atravs de acionamentos.

Nmero de Vias

o nmero de conexes de trabalho que a vlvula possui. So consideradas como vias a conexo de entrada de presso, conexes de utilizao e as de escape. Para fcil compreenso do nmero de vias de uma vlvula de controle direcional podemos tambm considerar que:

Nmero de Vias

Uma regra prtica para a determinao do nmero de vias consiste em separar um dos quadrados (posio) e verificar quantas vezes os smbolos internos tocam os lados do quadro, obtendo-se, assim, o nmero de orifcios e em correspondncia o nmero de vias. Preferencialmente, os pontos de conexo devero ser contados no quadro da posio inicial.

Identificao dos Orifcios da Vlvula


Orifcio n 1 corresponde ao suprimento principal; 2 e 4 so aplicaes; 3 e 5 escapes. Orifcios de pilotagem so identificados da seguinte forma: 10, 12 e 14. Estas referncias baseiam-se na identificao do orifcio de alimentao 1. Quando a vlvula assume sua posio inicial automaticamente, no h identificao no smbolo.

Identificao dos Orifcios - Meio Literal


Em muitas vlvulas, a funo dos orifcios identificada literalmente. Isso se deve principalmente s normas DIN (DEUTSCHE NORMEN), que desde maro de 1996 vigoram na Blgica, Alemanha, Frana, Sucia, Dinamarca, Noruega e outros pases.

Identificao dos Orifcios - Meio Literal

Segundo a Norma DIN 24.300, a identificao dos orifcios a seguinte:

Linha de trabalho (utilizao): A, B, C Conexo de presso (alimentao): P Escape ao exterior do ar comprimido utilizado pelos equipamentos pneumticos (escape, exausto): R,S,T Drenagem de lquido: L Linha para transmisso da energia de comando (linhas de pilotagem): X,Y, Z

Identificao dos Orifcios - Meio Literal

Resumidamente, temos na tabela a identificao dos orifcios de uma vlvula direcional.

Denominao de uma Vlvula Direcional

Nas vlvulas de duas posies, as ligaes so feitas no quadro do retorno (direita do smbolo), quando a vlvula no estiver acionada. Quando acionada (presa em fim de curso na posio inicial), as ligaes so feitas no quadro de acionamento ( esquerda do smbolo).

Denominao de uma Vlvula Direcional

Nas vlvulas de trs posies, as ligaes so feitas no quadro central (posio neutra) quando no acionadas, ou no quadro correspondente, quando acionadas.

O quadro (posio) onde as ligaes so feitas, simbolicamente fixo. Movimenta-se o quadro livre de ligaes.

Denominao de uma Vlvula Direcional

Posio zero ou repouso - a posio adotada pelas partes internas da vlvula, quando no conectada, nem acionada. Posio inicial ou partida - a posio que uma vlvula, um cilindro etc., ocupam aps serem instalados em um sistema pneumtico, pressurizado ou eletrizado. Nesta posio se inicia a sequncia de operaes previstas e geralmente so indicados a entrada de ar comprimido, escapes e utilizaes. Em um circuito, todas as vlvulas e cilindros so sempre representados em sua posio inicial.

Acionamentos das Vlvulas

Os tipos de acionamentos so diversificados e podem ser:

Musculares; Mecnicos; Pneumticos; Eltricos; Combinados.

Estes elementos so representados por smbolos normalizados e so escolhidos conforme a necessidade da aplicao da vlvula direcional.

Acionamentos Musculares

Boto:

Acionamentos Musculares

Alavanca:

Acionamentos Musculares

Pedal:

Acionamentos Mecnicos

Pino:

Acionamentos Mecnicos

Pino:

Acionamentos Mecnicos

Rolete:

Acionamentos Mecnicos

Rolete:

Acionamentos Mecnicos

Gatilho ou Rolete Escamotevel:

Acionamentos Mecnicos

Gatilho ou Rolete Escamotevel:

Acionamentos Pneumticos

Nos acionamentos pneumticos, a presso do ar comprimido ir fazer o acionamento da vlvula.

Vlvulas - Resumo

Tipos de Vlvulas de Controles Direcionais


Vlvula 2/2: Vlvula 3/3:

Vlvula 3/2:

Vlvula 5/3:

Vlvula 5/2:

Elementos Auxiliares

Vlvulas de Bloqueio:

Vlvulas de Escape Rpido:

Vlvula de Isolamento (Elemento OU):

Elementos Auxiliares

Vlvula de Simultaneidade (Elemento E):

Vlvulas de controle de fluxo:

Vlvulas de controle da presso:

Atuadores Pneumticos

A energia pneumtica transformada em movimento e fora atravs dos elementos de trabalho (ou Atuadores Pneumticos). Esses movimentos podem ser lineares ou rotativos. Os movimentos lineares so executados pelos cilindros (simples ao ou dupla ao) e os movimentos rotativos pelos motores pneumticos de giro contnuo e cilindros rotativos de giro limitado.

Atuadores Lineares

So constitudos de componentes que convertem a energia pneumtica em movimento linear. So representados pelos Cilindros Pneumticos. Dependendo da natureza dos movimentos, velocidade, fora e curso, haver um cilindro mais adequado para cada funo.

Atuadores Lineares

Cilindros de Simples Ao:

Os cilindros de simples ao realizam trabalho recebendo ar comprimido em apenas em um dos lados. O movimento de avano o mais utilizado para a atuao com ar comprimido, sendo o movimento de retorno realizado atravs de mola ou por atuao de uma fora externa; Os cilindros de dupla ao realizam trabalho recebendo ar comprimido em ambos os lados. Desta forma, realizam trabalho tanto no movimento de avano, como no movimento de retorno.

Cilindros de Dupla Ao:


Atuadores Lineares

Cilindros com Haste Passante:

Com este cilindro, trabalha-se em ambos os lados ao mesmo tempo. Pode-se tambm utilizar um dos lados para acionamento de elementos de Sinal. Consiste em dois ou mais cilindros de dupla ao, unidos entre si, possuindo cada uma das entradas de ar independentes. Essa unio possibilita a obteno de trs, quatro ou mais posies distintas.

Cilindros de Mltiplas Posies:

Cilindros de Mltiplas Posies

Atuadores Lineares

Cilindros de Impacto:

Utilizados quando se necessitam de grandes foras durante curtos espaos de tempo, como o caso de rebitagens, gravaes, cortes etc. No entanto, ele no se presta a trabalhos com grandes deformaes. Projetados para controlar movimentos de grandes massas e desacelerar o pisto nos fins de curso. O amortecimento tem por finalidade evitar as cargas de choque, transmitidas aos cabecotes e ao pisto, no final de cada curso, absorvendo-as.

Cilindros com Amortecimento:


Atuadores Lineares

Cilindros sem Haste:

O cilindro sem haste constitudo de um mbolo que desliza livremente no interior da camisa do cilindro. No lado externo camisa, h um cursor que desliza junto com o mbolo. A fora que faz com que o cursor externo deslize juntamente com o mbolo obtida atravs de um pacote de ms situados na face interna ao cursor.

Atuadores Rotativos e Oscilantes

Atuadores Rotativos (Motores Pneumticos):

Convertem energia pneumtica em energia mecnica, atravs de momento torsor contnuo. Convertem energia pneumtica em energia mecnica, atravs de momento torsor limitado por um determinado nmero de graus.

Atuadores Oscilantes (Oscilador Pneumtico):

Acionamentos ou Comandos

As vlvulas exigem um agente externo ou interno que desloque suas partes internas de uma posio para outra, ou seja, que altere as direes do fluxo, efetue os bloqueios e liberao de escapes. Os elementos responsveis por tais alteraes so os acionamentos, que podem ser classificados em:

Comando Direto Comando Indireto

Comando Direto

assim definido quando a fora de acionamento atua diretamente sobre qualquer mecanismo que cause a inverso da vlvula.

Comando Indireto

assim definido quando a fora de acionamento atua sobre qualquer dispositivo intermedirio, o qual libera o comando principal que, por sua vez, responsvel pela inverso da vlvula. Estes acionamentos so tambm chamados de combinados, servo etc.

Cadeia de Comandos

Mtodo de Movimento (Intuitivo)

Exemplo:

Pacotes que chegam por uma esteira transportadora de rolos so levantados e empurrados pela haste de cilindros pneumticos para outra esteira transportadora. Devido a condies de projeto, a haste do segundo cilindro s poder retornar aps a haste do primeiro ter retornado.

Mtodo de Movimento (Intuitivo)

Mtodo de Movimento (Intuitivo)

Formas de Representao:

Sequncia Cronolgica; Anotao em forma de tabela; Indicao Vetorial; Indicao Algbrica

Mtodo de Movimento (Intuitivo)

Sequncia Cronolgica:

a haste do cilindro A avana e eleva o pacote. a haste do cilindro B avana e empurra o pacote para a esteira II. a haste do cilindro A retorna sua posio inicial. a haste do cilindro B retorna sua posio inicial.

Mtodo de Movimento (Intuitivo)

Anotao em forma de tabela:

Mtodo de Movimento (Intuitivo)

Indicao Vetorial:

Mtodo de Movimento (Intuitivo)

Indicao Algbrica:

Diagrama de Movimentos

Diagrama trajeto-passo:

Neste caso se representa a sequncia de movimentos de um elemento de trabalho; levando-se ao diagrama os movimentos e as condies operacionais dos elementos de trabalho. Isto feito atravs de duas coordenadas, uma representa o trajeto dos elementos de trabalho, e a outra o passo (diagrama trajeto-passo).

Diagrama de Movimentos

Diagrama trajeto-passo:

Diagrama de Movimentos

Diagrama trajeto-passo (Exemplo):

Do primeiro passo at o passo 2 a haste de cilindro avana da posio final traseira para a posio final dianteira, sendo que esta alcanada no passo 2. A partir do passo 4, a haste do cilindro retorna e alcana a posio final traseira no passo 5.

Diagrama de Movimentos

Diagrama Trajeto Tempo:

Neste diagrama, o trajeto de uma unidade construtiva desenhado em funo do tempo, contrariamente ao diagrama trajeto-passo. Neste caso o tempo desenhado e representa a unio cronolgica na sequncia, entre as distintas unidades.

Diagrama de Movimentos

Diagrama Trajeto Tempo:

Diagrama de Movimentos

Diagrama de Comando:

No diagrama de comando, anotam-se os estados de comutao dos elementos de entrada de sinais e dos elementos de processamento de sinais, sobre os passos, no considerando os tempos de comutao, por exemplo, o estado das vlvulas a1.

Diagrama de Movimentos

Diagrama de Comando:

Mtodos de Construo de Esquemas de Comando Pneumticos

Mtodo Intuitivo (Exemplo):

Produtos que chegam por uma esteira transportadora de rolos so levantados e empurrados pela haste de cilindros pneumticos para outra esteira transportadora. Devido a condies de projeto, a haste do segundo cilindro s poder retornar aps a haste do primeiro ter retornado.

Mtodo Intuitivo (Exemplo)

Construo do Circuito:

Como j foi mencionado, o procedimento para o traado do esquema depende do desligamento do sinal. O traado fica mais simples quando se escolhe um desligamento mediante a utilizao de vlvula gatilho ou rolete escamotevel.

Mtodo Intuitivo (Exemplo)

Para a confeco do projeto recomenda-se o seguinte:


1.

2.
3.

4.

5.
6. 7.

Determinar a sequncia de trabalho; Elaborar o diagrama de trajeto-passo; Colocar no diagrama trajeto-passo os elementos fins de curso a serem utilizados; Desenhar os elementos de trabalho; Desenhar os elementos de comando correspondentes; Desenhar os elementos de sinais; Desenhar os elementos de abastecimento de energia;

Mtodo Intuitivo (Exemplo)


8.

9. 10.

11.

12.

Traar as linhas dos condutores de sinais de comando e de trabalho; Identificar os elementos; Colocar no esquema a posio correta dos fins de curso, conforme o diagrama de trajeto e passo; Verificar se necessria alguma anulao de sinais permanentes (contrapresso) em funo do diagrama de trajeto-passo; Introduzir as condies marginais.

Exemplos

Comandar um cilindro de dois pontos diferentes

Comandar um cilindro de forma bimanual

Comandar um cilindro com avano lento e retorno acelerado

Вам также может понравиться