Вы находитесь на странице: 1из 11

TEORIAS CONTEMPORANEAS DA DEMOCRACIA

Introduo Cincia Poltica Prof. Rodrigo Figueiredo Suassuna

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA


1. Teoria das elites (Mosca, Pareto e Mills)

2. Liberal-pluralismo (Schumpeter e Dahl)


3. Marxismo ocidental 4. Democracia deliberativa (Habermas) 5. Republicanismo cvico (Rousseau e Arendt) 6. Democracia participativa (Pateman e feministas) 7. Poltica das diferenas (Young) 8. Direito das minorias (Kymlicka) 9. Comunitarismo e reconhecimento (Taylor)

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA


1.

Teoria das Elites Concentrao do poder poltico, levando impossibilidade da efetivao da democracia. No so mltiplos plos, como para os pluralistas. Existem interesses fragmentados e no bem-comum. Elite governante, no-governante e no-elite. necessria historicamente a circulao das elites. Exemplo do ex-governador, cujo nepotismo satura a elite.

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA


2. Liberal-pluralismo

(Normativa) Preservao de algumas liberdades (negativas) dos cidados.


Democracia concorrencial: competio pela liderana. Multitplicidade de grupos de presso que concorrem por influncia. Os indivduos so desinteressados politicamente, a no ser com respeito a seus interesses imediatos. Elite formada por grupos com xito na concorrncia e formadores de opinio. Elitistas no explicariam essa origem. Exemplo do ex-governador utilizando marketing que busca o interesse das massas (apoio poltico) e apelo emocional.

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA


3. Marxismo ocidental Polticas de Estado resulta das contradies de classe (so internalizadas ao Estado). H certa autonomia do Estado em relao ao sistema produtivo. Formas de propriedade afetam a constituio da classe poltica. No elitismo, a classe poltica no apenas a classe economicamente dominante. Membros da elite estatal so influenciados pela classe dominante. Exemplo: contradio entre os direitos dos animais e os interesses produtivos da pecuria e do consumo de produtos desse mercado.

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA


4. Democracia deliberativa

Focaliza discusso racional e face-a-face entre indivduos.


Processo coletivo de conjugar as diferenas buscando a soberania popular pela deliberao pblica. No so agregaes de interesses individuais em comum (pluralistas) Autonomia do indivduo nas decises coletivas. Poltica um meio e o fim o consenso. Decises em espaos pblicos. Exemplo: deliberaes legislativas sobre projetos de lei, desde que haja contado com a esfera pblica.

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA


5. Republicanismo cvico Vontade geral: vontade de um corpo geral de cidados, enfatizando a noo de liberdade. Contrato social: garante a igualdade poltica. Autogoverno: produo coletiva de decises gerada pela convivncia entre os cidados. Liberdade positiva: conexo dever, interesse e condies de ao (iniciativa e inovao discursiva). Liberdade negativa (pluralistas): ausncia de obstculos. Exemplo: comuna de Paris na universidade; arena de participao constituiria o movimento estudantil.

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA


6. Democracia participativa

Fortalecimento do desenvolvimento humano e da educao poltica.


Diminuio do estranhamento com relao aos centros de poder. Novas noes para problemas coletivos, fundadas nas questes pessoais. Continuidade entre pblico e privado.

O poder e os recursos afetam o exerccio da poltica (afetam a igualdade e a liberdade).


Os pluralistas pressupem que os indivduos so livres e iguais. Exemplo: Amenizao da desigualdades no ambiente de trabalho na empresa Google.

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA

7. Poltica da diferena
Convivncia entre as mltiplas formas de viver. Representao especfica dos grupos marginalizados. Mltiplos grupos com acesso igualitrio ao debate (=deliberacionistas).

O que perspectiva ? R.: ponto de vista estruturado pelas experincias de vida (47).
Experincias estruturais so mais importantes que as culturais na igualdade poltica.

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA

8. Direito das minorias


Priorizao poltica da manuteno das identidades tnicas. Incluem direitos quais? 1. Autogoverno: autonomia poltica e jurisdio territorial 2. Politnicos: expresso de particularidades culturais sem custos polticos 3. Representao poltica: livre representao dos seus interesses Contestam a primazia (mas no a existncia) do discurso universalizante dos direitos humanos. Garantidores da condio de igualdade das minorias.

Partem do pressuposto de que o indivduo depende da cultura [liberalismo, que utiliza abstrao do indivduo].

TEORIAS CONTEMPORNEAS DA DEMOCRACIA

9. Comunitarismo e reconhecimento
Self profundo : Indivduos so originais e no so variaes do mesmo tema. self desprendido: corresponde ideia de indivduo dos liberais -pluralistas. Liberdade positiva (engajamento nos negcios pblicos) leva ao bem comum: Obteno do bem comum favorecida pelas semelhanas e diferenas entre os seres humanos.

Comunitarismo: Indivduos so situados em comunidades anteriores a eles.


Diferenas de comunidades tambm so positivas para o exerccio da liberdade positiva [equivalente ao patriotismo].

Reconhecimento : Sentimento de que a narrativa de identidade aceita na comunicao intersubjetiva

Narrativas envolvem sentimentos morais e conhecimento sobre si mesmo.


Exemplo: imigrantes do leste asitico no Brasil.

Вам также может понравиться