Вы находитесь на странице: 1из 15

Ensino Superior

Matemtica Bsica
Unidade 1.2 Fraes, MMC e MDC Amintas Paiva Afonso

Fraes, MMC e MDC

Amintas Paiva Afonso

Engenharia

Matemtica Bsica I

Resumo
Operaes com nmeros fracionrios
Soma e subtrao de fraes

Multiplicao e diviso de fraes


MMC e MDC

Engenharia

Matemtica Bsica I

1 FRAES
Chamamos de frao o resultado da diviso de um todo em partes iguais. As fraes so representadas por a/b ou a:b, sendo os termos a e b nmeros naturais e sendo b0. O termo a representa o numerador e o termo b, o denominador. Geralmente trabalhamos com a frao na sua forma irredutvel. Ex: 1/2 1.1 ADIO E SUBTRAO DE FRAES Denominadores iguais: Neste caso, basta somar ou subtrair o numerador: 2 5 4 3

Engenharia

Matemtica Bsica I

Denominadores Diferentes
Quando temos uma operao entre fraes com denominadores diferentes, primeiramente temos que achar o m.m.c. (mnimo mltiplo comum) entre os denominadores e transformar as fraes em fraes equivalentes com o denominador encontrado. Somente aps esta transformao, calcularemos os valores.

3 1 15 4 19 8 10 40 40

Engenharia

Matemtica Bsica I

Exerccio 1
A frao do percurso percorrido por um kart em dois momentos diferentes de uma prova de 1500 m constituda conforme a figura abaixo.
C

a) Qual a frao do percurso que representa a distncia percorrida pelo kart no ponto C? b) Qual a frao do percurso que falta para o piloto terminar a prova?
Engenharia Matemtica Bsica I

Exerccio 2
O Mnimo Mltiplo Comum (MMC) de dois ou mais nmeros naturais o menor natural no nulo que mltiplo ao mesmo tempo de todos eles.

Duas amigas enfermeiras trabalham em um hospital em regime de revezamento. Uma delas trabalha noite com folga de 4 em 4 dias e a outra trabalha durante o dia com folga de 6 em 6 dias. As duas resolveram estudar ingls juntas, comprando um pacote econmico personalizado em 10 aulas, que assistiriam em seus dias de folga em comum. Se elas iniciaram suas aulas hoje, daqui a quantos dias

terminaro seu curso?

Engenharia

Matemtica Bsica I

Exerccio 3
Trs garotas, muito preocupadas com a sade, tomaram a deciso de fazer exerccios fsicos todos os dias andando numa pista de caminhada prxima s suas residncias. Uma das garotas caminhava de forma mais acelerada e com isso dava uma volta na pista em 10 minutos. A segunda andava um pouco mais rpido que a terceira, mas um pouco mais lenta que a primeira e, com isso, dava uma volta na pista em 15 minutos. E a terceira, que era a mais lenta, gastava 20 minutos. Depois de quantos minutos essas trs garotas voltaro a se encontrar no ponto de partida?

Engenharia

Matemtica Bsica I

Exerccio 4
O Mximo Divisor Comum (MDC) de dois ou mais nmeros naturais o maior natural que divisor ao mesmo tempo de todos eles.

Em uma Empresa Multiproduto, h 96 funcionrios voltados para rea de exportao de carne, 72 funcionrios voltados para a comercializao de soja e 120 responsveis pela comercializao de leo. Para uma melhor organizao, a direo da empresa resolve montar equipes que s atuem em cada uma das trs reas especificamente. Todas as equipes devem ter o mesmo nmero de pessoas e, ao mesmo tempo, o maior nmero possvel de pessoas. Responda: a) Quantas pessoas devero compor cada equipe? b) Quantas sero as equipes de exportao de carne, comercializao de soja e comercializao de leo, respectivamente?
Engenharia Matemtica Bsica I

Exerccio 5
Considere dois rolos de barbante, um com 96 m e outro com 150 m de comprimento.

Pretende-se cortar todo o barbante dos dois rolos em pedaos de mesmo comprimento. Qual o menor nmero de pedaos que poder ser obtido?

Engenharia

Matemtica Bsica I

1 FRAES
1.2 MULTIPLICAO DE FRAES Para realizar a multiplicao de fraes, deve-se multiplicar numerador com numerador e denominador com denominador. Se necessrio, simplifique o produto.

3 4 3 4 12 6 2 5 2 5 10 5

Engenharia

Matemtica Bsica I

1 FRAES
1.3 DIVISO DE FRAES Na diviso de fraes, vamos multiplicar a primeira frao pelo inverso da segunda. Se necessrio, simplifique.

3 4 3 3 9 4 3 4 4 16

Engenharia

Matemtica Bsica I

Exerccio 6
Em uma cidade do interior, analisando o resultado das ltimas eleies para prefeito, verificou-se que 2/5 dos eleitores votaram no candidato 1, 1/3 dos eleitores votaram no nmero 2, 2/10 votaram no candidato 3 e os 20 000 eleitores restantes votaram em branco ou nulo. a) Quantos so os eleitores da cidade? b) Quantos votaram no candidato eleito?

Engenharia

Matemtica Bsica I

Exerccio 7
Determine o valor de x na expresso

x 1

1 1 1 11

Engenharia

Matemtica Bsica I

Вам также может понравиться