Вы находитесь на странице: 1из 10

CRIMES CONTRA A VIDA

Saber Direito you tube

HOMICDIO

Homicdio Simples: O Cdigo Penal brasileiro definiu este tipo de crime de maneira simplria como est contado no caput do art. 121: matar algum. A pena a ser aplicada a de recluso de 06 a 20 anos. Pode-se dizer que o conceito de homicdio emprico (experincia), pois desde a tenra idade se sabe o que vem a ser homicdio seja pela mdia ou noticias relacionadas a este fato no dia a dia.

Morte: Se a lei define o homicdio como matar algum a primeira coisa a se pensar qual o conceito de morte que devemos utilizar. Existe na medicina legal, cincia afim do Direito Penal, alguns conceitos distintos sobre morte. Se fala em morte cardaca, em morte pulmonar e em morte enceflica. O que ir caracterizar para o direito penal a morte esta ultima: a morte enceflica. Isso significa que mesmo que o corao ou o pulmo da vtima ainda funcione a morte enceflica ou cerebral a que estabelece a consumao do homicdio. Resumindo: O homicdio se caracteriza por um matar algum que, se dar pela constatao da morte enceflica ou cerebral da vtima. Matar algum: Quando o texto diz algum ele quer dizer pessoa natural humana no abrangendo animais ou outras formas de vida.

Matar algum: Quando o texto diz algum ele quer dizer pessoa natural humana no abrangendo animais ou outras formas de vida. Se algum vier a matar um mico leo dourado no ser enquadrado ao art. 121 do CP em homicdio, mas sim Lei 9.605/98 art. 29 crime ambiental.

Como Caracterizar o Crime de Homicdio na Prtica: Para se determinar se aquele crime realmente foi de homicdio alm de ver o que o agente fez vtima devese saber se foi a inteno do agente mat-la. Ou seja, o que caracteriza o crime de homicdio em primeira ordem a inteno, a finalidade do ao. Isso porque vale lembrar que nosso Direito Penal finalista. To importante como o que o agente praticou o que o agente queria fazer. Numa linguagem jurdica to importante como a conduta o animus do agente, ou seja, sua inteno de querer fazer. Ex: Se algum diz que Joo cometeu crime de homicdio em relao a Pedro por atirar nele o que definir esse crime saber se Joo queria mat-lo. Se Joo no queria mat-lo, mas apenas dar um susto no seria crime de homicdio, mas de leso corporal seguida de morte (art. 129 do CP).

Homicdio a conduta + o animus (inteno). Homicdio Consumado e Tentativa: O homicdio pode se dar na modalidade tentada ou consumada. No caso do primeiro no haver morte enceflica, no segundo haver. Homicdio Privilegiado: O 1 do art. 121 do CP trata do homicdio privilegiado. O instituto do homicdio privilegiado faz referncia ao matar o outro motivado por relevante valor moral, relevante valor social e sobre domnio de violenta emoo logo em seguida a injusta provocao da vtima. Isso significa que o homicdio privilegiado se d por uma conduta que possui uma inteno de matar e que foi motivada por relevante valor moral, relevante valor social ou sobre domnio de violenta emoo logo em seguida a injusta provocao da vtima.

1. Relevante Valor Moral: Como homo politicos o homem desenvolveu todo um arcabouo moral que participa dele. Valores como famlia, religio, trabalho, formao acadmica etc. Essa valorao moral algo intimo que orienta a vida de determina pessoa. O crime de homicdio ser privilegiado em relao ao relevante valor moral quando o agente cometeu o crime motivado pelo ultraje de um ou mais valores que relevou em sua vida. Ex: Algum que matou outrem por este ter dado uma surra em sua me.

2. Relevante Valor Social: Alm de valores internos a si o homem compartilha com outros de valores sociais. Valores como respeitar o prximo ou da dignidade da pessoa humana, a defesa intransigente dos direitos humanos etc. Muitas vezes esses valores sociais podem ser transgredidos podendo causar um crime de homicdio. Quando isso ocorrer estamos diante do Homicdio Privilegiado por Relevante Valor Social. Rogrio Greco faz uma distino interessante entre Relevante valor moral e relevante valor social. Diz ele que o relevante valor moral toda e qualquer motivao do homicdio que se restringe ao universo intimo do agente. J o relevante valor social e toda e qualquer motivao do homicdio que extrapola o foro intimo e atinge as relaes sociais e coletivas do agente. Assim, matar outro por se sentir atingido em sua integridade intima caracteriza homicdio privilegiado por relevante valor moral. Matar outro por que se sentiu ofendido em relao aos valores escolhidos para conviver em sociedade homicdio privilegiado por relevante valor social. Exemplo deste ultimo o agente que mata um traidor da ptria. Ou algum que mata quem jogou tinta na obra universal de Da Vinci, a Monalisa.

3. Sobre Domnio de Violenta Emoo Logo em Seguida a Injusta Provocao da Vtima: importante destacar desde inicio o perigo de se confundir estar Sobre Domnio de Violenta Emoo Logo em Seguida Provocao da Vtima com estar sobre o domnio de violenta emoo. Paixo e Emoo: Os institutos da paixo e da emoo so mencionados no art. 28, I do CP. Paixo: Quem age submetido a uma paixo age submetido a uma motivao previamente existente. Paixo um sentimento que a pessoa j traz consigo e que acaba lhe levando a prtica do ato delituoso. Quem pratica qualquer tipo de crime submetido a paixo est praticando crime tendo como motivao um sentimento prvio que se traz consigo. No ento um estado de esprito momentneo, mas um sentimento que leva a pessoa a prtica de crime. Ex: Uma pessoa que nutre uma paixo por um clube de futebol e faz sacrifcios para acompanh-lo nas rodadas. a paixo pelo clube que o leva a fazer isso. No caso do homicdio a paixo, no caso um dio por determinada pessoa que j existia previamente, que levou a prtica do crime de homicdio.

Вам также может понравиться