Вы находитесь на странице: 1из 58

POCA MODERNA

A nova corrente artstica originou-se na Itlia, onde atingiu o seu desenvolvimento mximo, e muito em breve influenciou a vida espiritual de todos os povos civilizados. Seus motivos de exteriorizao inspiravam-se nos inesgotveis modelos da Antiguidade Clssica, mas os arquitetos daqueles tempos, entre os quais se encontravam gigantescas personalidades artsticas, acabaram criando um estilo completamente autnomo.

Como artista mais genial daqueles tempos, merece ser citado Michelangelo Buonaroti.

A criao de Ado

Nos diferentes pases europeus, a Renascena adotou particularidades inerentes a cada um dos povos. Exigncias maiores foram estabelecidas ao conforto domiciliar. O aposento de morada recebeu decorao que melhor atendesse comodidade. E essas tendncias renovadoras no se mostram apenas nos palcios, mas tambm nas residncias burguesas e proletrias. O mobilirio finamente apurado e provido de rico trabalho de entalhe.

Nesse perodo o trabalho de marchetaria em mosaico, consistente no embutimento de madeiras de diferentes cores, chega a alto grau de florescimento.

Nomenclaturas:
Na Inglaterra, o Renascimento Primitivo tornou-se conhecido como Estilo Tudor, Elisabete ou Isabelino, e ainda apresenta ricos detalhes gticos; o apogeu, como Estilo Renascena, e o Renascimento Tardio, como a transio ao Barroco, William e Mary. Na Frana, recebeu a Renascena os nomes dos vrios soberanos reinantes na poca. Assim, o Renascimento Primitivo foi denominado de Lus XII e Francisco I; o apogeu do Renascimento, de Henrique II, Francisco II, Carlos II, Henrique III, Henrique V, e o Renascimento Tardio de Lus XIII.

Renascimento Primitivo Ingls:


Estilo Tudor
Inglaterra (14851603)

O estilo Tudor o ltimo desenvolvimento da arquitetura medieval; Ele seguiu o estilo perpendicular e est presente nas arquiteturas das universidades de Oxford e Cambridge, O arco de quatro centros, conhecido como arco Tudor, foi um elemento definidor do estilo;

algumas das mais notveis janelas de sacada envidraadas pertencem a este perodo; as molduras so mais espalhadas e os ornamentos de folhagem tornam-se mais naturalistas.

Janelas - King's College Chapel em Cambridge, Inglaterra.

Caractersticas arquitetnicas:
Decorao enxaimel; Telhado acentuado; Empenas em cruz; Portas e janelas altas e estreitas; Pequenas janelas de vidro, Grandes chamins, muitas vezes cobertas com vasos decorativos.

Mobilirio:
O estilo fortemente influenciado pelos desenhos de mveis medievais e renascentistas; Tradicionalmente feito de Carvalho. Mesas e cadeiras de estilo Tudor apresentam trabalho em madeira e pernas com detalhes entalhados e tm uma aparncia forte e imponente. A maioria das peas foram desconfortveis e tinham funo de ostentar uma posio social. Complementando estas peas escuras e masculinas eram aplicadas cortinas, ornadas tapearias bordadas mo e tecidos decorativos, que suavizava a aparncia geral do mvel.

Renascimento Primitivo Ingls:


Estilo Elisabete ou Isabelino
Sec. XV e XVI

Estilo de mveis com influncia de gtico criados na poca da Rainha Isabel, entre os sculos XV e XVI.

O mobilirio era pesado e mal proporcionado com muito exagero na ornamentao,resultado de uma m interpretaodo que era utilizado em outros pases.

Apogeu do Renascimento Ingls:


Estilo Renascena
Sec. XVII

o momento em que Carlos II (29/05 1630 06/02/1685) reina a Inglaterra, a Esccia e a Irlanda de 1660, at o seu falecimento. A arte dessa poca tem forte influncia do Barroco francs, dos estilos flamengos e holands, um perodo considerado como a arte Barroca da Inglaterra.

Na decorao de interiores predominavam nas paredes os painis de madeira, havia a grande influencia francesa dos tons dourados, espelhos e tapearias, mas com uma dose de recato que peculiar ao estilo Ingls. Os painis eram feitos de castanheiras ou carvalho. Usavam tambm papis de paredes com motivos chineses, as portas e janelas tinham frontes, frisos e arquitraves e eram decoradas com a entalhao de Gibbons. Os tetos eram feito em argamassa com relevos onde destacavam-se frutas, flores e folhagens. Os sales mais ricos recebiam ornamentos dourados.
O conforto individual do mobilirio desse perodo ressaltou-se. O mvel da restaurao difere do mvel da renascena primitiva pelo movimento das suas linhas, que tem espirais e curvas em S e C. Os mveis eram confeccionados em nogueira, o que diferenciou toda a tcnica que era utilizada antes, no uso do carvalho.

Cadeira de Carvalho. C. 1660

Sof de descanso 1660-1670

Cadeira de Carvalho. 1660 - 1680

Cmoda Estilo Restaurao

Mesa e Candelabros. 1640 1680.

Espelho esculpido em pinho, com detalhes em prata e pintura dourada, data 16651672

Mesa de nogueira e bano com base de carvalho e pinheiro.

Painel de Martinus Van den Heuvel, em couro com detalhes dourados, 1670

Cadeira feita por Ralph Silverson e estofada por John Casbert (estofador da realeza) em 1661, com estofados de veludo, ornamentada com ouro e prata, usada pelo arcebispo William Juxon durante a corao de Carlos II

Renascimento Tardio Ingls:


Estilo William e Mary
1689 e 1702

Histria:
William e Mary, monarcas britnicos que reinaram entre 1689 e 1702 e afetaram a confeco de cadeiras, peas e mveis antigos em geral. Subiram ao trono juntos, substituindo James II ( pai de Mary) que fugiu da Revoluo Gloriosa, conflito entre Parlamento e Monarquia que aconteceu em 1689 na Inglaterra. Eles eram casados. Para dar um basta na guerra, William e Mary tiveram que assinar a Declarao de Direito de 1689 ( ou Bill of Rights of 1689), documento que determinou poder ao Parlamento, liberdade e direito vida privada.

Caractersticas do Estilo William e Mary:


O estilo William e Mary tem influncias chinesas e alems. Para identificar o mobilirio deste estilo, deve-se prestar ateno em alguns detalhes, como por exemplo: as pernas das cadeiras so bem torneadas, sendo que os ps so arredondados. O assento plano e laqueado oriental. Na decorao, usava-se bastante revestimento, laca e marchetaria, principalmente nas partes laterais

Renascimento Tardio Ingls:


Estilo Queen Anne
1700-1755

Histria:
Depois da morte dos reis William e Mary Mary em 1694 e William em 1702 a rainha Ana Stuart, ou Queen Anne, subiu ao poder.

Caractersticas do estilo:
O mobilirio Queen Anne muito focado na simplicidade e na beleza. A madeira utilizada na confeco dos mveis antigos Queen Anne era a nogueira. O design que mais distingue a moblia Rainha Anne uma concha de vieira entalhada ou uma forma de leque acima de algumas peas como cadeiras, bas e mesas com topo inclinado, que se parece com um S alongado.

Caractersticas do estilo:
Os fabricantes de moblia usaram pernas estilo cabriolet em cadeiras, mesas e armrios de cozinha. A perna era mais fina, entalhada a mo e curvada no final.

Caractersticas do estilo:
As pernas no mobilirio Queen Anne tinha um "joelho" curvado para fora e um "tornozelo" curvado para dentro. O p da moblia era feito de um p holands ou um simples enchimento, ou o que era chamado de drake foot - um fundo entalhado com trs garras. Alguns fabricantes tambm usavam o p espanhol, que tinha linhas retangulares na curva.

Caractersticas do estilo:
Usualmente a madeira era deixada envernizada em seu estado natural ou escurecida com uma mancha antes de ser envernizada. Ocasionalmente, peas de mveis Queen Anne eram pintados de branco e cobertos em ouro.

Caractersticas do estilo:
As mesas eram lindamente detalhadas, porque estavam expostas todo o tempo nas casas. Diferentemente das antigas mesas de cavalete, as mesas Queen Anne tinham o topo feito de duas folhas de madeira que eram articuladas juntas. O tampo da mesa podia ser dobrado em dois para ser colocado na parede quando no estivesse em uso. As mesas tinham quatro ou cinco pernas, uma das quais era feita para ser desmontvel para apoiar a mesa, quando esta estivesse totalmente aberta.

As moblias Queen Anne ainda so populares hoje. Peas antigas de qualidade de museu podem variar de R$2.000 at mais de R$200.000.

Prxima aula sobre estilos ingleses:


Estilo georgiano, que surgiu no incio do sculo XIX logo aps a morte da Rainha Anne. Para entender bem as caractersticas desse estilo, necessrio divid-lo em fases: Georgiano primitivo (1720 a 1740), Chippendale (1740 a 1760), Adam e Hepplewhite (1760 a 1790) e Sharaton (1780 a 1800)

Вам также может понравиться