Вы находитесь на странице: 1из 85

ACSTICA

FABIANA DE SOUSA SANTOS GONGALVES Escola Estadual Constantino Fernandes 2012

A acstica o ramo da fsica que estuda o som. O som um fenmeno ondulatrio causado pelos mais diversos objetos e se propaga atravs dos diferentes estados fsicos da matria.

O som faz parte de nossas informaes cotidianas, isso porque atravs dele podemos analisar o meio onde nos encontramos. Com uma importncia inevitvel em nossas vidas, o som est presente tambm na arquitetura, atravs da acstica, onde so eliminados rudos em excesso, como em locais pblicos tais como igrejas, teatros e auditrios. J na medicina, a acstica utilizada para verificar nossa audio, e desenvolver equipamentos capazes de melhor-la. Vamos ento definir o som como uma onda longitudinal, que se propaga em um meio qualquer, cuja frequncia varia entre 16 e 20 000 Hz.

O som definido como a propagao de uma frente de compresso mecnica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espao e apenas em meios materiais, como o ar ou a gua. Para que esta propagao ocorra, necessrio que aconteam compresses e rarefaes em propagao do meio. Estas ondas se propagam de forma longitudinal. Quando passa, a onda sonora no arrasta as partculas de ar, por exemplo, apenas faz com que estas vibrem em torno de sua posio de equilbrio.

Fixemos uma lmina de ao muito fina para que ela possa oscilar conforme indica a figura ao lado.

Deslocando a lmina , ela comea a oscilar para direita e para esquerda. Esse movimento alternado provoca compresses e expanses no ar em contato com a lmina, produzindo ondas longitudinais chamadas ondas sonoras.

Produo do som

A produo do som constituda de toda matria em movimento vibratrio.


As ondas sonoras so ondas longitudinais, em que as vibraes coincidem com a direo de propagao, podendo ser essa direo unidimensional (que se propagam em uma direo), bidimensional (se propagam no plano) e tridimensional (se propagam em todas as direes).

Onda longitudinal uma onda que vibra na mesma direo em que se propaga. Exemplo: Quando vibramos uma mola esticada para a frente e para trs, como se estivssemos comprimindo ela e descomprimindo-a, esta onda provocada na mola uma onda longitudinal, ou seja... ela tem a vibrao na mesma direo de propagao. Pode-se ver os anis da mola se movendo para frente e para trs. Esse tipo de onda propaga-se nos slidos, lquidos e gases, pois uma onda mecnica.

Transmisso do som
A transmisso do som possvel porque a maioria deles nos alcana em razo da influncia do ar, ou seja, o ar age como agente transmissor do som. Os sons no se propagam no vcuo pelo fato de exigirem um meio material afim de que sua propagao acontea. A transmisso do som melhor nos slidos que nos lquidos, e nos lquidos melhor que nos gases.

O efeito combinado de compresso e rarefao simultneo transfere energia das molculas do ar da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda na direo do movimento da lmina, produzindo ondas longitudinais, nas quais as molculas do ar se movimentam para frente e para trs, recebendo energia das molculas mais prximas da fonte e transmitindo-a para as molculas mais afastadas dela, at chegarem ao ouvido.

No ouvido, as ondas atingem uma membrana chamada tmpano. O tmpano passa a vibrar com a mesma frequncia das ondas, transmitindo ao crebro, por impulsos eltricos, a sensao denominada som.

As ondas sonoras audveis so produzidas por: vibrao de cordas vibrao de colunas de ar vibrao de discos e membranas

O Som uma onda mecnica que possui a intensidade e frequncia necessrias para ser percebida pelo ser humano. Entendemos como onda mecnica uma onda que precisa de meios materiais, como o ar ou o solo, para se propagar. As frequncias audveis pelo ouvido humano ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz). Dentro desta faixa a encontram-se a voz humana, instrumentos, musicais, alto-falantes, etc.

O som musical, que provoca sensaes agradveis, produzido por vibraes peridicas. O rudo, que provoca sensaes desagradveis, produzido por vibraes aperidicas.

O diapaso, que um instrumento utilizado para afinar instrumentos musicais, um bom instrumento sonoro. Posto a vibrar por um golpe de martelo de borracha, suas hastes emitem determinada nota musical:

Os dispositivos que produzem ondas sonoras so chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam esto aqueles compostos por: Cordas vibrantes como violo o piano, as cordas vocais etc. Tubos sonoros como rgo flauta, clarineta. Membranas e placas vibrantes tal como o tambor Hastes vibrantes como o diapaso, triangulo, etc.

A maioria dos sons chega ao ouvido transmitida pelo ar, que age como meio de transmisso. Nas pequenas altitudes, os sons so bem audveis, o que no ocorre em altitudes maiores, onde o ar menos denso. O ar denso melhor transmissor do som que o ar rarefeito, pois as molculas gasosas esto mais prximas e transmitem a energia cintica da onda de umas para outras com maior facilidade.

Os sons no se transmitem no vcuo, porque exigem um meio material para sua propagao. De uma maneira geral, os slidos transmitem o som melhor que os lquidos, e estes, melhor do que os gases. Observe a tabela que apresenta a velocidade de propagao do som a 25C.

A audio humana considerada normal consegue captar frequncias de onda sonoras que variam entre aproximadamente 20Hz e 20000Hz. So denominadas ondas de infra-som, as ondas que tem frequncia menor que 20Hz, e ultra-som as que possuem frequncia acima de 20000Hz.

De maneira que: A velocidade do som na gua aproximadamente igual a 1450m/s e no ar, 20C 343m/s.

A experincia mostra que o som pode se propagar em qualquer meio natural slido, lquido ou gasoso. A tabela a seguir apresenta a velocidade do som em alguns meios: Meio Velocidade (m/s) Ar 346 gua 1498 Ferro 5200 Vidro 4540 Alumnio 5000

Se a energia emitida pela fonte grande, isto , se o som muito forte, temos uma sensao desagradvel no ouvido, pois a quantidade de energia transmitida exerce sobre o tmpano uma presso muito forte. Quanto maior a vibrao da fonte, maior a energia sonora, logo: Quanto maior a amplitude da onda, maior a intensidade do som.

Em homenagem ao cientista norte-americano Graham Bell (1847-1922), que estudou o som e inventou o telefone, a intensidade sonora medida em bel (B) ou decibis (dB).

Os sons muito intensos so desagradveis ao ouvido humano. Sons com intensidades acima de 130 dB provocam uma sensao dolorosa e sons acima de 160 dB podem romper o tmpano e causar surdez. De acordo com a frequncia, um som pode ser classificado em agudo ou grave. Essa qualidade chamada altura do som.

Sons graves ou baixos tm frequncia menor. Sons agudos ou altos tm frequncia maior.

A propagao do som em meios gasosos depende fortemente da temperatura do gs, possvel inclusive demonstrar experimentalmente que a velocidade do som em gases dada por: Onde: k=constante que depende da natureza do gs; T=temperatura absoluta do gs (em kelvin). Como exemplo podemos tomar a velocidade de propagao do som no ar temperatura de 15 (288K), que tem valor 340m/s.

Sabendo que 15C o som se propaga 340m/s, qual ser sua velocidade de propagao 100C? Lembrando que: 15 = 288K 100 = 373K

Reflexo Eco Polarizao Reverberao Refrao Difrao Interferncia Ressonmcia

Fenmenos sonross

Reflexo do Som As ondas sonoras obedecem s mesmas leis da reflexo da ondulatria. A reflexo de uma onda sonora acontece quando ela encontra um obstculo e retorna para o meio de origem de propagao. O acontecimento desse fenmeno pode dar origem a dois outros fenmenos que so chamados de eco e reverberao.

Quando ondas sonoras AB, AB, AB provenientes de um ponto P encontram um obstculo plano, rgido, MN, produz-se reflexo das ondas sobre o obstculo. Na volta, produz-se uma srie de ondas refletidas CD, CD, que se propagam em sentido inverso ao das ondas incidentes e se comportam como se emanassem de uma fonte P, simtrica da fonte P em relao ao ponto refletor.

O eco acontece quando o som refletido retorna aps o som original ser extinto totalmente. Na reverberao o som que foi refletido chega ao ouvido antes da extino do som original, dessa forma ocorre o reforo do som emitido.

O sonar um aparelho capaz de emitir ondas sonoras na gua e captar seus ecos, permitindo, assim, a localizao de objetos sob a gua.

Eco Os obstculos que refletem o som podem apresentar superfcies muito speras. Assim, o som pode ser refletido por um muro, uma montanha etc. O som refletido chama-se eco, quando se distingue do som direto. Para uma pessoa ouvir o eco de um som por ela produzido, deve ficar situada a, no mnimo, 17 m do obstculo refletor, pois o ouvido humano s pode distinguir dois sons com intervalo de 0,1 s. O som, que tem velocidade de 340 m/s, percorre 34 m nesse tempo.

Com uma experincia simples pode-se medir a velocidade do som no ar. Posicione-se a uma distncia de 100 m de um edifcio e bata palmas. Ao encontrar o edifcio a onda volta at voc em forma de eco. A cada eco que ouvir, bata palma de novo, pedindo a uma pessoa que conte o tempo que voc leva para bater palmas dez vezes: ela dever obter 6 s, pois o som demora 0,6 s para percorrer 200 m (ida e volta).

A velocidade do som pode ser obtida da seguinte forma:

A Polarizao, um fenmeno que acontece somente com as ondas transversais. Consiste na seleo de um plano de vibrao frente aos outros por um objeto, ou seja, se incidir ondas com todos os planos de vibrao num certo objeto, este acaba deixando passar apenas aquelas perturbaes que ocorrem num determinado plano.

EX.: Uma aplicao da polarizao a fotografia de superfcies altamente refletoras como o caso de vitrines de lojas, sem que nelas aparea o reflexo da imagem do fotgrafo. Para isto, utiliza-se um polarizador, que funciona como um filtro, no deixando passar os raios que saem do fotgrafo chegarem at o interior da mquina fotogrfica.

Em grandes salas fechadas ocorre o encontro do som com as paredes. Esse encontro produz reflexes mltiplas que, alm de reforar o som, prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emisso. esse prolongamento que constitui a reverberao. A reverberao ocorre quando o som refletido atinge o observador no instante em que o som direito est se extinguindo, ocasionando o prolongamento da sensao auditiva.

A refrao do som tambm obedece s leis da refrao da ondulatria. A refrao em uma onda ocorre quando ela passa de um meio para outro com ndice de refrao diferente, ocorrendo, dessa forma, a variao da velocidade de propagao e a variao do comprimento de onda, mas nunca a variao da frequncia, pois se trata de uma caracterstica da fonte que est emitindo a onda.

Difrao do Som A difrao a propriedade que as ondas tm de contornar obstculos e que depende do comprimento da onda que est se propagando. Atravs da razo entre o comprimento de onda e a largura do obstculo podemos calcular o grau de difrao de uma onda especfica, matematicamente podemos escrever: r = /d

Quanto maior for a razo, maior ser a extenso da curva de difrao. Esse o fenmeno que explica o fato de podermos ouvir atrs da porta quando uma pessoa fala do outro lado dela, alm de ser um acontecimento largamente aplicado nas montagens de sistemas de alto-falantes.

o surgimento de uma fonte secundria de som devido passagem da onda por uma aresta, um orifcio ou uma fenda. Difrao tambm o surgimento de sombras acsticas devido ao choque da onda com um obstculo.

Orifcio menor do que o comprimento-de-onda

A maior parte da onda refletida. A pequena parte que atravessa a parede pelo orifcio ser irradiada em todas as direes, justamente como se fosse uma nova fonte de som.

Orifcio maior do que o comprimento-de-onda

Transmisso sem perda de intensidade.

Interferncia
Consiste em um recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes. Neste caso, teremos uma regio do espao na qual, em certos pontos, ouviremos um som forte, e em outros, um som fraco ou ausncia de som.

Som forte interferncia construtiva Som fraco interferncia destrutiva

Ressonncia
Quando um corpo comea a vibrar por influncia de outro, na mesma frequncia deste, ocorre um fenmeno chamado ressonncia. Como exemplo, podemos citar o vidro de uma janela que se quebra ao entrar em ressonncia com as ondas sonoras produzidas por um avio a jato.

Num treino, um atirador dispara sua arma diante de um anteparo refletor e ouve o eco do tiro aps 6 s. Sabendo que o som se propaga no ar com velocidade de 340 m/s, calcule a distncia do caador ao anteparo. Resoluo:

Durante o movimento, o som percorre uma distncia igual a 2x (ida e volta), em movimento uniforme; logo: Resposta: 1 020 m.

Quando uma pessoa se aproxima de uma fonte sonora fixa, a frequncia do som do ouvido maior do que aquela de quando a pessoa se afasta da fonte. O mesmo resultado seria obtido se a fonte se aproximasse ou se afastasse de uma pessoa parada. Voc pode observar esse fenmeno ouvido o apito de uma locomotiva em movimento. O apito mais grave (frequncia menor) quando est se afastando, aps ter passado por voc. Observe que, quando h aproximao entre o observador e a fonte, o observador recebe maior nmero de ondas por unidade de tempo e, quando h afastamento, recebe um menor nmero de ondas:

experincias S o simples gesto de sintonizar uma emissora de rdio ou TV j uma experincia de ressonncia. A seguir, sugerimos alguns experimentos bem simples para demonstrar a ressonncia.

Arame danante na borda de uma taa. Ponha duas taas com um pouco de gua perto uma da outra. Entorte um pedao de arame e coloque-o sobre a borda de uma das taas. Umedea a ponta de seu dedo e esfregue-o com suavidade pela borda da outra taa. Se tudo der certo, voc ouvir um som grave e melodioso enquanto o arame comea a vibrar em ressonncia com o som que voc gerou.

Essa variao aparente da frequncia de onda chamada efeito Doppler, em homenagem ao fsico e matemtico austraco Christian Johann Doppler (1803-1853), que ficou clebre por esse principio. Denominando f a frequncia recebida pelo observador e f a frequncia emitida pela fonte, temos: Aproximao: f > f Afastamento: f < f

Essas grandezas so relacionadas pela expresso:

Onde: v = velocidade da onda vF = velocidade da fonte vo = velocidade do observador f = freqncia real emitida pela fonte f = freqncia aparente recebida pelo observador.

Os sinais mais (+) ou menos (-) que precedem o vo ou vF so utilizados de acordo com a conveno:

A trajetria ser positiva de O para F. Portanto:

Um automvel, movendo-se a 20 m/s, passa prximo a uma pessoa parada junto ao meio-fio. A buzina do carro est emitindo uma nota de frequncia 2,0 kHz. O ar est parado e a velocidade do som em relao a ele 340m/s. Que frequncia o observador ouvir: a) quando o carro estiver se aproximando? b) quando o carro estiver se afastando? Resoluo:

a) Quando o carro estiver se aproximando do observador, teremos:

b) Quando o carro estiver se afastando do observador, teremos:

O som uma onda mecnica que se propaga no ar com uma velocidade varivel, conforme a temperatura local. Supondo que em um lugar essa velocidade seja 340m/s. Se um auto-falante, ao vibrar sua membrana neste local, emite 1 250 pulsos por segundo: a) Determine a frequncia de vibrao da membrana, em Hertz;
.

Esta resposta encontra-se no prprio enunciado, j que se a membrana emite 1 250 pulsos por segundo, ela repete seu movimento 1 250 vezes em cada segundo, ou seja, esta sua frequncia.

b) Determine o perodo de vibrao;

Sabendo a frequncia, s precisamos lembrar que o perodo igual ao inverso da frequncia, logo:

Sendo a unidade expressa em segundos que a unidade inversa a Hz.

c) Determine o comprimento de onda da onda sonora, em metros;

Utilizando a equao:

J conhecemos a velocidade e a frequncia, ento basta isolarmos o comprimento de onda:

d) Sabendo-se que a velocidade do som no ar varia com a temperatura segunda a relao


, sendo em graus Celsius e a velocidade em metros por segundo. Qual a temperatura local?

Sabendo-se que a velocidade do som no local 340m/s, podemos utilizar a equao e resolv-la:

A onda longitudinal move-se na mesma direo de oscilao dos corpos que estejam em seu caminho. Para exemplificar este tipo de onda, consideremos agora uma pessoa falando ou um auto-falante emitindo um determinado som. O som (onda mecnica) da voz da pessoa se propaga no espao em todas as direes (por este motivo, a onda sonora tambm pode ser caracterizada como onda tridimensional), afastandose da fonte. O som, transmitindo-se no ar, produz compresses e rarefaes. De acordo com a sequncia sonora emitida pela pessoa, podemos ter camadas de ar mais comprimidas ou menos comprimidas, conforme est representado na figura como regies claras e regies escuras. A distncia entre uma regio clara e outra escura representa meio comprimento de onda (/2).

CARACTERSTICAS DO SOM
ALTURA DO SOM A altura do som est relacionada com a frequncia da onda sonora e recebe a qualidade do som grave ou agudo.

Quanto maior a frequncia, mais agudo o som. Quanto menor a frequncia, mais grave o som.

INTENSIDADE DO SOM
A intensidade I de uma onda sonora est relacionada energia transportada por segundo, atravs da unidade de rea.

Quanto maior a quantidade de energia que a onda transporta, maior a intensidade do som. A intensidade sonora est diretamente relacionada com a amplitude de uma onda. O som grave (fraco) possui a amplitude menor que o som forte.

TIMBRE DO SOM

O timbre do som a caracterstica que nos permite distinguir dois sons de mesma altura e mesma intensidade , emitidos por fontes sonoras diferentes. Por exemplo, a mesma nota musical, emitida por um cavaquinho e por um piano, facilmente identificada pela orelha devido diferena de timbre.

TIMBRE DO SOM

EXERCCIOS
1 Do som mais grave ao som mais agudo de uma escala musical, as ondas sonoras sofrem um aumento progressivo de: Amplitude Elongao Velocidade Frequncia Comprimento da onda

EXERCCIOS
2 Explique o que altura de um som. 3 Explique o que intensidade de um som. 4 Explique o que timbre de um som. 5 O que voc entende por limiar da audibilidade e limiar da dor?

EXERCCIOS
6 (Unifor CE) O som uma onda longitudinal, que se propaga em meio material, com frequncia compreendida, aproximadamente, entre 20 hertz e 20000 hertz. Em relao a propagao de ondas sonoras, analise as seguintes afirmaes. I A velocidade de propagao do som em determinado meio material constante, independentemente do valor de sua frequncia. II Uma onda sonora denominada infrassom, com frequncia inferior a 20 hertz, propaga-se com velocidade maior que outra onda denominada ultrassom, com frequncia superior a 20000 hertz. III Ondas sonoras sofrem refrao ao passarem de um meio material a outro.

Вам также может понравиться