Вы находитесь на странице: 1из 21

MOTOR DE INDUO TRIFSICO Mquina capaz de transformar energia eltrica em energia mecnica.

Estima - se que: Cerca de 40 % de toda energia eltrica consumida no Brasil destinada ao acionamento de motores eltricos Pouco mais da metade da energia eltrica do setor industrial brasileiro deve-se a motores eltricos Na grande maioria das indstrias, cerca de 80% do consumo de energia eltrica deve-se a motores

TIPOS DE MQUINAS ELTRICAS

Os motores de induo trifsico so amplamente utilizados nas instalaes industriais e comerciais. As suas principais caractersticas so:

Robustez
Baixo custo de aquisio e manuteno Possibilidade de controle de velocidade

utilizado no acionamento de vrios tipos de cargas, tais como: Bombas e compressores Ventiladores Moinhos Esteiras, correias transportadoras e elevadores Moedores e trituradores Serras, tornos e lixadeiras

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO O funcionamento de todos motores eltricos, inclusive o motor de induo trifsico tem como base o campo magntico produzido pela corrente eltrica que circula nos enrolamentos da mquina. No que se refere ao motor de induo trifsico, ele possui trs enrolamentos numa estrutura chamada de estator.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO O conjunto trifsico de correntes eltricas, cada uma com a mesma magnitude sendo defasadas de 120 entre si, fluindo por trs enrolamentos defasados de 120 o entre si. A resultante do campo magntico produzido por cada corrente eltrica de natureza girante e com velocidade constante.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO Como ento podemos encontrar o campo resultante? o Quando uma bobina percorrida por uma corrente eltrica criado um campo magntico dirigido conforme o eixo da bobina e de valor proporcional corrente.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO o Se a corrente que circulo pelo enrolamento alternada, o campo H tambm , e seu valor a cada instante ser representado pelo mesmo grfico que descreve a corrente eltrica. o O campo H pulsante pois, sua varia proporcionalmente com a corrente, sempre na mesma direo norte sul.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO o Como j havia mostrado em figura anterior, o enrolamento trifsico constitudo por trs enrolamentos monofsicos. Isto pode ser verificado abaixo:

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO o O enrolamento trifsico formado por trs monofsicos espaados entre si de 120 .

o Se estes enrolamentos forem alimentados por um sistema trifsico , as correntes Ia, Ib e Ic criaro do mesmo modo, os seus prprios campos magnticos Ha, Hb e Hc. Estes campos so espaados entre si de 120 graus.

CAMPO GIRANTE

A corrente eltrica ao passar por cada enrolamento produz um campo magntico que gira numa certa velocidade chamada de velocidade sncrona. Esse campo magntico atrai uma estrutura mvel chamada de rotor, provocando a sua rotao. A velocidade sncrona do campo girante dada da seguinte forma:

f = freqncia da rede de alimentao P = nmero de plos do motor O nmero de plos do motor est relacionado com a forma pela qual o enrolamento feito. Os valores de plos mais comuns so: 2 , 4, 6 ou 8 plos. OBS: A velocidade de rotao do motor sempre menor que a velocidade do campo girante.

ESTRUTURA BSICA O motor de fundamentais: induo possui duas partes

Uma parte fixa chamada de estator, onde esto alojados os trs enrolamentos, um para cada fase. Uma parte mvel chamada de rotor, responsvel por transmitir o movimento mecnico para a carga, por exemplo um elevador.

ROTORES EM GAIOLA DE ESQUILO

Rotor bobinado

Вам также может понравиться