Вы находитесь на странице: 1из 32

Descrio e Interpretao da Actividade Cognoscitiva

OBSERVE A
IMAGEM DA PINTURA DE VAN GOGH O Quarto de Van Gogh, 1889
O que v? Como interpreta?

Qual a sensao ou sensaes que o quadro lhe transmite?

Page 2

SENSAO, PERCEPO E RAZO


Todo o conhecimento humano , inevitavelmente, uma interpretao disso a que chamamos realidade. A significao consiste fundamentalmente nesta interpretao. bvio que temos que atribuir [...] esta significao e esta interpretao [...] interveno do dinamismo do sujeito. [...] Em toda a experincia cognoscitiva existem dois elementos: os dados imediatos, por exemplo ou sensoriais, que so apresentados ou dados mente e juntamente com eles d-se uma forma, construo ou interpretao que se origina na actividade do pensamento. [...] Se no se dessem dados mente, ento o conhecimento [...] careceria de contedo e seria arbitrrio [...] mas ao mesmo tempo, se no h construo ou interpretao imposta pela prpria mente, ento o pensamento torna-se suprfluo [...].

Page 3

SENSAO, PERCEPO E RAZO


[...] A experincia ultrapassa o nvel do facto para se converter em conhecimento porque h uma razo cognoscente e pensante que elabora e at manipula os dados. uma manipulao intencional, ordenadora, relacional e a sua importncia sobe de grau nos casos como os da experincia cientfica [...]. Ento o papel da razo ou do pensamento muito maior, porque [...] em algumas experincias cientficas a razo tem de comear por suprir a deficincia dos sentidos na procura de dados. Diz Reichenbach: A razo um instrumento indispensvel para a organizao do conhecimento, sem a qual os factos de uma ordem mais elevada no poderiam ser conhecidos [...]. Qual a achega que a razo traz ao conhecimento adquirido por observao? [...] a introduo de relaes abstractas de ordem.
Romeo, S. R., Experiencia, Cuerpo y Conocimiento, Madrid, C.S.I.C., 1985, pp. 71-76.

Page 4

A percepo o processo cognitivo atravs do qual contactamos com o mundo, que se caracteriza pelo facto de exigir a presena do objecto, da realidade, da realidade a conhecer. Assim, a interpretao que nos leva a organizar e interpretar o mundo. A percepo necessita das informaes provenientes dos rgos receptores que so sensveis a estmulos especficos.

Page 5

D-se o nome de sensao ao processo de deteco e recepo dos estmulos nos rgos dos sentidos.

Page 6

O pensamento/ razo vai posteriormente fazer os raciocnios mais elaborados e que implicam outro tipo de processos mentais.

Page 7

A Fenomenologia, que foi fundada por Edmund Husserl, o estudo descritivo dos fenmenos que aparecem conscincia do sujeito, passveis de serem apreendidos por intermdio da representao. A fenomenologia caracteriza-se pela actividade intencional que o sujeito realiza em direco ao objecto com a finalidade de o conhecer.

Page 8

SUJEITO E OBJECTO Em todo o conhecimento,

um cognoscente e um conhecido, um sujeito e um objecto encontram-se face a face. A relao que existe entre os dois o prprio conhecimento. A oposio entre os dois termos no pode ser suprimida; esta oposio significa que os dois termos esto originariamente separados um do outro, transcendentes um ao outro.[] Nicolai Hartmann

Page 9

No h conhecimento sem esta dualidade sujeito objecto, que implica uma correlao, j que um dos elementos no existe se o outro no existir; so termos correlatos, embora independentes e transcendentes um ao outro.

Page 10

O conhecimento consiste na capacidade do sujeito construir na sua conscincia a imagem mental do objecto e suas caractersticas, isto , uma representao, que lhe permite evoc-lo na sua ausncia.

Page 11

O conhecimento, enquanto fenmeno da conscincia, apenas provoca alteraes no sujeito e no no objecto, uma vez que este permanece transcendente.

Page 12

TIPOS DE CONHECIMENTO

SABER-FAZER refere-se ao conhecimento de uma actividade, isto , capacidade, aptido ou competncia para fazer alguma coisa: por exemplo, saber cozinhar, saber conduzir, saber danar, apanhar borboletas, danar, entre outros.
Page 14

Saber-Que (Proposicional) refere-se ao conhecimento proposicional ou conhecimento de verdades. Grande parte dos nossos conhecimentos relativa ao saber-que. Sabemos que: 2+2=4; de acordo com Lavoisier, na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma; etc.

Page 15

CONHECIMENTO POR CONTACTO- refere-se ao conhecimento directo de alguma realidade, seja de pessoas ou lugares: conhecer o Papa ou Veneza, ou seja, conhece-los pessoalmente.

Page 16

O CONHECIMENTO COMO CRENA VERDADEIRA JUSTIFICADA

S sabe que P se, e s se,

S acredita que P; P verdadeira;


S tem justifio para a acreditar que P.
Page 18

Exemplos:

Tiago sabe que o carro do pai est estacionado na garagem se, e s se, acredita que o carro do pai est estacionado na garagem;

verdade que o carro do pai est estacionado na garagem;


tem razes para acreditar que o carro do pai est estacionado na garagem.

Page 19

Outro exemplo:

Tiago sabe que 8-5=3 se, e s se,


Acredita que 8-5=3 ; verdade que 8-5=3 ; Est justificado a acreditar que 85=3 .

Page 20

Assim:

Para que exista conhecimento tm de estar reunidas trs condies: crena, verdade e justificao.

Isoladamente as trs condies so encaradas como necessrias, mas no suficientes. Em conjunto so suficientes e isso basta para que uma proposio seja um caso de conhecimento.
Page 21

Vamos analisar

Quanto teremos de estar convencidos de que uma certa proposio verdadeira para termos conhecimento?
Page 22

CRENA: No pode haver conhecimento sem crena. Mas a crena no suficiente. s vezes acreditamos em certas coisas sem ter conhecimento Assim, s dizemos que acredito em algo se penso que esse algo verdadeiro e viceversa.

Page 23

Vamos analisar

A Verdade levanta algum tipo de problema? Ser que existem verdades absolutas? Como definir o que a verdade?

Page 24

Esta condio apresenta dois problemas srios e de difcil soluo: No sabemos com segurana quando satisfeita a verdade. Ento como poderemos saber que a proposio verdadeira? No h uma maneira independente de determinar a verdade. Saber se a verdade satisfeita depender sempre da justificao que supomos segura, mas que pode no ser to segura assim. Saber em que consiste a natureza da prpria verdade
Page 25

VERDADE

A verdade uma condio necessria Mas no uma condio suficiente

Quando pensamos acerca do conhecimento da cincia, conclumos que muitas foram as vezes que os cientistas pensaram ter conhecimento, sem que, de facto, o tivessem. Num e noutro caso, o nosso compromisso com a verdade que determina o que dizemos e pensamos.
Page 26

Vamos analisar

A justificao tambm apresenta alguns problemas: No sabemos o quanto ter de ser forte a justificao de uma proposio para que ela seja um caso de conhecimento. Podemos afirmar que: A justificao correcta conclusiva.

Ou
Uma justificao razoavelmente forte, mas no conclusiva, a justificao correcta. ( provvel)
Page 27

Justificao

uma condio necessria No uma condio suficiente

Queremos mais do que crenas verdadeiras. Queremos ter confiana nas nossas crenas verdadeiras e para isso precisamos da justificao.
Assim, ter crenas verdadeiras por sorte ou acaso no conhecimento.

A justificao uma boa razo, ou seja, uma razo que tem fora como justificao devido informao de que dispe.
Page 28

Objeces teoria CVJ

Contra-exemplos de Gettier: Smith e Jones Jones e o Ford A observao nunca pode garantir a verdade de uma proposio, como de facto no garante nos exemplos apresentados pelo filsofo. Por mais fiveis que sejam as circunstncias, no limite resta sempre a possibilidade de tudo resultar de alucinaes. Assim, Gettier concluiu que as trs condies no so suficientes, apesar de necessrias.
Page 29

Conhecimento a priori e a posteriori

Quais so as fontes do nosso conhecimento?


Formulamos diversos juzos e nem todos tm a mesma origem. Sabemos que o todo a maior do que as partes, apenas pensamos nisso, atravs do pensamento, sem recorrer experincia, a este tipo de conhecimento damos o nome de a priori. Sabemos que a professora de Biologia tem um casaco castanho, atravs da experincia, a este tipo de conhecimento damos o nome de a posteriori.
Page 30

Conhecimento derivado e primitivo

Um argumento a priori tem todas as premissas a priori. Um argumento a posteriori tem pelo menos uma das premissas a posteriori. Derivado o conhecimento inferencial, ou seja, inferncia a passagem, atravs de regras vlidas, do antecedente ao consequente de um argumento. Primitivo ou no inferencial o conhecimento directo, atravs dos sentidos, no necessitamos de recorrer a um raciocnio. Ambos os conhecimentos podem ser a priori ou a posteriori.
Page 31

FIM

Page 32

Вам также может понравиться