Вы находитесь на странице: 1из 49

Sacramentos

"todos os sacramentos esto ordenados para a Eucaristia como para o seu fim (S. Toms de Aquino)"

Definio

"Os sacramentos so sinais eficazes da graa, institudos por Cristo e confiados Igreja, por meio dos quais nos dispensada a vida divina. Os ritos visveis sob os quais os sacramentos so celebrados significam e realizam as graas prprias de cada sacramento. Produzem fruto naquele que os recebem com as disposies exigidas. Os Sacramentos so os canais por onde flui a salvao de todos os homens, que Cristo conquistou com a sua morte e ressurreio. Eles se relacionam intimamente com Cristo, com a Igreja e com toda a Liturgia. H em todos eles um denominador comum, que o sinal (semion, em grego) eficiente ou sinal que realiza o que Ele assinala. Sacramentos so gestos de Deus em nossa vida. Realizam aquilo que expressam simbolicamente.

Os sacramentos so, por conseguinte:

Sinais Sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada, espiritual; Sinais Eficazes, porque, alm de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente; Sinais da Graa, porque transmitem dons diversos da graa divina; Sinais da F, no somente porque supem a f em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua f; Sinais da Igreja, porque foram confiados Igreja, so celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profisso de f na Igreja.

Os 7 Sacramentos da Igreja

A Igreja distingue trs grupos de sacramentos, de acordo com a graa que eles produzem:

a) Sacramentos da iniciao crist:


Batismo Confirmao Eucaristia Penitncia Uno dos Enfermos.

b) Sacramentos de cura:

c) Sacramentos a servio da comunho e da misso dos fiis:


Ordem Matrimnio.

Os Sacramentos da Iniciao Crist

Os sacramentos do batismo, confirmao e da Eucaristia so os fundamentos de toda a vida crist. Os fiis, de fato, renascidos no batismo, so fortalecidos pelo sacramento da confirmao e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia. Assim, por efeito desses sacramentos da iniciao crist, esto em condies de saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir at alcanar a perfeio da caridade (PAULO VI, Constituio Apostlica Divinae Consortium Naturae).

Os Sacramentos da Iniciao Crist

Batismo

Nos torna cristos, filhos e herdeiros de Deus, participantes da misso de Cristo e membros da Igreja, na qual somos instrudos e orientados para a vivncia crist (Mt 28,19- 20; Jo 3, 5).

Confirmao ou Crisma

O cristo fica mais perfeitamente unido Igreja e recebe a fora do Esprito Santo para testemunhar Jesus Cristo na maturidade da f (At 2,1-12). O cristo se alimenta com o Po da vida e da unidade, memorial da morte e da ressurreio do Senhor, alimento espiritual e da comunho com os irmos.

Eucaristia

Os Sacramentos de Cura

A vida nova em Cristo, que recebemos pelos sacramentos da iniciao crist, a trazemos como que em vasos de argila (2 Cor 4, 7), pois permanecemos em nossa morada terrestre (2 Cor 5, 1), sujeitos ao sofrimento, doena e morte. A vida nova de filhos de Deus precisa ser cuidada, porque pode se perder nos caminhos do pecado, fonte de todos os males. Jesus Cristo, mdico de nossas almas e de nossos corpos, vem em nosso socorro, pela fora do Esprito Santo, para continuar Sua obra de cura e salvao. Ele, que curou os cegos e paralticos e perdoou os pecados de Madalena e Zaqueu, quer que Sua Igreja continue a perdoar e a curar seus irmos. Por isso, instituiu os dois sacramentos de cura: o sacramento da penitncia e o sacramento da uno dos enfermos.

Os Sacramentos de Cura

Penitncia

Perdoa os pecados cometidos aps o batismo e reconcilia com Deus, com a Igreja e os irmos (Jo 20,1923). Traz conforto e alvio ao cristo doente, fortalecendo- o para enfrentar o sofrimento com f, amor e esperana.(Tg 5,14-15).

Uno dos Enfermos

Sacramentos do Servio e da Comunho

Os sacramentos da ordem e do matrimnio ordenam-se salvao de outrem e contribuem para a salvao pessoal por meio do servio prestado aos outros. Toda a Igreja um povo sacerdotal, uma vez que, pela graa batismal, todos os fiis participam do sacerdcio de Cristo. Esta participao se chama sacerdcio comum dos fiis. Baseado nele e a seu servio, existe a participao na misso de Cristo por meio do ministrio conferido pelo sacramento da ordem. Aqueles que o recebem so consagrados para exercer o pastoreio da Igreja, pela palavra e pela graa de Deus (cf. LG 11). Pelo matrimnio, os esposos cristos so fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial, para cumprir dignamente os deveres de seu estado (GS 48, 2).

Sacramentos do Servio e da Comunho

Ordem

Confere a homens de aptides devidamente comprovadas o ministrio de servir ao povo de Deus, em nome e na pessoa de Cristo-Cabea, por meio do ensino, do culto divino e do governo pastoral (Lc 22,14-20; Jo 21,15- 19; cf. Catecismo da Igreja Catlica, 1591-1593). Os cnjuges assumem um estado pblico de vida na Igreja para constituir uma famlia, gerar e educar filhos e buscar a felicidade mtua (Catecismo da Igreja Catlica, 1659- 1663; Mc 10, 2-12).

Matrimnio

Batismo
Aquele que crer e for batizado ser salvo; o que no crer ser condenado (Mc 16,15-16).

Batismo

Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado ser salvo; o que no crer ser condenado (Mc 16,15-16). Obedientes a este mandato do Senhor (Mt 28,19-20), os apstolos batizavam os que acolhiam a Palavra (At 2,41; 8,12-38; 9,18; 10,48; 16,15.33; 18,8; 19,5). O batismo, em realidade ou ao menos em desejo, necessrio para a salvao (cf. Cn. 849). O batismo a participao no mistrio pascal de Cristo: morte e ressurreio. Batismo (do grego, baptizein) quer dizer mergulhar. O mergulho nas guas significa morte ao pecado. O emergir da gua significa ressurreio para uma vida nova. O sacramento do batismo tambm chamado banho da regenerao e da renovao no Esprito Santo (Tt 3, 5).

Batismo

O batizado renasce como filho de Deus e da Igreja (GI 4,6), membro de Cristo (1 Cor 6,15; 12,12-13) e templo do Esprito Santo (1 Cor 3,16; 6,19), livre do pecado original e de todos os pecados pessoais. O batismo imprime um carter indelvel de pertena a Cristo (cf. Cn. 849), um sinal espiritual que nenhum pecado pode apagar. O batismo dado para sempre e no pode ser repetido (cf. Catecismo da Igreja Catlica, 1272). Inserido no Povo de Deus pelo batismo, os cristos so instrudos na Palavra de Deus, alimentados pela eucaristia e animados na prtica da caridade e dos compromissos cristos. A vida divina que recebemos no batismo cresce e produz frutos quando assumimos o compromisso de seguir Jesus Cristo no servio aos irmos especialmente aos mais pobres, na preocupao constante de anunciar a boa nova do Reino de Deus e de viver em comunho

Batismo de Crianas

Nascidas com uma natureza humana enfraquecida e manchada pelo pecado original, as crianas precisam do novo nascimento no batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e transferidas para o Reino da graa, liberdade dos filhos de Deus. Toda criana tem direito ao sacramento do batismo, independentemente da situao civil dos pais (solteiros, amasiados, separados ou divorciados), mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a sua formao crist. A Igreja sempre batizou crianas e adultos. A prtica de batizar crianas atestada explicitamente desde o segundo sculo. Mas bem possvel que desde o incio da pregao apostlica, quando casas inteiras receberam o batismo, tambm as crianas fossem batizadas (cf. At 10, 44-48).

Ministros do Batismo

Em perigo de morte, qualquer pessoa pode administrar este sacramento (cf. Cn. 861, 2), desde que tenha a inteno de realizar o que a Igreja faz quando administra esse sacramento.

Padrinhos

Cabe aos padrinhos, tanto quanto possvel acompanhar o batizando adulto na iniciao crist e, com os pais, apresentar ao batismo o batizando criana (cf. Cn. 872). Devem ser catlicos, fiis aos preceitos da Igreja e ter 16 anos completos. Recomenda-se que sejam crismados, tenham vivncia crist e estejam em condies de assumir tal encargo.

Batismo de Adultos

Os adultos sero admitidos ao batismo aps catecumenato e/ou boa preparao. Devem manifestar sua vontade de receber o batismo, estar conscientes das obrigaes crists que assumem, e ser admoestados para que se arrependam de seus pecados (cf. Cn. 865, 1). A preparao do batismo dos adultos tem, por finalidade, lev-los converso e maturidade da f, bem como ao acolhimento do dom de Deus no batismo, na confirmao e na Eucaristia.

Confirmao
Os que acolheram a palavra e foram batizados receberam o dom do Esprito Santo (At 2,38).

Confirmao ou Crisma

O Senhor prometeu vrias vezes enviar aos Seus a efuso do Esprito Santo (Lc 12,12; Jo 3,5-8; 7, 37-39; 16,7-15; At 1,8). Ele cumpriu essa promessa na ressurreio (Jo 20, 22) e, de modo admirvel, no dia de Pentecostes (At 2,1-4). Os que acolheram a palavra e foram batizados receberam o dom do Esprito Santo (At 2,38). Desde ento, os apstolos, para cumprir a vontade de Cristo, comunicaram aos nefitos, pela imposio das mos, o dom do Esprito Santo, que leva a graa do batismo sua consumao (At 8,15-17; 19, 5-6). [...] A imposio das mos com razo reconhecida pela tradio catlica como a origem do sacramento da confirmao que perpetua, de certo modo, na Igreja, a graa de Pentecostes (Paulo VI, Constituio Apostlica Divinae Consortium Naturae). A confirmao , pois, o Pentecostes do cristo.

Confirmao ou Crisma

imposio das mos, a Igreja uniu a uno com o leo (crisma). Esta uno solidifica a graa batismal e sinal de uma participao mais intensa na misso de Jesus e na plenitude do Esprito Santo. Pela confirmao, o dom do Esprito Santo concedido como fora para a misso de ser luz, que faz resplandecer o prprio Cristo. A confirmao imprime na alma o carter, marca espiritual indelvel que aperfeioa o sacerdcio comum dos fiis, recebido no batismo, e confere a misso de testemunhar publicamente a f. Pelo sacramento da confirmao, os batizados so vinculados mais perfeitamente Igreja, enriquecidos de especial fora do Esprito Santo, e assim mais estritamente obrigados f que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras (LG 11; cf. Cn. 879; AA 3).

Confirmao ou Crisma

Assim como o Esprito Santo derramado em Pentecostes consolidou a vocao missionria da Igreja, a fora do mesmo Esprito, conferida na confirmao, impele o cristo a se tornar missionrio, em vista da edificao da Igreja (cf. 1 Cor 14,12). Os fiis, j marcados com o sinal do batismo e da confirmao, so inseridos plenamente no corpo de Cristo pela participao na Eucaristia (DCN 9). Assim, esto prontos para a misso e o apostolado na Igreja e no mundo. Os fiis tm o dever de receber a confirmao (cf. Cn. 890). Sem este sacramento e a Eucaristia, o batismo , sem dvida, vlido e eficaz, mas a iniciao crist permanece inacabada.

Os Sete Dons do Espirito Santo

Saberia. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sbio e a mulher sbia aquele(a) que pratica a justia, tem um corao misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus. Inteligncia. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvao, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja. Ex. Deus Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmos ... Cincia. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participao, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.

Os Sete Dons do Espirito Santo

Conselho. o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em famlia e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados. Fortaleza. o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da f e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperana no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, s lideranas a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna. Piedade. o dom da intimidade e da mstica. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e ntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmos. Temor de Deus. Este dom nos d a conscincia de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

Os Doze Frutos do Esprito Santo

Os frutos do Esprito so perfeies que o Esprito Santo forma em ns como primcias da glria eterna. A Tradio da Igreja enumera doze: "caridade, alegria, paz, pacincia, longanimidade, bondade, benignidade, mansido, fidelidade, modstia, continncia e castidade" (Gl 5,22-23)

Eucaristia
Pois a minha carne verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. (Jo 6,55)

Eucaristia

O sacramento da Eucaristia faz parte da iniciao crist. Pela comunho eucarstica, aqueles que foram inseridos em Cristo pelo batismo e a Ele mais profundamente configurados, pela confirmao participam com toda a comunidade do sacrifcio do Senhor (cf. Catecismo da Igreja Catlica, 1332; PO 5b). Jesus cumpriu Sua promessa de instituir a Eucaristia (Jo 6, 51.54. 56) na ltima ceia, que celebrou com Seus apstolos, antes de se oferecer em sacrifcio ao Pai, em memria de Sua morte e ressurreio, e ordenou aos Seus que a celebrassem at a Sua volta (Mt 26,17-29; Mc 14,12-25; Lc 22, 7-20; 1 Cor 11, 23-27), constituindo os sacerdotes do Novo Testamento (cf. Catecismo da Igreja Catlica, 1337).

Eucaristia

A Eucaristia, ao de graas (Lc 22,19), tambm conhecida como ceia do Senhor (1 Cor 11, 20), frao do po (At 2, 42.46; 20, 7.11), assemblia eucarstica (1 Cor 11, 17-34), memorial da paixo e da ressurreio do Senhor (Lc 22, 19), santo sacrifcio, sacrifcio de louvor (Hb 13, 15), sacrifcio espiritual (1 Pd 2, 5), sacrifcio puro e santo (MI1, 11), santo sacrifcio da missa, santssimo sacramento, comunho, santa missa (cf. Catecismo da Igreja Catlica, 1328-1330). A Eucaristia a presena salvfica de Jesus na comunidade dos fiis e seu alimento espiritual [...], dom por excelncia, porque dom dele mesmo, da sua pessoa na humanidade sagrada, e tambm de sua obra de salvao (EE 9.11).

Eucaristia

O sacrifcio eucarstico, memorial da morte e ressurreio do Senhor, em que se perpetua pelos sculos o sacrifcio da cruz, o pice e a fonte de todo o culto e da vida crist, por ele significada e se realiza a unidade de todo o povo de Deus, e se completa a construo do corpo de Cristo (Cn. 897). Os demais sacramentos, como, alis, todos os ministrios eclesisticos e tarefas apostlicas, se ligam Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam, pois a Santssima Eucaristia contm todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o prprio Cristo, nossa pscoa e po vivo, dando vida aos homens, por meio de sua carne vivificada e vivificante pelo Esprito Santo (PO 5b; Cn. 897). Na Eucaristia, Cristo une Sua Igreja e todos os seus membros ao sacrifcio de louvor e de ao de graas que, de uma vez por todas, ofereceu na cruz ao Pai; por este sacrifcio, derrama sobre a Igreja as graas da salvao.

Penitncia
Recebei o Esprito Santo; os pecados daqueles que perdoardes sero perdoados. Os pecados daqueles que no perdoardes no sero perdoados (Jo 20,22-23).

Penitncia

O sacramento da penitncia ou reconciliao essencial para a vida da Igreja. A santidade da Igreja, componente de sua sacramentalidade, depende, em grande parte, da prtica adequada deste sacramento. A penitncia restitui ao batizado a condio de nova criatura, perdida pelo pecado original. Seria ilusrio querer alcanar a santidade, segundo a vocao que cada um recebeu de Deus, sem se aproximar com frequncia e fervor desse sacramento da converso e da santificao (cf. Joo Paulo II) O ministrio do perdo, que Cristo exerceu como sacerdote, por Sua encarnao, ele quis que fosse continuado pela Igreja. Ele instituiu pessoalmente este sacramento quando, na tarde do domingo da ressurreio, disse: Recebei o Esprito Santo; os pecados daqueles que perdoardes sero perdoados. Os pecados daqueles que no perdoardes no sero perdoados (Jo 20,22-23).

Penitncia

Este sacramento no s concede a remisso dos pecados, como tambm leva a uma verdadeira ressurreio espiritual. Quem se confessa com o desejo de progredir no recebe apenas o perdo de Deus e a graa do Esprito Santo, mas tambm uma luz preciosa para o caminho de perfeio. As diferentes denominaes desse sacramento (penitncia, confisso, perdo e reconciliao) nos ajudam a entender seus sentidos diversos e complementares.

Penitncia, Confisso, Perdo e Reconciliao

Sacramento da penitncia:

assim designado porque traz a exigncia de um esforo pessoal e eclesial de converso e de arrependimento; a acusao dos pecados ou a confisso das faltas ao sacerdote parte essencial deste sacramento; recebe tambm esse nome porque pela absolvio sacramental, Deus concede o perdo e a paz;

Sacramento da confisso:

Sacramento do perdo:

Sacramento da reconciliao:

este sacramento confere ao pecador o amor de Deus que reconcilia: Reconciliai-vos com Deus (2 Cor 5, 20).

Elementos necessrios para a confisso sacramental

a) Arrependimento ou contrio:

chamado perfeito quando nasce do amor para com Deus. Se estiver fundado em outros motivos, ser um arrependimento imperfeito. para obter a reconciliao, preciso declarar ao sacerdote todos os pecados graves no confessados. A Igreja recomenda, embora no seja essencial ao sacramento da penitncia, a confisso das faltas veniais. aps o aconselhamento e a penitncia.

b) Confisso dos pecados:

c) Absolvio dada pelo confessor:

d) Satisfao ou penitncia:

o cumprimento de certos atos reparadores do prejuzo causado pelo pecado e para restabelecer os hbitos prprios ao discpulo de Cristo.

Uno dos Enfermos


Algum dentre vs est doente? Mande chamar os presbteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com o leo em nome do Senhor. (Tg 5, 14).

Uno dos Enfermos

Algum dentre vs est doente? Mande chamar os presbteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com o leo em nome do Senhor. A orao da f salvar o doente e o Senhor o por de p; se tiver cometido pecados, estes lhe sero perdoados (Tg 5, 14-15). O sacramento da uno dos enfermos tem, por finalidade, conferir uma graa especial ao cristo que est passando pelas dificuldades inerentes ao estado de enfermidade grave ou de velhice (cf. Catecismo da Igreja Catlica, 1527). Pela sagrada uno dos enfermos e pela orao dos presbteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve (cf. Tg 5, 14-16). Exorta os mesmos a que livremente se associem paixo e morte de Cristo (cf. Rm 8, 17; Cl 1, 24; 2 Tm 2, 11-12; 1 Pd 4, 13) e contribuam para o bem do povo de Deus (LG 11 b).

Uno dos Enfermos

Os fiis devem pedir para si e para seus familiares, sem medo nem constrangimento, o conforto do sacramento da uno dos enfermos. Cuidem os pastores e os parentes dos enfermos para que estes sejam confortados em tempo oportuno com este sacramento, para que possam participar conscientemente da sua celebrao. Este sacramento:

a) traz salvao e alvio na fraqueza fsica e espiritual; b) une o doente paixo de Cristo, para seu bem e de toda a Igreja; c) confere o perdo dos pecados, se o doente no puder confessar.

Uno dos Enfermos

O sacramento da uno dos enfermos pode ser repetido em trs circunstncias somente:

a) quando aquele que o recebeu recuperou a sade e tornou a adoecer com risco de morte; b) durante a mesma doena, se houver um agravamento (cf. Cn. 1004, 2); c) em caso de doentes crnicos e idosos, permitido repetir a uno, com frequncia no inferior a seis meses.

Ordem
Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, at o fim do mundo.

Ordem

So Paulo diz a seu discpulo Timteo: Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que h em ti pela imposio das minhas mos (2 Tm 1, 6), e se algum aspira ao episcopado, boa obra deseja (1 Tm 3, 1). A Tito diz ele: Eu te deixei em Creta para cuidares da organizao e ao mesmo tempo para que constituas presbteros em cada cidade, cada qual devendo ser como te prescrevi (Tt 1, 5). O sacerdcio ministerial foi institudo por Cristo na ltima Ceia. Ele configura aquele que recebe o sacramento da ordem, ao Cristo sumo e eterno sacerdote. Identificao, sacramentalmente, ao Cristo Sacerdote. Por isso, o sacerdote deve ter o estilo de vida de Cristo

Ordem

O sacerdcio ministerial difere essencialmente do sacerdcio comum dos fiis porque confere um poder sagrado para o servio junto ao povo de Deus, por meio do ensinamento (munus docendi), do culto divino (munus liturgicum) e do governo pastoral (munus regendi) (cf. Catecismo da Igreja Catlica, 1592). Desde as origens, o ministrio ordenado foi conferido e exercido em trs graus: o do bispo, o dos presbteros e o dos diconos. Os ministrios conferidos pela ordenao so insubstituveis na estrutura orgnica da Igreja.

Funes Sacerdotais

As funes principais dos sacerdotes so: Celebrar o Santo Sacrifcio da Missa, perdoar os pecados na Confisso, administrar os demais sacramentos, pregar a Palavra de Deus e dirigir os fiis nas coisas que se referem a Deus. Os sacerdotes so necessrios e insubstituveis, pois sem eles no existiria a Igreja tal como fundada por Jesus Cristo. Por isso todos os cristos devemos colaborar no fomento e formao das vocaes sacerdotais.

Matrimnio
O homem deixa o seu pai e sua me para se unir sua mulher; e j no so mais que uma s carne."(Gn 2, 24)

Matrimnio

O matrimnio um pacto de amor, aliana matrimonial entre o homem e a mulher que se entregam um ao outro para o bem dos cnjuges e a gerao e a educao da prole. O pacto matrimonial, comunidade de vida e de amor, foi fundado e dotado de leis prprias pelo Criador. Entre os batizados, foi elevado, por Cristo Senhor, dignidade de sacramento. So propriedades essenciais do matrimnio: a unidade e a indissolubilidade (cf. Cn. 1056).

Matrimnio

Pelo sacramento do matrimnio, a unio do homem e da mulher a unio de Cristo com a Igreja. O sacramento do matrimnio concede aos esposos a graa de se amarem com o mesmo amor com que Cristo amou a Sua Igreja; a graa do sacramento leva perfeio o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolvel e os santifica no caminho da vida eterna (cf. GS, 48 e Cn. 1055, 1). So Paulo diz: Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja... grande este mistrio: refiro-me relao entre Cristo e a sua Igreja (Ef 5, 25. 32). O matrimnio se baseia no consentimento livre dos contraentes, isto , na vontade de se doar mtua e definitivamente para viver uma aliana de amor fiel e fecundo (cf. GS, 48 e Cn. 1057).

Matrimnio

O matrimnio cristo deve ser para o mundo um sinal da aliana e do amor pascal do Senhor (cf. GS, 52). Para os esposos deve significar a misso de participar na transformao do mundo e da sociedade e crescer na vida de santidade. Como realidade humana, o matrimnio compromete os cnjuges no s com a comunidade de f, mas com toda a comunidade humana (cf. GS, 52).

Pedido de Nulidade do Matrimonio

O matrimnio pode padecer de nulidade se houver algum vcio de consentimento, algum erro de forma cannica, se tiver sido contrado com algum impedimento dirimente e se houver erro de mandato procuratrio (cf. Cn. 1686).

Milagre Eucarstico de Lanciano


Isto meu corpo (Mt 26, 26).

Milagre Eucarstico de Lanciano


O fato miraculoso se remonta ao sculo VIII. Em Lanciano, na igreja dedicada a So Legonciano, um monge basiliano que celebrava a missa em rito latino comeou a duvidar da presena real de Cristo sob as sagradas espcies aps a consagrao. Nesse momento, o sacerdote viu como a sagrada hstia se transformava em carne humana e o vinho em sangue, que posteriormente se coagulou.

Вам также может понравиться