Вы находитесь на странице: 1из 18

REGIO AUTNOMA DOS AORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAO E CINCIA

Cursos de Alfabetizao e Actualizao de Competncias de Literacia

A INTERNET
11 de Setembro de 2013

Tecnologias da Informao e da Comunicao Sandro Fonseca

A INTERNET

Utilizao da Internet Requisitos de uma Ligao Internet Tipos de Ligao Internet

O que a largura de banda?

UTILIZAO DA INTERNET

Imagine um cenrio em que, utilizando um computador da sua rede, pretende comunicar com um computador de outra rede. Para isso, necessrio que as duas redes estejam ligadas. A Internet uma coleco de redes que esto ligadas entre si para troca de informaes. Quando o computador est ligado Internet, diz-se que est online. Esta ilustrao descreve as vrias utilizaes da Internet.

UTILIZAO DA INTERNET

Pode utilizar a Internet para comunicar instantaneamente com pessoas em todo o mundo. As mensagens que envia atravs da Internet podem chegar a qualquer parte do mundo em apenas alguns segundos. A Internet tambm o ajuda a obter as informaes mais recentes sobre eventos actuais. Muitos dos principais canais de notcias utilizam a Internet como meio de comunicao para fornecer notcias actualizadas. Pode utilizar a Internet para procurar informaes acerca de um tpico especfico, como, por exemplo, histria dos computadores. Pode tirar um curso sua escolha e inscrever-se para exames de certificao online atravs da Internet. A Internet pode tambm ser utilizada como fonte de entretenimento. Pode ouvir msica, jogar, ver filmes ou partilhar fotografias. Pode comprar e vender produtos, como livros e artigos de electrnica, atravs da Internet. Pode ainda pagar esses artigos online, especificando os detalhes do seu carto de crdito. Pode utilizar a Internet para efectuar transaces bancrias, tais como visualizar detalhes de contas bancrias e transferir dinheiro entre contas.

REQUISITOS DE UMA LIGAO INTERNET

A tabela seguinte contm a transcrio de uma animao online.

REQUISITOS DE UMA LIGAO INTERNET

A tabela seguinte contm a transcrio de uma animaoPara ligar Internet, necessita de um dispositivo informtico, um dispositivo de ligao e um Fornecedor de Servios Internet (ISP). O dispositivo informtico pode ser um computador pessoal, um computador porttil ou mesmo um equipamento mvel, tal como um telemvel ou um dispositivo de bolso. Precisa de um dispositivo de ligao, como, por exemplo, um modem, para ligar o computador Internet. Um modem converte sinais digitais em analgicos e transmite-os atravs de uma linha telefnica. Pode estar incorporado no computador ou ligado externamente.

Um ISP uma empresa que fornece ligao Internet a particulares, empresas e organizaes. Tambm pode fornecer servios adicionais, tais como espao de armazenamento para partilhar os seus contedos pessoais.

REQUISITOS DE UMA LIGAO INTERNET

Existem diferentes mtodos de ligao Internet. Quando se liga Internet utilizando cabos, a ligao denominada ligao fsica. Tambm pode ligar-se Internet utilizando tecnologia sem fios. Um dispositivo informtico que suporta tecnologia sem fios possui uma placa Wi-Fi, ou Wireless Fidelity, que proporciona comunicaes sem fios entre o dispositivo informtico e a rede. Uma placa Wi-Fi no est ligada fisicamente a um ISP. Outro dispositivo de que necessita para a conectividade sem fios um ponto de acesso (PA). O PA utilizado para ligar um dispositivo informtico sem fios a uma rede com fios. Esta rede com fios pode pertencer a um ISP. Pode, ento, ligar-se Internet atravs do ISP. Online.

TIPOS DE LIGAO INTERNET

Existem dois tipos diferentes de ligao Internet:


ligaes

de acesso telefnico ligaes dedicadas A escolha do tipo de ligao depende basicamente das suas necessidades e do oramento disponvel.

TIPOS DE LIGAO INTERNET

Ligao de Acesso Telefnico Internet

Isabel Martins trabalha a tempo inteiro e utiliza a Internet para enviar mensagens de correio electrnico aos clientes da empresa e saudaes aos amigos e familiares. Como pretende estar ligada Internet apenas por breves perodos de tempo, Isabel utiliza uma ligao de acesso telefnico. Numa ligao de acesso telefnico, necessrio ligar ao ISP cada vez que quiser estabelecer ligao Internet. Pode desligar da Internet aps concluir o trabalho. Uma ligao de acesso telefnico Internet resulta, normalmente, mais econmica e possui uma taxa de transferncia de dados mais lenta, em comparao com uma ligao dedicada.

TIPOS DE LIGAO INTERNET

Ligao Dedicada Internet

Paula Bento trabalha como corretora numa bolsa de valores. Ela utiliza a Internet para verificar constantemente as cotaes, a qualquer hora do dia. Utiliza uma ligao dedicada Internet porque pretende manter o computador permanentemente ligado Internet. Numa ligao dedicada Internet, no necessrio solicitar uma ligao ao ISP cada vez que quiser estabelecer ligao. Muitas universidades e grandes empresas utilizam ligaes dedicadas Internet porque tm de utilizar a Internet com muita frequncia.

O QUE A LARGURA DE BANDA?

Entende-se por largura de banda a quantidade de dados que podem ser transmitidos atravs de uma rede num determinado perodo de tempo. A largura de banda medida em Mbps (megabits por segundo), Kbps (quilobits por segundo) ou bps (bits por segundo). Quando se diz que a largura de banda de uma rede de 1 Mbps, isso significa que possvel transmitir 1 megabit de dados por segundo atravs dessa rede. A taxa real de transferncia de dados varia em funo do equipamento do ISP, do tipo de ligao Internet e do nmero de pessoas que esto a utilizar a mesma ligao em simultneo. possvel utilizar vrios tipos de tecnologias, tais como acesso telefnico e modem de cabo para ligar Internet. Cada tecnologia suporta uma largura de banda diferente. Por vezes, possvel ligar Internet utilizando mais do que um tipo de ligao. Por exemplo, em alguns aeroportos, possvel utilizar uma ligao sem fios para ligar a um modem de cabo. Neste caso, a sua velocidade de ligao apenas to rpida como a mais lenta das ligaes. A tabela seguinte descreve os vrios tipos de ligao Internet.

ACESSO TELEFNICO

A maioria das ligaes de acesso telefnico disponveis actualmente permite taxas de transferncia at 56,6 Kbps.

MODEM DE CABO

Se possuir uma ligao de TV por cabo, pode dispor de uma ligao Internet de alta velocidade atravs do fornecedor do servio de TV por cabo. Utilizando este tipo de ligao, possvel estar sempre ligado Internet. Esta ligao suporta taxas de transferncia de dados de 4 Mbps.

T1

As linhas T1 proporcionam uma ligao de linha telefnica dedicada para ligar Internet. As linhas T1 constituem uma opo comum para as empresas de hoje. Esta ligao suporta taxas de transferncia de dados de 1.544 Mbps.

SEM FIOS

possvel ligar Internet utilizando tecnologia sem fios. Ao ligar Internet utilizando tecnologia sem fios, a ligao efectuada a ligaes com fios, tais como um modem de cabo. Embora possa ligar-se a uma ligao por cabo de alta velocidade, esta ligao sem fios poder no proporcionar as taxas de transferncia de dados da ligao com fios. As taxas de transferncia de dados das ligaes Internet sem fios podem variar entre 11 Mbps e 45 Mbps. Algumas ligaes sem fios suportam larguras de banda de vrios gigabits por segundo (Gbps).

AUTOTESTE

Coloque as Ligaes e os elementos da Internet nas respectivas categorias associadas, escrevendo o nmero da afirmao na caixa de opo correspondente.

1 - Dispositivo Informtico 2 - DSL 3 - Modem 4 - ISP 5 - Acesso telefnico 6 - Sem fios

AUTOTESTE
Elementos da Internet Ligaes Internet

AUTOTESTE
Elementos da Internet Ligaes Internet

1
3 4

2 5 6

Вам также может понравиться