Вы находитесь на странице: 1из 14

Universidade do Estado do Par Ncleo de Cincias Biolgicas Campus XIII Curso de Graduao em Enfermagem Disciplina Sade Comunitria

Docente: Carmen Paz

Rede de esgoto e tratamento de gua.


Discentes: Letcia Amrico, Maila Fernandes, Naiane Fernandes e Viviane Nayara.

Rede de esgoto e tratamento de gua


Introduo
As doenas causadas pela falta de saneamento bsico so decorrentes tanto da quantidade como da qualidade das guas de abastecimento, do afastamento e destinao adequada dos esgotos sanitrios, da ausncia de uma drenagem adequada para as gua pluviais e principalmente pela falta de uma educao sanitria.
Onde a principal consequncia a contaminao da populao, principalmente nos primeiros anos de vida, quando as crianas apresentam baixa resistncia.

Rede de esgoto e tratamento de gua


Justificativa

Rede de esgoto e tratamento de gua


Objetivo Geral
Promover a implantao de uma rede de esgoto e fornecimento de gua encanada para populao local, a fim de reduzir a incidncia de verminoses e infeces diarricas, por meio de aes na comunidade e da sensibilizao da administrao municipal para a implantao destes no bairro.

Objetivos Especficos: - Informar a comunidade para manuseio correto de gua para preveno de doenas;

Rede de esgoto e tratamento de gua


- Orientar populao local para os cuidados e armazenamento de excretas para preveno e reduo de patologias associadas. - Contribuir para a reduo dos casos de verminoses e infeces diarricas por meio de educao sanitria. - Sensibilizar Administrao Municipal para implantao de rede de esgoto e abastecimento de gua encanada.

Rede de esgoto e tratamento de gua


Metas do projeto
- Elaborao de aes de preveno e sade no bairro Palmares ;

- Busca de parcerias com a Universidade do Estado do Par com acadmicos de enfermagem;


- Capacitao de Agentes Comunitrios que atuaro no projeto;

- Firmar um termo de compromisso entre a Prefeitura Municipal de Tucuru e a Associao de Moradores do Bairro Palmares;
- Divulgao do projeto na comunidade; - Execuo das aes previstas no projeto;

Rede de esgoto e tratamento de gua


Metodologia de Execuo
- Sensibilizar a comunidade do bairro atravs de aes educativas e preventivas sobre cuidado e armazenamento de excretas e abastecimento de gua;

- Firmar parceria com a Universidade do Estado do Par a fim de disponibilizarem acadmicos para atuarem nas aes educativas e preventivas e promoo do curso de capacitao dos Agentes Comunitarios e realizao de consultas.
- A capacitao ter duro de 04 hrs e o espao a ser utilizado para a execuo da capacitao ser nas dependncias da UEPA.

Rede de esgoto e tratamento de gua


- A realizao das aes e consultas de enfermagem sero realizadas na Igreja Diante do Trono no perodo de matutino e vespetino totalizando 08hrs de durao; Sensibilizar a Prefeitura municipal de Tucuru, na busca de apoio, e implementao de uma rede de esgoto, fornecimento de gua encanada, e melhores condies de estrada no bairro.

Rede de esgoto e tratamento de gua


Resultados esperados
Promoo da sade, preveno e reduo das enfermidades ocasionadas pela falta de saneamento de esgoto e abastecimento de encanada no Bairro Palmares.

Rede de esgoto e tratamento de gua


Cronograma de Ao
Ao 1 Elaborao do Projeto de aes em sade no bairro Palmares e busca de parceria com Universidade do Estado do Par
2 Capacitao dos Agentes comunitrios que atuaro no projeto; 4 Divulgao do projeto na comunidade. 5 Realizao da ao educativa e preventiva para a populao. Tema 1: Prevenindo infeces diarricas e verminoses. 1. Entrega: Folder de manuseio da gua

Perodo de Realizao Setembro/2013

Setembro/ 2013 Outubro/ 2013 Outubro/2013 (manh)

Rede de esgoto e tratamento de gua


2. Discusso: Como prevenir patologias relacionadas a m qualidade da gua. Tema 2: Armazenamento correto de excretas 1. Entrega: Folder Cuidados sobre como armazenar excretas. Discusso: Doenas associados com a ausncia da rede de esgoto e armazenamento incorreto de excretas. Outubro/2013 (manh)
(manh)

6- Realizao de consultas de enfermagem

Outubro/ 2013 (Tarde)

Rede de esgoto e tratamento de gua


Funes da equipe atuante
A equipe de sade atuar sensibilizando e estimulando cuidados da populao com a gua utilizada, condies de excretas contribuindo para melhores condies de sade, bem-estar e ganhos em qualidade de vida da populao. Para isto, deve-se agir facilitando respostas positivas da comunidade para capacidade de adaptao e desenvolvimento saudvel da comunidade.

Rede de esgoto e tratamento de gua


Material utilizado
Confeco dos folders: - Sulfite; - Tinta para impressora; - Kit para sorteios; Palestras: - Data show;

Obrigada!

Вам также может понравиться