Вы находитесь на странице: 1из 10

TIPOS DE CONHECIMENTO

RACIOCNIO LGICO

Prof. Regina Clia Veiga da Fonseca

O VALOR DO CONHECIMENTO
...Somos resultantes do conhecimento acumulado. ...Se o conhecimento abstrato, como poder ter valor concreto? ...Acumulao + transmisso = mola propulsora da cincia e do progresso material da humanidade. ...Conhecimento x fala x memria x escrita

CONHECIMENTO DO SENSO COMUM


1. Conhecimento do povo, obtido ao acaso.
2. Conhecimento ordinrio, popular, comum, emprico. 3. Ametdico, assistemtico.

4. Conseqncia da necessidade do em resolver problemas imediatos. (cavernas, a roda, canoa, instrumentos p/a caa, pesca, moeda, remdios caseiros, instrumentos p/a fabricao de tecidos, normas e leis p/regulamentar a convivncia, etc.)

CONHECIMENTO DO SENSO COMUM


5. Homem: espectador passivo da realidade no h reflexo. 6. um conhecimento que permanece num nvel superficial. 7. um viver sem conhecer: no especifica razes, ou fundamentos tericos que justifiquem o seu uso, possvel correo ou confiabilidade. 8. um conhecimento que por dar certo algumas vezes, transforma-se em convico, crena que repassada.

CH DE LIMO
(Para curar resfriado, gripes, tosse alrgica)

Receita: Apanhe um limo corte-o ao meio e esprema-o na gua fria uma metade e a outra coloque para ferver junto com o sumo na gua, coloque uma pitada de noz moscada.Deixe ferver bem e tome a infuso mais quente possvel. Deite e agasalhe bem o peito e os ps

SIMPATIA DE PARA DEIXAR DE RONCAR


Antes da pessoa que ronca deitar, faz-la tomar um gole de gua e colocar os seus sapatos e chinelos embaixo da cama, virados para embaixo. Repetir at a pessoa deixar de roncar.

LEO DE PRMULA
30 Cpsulas de 500 mg Categoria: Alimento Rico em cido graxo gama-linolnico (mega 6).
Associado a uma dieta balanceada e hbitos de vida saudveis, ajuda a regular a fluidez do sangue e o nvel de triglicerdeos. Sugesto de uso: 1 Cpsula quatro vezes ao dia, antes das refeies.

FILSOFOS GREGOS:
Distino entre o conhecimento vulgar e o saber cientfico

Cincia a posse da verdade, o contato imediato com a realidade. (Plato)

CONHECIMENTO CIENTFICO
1. Vai alm do emprico, procurando conhecer alm do fenmeno, suas causas e leis. 2. Necessidade de o homem compreender os fenmenos de forma clara 3. Sistemtico, metdico, crtico 4. A realidade passa a ser percebida sob o enfoque de um princpio explicativo, que esclarece... 5. Produto resultante da investigao cientfica. 6. As explicaes podem ser testadas e criticadas atravs de provas empricas (necessidade de alcanar um conhecimento seguro)

CONHECIMENTO X VERDADE
1. As sensaes nos do a imagem do universo real. 2. O conhecimento racional objetivo no dispensa o conhecimento sensvel.
3. A verdade a realidade. 4. A negao da verdade objetiva incompatvel com a Cincia.

O CONHECIMENTO CIENTFICO...
... Requer exatido e clareza; ... comunicvel ... verificvel; ... Depende de investigao metdica; ... sistemtico

... Busca e aplica leis;


... explicativo e pode fazer predies;

... aberto.

Вам также может понравиться