Вы находитесь на странице: 1из 14

O Planejamento Estratgico

Prof Esp. Shirley Moura

Mas antes...
A essncia do marketing o processo de troca, em que duas ou mais partes se do algo de valor, com objetivo de satisfazer necessidades recprocas.
o processo de criar e resolver as relaes de troca.

Marketing um conjunto de decises baseadas na estratgia voltada para a realidade do mercado de forma a no somente atender as necessidades presentes, mas principalmente necessidades futuras, muitas vezes traduzidas como desejos inconscientes.
Michael Porter

A surge o seu Maslow.


Em 1943, Maslow concebe a motivao como algo constante, infinito e complexo, encontrado em todos os seres humanos.

O homem um animal que deseja e raramente alcana um estado de completa satisfao.

A Teoria de Maslow tem por objetivo de identificar as necessidades que levam as pessoas a tomarem decises e atitudes

Quisso?

Agora vamos planejar, certo?

O planejamento estratgico o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste vivel entre objetivos, habilidades e recursos de uma organizao e as oportunidades de um mercado em contnua mudana. O objetivo do planejamento estratgico dar forma aos negcios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados.
Kotler (2000, p. 86)

Resumindo...

o planejamento sistemtico das aes estratgicas de marketing a serem desenvolvidas para atingir objetivos de mercado.

Seu nascimento.
Ele surgiu na dcada de 70, em funo das vrias crises que atingem a indstria norte-americana e o mundo (crise da energia, inflao, estagnao econmica, o avano econmico japons etc.) Era necessrio definir objetivos e definir formas de alcan-los. Precisava-se levar em conta as possveis mudanas tecnolgicas, dos comportamentos dos consumidores e os recursos financeiros de que a empresa dispunha.

A elaborao do planejamento estratgico envolve a anlise de informaes sobre o ambiente externo, ou seja, o que acontece no mercado dos pontos de vista poltico, econmico, social e tecnolgico. Assim, seria possvel verificar quais os pontos fortes e fracos da prpria empresa e, dessa forma, apontar a misso da empresa, ou seja, a razo de existir da organizao.

Pra qu planejar?
Toda empresa tem algum motivo para existir.

E os objetivos parecem estar bem claros porm, com o passar do tempo e a diversificao de produtos/servios, essa misso pode perder sentido. Para Peter Drucker, essa a hora de fazer algumas perguntas fundamentais: qual o nosso negcio? Quem o cliente? O que tem valor para o cliente? Qual ser nosso negcio? A partir da definio da misso possvel determinar os objetivos da empresa. Se a misso de uma padaria melhoria da qualidade de vida atravs da alimentao, sua misso seria algo como produzir pes de qualidade e com alto valor nutritivo e baixo teor de gordura. Misso e objetivos fazem parte, portanto, do planejamento estratgico. So definidos para a empresa como um todo.

Precisa mesmo?
Planejar estrategicamente significa estar em sintonia com o mercado, visando adaptao da direo estratgica de uma empresa s mutantes oportunidades de mercado, considerando-se sempre os recursos disponveis e os objetivos perseguidos

Aspectos importantes:

O planejamento estratgico um processo (est sempre em mudana) caracterizado por uma anlise de dados internos e externos orientado (de preferncia) para o mercado objetivo final entender o que os nossos clientes querem e ento posicionar a empresa da melhor maneira a atend-los. .

E tipo Qued o marketing no jogo no bicho?


O marketing seria desenvolvido como um plano, fundamentado no planejamento estratgico da empresa.

necessrio estabelecer as unidades estratgicas de negcios. A maioria das empresas opera vrios negcios e freqente que os desenvolva com base em produtos: esto no negcio dos automveis ou no negcio de rguas para clculo, como exemplifica Kotler (2000, p. 89). O planejamento de marketing o processo que considera uma srie de etapas desde o estabelecimento de objetivos at a escolha das estratgias para determinado momento. O plano de mkt o resultado final desse procedimento ou a sua materializao

Mas tem primcias, certo?


No existem regras fixas para plano de marketing existe uma base comum; Deve ser objetivo, sucinto e ter as principais informaes para quem deve tomar as decises; Plano de marketing ajuda na implementao do planejamento estratgico da empresa; Feito para um perodo de normalmente um ano; Pode cobrir um ou mais produtos, servios ou idias; Empresas orientadas para o mercado tm uma filosofia de marketing o plano expresso maior dessa filosofia!

Bibliografia Bsica

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administrao de marketing: a bblia do marketing. So Paulo: Pearson, 2006.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de marketing. So Paulo: Prentice-Hall, 2004.


VAZ, Gil Nuno. Marketing institucional: o mercado de idias e imagens. So Paulo: Pioneira, 2003.

Se voc no est pensando no cliente, Voc no est pensando!


Philip Kotler

Prof Esp. Shirley Moura


Faculdade Estcio do Par shirley.moura@estacio.br @ShirleyMoura (twitter)

Вам также может понравиться