Вы находитесь на странице: 1из 19

Fundamentos de Sistemas de Informao

Sistemas de Informao 1 perodo


Prof. Celio P. Maioli

Planejamento Estratgico de TI

um conjunto de aes e estratgias, baseadas em Tecnlogia da Informao, que visam forta Motivaes Reduo de Capex e Opex Aumento da eficincia e eficcia na prestao de servios O que capex e opex?

Etapas do planejamento

Diagnstico da situao atual Estabelecimento das metas para o perodo Definio das polticas e diretrizes bsicas Estabelecimento dos planos de ao

Diagnstico da Situao Atual

Situa a posio atual da organizao em relao a sua viso, misso, estrutura e estratgias. Analisa sistemas e infraestrutura atuais e como so usados para o alcance da viso.

Diagnstico da situao atual Metodologia

Verificao da Misso, Viso e Estratgias. Identificao das foras competitivas. Identificao das necessidades do cliente que so atendidas. Diagramas Matriz de relacionamentos Diagrama de foco estratgico Diagrama SWOT

Diagnstico da situao atual da empresa TI na estrutura

Nveis de maturidade: Contgio Controle Integrao E-Business Diagrama de Maturidade

Diagnostico da situao atual - TI

Perguntas bsicas Temos o domnio e pleno conhecimento do fluxo de informaes da empresa? Existem inf Nossos sistemas atendem as necessidades atuais da empresa? Quais so as principais c Nossos equipamentos suportam a carga atual de armazenamento e processamento? Qua Nossas equipes de desenvolvimento e manuteno e treinamento esto capacitadas para

Diagstico da situao atual TI

Perguntas (conr...) Nossas instalaes esto adequadas futuros equipamentos e uma nova equipe? A informao recebe tratamento estratgico?

Diagnstico da situao atual

Anlise sobre o nvel de agregao de ser valor ao servio/produto. Observao de quatro aspectos: poltico, organizacional, financeiro e de produto. Diagrama de posicionamento.

Estabelecimento das metas

Nenhum vento sopra a favor de quem no sabe pra onde ir. Sneca Complementao dos diagramas de Foco, Swot, tabela de aes, posicionamento, relacionam

Estabelecimento de metas - TI

Que alteraes devm ser feita nos atuais fluxos de informa Que novas entidades sero includas neste fluxo? Quais novas plataformas de processamento sero usadas? Qual metodologia de desenvolvimento e documentao ser Qual ambiente de desenvolvimento ser usado? Qual arquitetura de processamento ser usada?

Polticas e Diretrizes

Polticas de segurana Diretrizes oramentrias Definies de terceirizao Restries organizacionais

Planos tticos

Plano de Informao Plano de Sistemas Plano de Tecnologia Plano de Organizao e RH Plano de Capacitao Plano de Reviso

Plano de Informao

Qual fluxo de informao deseja-se implementar? Quais informaes precisam ser tratadas pelos sistemas informatizados? Quais so os mecanismos de segurana? Quais mecanismos de acesso sero disponibilizados aos usurios?

Plano de Sistemas

Quais processos sero automatizados e em quais momentos? Quais sistemas sero modernizados? Qual poltica de manuteno/desenvolvimento ser adotada? Qual SGBD ser adotado? Qual poltica e plataforma de desenvolvimento ser adotada? Qual padro de documentao ser adotado?

Plano de Tecnologia

Qual poltica de processamento ser adotada? Qual arquitetura de processamento ser adotada? Quais as caractersticas da rede de acesso? Qual a plataforma ser adotada para os novos servios? Qual a demanda de disco e processamento e quais tecnologias sero usadas?

Plano de Organizao e RH

As propostas apresentadas induziro mudanas na organizao de RH, seja na contratao e

Plano de Capacitao

Planos de reciclagem, re-treinamento, treinamento de usurios, poltica de comunicao intern

Sistemas operacionais de rede

Dvidas?

Вам также может понравиться