Вы находитесь на странице: 1из 42

Crise Ambiental

CRISE AMBIENTAL O planeta Terra vive um perodo de intensas transformaes, especialmente de cunho tcnico-cientfica, perante as quais se de destacam desequilbrios ecolgicos catastrficos que, caso no repensados e amenizados, ameaam a vida em sua superfcie.

Previses Alarmistas
O alerta do IPCC Painel Intergovernamental sobre Mudana Climtica. (Folha de S. Paulo, 09/04/2007 Editorial) O aquecimento global. o aquecimento global uma realidade e vai piorar os pobres sofrero mais... J entre 2020 e 2050, africanos sofrero escassez de gua e reduo na produo agrcola. Em torno de 2050 depsitos subterrneos de gua do Nordeste brasileiro podero receber menos70% de recarga processo de desertificao. Cerca de 30% das espcies da Terra correro riscos de extinguir-se se a temperatura mdia do globo subir de 1,5 2,5C algo mais que provvel A floresta Amaznica enfrentar uma savanizao.

Previses Alarmistas
160 bilhes de ton de gua por ano retiradas da China, ndia, Norte da frica, Arbia Saudita e EUA no so repostas; A pesca chegou a 90 milhes de ton/ano chegando ao limiar do ndice sustentvel; rea agricultvel diminuir 30% nos prximos 20 anos e a produtividade agrcola tem crescido 1% ao ano; Crescimento mdio da temperatura global entre 1,4 e 5,8 graus em 100 anos. O aumento atual j afeta vrios pases e exterminou 70% dos corais do oceano ndico.

CRISE AMBIENTAL

Segundo as Naes Unidas, podemos chegar sexta extino em massa da vida no planeta nos prximos 50 a 100 anos.

CRISE AMBIENTAL notrio que a relao do homem com a natureza vem mudando ao longo da histria. A utilizao dos recursos naturais nos processos produtivos tem aumentado cada vez mais, principalmente, aps a Revoluo Industrial, pois, com o advento da mquina a vapor a sociedade passou a dilapidar o estoque de recursos naturais intensivamente.

CRISE AMBIENTAL A crise ambiental no deve ser compreendida como uma crise da natureza ou, unicamente, de recursos naturais, uma vez que engloba diversas dimenses, o que requer uma real revoluo poltica, econmica, social e, portanto, cultural, em busca da sustentabilidade

CRISE AMBIENTAL
...Chegamos a um ponto crucial em que o futuro da nave espacial Terra, dos tripulantes aos passageiros, no mais, como outrora, assegurado. Temos condies tcnicas de devastar a biosfera, impossibilitando a aventura humana. Esta a nova radicalidade que relativiza todas as demais questes, no sentido de faz-las menores e no sentido de coloc-las, todas, em relao a ela... (BOFF, 2001).

Crise ambiental, crise da razo:


Considerando o conhecimento como fruto da relao que o homem estabelece com o mundo, podemos entender a crise ambiental como a materializao de uma forma de pensar e conhecer. A crise ambiental no crise ecolgica, mas crise da razo. (Leff, 2003) Aprender a aprender a complexidade ambiental no um problema de aprendizagem do meio, mas de compreenso do conhecimento sobre o mundo. (Leff, 2003)

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma


1774 -Antoine Lavoisier

CRISE AMBIENTAL
Pela segunda lei da termodinmica, o uso da energia implica degradao de sua qualidade. Como conseqncia da lei da conservao da massa, os resduos energticos (principalmente na forma de calor), somados aos resduos de matria, alteram a qualidade do meio ambiente no interior da Terra. A tendncia natural de qualquer sistema, como um todo, de aumento de sua entropia (grau de desordem).

Princpio da Conservao de Massa


Em qualquer sistema fsico ou qumico, nunca se cria ou se elimina matria. Apenas possvel transform-la de uma forma em outra. Tudo que existe provm da matria prexistente, s que em outra forma; Matria no se consome at sua aniquilao. Gerao de resduos em todas as atividades dos seres vivos

CRISE AMBIENTAL
As leis fsicas apresentadas so fundamentais para o entendimento dos problemas ambientais; A lei da conservao da massa mostra que nunca estaremos livres de algum tipo de poluio (resduos).

CRISE AMBIENTAL
De acordo com esta lei, em qualquer sistema, fsico ou qumico, nunca se cria nem se elimina matria, apenas possvel transform-la de uma forma em outra. Tudo se realiza com a matria que proveniente do prprio planeta, apenas havendo a retirada de material do solo, do ar ou da gua, o transporte e a utilizao desse material para a elaborao do insumo desejado, sua utilizao pela populao e, por fim, a disposio, na Terra, em outra forma, podendo muitas vezes ser reutilizado.

COMPONENTES DA CRISE AMBIENTAL

O crescimento populacional observado incompatvel com um ambiente finito, em

que os recursos e a capacidade de absoro


e reciclagem de resduos so limitados.

POPULAO
A populao mundial era de 6,5 bilhes no ano 2005 (UN, 2004) e, atualmente, a taxa de crescimento est em aproximadamente 1,3% ao ano. Problemas ambientais mundiais Se colocarmos a populao humana da terra atravs do tempo, a curva resultante tem forma de J. Este aumento no tamanho da populao um exemplo do crescimento populacional no tempo.

POPULAO
Durante os primeiros anos da nossa existncia, a populao cresceu com uma taxa muito lenta de aproximadamente 0,002%. Esta taxa foi crescendo at atingir o mximo na dcada de 70. Ao longo da histria humana levou dois milhes de anos para termos o primeiro bilho de pessoas; 130 anos para adicionar o segundo, 30 anos para o terceiro, 15 anos para o quarto e somente 12 anos para o quinto.

POPULAO
A principal razo do crescimento lento e flutuante da populao antes do comeo do sculo XIX eram as enfermidades (varola, Problemas ambientais mundiais difteria, sarampo, escarlatina), que geralmente eram mortais; e epidemias (clera, febre tifide e Peste Negra).

POPULAO
Surgiram tambm as vacinas. Entretanto somente no sculo XX foram descobertos os antibiticos, curando enfermidades Problemas ambientais mundiais que eram mortais, tais como a pneumonia. Estas melhorias na higiene, nos medicamentos e tambm na nutrio levaram a uma reduo espetacular das taxas de mortalidade. Assim, a populao comeou a crescer exponencialmente.

RECURSOS NATURAIS Recurso natural qualquer insumo de que os organismos, populaes e ecossistemas necessitam para sua manuteno.

RECURSOS NATURAIS
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renovveis e os Problemas ambientais mundiais no-renovveis.

RECURSOS

No-Renovveis

Renovveis

Minerais energticos Combustveis Fsseis Urnio

Minerais no-energticos Fsforo, Clcio etc

Classificao dos Recursos naturais

gua, Ar, Biomassa Vento

RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS Os recursos renovveis so aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponveis novamente graas aos ciclos naturais. A Problemas ambientais mundiais gua, em seu ciclo hidrolgico, um exemplo de recurso renovvel. Alm da gua, podemos citar como recursos renovveis a biomassa, o ar e a energia elica.

RECURSOS NATURAIS NO-RENOVVEIS Um recurso no-renovvel aquele que, uma vez utilizado, no pode ser reaproveitado. Um exemplo caracterstico o combustvel fssil que, depois de ser utilizado para ambientais mover um automvel, est Problemas mundiais perdido para sempre. Dentro dos recursos norenovveis possvel, ainda, identificar duas classes: a dos minerais no-energticos (fsforo, clcio, etc.) e a dos minerais energticos (combustveis fsseis e urnio).

POLUIO
Alterao indesejvel nas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que cause ou possa causar prejuzo sade, sobrevivncia ou s atividades dos seres humanos e outras espcies ou ainda deteriorar materiais.

POLUENTES

Poluentes so resduos gerados pelas atividades humanas, causando um impacto ambiental negativo, ou seja, uma alterao Problemas ambientais mundiais indesejvel. Desta maneira, a poluio est ligada concentrao, ou quantidade, de resduos presentes no ar, na gua ou no solo.

QUALIDADE AMBIENTAL Para que se possa exercer o controle da poluio de acordo com a legislao ambiental, definem-se padres e indicadores de qualidade do ar (concentraes de CO, NOx, SOx, Pb, etc.), da gua (concentrao de O2, fenis e Hg, pH, temperatura, etc.) e do solo (taxa de eroso, etc.) que se deseja respeitar em um determinado ambiente.

FONTES POLUIDORAS Quanto origem dos resduos, as fontes poluidoras podem ser classificadas em pontuais ou localizadas (lanamento de esgoto domstico ou industrial, efluentes gasosos industriais, aterro sanitrio de lixo urbano, etc.) e difusas ou dispersas (agrotxicos aplicados na agricultura e dispersos no ar, carregados pelas chuvas para os rios ou para o lenol fretico, gases expelidos do escapamento de veculos automotores, etc.). As fontes pontuais podem ser identificadas e controladas mais facilmente que as difusas, cujo controle eficiente ainda um desafio.

PROBLEMAS AMBIENTAIS
Diminuio da biodiversidade Eroso Inverso trmica Efeito Estufa Destruio da camada de oznio Chuvas Acidas Mudanas climticas Poluio hdrica Escassez de gua Crescimento populacional Interferncia prejudicial em naes indgenas Outros

PROBLEMAS AMBIENTAIS
GLOBAIS: Mudana do clima; Reduo da camada de oznio; Reduo de habitats e biodiversidade.

PROBLEMAS AMBIENTAIS
REGIONAIS: Alteraes qumicas da gua; Degradao do solo; Chuva cida; Herbicidas e pesticidas.

PROBLEMAS AMBIENTAIS
LOCAIS: Contaminao do lenol fretico; Resduos de Estaes de Tratamento de Efluentes; reas degradadas ou contaminadas.

Os 4,5 bilhes de anos da Terra foram aqui comprimidos em 1 ano padro (365 dias)...
Janeiro: 01, 0h, 0m, 0s: solidificao da crosta primitiva Maro: rochas mais antigas at hoje datadas Novembro: primeiras plantas e animais terrestres 15 -Dezembro: primeiros mamferos 22 - Dezembro: incio da separao dos continentes, incio da formao de petrleo na bacia de Campos 26 - Dezembro: desaparecimento dos dinossauros, formao da Cordilheira do Himalaia.

Os 4,5 bilhes de anos da Terra foram aqui comprimidos em 1 ano padro (365 dias)...
31 Dezembro, 20 h: Homo sapiens 31 - Dezembro, 23 h 59 min: incio da agricultura e criao de gado. Roma governou o mundo ocidental por 5 segundos, das 23h: 59mim: 45s at s 23h: 59mim: 50s. Colombo descobriu a Amrica 3 segundos antes da meia-noite, e a cincia nasceu h aproximadamente 1 segundo antes do final de nosso movimentado ano dos anos.

Crise ambiental: soluo?


A soluo para tal crise est diretamente vinculada a uma nova maneira de se relacionar e de compreender o mundo/natureza. O re-conhecimento do mundo possibilitar uma relao tambm diferenciada entre homem, mundo/natureza.

SOLUES

SOLUES
Desenvolvimento de aes de diagnstico e caracterizao do Meio Ambiente; Monitoramento e controle de qualidade ambiental, da recuperao do Meio Ambiente e de aes visando a preservar a qualidade ambiental. Atuao compromissada com o equilbrio entre desenvolvimento scio-econmico e a manuteno das adequadas condies do Meio Ambiente.

CONSIDERAES FINAIS
As realidades ou problemas so cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais e planetrios. Para que o conhecimento seja pertinente a educao deve tornar evidente: o contexto, o global, o multidimensional e o complexo.

Referncias Bibliogrficas
LEFF, E. Epistemologia ambiental. So Paulo, Cortez, 2001. BRAGA, Benedito et al. Introduo engenharia ambiental. 2.ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Вам также может понравиться