Вы находитесь на странице: 1из 12

So orgnicos muitos resduos de cozinha,

tais como:

folhas de verduras, cascas de frutas e legumes,

cascas de ovos, restos de comida, migalhas de po, etc.

Tambm so considerados orgnicos:


guardanapos de papel usados, papel higinico

usado, dejetos que o cachorro deixa no jardim, plos e penas, folhas cadas de rvores do quintal e aparas de grama.

De

forma geral, consideramos orgnicos os resduos de origem vegetal ou animal que no so reciclveis, que so decompostos com facilidade pelos microrganismos do solo e que podem ser tratados por processos de decomposio como a compostagem.

A princpio todo o lixo orgnico enviado juntamente com o no reciclvel, para aterros sanitrios, lixes ou usinas de incinerao. Mas existe outra finalidade para estes resduos que a compostagem. No lixo orgnico para compostagem deve-se evitar: Gorduras, lacticnios, carne peixe e frutos do mar, cinzas em grande quantidade.

-Papelo; -PET (garrafas de refrigerantes, gua mineral); -Plstico (sacolas, embalagens de material de limpeza, utenslios e talheres de plstico, copinhos de iogurte ou coalhada); -Latinhas (refrigerantes, cervejas, alimentos em conserva); -Sucata (metais em geral, canos, pregos, parafusos, panelas, peas de motores, carcaas de fogo ou geladeira, latas de tinta, latas de conservas); -Papel (devem estar dobrados ou cortados. No amasse!); -Jornal, Vidros de embalagens (de bebidas, de remdios, de alimentos em conserva) limpos e sem tampas.

Quem

no ficou assustado com a notcia dos 89 contineres com mais de 1000 toneladas de lixo exportados para o Brasil pela Gr-Bretanha em julho deste ano?
Esse fato demonstra a realidade mundial em relao destinao do lixo, ou seja, um problema e ningum quer. No Brasil no diferente, ns no nos sentimos responsveis pelo que consumimos, desperdiamos e produzimos de lixo. No entanto, somos partes integrantes do que chamamos natureza, e somos sim responsveis por tudo que afeta o meio ambiente.

Uma

pessoa produz aproximadamente 5kg por semana. 240 mil toneladas so produzidas por dia no mundo. 88% vai para aterro sanitrio.
Somente

2% reciclado.

Podemos

comear fazendo a nossa parte, conhecendo e praticando os 3Rs:


REDUZIR

(revise seus hbitos de consumo, preste ateno nas embalagens dos produtos, prefira os que tenham refil) REUTILIZAR (no coloque para reciclar antes de pensar se voc pode reutiliz-lo para outra funo) RECICLAR (participe da coleta seletiva).

Algumas

cidades j tm este programa, como o Municpio de Formiga em Minas Gerais, mas se sua cidade no tem voc pode contribuir separando o resduo seco (reciclvel) do resduo mido (orgnico), pois mesmo que no exista um controle oficial dos resduos cada vez mais comum a separao por pessoas ou cooperativas para comercializao e reutilizao dos materiais reciclveis que encontram.

http://radames.manosso.nom.br/ambiental/resi duos/lixo-organico/ http://www.educacao.cc/ambiental/coletaseletiva-de-lixo-cores-e-tipos-lugar-de-lixo-e-nolixo/ http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mei o-ambiente-reciclagem/cores-da-reciclagem.php http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecolet iva/organico.htm http://separeseulixo.com.br/?pagina=4 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qi d=20090915173301AAxbUCA

Jamile

Marcon Suelen Romanatto Stefani Pedretti Luana Ben

Вам также может понравиться