Вы находитесь на странице: 1из 24

Livro Leis Morais da Vida Esprito Joanna de ngelis Divaldo Pereira Franco

lei da Natureza a desigualdade das condies sociais? No; obra do homem e no de Deus. (806- LE). Importante para o desenvolvimento do Esprito;
Partimos do mesmo ponto. (Como?)

As diferenas que existem entre as criaturas humanas repousam em causas diferentes: Idade do Esprito Criao incessante de Deus (LE 804).
Diferenas entre os Espritos.

Bom ou mau uso que fazem do seu livre-arbtrio

Quais os fatores determinantes para o progresso dos

Espritos? Vontade e Trabalho. Eis a lei que deve constituir a vossa norma de conduta; ela s pode levar-vos ao fim; tudo que lhe for conforme o bem; tudo que lhe for contrrio o mal. Tendes inteira liberdade de observar ou infringir esta lei, e assim sereis os rbitros da vossa prpria sorte. (CI VIII 12).

Todos acham igualmente fracos; Acham-se sujeitos s mesmas dores; O corpo do rico se destri como o do pobre. No existe privilgio nem distines na Criao Divina

Todos recebemos: Poder; Sabedoria; Estmulos evolutivos; Oportunidade.

LO 1 Parte Liberdade, Igualdade, Fraternidade

O que nimo?
Condio do esprito; alma ou esprito.

Excesso de determinao diante de uma circunstncia

perigosa; coragem. Que diz respeito ao temperamento; inerente ndole; gnio: nimo pacfico. Ao de manifestar sua prpria vontade e/ou desejo; intento. interj. Em que h fora; que expressa excesso de coragem; fora: preciso nimo para superar as dificuldades.

O que Inquebrantvel?
Que no se consegue quebrantar; sem flexibilidade;

slido: relacionamento inquebrantvel. Que manifesta persistncia; que no se cansa; incansvel: o amor que tinha pela me era inquebrantvel.

Coragem Inquebrvel Ou De Coragem Inquebrvel

O que tem a ver este ttulo com a Lei de Igualdade? Quais so os fatores circunstanciais (causal) que interrompem as nossas aspiraes?

Ingratido;
Amargura; Revolta;

Rebeldia;
Dvida; Maledicncia; Ira; Preguia .
Joanna de ngelis

O que renovao pessoal?

Muitos so os motivos que nos levam

Casa Esprita? E o que acontece?

Mas medida que vamos estudando e

compreendendo melhor os ensinamentos espritas, o que sentimos?

Reforma Moral

Como fazer? Renovao de atitudes

Estria ...se quisermos melhorar, cumpre que faamos a nossa parte atravs da renovao de atitudes.
,O pastor conduz o seu rebanho, mas so as ovelhas que andam com as prprias pernas. Emmanuel Vinha de Luz -Cuidados

Como fazer? Felicidade relativa

A felicidade no deste mundo Bblia/Eclesiastes, Evangelho Segundo o Espiritismo/ Captulo V, item 20). Estamos na Terra para sofrer? Este um vale de lgrimas, aqui s h dores e aflies? Isto espalha: desnimo, pessimismo e descrena.

Felicidade relativa

H momentos felizes? Felicidade plena, que atributo apenas dos Mundos Felizes e Anglicos.

Qual o meio prtico mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir atrao do mal? Um sbio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo. LE 919

Conhecemos toda a sabedoria desta mxima, porm a dificuldade est precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo? Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha conscincia, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se no faltara a algum dever, se ningum tivera motivo para de mim se queixar...(SANTO AGOSTINHO) LE 919a

Terapia
Trabalho exaustivo no bem; Esperana nas aes; Otimismo na peas enferrujadas pela decepo; Alegria em toda a atividade; Tolerncia na luta; Fraternidade autntica junto aos demais; Pacincia; Bom humor.

Joanna de ngelis

Terapia Libertadora
Ame indiscriminadamente; Perdoe incondicionalmente; Caminhe ao lado de quem necessita de companhia; Ajude em qualquer circunstncia; Ore sempre.
Momentos de Harmonia, cap. 20 Joanna de ngelis Divaldo Franco

Estar com NIMO, dizer para voc mesmo: V em frente, tente de novo, lute por aquilo que quer. Se encha de novas energias e ver que seus esforos alcanaro bom xito.

Ter nimo motivar-se, ter alegria de viver, de seguir em frente, de traar planos e objetivos.

As dificuldades no so inimigas, auxiliam na caminhada. Fazem despertar as foras adormecidas. Tenha nimo...o nimo faz ouvir a voz de DEUS, que o leva para frente.

Forte dever vencer as paixes; fraco, dever fortalecer-se em Cristo para a vitria de si mesmo. Joanna de ngelis

A CORAGEM se constri com a F e o NIMO vem da colheita de pequenas coisas do trabalho dirio, da vivncia do Evangelho de Jesus, do Conhecimento da Doutrina Esprita, que nos traz muita luz e que nos consola.

Reconhece-se o verdadeiro Esprita pela sua transformao moral, e pelos esforos que emprega para domar as suas ms inclinaes.
ESE, XVII, SEDE PERFEITOS

Вам также может понравиться