Вы находитесь на странице: 1из 49

Prescrio Mdica

O que faz de ns, MDICOS, pessoas ESPECIAIS???

Medicina

Surge de reaes instintivas para aliviar a dor ou evitar a morte.

Cincia que investiga a natureza e a origem das doenas do corpo humano a fim de preveni-las, atenu-las e cur-las.
A palavra medicina deriva do verbo latino mederi ( c u r a r, t r a t a r ) .

Na Antiguidade, a medicina v i s t a c o m o manifestao de um poder divino de cura . exercida por sacerdotes e associada a rituais religiosos e de magia.

Asclpio

filho de Apolo, um Deus, e de Cornis, uma mortal. Temendo que Apolo a abandonasse na velhice, Cornis une-se, apesar de grvida de Apolo, a squis. Enfurecido Apolo assassina o rival e pede para a irm, a deusa rtemis, liquidar com suas flechadas a mortal Cornis. Ao ver a amada ardendo nas chamas da pira funerria, o Deus retira o rebento do ventre materno.

Asclpio entregue ao centauro Quiron para que este lhe ensinasse a curar a enfermidades dos homens. Quiron considerado o fundador e o primeiro grande mestre da Medicina.

Se distingua por ser o mais sbio dos centauros e amigo dos homens; foi famoso por sua bondade, sabedoria, justia e pericia, sobretudo na arte de curar e de ensinar.
Por ser um mdico ferido, dizia-se que Quiron entendia o sofrimento de seus pacientes.

O estudante faz tais progressos na arte de curar que supera o mestre. A fama torna-o arrogante e ele ousa ressuscitar os mortos. Hades, rei dos infernos, queixa-se a Zeus porque Asclpio ameaava despovoar os infernos, cujos moradores voltavam terra. Com medo de que a ordem do mundo fosse transtornada, Zeus fulminou-o com um raio. Apolo, entristecido pela morte de seu filho, suplicou a Zeus que o pusesse entre as estrelas e o convertesse em deus.

O mdico, descendente direto dos xams, feiticeiros e sacerdotes, luta pela vida contra a morte. Por isso ele adorado e admirado; tambm menosprezado e invejado. Da estar sempre sendo rondado pelo perigo de acreditar ser Deus, dono na vida e da morte.

O mdico que no sofreu, ainda que isso no lhe seja consciente, nunca compreender a dor do outro. A dor deve ser tal que no o paralise, mas o impulsione a salvar vidas.

Por qu???

A prtica mdica abrange:

os estudos das causas da doena (etiologia); o estudo dos mecanismos da doena (patognese); a investigao das alteraes morfolgicas e funcionais pelas quais a doena se produz (anatomia patolgica e fisiopatologia); a coleta da histria mdica e a pesquisa dos sintomas (anamnese); a determinao de uma doena (diagnstico); a previso das conseqncias e evoluo da doena (prognstico); o tratamento (teraputica) e o emprego de medidas preventivas (profilaxia).

Uso Racional de Medicamentos:


Escolha teraputica adequada ( necessrio o uso de teraputica medicamentosa); Indicao apropriada, ou seja, a razo para prescrever est baseada em evidncias clnicas; Medicamento apropriado, considerando eficcia, segurana, convenincia para o paciente e custo; Dose, administrao e durao do tratamento apropriados; Paciente apropriado, isto , inexistncia de contra-indicao e mnima probabilidade de reaes adversas; Dispensao correta, incluindo informao apropriada sobre os medicamentos prescritos; Adeso ao tratamento pelo paciente;

Receitas

PRESCRIO
ato ou efeito de prescrever 1 ordem expressa e formal 2 aquilo que se recomenda praticar; norma, preceito, regra 3 indicao exata; determinao, ordem 4 receita mdica 5 Derivao: por extenso de sentido. Rubrica: medicina. conjunto de todas as medidas no cirrgicas (medicamentos, dietas, outros cuidados etc.) determinadas pelo mdico para o tratamento de um doente
Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa (formato eletrnico)

Smbolo da Prescrio O Olho de Hrus


Olho de Hrus deus egpcio, surgiu h 5000 anos. Hrus, filho de sis, perdeu a viso aps um ataque malicioso do demnio Seti, mas recuperou-a quando sua me invocou a ajuda de Tot. Da em diante, mdicos egpcios recorreram ao deus Hrus e usavam como smbolo o olho, que foi estilizado na figura inicial. O smbolo significa sade e felicidade
[Australian Prescriber 1995; 18(4): 84-5]

PRESCRIO MDICA

RESUME O ATO MDICO ORIENTAO ESCRITA DO TRATAMENTO REMDIOS


NO SE RESTRINGE A MEDICAMENTOS CONTEM MEDIDAS NO MEDICAMENTOSAS

Boa prescrio

A prescrio de REMDIOS (medicamentos e orientaes gerais aps a consulta) se constitui no corolrio de uma boa consulta (anamnese e exame fsico). Todos os benefcios de um brilhante diagnstico no traro sucesso se voc no dispender um tempo para preencher corretamente a receita;

dependendo do nvel intelectual e do grau de ateno do doente as suas orientaes anotadas podero ser esquecidas logo aps as consultas; o que fica escrito tem menos chance de erro e pode permitir ao doente, caso ele no se lembre de como deve fazer, que outras pessoas possam orient-lo pelo que est escrito.

Prescrever o qu?

Droga - Substncia ou matria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitria.


Medicamento - Produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnstico.

Prescrever o qu?

Entorpecente - Substncia que pode determinar dependncia fsica ou psquica Psicotrpico - Substncia que pode determinar dependncia fsica ou psquica

Medicamentos

Referncia

1 a ser lanado no mercado (patente)

Genrico
Mesma formulao Submetido a teste de bioequivalncia

Similar
Mesma formulao No foi submetido a teste de bioequivalncia

A troca de receita da marca pelo genrico autorizada pela RDC 135/03 da ANVISA e vale tambm para as receitas controladas.

Receiturios

Dependendo do tipo de medicamento empregado pode ser necessrio um formulrio especial, sendo assim, devemos nos familiarizar com sua utilizao. Pontos importantes:

Preencher com letra legvel Ser o mais claro possvel nas orientaes de uso No prescrever medicamentos com os quais no esteja familiarizado, procurando em bulrios (como o DEF por exemplo) o nome correto, apresentaes, etc.

Receiturio branco
o receiturio comum, utilizado para a grande maioria dos medicamentos.
As orientaes principais para o preenchimento do receiturio so: Nome do Paciente: de preferncia o nome completo

Vias de administrao:

Uso externo ou uso parenteral para as drogas injetveis Uso interno para drogas ingeridas. Uso tpico para pomadas, supositrios, colrios, gotas auriculares, nasais, etc.

Nome do Remdio:

por determinao legal o nome dos medicamentos dever vir na sua forma genrica; caso queira poder ser colocado o nome ou nomes comerciais de sua confiana.

Receiturio Branco

Dosagem
Aps o nome do remdio colocar a dosagem em cada comprimido, ampola, etc seguida da quantidade de caixas ou comprimidos que o paciente deve tomar; quando voc no souber especificar coloque caixas (cxs abreviado). LEMBRE-SE: muitos pacientes costumam tomar s uma caixa quando no explicitamente explicada a quantidade.

Posologia

A seguir coloque a maneira como o paciente deve tomar a medicao, sempre da forma mais clara possvel , de preferncia, com o horrio exato de sua tomada.

adequado preencher os medicamentos na ordem de importncia para o tratamento, dando preferncia aos injetveis. Assim por exemplo em um paciente com pneumonia devem ser prescritos na ordem: antbitico, antitrmicos, antiemticos, etc.

Hospital So Paulo

Para: Jos da Silva Uso interno:

1)Amoxicilina 500mg_______21 comp Tomar 1 comprimido por boca de 8/8horas (3x/dia) por 7 dias.

So Paulo, __/__/__ Doutor Asclpio CRM: 00000

Receiturio branco

SUS

receita branca carbonada nome genrico (mantendo entre parenteses o nome comercial) quantidade em comprimidos

Orientaes gerais como dieta, cuidados, etc. devem fazer parte da receita. Completada a prescrio ela deve ser datada e assinada.

Hospital So Paulo

Para: Jos da Silva Uso interno:

1)Amoxicilina 500mg_______21 comp Tomar 1 comprimido por boca de 8/8horas (3x/dia) por 7 dias.

So Paulo, __/__/__ Doutor Asclpio CRM: 00000

SUS

Uso contnuo

Possibilita ao paciente o recebimento de maior quantidade de medicamentos Tratamento de afeces crnicas


Ex:

HAS, DM

LEMBRE-SE: desmistifique certos mal-entendidos...

A introduo de novos medicamentos em troca de um outro em uso deve ficar claro para o paciente (se no ele tomar os dois); Quando ele recebe um medicamento genrico no posto ele deve entender que se trata do mesmo medicamento que ele comprava na farmcia para no tomar os dois ao mesmo tempo;

Muitos pacientes avaliam a potncia de um remdio pelo nmero de comprimidos: eles aumentam ou diminuem o nmero de comprimidos por contra prpria por temer estar tomando pouco ou muitos comprimidos.

LEMBRE-SE: desmistifique certos mal-entendidos...

Muitos pacientes quando recebem nova prescrio de medicamentos para uso prolongado ou temporrio costumam abandonar os medicamentos de uso habitual (como anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, etc.)

Voc deve sempre fazer a receita com todos os medicamentos que o paciente deve utilizar.
Voc deve deixar por escrito na receita se os medicamentos no podem ser ingeridos concomitantemente e se h alguma orientao de seu uso em relao aos hbitos dos pacientes (antes ou aps as refeies, ingesto de bebida alcolica, pratica de esportes, etc)

Receita de Controle Especial


Obrigatoriedade de prescrio em duas vias.

1 via: Reteno da Farmcia ou Drogaria 2 via: Orientao ao Paciente

Este receiturio destina-se a prescrio de drogas


Antidepressivas: amitriptilina, citalopram Anticonvulsivantes: c. valprico Antiparkinsonianas: levodopa Drogas neurolpticas: carbamazepina, ltio Anestsicos: halotano, propofol Anabolizantes: mefenoxalona

Receita de Controle Especial


Identificao do emitente

Identificao do paciente

Receita de Controle Especial


Validade: 30 dias em todo o Territrio Nacional. Quantidade permitida: 05 ampolas para injetveis e a quantidade correspondente a 60 dias de tratamento para outras formas farmacuticas.

Para antiparkinsonianos e anticonvulsivantes: quantidade correspondente a 06 meses de tratamento.

Quantidades superiores: o mdico pode prescrever quantidades superiores quela estabelecida desde que faa uma justificativa contendo o CID ou diagnstico, datada e assinada.

Art. 57 A prescrio poder conter em cada receita, no mximo 3 (trs) substncias constantes da lista "C1" (outras substncias sujeitas a controle especial)

Notificao de Receita A

Entorpecentes

A1: pio, morfina, etc. A2: Codena, etc.

Psicotrpicos

A3: Anfetamina, etc.

Notificao de Receita A

Notificao de Receita A

Confeco do talonrio: confeccionado pelo Estado e fornecido gratuitamente aos profissionais prescritores devidamente cadastrados na Vigilncia Sanitria regional / local. Acesso ao talonrio: para cadastro inicial, os mdicos devem se dirigir Vigilncia Sanitria das Secretarias Municipais ou Regionais de Sade para preencher a ficha cadastral com seus dados e carimbo.

Notificao de Receita A

Validade: vlida em todo o Territrio Nacional por 30 dias. Para o paciente adquirir o medicamento em outra Unidade da Federao o prescritor deve fazer uma justificativa do uso. Quantidade prescrita: para medicamentos sob a forma injetvel podem ser prescritas at 5 (cinco) ampolas e, para as demais formas farmacuticas, a quantidade correspondente a no mximo 30 dias de tratamento.

Notificao de Receita B

Psicotrpicos

Ansiolticos e indutores do sono


Diazepam,

Lorazepam, Midazolam, etc.

Anorexgenos
Anfepramona,

Femproprorex, etc.

Notificao de Receita B

Ateno!!!

Art. 47: Ficam proibidas a prescrio e o aviamento de frmulas contendo associao medicamentosa das substncias anorexgenas, quando associadas entre si ou com ansiolticos, diurticos, hormnios ou extratos hormonais e laxantes Art. 48: Ficam proibidas a prescrio e o aviamento de frmulas contendo associao medicamentosa de substncias ansiolticas com substncias simpatolticas ou parassimpatolticas.
Portaria n 344 de 12 de Maio de 1998.

Notificao de Receita B

Confeco: s expensas do interessado (profissional ou Instituio) devidamente cadastrado e autorizado pela Vigilncia Sanitria regional ou do municpio. Validade: vlida somente no territrio do Estado emitente por um prazo de 30 dias aps preenchida. Quantidade: pode conter at 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacuticas a quantidade correspondente a no mximo 60 dias de tratamento.

No caso de necessidade de prescrio de quantidades superiores quelas preconizadas, o mdico poder faz-lo mediante apresentao de justificativa datada e assinada, na qual conste o CID ou diagnstico e posologia.

Notificao de Receita

Emergncia: em caso de emergncia a prescrio pode ser feita em talonrio comum, devendo conter o diagnstico ou CID e a justificativa do carter emergencial do atendimento, contendo data, assinatura e nmero de inscrio no Conselho Regional de Medicina.

Notificao de Receita Especial Retinides

Quantidade: pode conter at 5 (cinco) ampolas e para as demais formas farmacuticas a quantidade correspondente a no mximo 60 dias de tratamento.

Termo de Consentimento Ps-Informao

Notificao de Receita Especial Talidomida

Quantidade: pode conter a quantidade correspondente a no mximo 30 dias de tratamento. Validade: vlida somente no territrio do Estado emitente por um prazo de 15 dias aps preenchida.

Outras
Art. 54 A prescrio de medicamentos a base de substncias anti-retrovirais (lista "C4"), s poder ser feita por mdico e ser aviada ou dispensada nas farmcias do Sistema nico de Sade , em formulrio prprio estabelecido pelo programa de DST/AIDS, onde a receita ficar retida.
DROGAS ANTI-HIV

Didanosina (ddI), indinavir, lamivudina (3TC), ritonavir, saquinavir, zalcitabina (ddC)zidovudina (AZT)

Ao persistirem os sintomas, procure um mdico

Вам также может понравиться