Вы находитесь на странице: 1из 18

Cartesianismo e Holismo

Colgio Equipe 3 ano E.M Alunos: Thas Queiroz, Leonardo Xavier, Elaine Lima, Giovanna Trabachini, Joana Cardoso. Professora: Renata belinha

Contexto Histrico: Idade Moderna(14531789)

Declnio Sistema Feudal

Mercantilismo e Absolutismo

Cartesianismo na Sociedade
Inspirou os seus contemporneos e geraes de filsofos. Causou profundas mudanas nos contextos poltico, social e cientfico da poca. Revolucionou todos os campos do pensamento de sua poca, possibilitando o desenvolvimento da cincia moderna e abrindo caminho para o homem dominar a natureza. Surgimento da ideia de modernidade, que estava diretamente relacionada ao sentimento de mudana, atravs da valorizao do indivduo e a oposio autoridade da f. As concepes responsveis pelo desenvolvimento de uma noo bastante rgida de razo. Ao longo do sculo XX, novas descobertas no campo das cincias humanas e exatas colocaram a razo cartesiana em xeque.

Ren Descartes
o

chamado do fundador da filosofia moderna e o pai da matemtica moderna, considerado um dos pensadores mais influentes da histria humana.

o Nasceu em La Haye, a cerca de 300 quilmetros de Paris,em 31 de maro de 1596 e morreu em 11 de fevereiro de 1650 na cidade de Estocolmo na Sua.

Principais Obras:
o O Mundo ou Tratado da Luz (1632-1633) - obra contm algumas das conquistas definitivas da fsica clssica: a lei da inrcia, a da refrao da luz e, principalmente, as bases epistemolgicas contrrias ao que seria denominado de princpio da cincia escolstica, radicada no aristotelismo; Discurso sobre o mtodo (1637); prope um modelo quase matemtico para conduzir o pensamento humano, uma vez que a matemtica tem por caracterstica a certeza, a ausncia de dvidas Geometria (1637); Meditaes Metafsicas (1641) Princpios da filosofia; um livro em grande parte dedicado fsica, o qual ofereceu princesa Elizabete da Bomia, com quem mantinha correspondncia.

o o o

- " Daria tudo que sei em troca da metade de tudo que ignoro".

Pensamento
O pensamento de Descartes revolucionrio para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influncia da Igreja ainda era muito forte e quando ainda no existia uma tradio de "produo de conhecimento".

Viajou muito e viu que sociedades diferentes tm crenas diferentes, mesmo contraditrias. Aquilo que numa regio tido por verdadeiro, considerado ridculo, disparatado e falso em outros lugares. Descartes viu que os "costumes", a histria de um povo, sua tradio "cultural" influenciam a forma como as pessoas veem e pensam naquilo em que acreditam.

- "Penso, logo existo"

O conhecimento
Assim como muitos filsofos, descartes pensava na rea epistemolgica, ele queria descobrir como se chega ao conhecimento. Ele acreditava que, a nica forma de chegar ao conhecimento atravs da duvida(ceticismo) Primeira certeza, Penso, logo existo (cogito ergo sum) Um gnio maligno

Mtodo:
Ao contrrio dos gregos antigos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc., Descartes instituiu a dvida: s se pode dizer que existe aquilo se puder ser provado. Baseado nisso, Descartes busca provar a existncia do prprio eu e de Deus. Verificar: se existem evidncias reais e indubitveis acerca do fenmeno ou coisa estudada; Analisar, ou seja, dividir ao mximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples; Enumerar todas as concluses e princpios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento. Sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro;

Verificar

Analisar

Sintetizar

Enumerar

- necessrio que ao menos uma vez na vida voc duvide, tanto quanto possvel, de todas as coisas".

Curiosidades:
Em 1667 os restos mortais de Descartes foram repatriados para a Frana e enterrados na Abadia de Sainte-Genevive de Paris.

No mesmo ano a Igreja Catlica coloca os seus livros na lista proibida1 .


A vila no vale do Loire onde ele nasceu foi renomeada La Haye-Descartes e, posteriormente, j no final do sculo XX, Descartes. Em 1629 comea a redigir o Tratado do mundo,uma obra da fsica na qual aborda a sua tese sobre o Heliocentrismo(sol no centro do universo). Porm em 1633 abandona os planos de public-lo. Sugeriu a unio entre os estudos da lgebra e Geometria, criando a Geometria Analtica. Desenvolveu o Sistema de Coordenadas, tambm conhecido como Plano Cartesiano.

- " prefervel ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los, do que viver sem filosofar"

Correntes de pensamentos:
Racionalismo e Empirismo ( Destacando suas diferenas)

Racionalismo
uma teoria filosfica que d a prioridade razo, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentidos.

metafsico epistemolgico ou gnosiolgico

tico

Descartes afirmava que existia trs categorias de ideias englobadas no racionalismo: - Adventcias representam as ideias que surgem atravs de dados obtidos pelos nossos sentidos. - Factcias so as ideias que tm origem na nossa imaginao. - Inatas que no dependem da experincia e esto dentro de ns desde que nascemos. - Segundo Descartes, conceitos matemticos e a noo da existncia de Deus eram exemplos de ideias inatas.

Principais Representantes:

Baruch Espinoza- Filsofo judeu

Gottfried Wilhelm LeibnizFilsofo Alemo

Nicolas Malebranche- Filsofo, sacerdote francs

Empirismo
um movimento que acredita nas experincias como nicas, e so essas experincias que formam ideias.
o Independe de objetivos e significados; o Conhecimento melhor adquirido por suas experincias e sentidos;

o
o

Defende que as teorias cientficas devem ser baseadas na observao do mundo


Atualmente, chama-se empirismo lgico ao neopositivismo

o Principais representantes:
o Locke (1632 1704), o Berkeley (1685 1752) o Hume (1711- 1776)

George Berkeley Filsofo e professor Irlands

John Locke -Filsofo e Idelogo ingls

David Hume Filsofo e Historiador ingls

Sintetizando:
Empirismo Cincias Experimentais Sentidos Papel em branco/ Tbua Rasa Ideia no Inata Racionalismo Cincias Exatas Razo Conhecimento Universal Ideia Inata

Holismo

grego holos

significa todo, inteiro, completo

Holismo
O holismo, na verdade, surge da crise que abalou os alicerces da cincia questionando o postulado de qualquer filosofia reducionista, que baseada na lgica do pensamento cartesianonewtoniano, deixa de considerar as interaes existentes entre tudo o que existe e as consequncias de qualquer alterao nestas interaes que, segundo afirmam alguns seriam as responsveis pelo desequilbrio enfrentado pelo mundo hoje (seja do ponto de vista social, econmico ou ambiental).

Вам также может понравиться