Вы находитесь на странице: 1из 28

Acidentes da Indstria Petrolfera

No Mundo:

Kuwait, Golfo Prsico- Janeiro de 1991:


Volume: 1 milho e 360 mil toneladas (753 piscinas olmpicas); Um dos piores vazamentos de petrleo da histria no foi propriamente acidental, mas deliberado. Causou enormes danos vida selvagem no Golfo Prsico, depois que foras iraquianas abriram as vlvulas de poos de petrleo e oleodutos ao se retirarem do Kuwait.

Bombeiros tentam controlar vazamento provocado pelas tropas iraquianas.

Plataforma Ixtoc I, Campeche, Golfo do Mxico - Junho de 1979


Volume: 454 mil toneladas (251 piscinas olmpicas) A plataforma mexicana Ixtoc 1 se rompeu na Baa de Campeche, derramando cerca de 454 mil toneladas de petrleo no mar. A enorme mar negra afetou, por mais de um ano, as costas de uma rea de mais de 1.600 km. Os 10.000 a 30.000 barris liberados por dia afetaram 261 km de praias e 1.421 aves.

A plataforma Ixtoc I liberando de 30 a 50 mil barris de petrleo p/dia no Golfo do Mxico.

Poo de petrleo Fergana Valley, Uzbequisto- Maro de 1992:


Volume: 285 mil toneladas (158 piscinas olmpicas); Trata-se de um dos maiores acidentes terrestres j registrados. Em maro de 1992, a exploso de um poo no Vale da Fergana afetou uma das reas mais densamente povoadas e agrcolas da sia Central.

Petroleiro Imperatriz do Atlntico. Tobago, Caribe- Julho de 1979:


Volume: 287 mil toneladas (159 piscinas olmpicas) Durante uma tempestade tropical, o Petroleiro Imperatriz do Atlntico e o Capito do Mar Egeu colidiram prximos ilha caribenha de Tobago. O acidente matou 26 membros da tripulao e despejou milhes de litros de petrleo bruto no mar.

O petrolfero Imperatriz do Atlntico poucas horas antes de afundar.

Plataforma Nowruz, Ir- Fevereiro de 1983


Volume: 260 mil toneladas (144 piscinas olmpicas) Um tanque colidiu com a plataforma de Nowruz causando o vazamento dirio de 1500 barris de petrleo.

Essa foi a mancha que o acidente deixou no Golfo Prsico.

Petroleiro Libria ABT Summer. Angola Maio de 1991:


Volume: 260 mil toneladas (144 piscinas olmpicas) O superpetroleiro Libria ABT Summer explodiu na costa angolana em 28 de maio de 1991 e matou cinco membros da tripulao. Milhes de litros de petrleo vazaram para o Oceano Atlntico, afetando a vida marinha.

O superpetroleiro Libria ABT, horas depois exploso que causou grandes danos na costa angolana.

Navio Castillo de Bellver, frica do SulAgosto de 1983:

Volume: 252 mil toneladas (139 piscinas olmpicas) Depois de um incndio a bordo, seguido de exploso, o navio espanhol rachou-se ao meio, liberando cerca de 200 milhes de litros do leo na costa de Cape Town, na frica do Sul. Por sorte, o vento forte evitou que a mancha alcanasse o litoral, minimizando os efeitos ambientais do desastre.

O litoral angolano foi duramente atingindo devido ao acidente.

Supertanque Amoco Cadiz, FranaMaro de 1978:


Volume: 223 mil toneladas (123 piscinas olmpicas) Um dos piores acidentes petrolferos do mundo aconteceu em 1978, quando o supertanque Amoco Cadiz rompeu-se ao meio perto da costa noroeste da Frana. O vazamento matou milhares de moluscos e ourios do mar.

O supertanque Cadiz, prestes a afundar totalmente.

Navio Torrey Canyon, InglaterraMaro de 1967:


O navio liberiano "Torrey Canyon" encalha frente costa da Gr-Bretanha, perto das ilhas Scilly, e causa uma mar negra de 300 quilmetros quadrados, ao derramar 123 mil toneladas de petrleo. 180 quilmetros de praias francesas e inglesas so atingidos.

O navio Torrey Canyon encalhado.

Petroleiro Andros Patria, EspanhaDezembro de 1978:


Transportando 200 mil toneladas de petrleo entre o Ir e a Holanda, apanhado numa tempestade. Devido a um rombo no casco, perto da Corunha, na Espanha, o navio derrama cerca de 50 mil toneladas. No acidente morrem 37 elementos da tripulao.

Foto do navio grego Andros Patria vazando toda a sua carga de petrleo.

Petroleiro Exxon Valdez, Alasca- Maro de 1989 :


Pouco depois da meia-noite, o petroleiro "Exxon Valdez" encalha num recife, derramando 40 mil toneladas de petrleo no estreito Prince William, no Alasca. A embarcao tinha acabado de sair do terminal do oleoduto do Alasca, em Valdez, com 220 mil toneladas de crude a bordo. 250 quilmetros quadrados de gelo rtico, de acesso muito difcil, foram afetados. Um ano depois, tinham sido recolhidos 34.400 cadveres de aves, mil de lontras e 151 de guias-calvas.

Petroleiro Olympic Bravery, FranaMaro de 1976:


Com 250 mil toneladas de carga parte-se em dois por ocasio de uma tempestade. Foram

necessrios trs meses para limpar a costa.

O petroleiro Olympic partido ao meio e afundando.

No Brasil:

Navio Vicun, Paranagu, PRNovembro de 2004:


O navio de bandeira chilena Vicun, carregado com 11 mil toneladas de metanol explodiu trs vezes e afundou totalmente com pelo menos metade da carga em seu interior. Acredita-se que possam ter vazado entre 3 e 4 milhes de litros de trs tipos de combustveis e considerado o maior vazamento em 20 anos na Baa de Paranagu/PR. Alm do impacto no ambiente aqutico causado pelas exploses, houveram mortes dos tripulantes e de muitas espcies da fauna marinha.

O navio chileno Vicun, aps a exploso, deixa vazar milhes de litros de combustvel.

Вам также может понравиться