Вы находитесь на странице: 1из 22

ASSUNTO: NOES DE MACROECONOMIA

Professora: Ivanete de Almeida

Disciplina: Economia

NOES DE MACROECONOMIA
Conceitos:
Parte da cincia econmica que focaliza o comportamento do sistema econmico como um todo. Tem como objeto de estudo as relaes entre os grandes agregados estatsticos: a renda nacional, o nvel de emprego e dos preos, o consumo, a poupana e os investimentos totais. (Sandroni, Paulo). Estuda o comportamento do sistema econmico por um nmero reduzido de variveis, como produo ou produto total de uma economia, o emprego, o investimento, o consumo, o nvel geral de preos etc. ( Troster, Roberto)

NOES DE MACROECONOMIA
Troster, aponta que a poltica macroeconmica integrada pelo conjunto de medidas governamentais destinadas a influir sobre a marcha da economia no seu conjunto. O principal objetivo da teoria macroeconmica analisar como so determinados os preos e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produo existentes na economia. Salienta-se que a Contabilidade Nacional a rea da Economia responsvel pela mensurao dos agregados macroeconmicos fundamentais.

NOES DE MACROECONOMIA
A Contabilidade Nacional, segundo Troster, define e relaciona os agregados econmicos e mede seu valor. Mediante a srie de contas que integram a contabilidade nacional, obtm-se um registro das transaes realizadas entre os diferentes setores que fazem a atividade econmica do pas. Dentre os diferentes agregados que a contabilidade nacional mostra, o mais significativo o produto ou renda nacional, a seguir.

NOES DE MACROECONOMIA

Agregados: Conceitos:
PRODUTO: valor monetrio total dos bens e servios finais produzidos pela sociedade num determinado perodo de tempo.(Lacombe) Sandroni, define: Em sentido amplo, produto o conjunto de todos os bens e servios resultantes da atividade produtiva de um individuo, em empresa ou nao. RENDA NACIONAL: valor monetrio total das remuneraes recebidas pelos proprietrios dos fatores de produo. OBS: O produto de uma economia igual a sua renda.

NOES DE MACROECONOMIA

Componente do Produto Nacional: CONSUMO PRIVADO (C): o maior componente do produto nacional o que apresenta o comportamento mais estvel ao longo do tempo. Pode-se dividir em trs categorias: bens durveis, bens de consumo e servios.
CONSUMO PBLICO (G): oferece uma srie de servios sociedade, tais como defesa, sade, justia, educao; e ainda constri estradas, parques etc. Tudo isso implica uma srie de gastos que esto includos no produto nacional.

NOES DE MACROECONOMIA

Componente do Produto Nacional: INVESTIMENTO (I): produo de bens de capital que contribuem para a produo futura. No investimento privado inclui trs categorias: 1 Investimentos na planta, construo de fbricas, armazns, aquisio de maquinaria etc. 2 Construo de habitaes. 3 Variao nos estoques includo no clculo do produto nacional.

NOES DE MACROECONOMIA

Exportaes Lquidas de Bens e Servios (NX): Denomina-se exportaes os bens e servios que os pases destinam ao exterior, isto , os que so vendidos para fora do pas. Por importaes entende-se o processo inverso, os bens e servios que um pas compra do exterior.

NOES DE MACROECONOMIA

Produtos da Contabilidade Nacional : Produto Bruto (PB): o valor monetrio total dos bens
e servios finais produzidos por uma economia num determinado perodo de tempo. Porm, durante o processo produtivo, o estoque de capital sofre um desgaste fsico, mensurado contabilmente atravs da depreciao (D) Produto Lquido (PL): o valor monetrio total dos bens e servios finais produzidos por uma economia num determinado perodo de tempo, j deduzido o desgastes fsico do estoque de capital, quer seja, a depreciao. Produto Lquido (PL) = Produto Bruto (PB) Depreciao.

NOES DE MACROECONOMIA

Produtos da Contabilidade Nacional : Produto Interno (PI): o valor monetrio total dos bens
e servios finais produzidos por uma economia num determinado perodo de tempo, e cuja produo ocorre exclusivamente dentro das fronteiras geogrficas do pas. Note que no interessa qual a origem de propriedade dos fatores de produo, mas sim, o limite territorial da produo.

NOES DE MACROECONOMIA

Produtos da Contabilidade Nacional : Produto nacional (PN): o valor monetrio total dos
bens e servios finais produzidos por uma economia num determinado perodo de tempo, e cuja produo realizada exclusivamente por fatores de produo nacional (residentes), estejam ou no produzindo dentro dos limites geogrficos do pas. No conceito de PN o que interessa a origem da propriedade dos fatores de produo.

NOES DE MACROECONOMIA

Renda Enviada para o Exterior (REE): contribuio dos


fatores de produo de no residentes ao produto.
Obs: O conceito de renda sempre de renda lquida.

Renda Recebida do Exterior (RRE): contribuio dos fatores de produo de residentes ao produto do resto do mundo. Produto Nacional (PN) = Produto interno (PI) Renda Enviada ao Exterior (REE) + Renda Recebida do Exterior ( RRE). Produto Interno (PI) = Produto Nacional (PN) + Renda Enviada ao Exterior (REE) - Renda Recebida do Exterior ( RRE).

NOES DE MACROECONOMIA
Produtos a Custo de Fatores e Preos de Mercados.
Produto a Custo de Fatores(PCF)= o preo do produto necessrios para remunerar os fatores de produo.Corresponde ao preo que seria praticado caso no existisse interferncia do governo, ou seja, caso no houvessem impostos indiretos e subsdio. Produto a Preos de Mercados (PPM)= o preo do produto praticado no mercado. Inclui alm do valor necessrio para remunerao dos fatores de produo ( o produto a custo de fatores) os efeitos sobre o preo derivados da insero de impostos e da concesso de subsdios. Produto a Preos de Mercados (PPM)= Produtos a custo de fatores (cf) + Impostos indiretos Subsdio.

NOES DE MACROECONOMIA

Agregados: Conceitos: RENDA NACIONAL: valor monetrio total das remuneraes recebidas pelos proprietrios dos fatores de produo. (Lacombe) Sandroni,o termo renda utilizado num sentido amplo, o termo utilizado para designar a renda nacional. Denominada tambm, como fluxo de unidade monetria por unidade de tempo.

NOES DE MACROECONOMIA

Distribuiao da Renda Observa-se na economia que os mercados de fatores de produo esto conectados com os mercados de bens e servios. Dada uma distribuio da riqueza, as receitas ou renda de cada uma das economias domsticas dependero das quantidades de recursos que possuem.
Segundo, Troster a riqueza de uma pas o conjunto de ativos fsicos, propriedade das economias domsticas. A renda de um pas em um perodo determinado o produto da utilizao de recursos produtivos durante esse perodo.

NOES DE MACROECONOMIA

Distribuiao da Renda Deve-se levar em conta que a distribuio de renda em um pas, dentre os diferentes agentes econmicos, o resultado no s das rendas obtidas livremente por meio de fatores produtivos, mas tambm ela ser condicionada pela ao do setor pblico mediante o estabelecimento de impostos e subsdios.

NOES DE MACROECONOMIA

A Distribuiao Funcional da Renda.


A distribuio funcional da renda reflete-se na sua repartio entre os fatores de produo, fundamentalmente o trabalho e o capital. Tal como indicamos, a parte da renda que corresponde ao trabalho e a que se destina a retribuir o capital depende da proporo desse fatores utilizada na produo, e da relaao entre os preos dos mencionados fatores.

NOES DE MACROECONOMIA

A Poltica Distributiva e seus Instrumentos.


A poltica distributiva compreende um conjunto de medidas cujo objetivo principal modificar a redistribuio da renda entre os indivduos ou os grupos sociais. Os instrumentos fundamentais da Poltica so: 1 O Sistema tributrio. 2 Os gastos de transferncia, entre os quais cabem ser destacados os que correspondem ao segurodesemprego e os subsdios associados poltica educacional. 3 Aquelas medidas que implicam interveno direta no mecanismo de mercado.

NOES DE MACROECONOMIA

O Sistema Tributrio
o instumento quantitativamente mais relevante dentro da poltica distributiva. Os impostos so uma imposio do Estado a indivduos, unidades familiares e empresas, para que paguem uma certa quantidade de dinheiro em relao a determinados atos econmicos, por exemplo: ao realizar o consumo de um bem, ao obter receitas pelo trabalho ou ao gerar lucros nas empresas.

NOES DE MACROECONOMIA

O Sistema Tributrio
Tipos de IMPOSTOS: - Diretos: incidem sobre o contribuinte e no sobre os bens. Ex.: IRPF - Indiretos: incidem no momento de compras de bens e servios. Ex.: ICMS, ISS -Progressivos: um imposto progresssico quando seu percentual se eleva a medida que aumenta a renda. -Proporcionais: um imposto proporcional quando seu percentual for constante em relao renda.

NOES DE MACROECONOMIA

Os Gastos de Transferncia
As transferncias buscam garantir uma base mnima do nvel de vida para todos os indivduos e dar uma igualdade primria na distribuio de renda. Ex. Seguro-desemprego e as penses para aposentados garatem uma base mnima a pessoas que no poderiam obter tais rendas. As transferncias so as provises que se realizem sem a proviso correspondente de bens e servios por parte do receptor.

NOES DE MACROECONOMIA

Interveno Direta no Mercanismo de Mercado


Basea-se na interveno do funcionamento do mercado. Essas medidas atuam no processo de formao de receitas, sobre as foras de demanda e oferta de mo-de-obra e sobre outros fatores da produo, tais como o capital. Ex.: imposio de salrops mnimos, a limitao dos dividendos e dos aluguis e os coontroles sobre os preos geralmente de artigos de primeira necessidades

Вам также может понравиться