Вы находитесь на странице: 1из 56

Equipe Instituto Municipal Helena Antipoff Cristiane Correia Taveira

IHA - Educao Especial Cristiane Correia Taveira

Atribuies do AEE
Na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, o AEE se constitui de professores de Sala de Recursos e de Itinerncia que precisam atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definio de estratgias pedaggicas que favoream o acesso do aluno ao currculo (ALVES, 2006, p 17).
ALVES, D. O. Sala de recursos multifuncionais: espaos para atendimento educaional especializado. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria da Educao Especial, 2006.

Decreto n 6571 de 17 de setembro de 2008: Dispe sobre o AEE


Art. 1o 1 Considera-se atendimento educacional especializado o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedaggicos organizados institucionalmente(...)

Sala de Recursos

Foto mostra criana com lupa; recurso que ajuda alunos com deficincia visual estudar.

http://portal.mec.gov.br/images/stories/noticias/2009/

Decreto n 6571 de 17 de setembro de 2008: Dispe sobre o AEE


Art. 2o So objetivos do atendimento educacional especializado: I - prover condies de acesso, participao e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no art. 1; II - garantir a transversalidade das aes da educao especial no ensino regular; III - fomentar o desenvolvimento de recursos didticos e pedaggicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e IV - assegurar condies para a continuidade de estudos nos demais nveis de ensino.

Alterao da dinmica de AEE para a produo de materiais


Dia de visita do AEE pode ser destinado para

produo de materiais daqueles alunos com grande volume de produo de recursos adaptados Por exemplo: alunos com deficincia fsica / paralisia cerebral, alunos com deficincia visual / cegos e baixa viso, alunos com deficincia intelectual que demandem a criao de materiais;
Avaliao da Equipe de Acompanhamento do IHA

(demanda avaliada bimestralmente);

Alterao da dinmica de AEE para auxiliar na aplicao de provas


Liberao dos professores de AEE para

acompanhamento de alunos nos dias de realizao das provas;


As provas so realizadas, preferencialmente, na sala

de aula do aluno, podendo tambm serem aplicadas na Sala de Recursos ou em outros ambientes que favoream o uso de tecnologias (Laboratrio de Informtica) e/ou a tranquilidade para o parcelamento das atividades das provas em sesses com intervalos de horrios e de datas (Sala de Leitura, Sala de Recursos).

Documento Norteador

Acompanhamento do atendimento educacional especializado


Parte 2 | Perguntas ao Professor de Classe Comum: O professor de Classe Comum est satisfeito com os materiais pedaggicos indicados pelo professor de Sala de Recursos / de Itinerncia e com as orientaes oferecidas por este acompanhamento? () Sim, integralmente satisfeito ()Parcialmente satisfeito () Insatisfeito Motivo:______________________________________________________ O professor desejaria ter outros materiais pedaggicos para uso com o aluno e orientaes sobre o trabalho em sala de aula? Quais?

Parte 4 | Relatrio do Professor de Sala de Recursos ou de Itinerncia: Descreva o que foi realizado na Sala de Recursos ou em Itinerncia para promover as adaptaes pedaggicas para o aluno:

Estratgia de parceria entre AEE e Coordenadores Pedaggicos Professores de Salas de Recursos


Opo de organizar reunies peridicas,

bimestrais, com os coordenadores pedaggicos, em Sala de Recursos (SR);


O objetivo das reunies a troca de informaes entre

o apoio de AEE e as Unidades Escolares visando estratgias pedaggicas que favoream o acesso do aluno ao currculo.

Estratgia de parceria entre AEE e Coordenadores Pedaggicos Professores em Itinerncia


O professor em itinerncia que necessitar dia quinzenal

para produo de material poder faz-lo, no IHA ou na Sala de Recursos mais prxima. (Agendar a assessoria da SR, dos servios ou das equipes do IHA)
No o caso de analisar a necessidade da produo de

material a partir da deficincia, mas do estudo dos casos.

IHA - Educao Especial Cristiane Correia Taveira

Primeiras orientaes sobre a prtica avaliativa

Transformar a prtica avaliativa em prtica de

aprendizagem.

FERNANDES, C. O. Indagaes sobre currculo: currculo e avaliao. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2008

Primeiras orientaes sobre adequaes


As adequaes consideram as especificidades

apresentadas pelo aluno, no contexto da escola e da comunidade, evitando generalizaes por deficincia (por exemplo: nem todos os cegos utilizam Braille e nem todos os surdos usam LIBRAS com fluncia).

Primeiras orientaes sobre adequaes


O AEE precisa orientar caso a caso, sobre as

estratgias necessrias ao aluno. Estas estratgias e recursos, ou seja, recursos didticos e pedaggicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem (Decreto n 6571) precisam ser incorporados ao dia-a-dia das atividades escolares e no somente na data de aplicao de provas ou testes.

Primeiras orientaes sobre adequaes


de responsabilidade do conjunto de

profissionais da Educao Pblica Municipal (de fora e de dentro da unidade escolar), o apoio para viabilizar as adequaes pedaggicas e o acompanhamento do desempenho do aluno da Educao Especial.
O coordenador pedaggico em parceria com os

professores regentes precisam dar continuidade as adequaes necessrias aos alunos.

Adaptaes em provas
So encontadas, em Literatura Especializada, opes de adaptaes em situao de teste e de provas de que alunos da Educao Especial se beneficiam.

Adaptaes em situaes de testes e provas (pginas 64 e 65)


Provas em verso braille; Auxlio ou equipamento adaptativo; Orientao para o aluno por meio de sinalizao; Explicaes diretas de vrias maneiras; Leitura dos testes para os alunos; Tempo extra para realizao dos testes; Intervalos nas sesses dos testes; Respostas ditadas para um assistente [escriba]; Realizao do teste em um local tranquilo; Realizao do teste em vrios dias.
SMITH, D. D. Introduo educao especial: ensinar em tempos de incluso. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Opes para facilitar o acesso dos alunos aprendizagem (pgina 154 a 163)

STAINBACK, S & STAINBACK, W. Incluso: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999

Usar dicas variadas Aplicar testes orais / verbais e escritos;

Usar a demonstrao prtica;


Usar testes gravados; Usar gravuras;

Ler os testes para os alunos;


Antecipar a leitura das questes do teste; Usar aplicaes no ambiente real; Providenciar para que o teste seja aplicado por uma pessoa

especializada; Usar respostas curtas; Usar mltipla escolha; Modificar formato;

Usar vrias instrues Dar as instrues em passos separados

(escritas/sinalizadas/verbais); Usar apoio escrito para as instrues orais; Baixar o nvel de dificuldade; Reduzir as instrues; Reduzir as tarefas com lpis e papel; Ler as instrues para os alunos; Usar instrues por sinais; Dar sugestes ou dicas extras; Permitir que o aluno grave ou datilografe [digite] as instrues; Adaptar as folhas de teste; Encurtar a extenso; Estender a durao;

Ministrio da Educao (MEC)


Publicaes para Download com sugestes de recursos didticos, recursos tecnolgicos e estratgias de ensino-aprendizagem. Atendimento Educacional Especializado (Pessoa com surdez, deficincia fsica, deficincia visual , Deficincia intelectual) http://portal.mec.gov.br/seesp

Alunos cegos podem ter acesso ao contedo das provas e dos testes das seguintes maneiras:
1) prova transcrita para o braille com o apoio do CTB/IHA;
2) prova lida por professor que funcione como ledor e o aluno escreva as respostas por meio de uma reglete e puno ou de uma mquina de escrever Braille; 3) arquivos digitalizados das provas (revisados e adaptados por conterem imagens que precisam ser descritas/adaptadas), fornecidos pela Sala de Recursos e/ou CTB/IHA; realizar a prova por meio de notebook ou computador que possua o sistema operacional Dosvox (ou outro).

Aluna utiliza mquina Braille Perkins

Prova em Braille

Aluna utiliza computador com sistema operacional Dosvox

E quando a imagem precisa ser mediada?


Quando a imagem no tem a funo de mera ilustrao, mas est articulada com o contedo em discusso na atividade, preciso adapt-la.

Mapa da regio sudeste com tinta relevo e legendas em Braille

O que fazer para o aluno cego ter acesso a figura? Narrar a imagem. A imagem com demarcao clara pode ser destacada, com pontilhados ou tinta relevo. Indagar o prprio aluno se a adaptao atende s suas necessidades
REILY, L. Escola inclusiva: linguagem e mediao. Campinas, SP: Papirus, 2004

O que mais preciso pensar para adaptar figuras, cenrios, globo terrestre...
Pensar sobre a figura. Pensar que o significado ser apreendido
Globo terrestre adaptado com texturas feitas em areia representando os continentes e cordes de barbante representando Meridianos.

por via ttil-verbal. Ressaltar formas numa figura linear, figura 2-D (altura e largura). No so todas as figuras que fazem sentido para quem no tem viso de profundidade, figura 3-D (profundidade). Planos recortados em papelo tipo cenrio de teatro, maquetes tteis podem auxiliar na noo de profundidade e de planos gradativamente mais distantes.

REILY, , L. Escola inclusiva: linguagem e mediao. Campinas, SP: Papirus, 2004,

Alunos Com baixa viso podem ter acesso ao contedo das provas e dos testes das seguintes maneiras:
Recorre-se a distribuio sigilosa dos arquivos por meio do

CTB para que os profissionais de AEE , nas Salas de Recursos, e/ou junto a direo das escolas ampliem o tamanho da fonte das provas e realizem a impresso do material. Alunos com baixa viso nem sempre precisam das provas ampliadas por utilizarem lupas manuais ou lupas de mesa. Estes alunos tambm podem utilizar o sistema operacional Dosvox quando h perda visual considervel atrelada a ampliaes cada vez maiores da fonte/letra.

Alunos surdos precisam de duas formas de anlise para aplicao da prova:


1)

Caso o aluno surdo utilize Libras, o professor de Sala de Recursos e de Itinerncia com fluncia em Libras e/ ou o Intrprete de Libras poder acompanh-los durante a prova. Caso estes grupos de alunos estejam em turmas/ anos de escolaridade diferenciados ou escolas diferentes, o professor de AEE responsvel por estes alunos poder organizar horrios e locais para aplicao da prova nas escolas (de preferncia nas escolas de cada grupo de surdos e no momento da realizao da prova na turma). No entanto, para no ocorrer prejuzo do no acompanhamento dos surdos deve-se agrup-los mesmo fora da turma, em Sala de Recursos, para que sejam orientados pelo professor fluente em Libras e/ou AEE.

Alunos surdos precisam de duas formas de anlise para aplicao da prova:


2) Caso o aluno surdo ou aluno com deficincia auditiva no utilize Libras, os recursos de apoio visual (as imagens, os desenhos, as cenas) precisam ser auxiliados pela teatralizao, os gestos e as mmicas, as explicaes que demonstrem a situao lida e/ou a ideia do contedo abordado na questo da prova - dentro de um contexto. O uso do dicionrio, para compreenso do vocabulrio encontrado, precisa ser fornecido.

E se o aluno surdo est em processo de aquisio de Libras e sabe pouco de Lngua Portuguesa?

Transformar a prtica avaliativa em prtica de aprendizagem.

Recontar a histria

Alunos com deficincia intelectual precisam de materiais complementares:


Os professores de AEE constroem os materiais complementares em conjunto com as escolas A construo destes materiais precisa ser uma prtica tanto da Sala de Recursos quanto da Sala de Aula e a quantidade de recursos e de materiais precisa ser um somatrio de aes conjuntas que beneficie tambm a turma.
Exemplos de materiais usados no dia-a-dia e oferecidos durante as provas:

Materiais para consulta e uso prtico tais como materiais

concretos para contagem, material dourado, quadro valor lugar, calculadora. Materiais para consulta e apoio a esquemas de raciocnio tais como roteiro de estudo, esquemas e pequenos textos produzidos pelo aluno, imagens e maquetes construdas para apreenso de um conceito.

Transplante Doao de rgos Discusso em grupo Anotaes importantes:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://revistaescola.abril.com.br/

Recursos de baixa e de alta tecnologia para ampliar ou substituir a possibilidade da escrita


Pode ocorrer com alunos com deficincia

fsica e outras deficincias ou transtornos , por uma dificuldade ou ausncia da possibilidade da escrita, a impossibilidade da resoluo das questes das provas, portanto, algumas solues a seguir so teis:

1) uso de computador ou mquina eltrica; 2) uso de escriba (pessoa que far as anotaes escritas para o aluno); 3) uso de opes de mltipla-escolha;

Computador com teclado adaptado

Alteraes significativas nas provas

Resoluo SME N 1060


Na Resoluo SME N 1060, de 01 de fevereiro de 2010, em seu artigo 6 est delimitado que O processo de avaliao dos alunos com deficincia ser efetuado pelo professor regente, em conjunto com os professores que atuam em funo das necessidades especficas desses alunos. E em seu pargrafo nico pontua que O aluno com deficincia ser avaliado, considerando-se as adaptaes curriculares propostas, o que requer o estabelecimento de estratgias de avaliao diferenciadas.

Alunos podero precisar de alteraes significativas no contedo


O aluno com deficincia intelectual ou TGD (que tm mais

facilidade em construir conceitos por meio de imagens e de esquemas prprios ou que necessitem de adaptaes significativas do contedo) precisam de maiores apoios e de objetivos diferenciados.
1) Compreenso de que precisam do apoio de professor - lado a lado - e do acesso aos materiais de apoio e de consulta .

2) O material de apoio ao estudo e de consulta na hora da realizao de atividades (anotaes de temas, de regras e/ ou frmulas) so vlidos tambm nas provas e sob a superviso do professor de AEE ou de classe comum , principalmente nos casos em que o aluno precisa de orientao constante.

QUESTO DE PROVA Identifique o ser vivo descrito abaixo: Sou unicelular e no tenho ncleo, meu DNA est espalhado pelo citoplasma. Posso ter a forma de bacilos, cocos ou vibries, entre outras. Na cadeia alimentar, sou decompositor. Sou (A) bactria. (B) fungo. (C) protozorio. (D) vrus. Figuras introduzidas pelo AEE + Ficha de consulta fungo a seguir
bactria vrus vrus

protozorio

Fabola Torres, So Paulo, SP

FICHA DE CONSULTA

Quais as principais diferenas entre vrus e bactrias?


BACTRIA ESTRUTURA Microrganismo unicelular com membrana e citoplasma, sem ncleo definido. Seu material gentico, o cido desoxirribonucleico (DNA), fica disperso. MODO DE VIDA Algumas so parasitas e causam doenas como a pneumonia e a clera (veja a foto acima). Outras mantm uma relao harmoniosa com os seres vivos, como as que vivem no intestino humano, auxiliando a digesto. H ainda as que se alimentam de matria orgnica morta.
TAMANHO O dimetro da maioria varia entre 0,2 e 2 micras (unidade que representa 1 milsimo de milmetro) e o comprimento entre 2 e 8 micras. Elas so visveis a olho nu (se reunidas em colnias) ou com auxlio de microscpios pticos.

Consultoria Glaucia Inglez, coordenadora do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em So Paulo, e Olga Santana, autora de livros didticos de Cincias.

SENSVEL A ANTIBITICOS? Sim. VRUS ESTRUTURA Microrganismo acelular. Os mais simples apresentam uma cobertura proteica que envolve seu material gentico - o cido desoxirribonucleico (DNA) ou o ribonucleico (RNA). MODO DE VIDA Todos so parasitas intracelulares. Alguns causam doenas em seres vivos, como a aids (veja a imagem acima, que representa o modelo do vrus HIV criado em computador), a gripe, o sarampo e a rubola.
TAMANHO Geralmente, eles so menores que as bactrias. O comprimento varia entre 20 e 1.000 nammetros (unidade que representa 1 milionsimo de milmetro). So visveis somente com auxlio de microscpios eletrnicos.

bactria

SENSVEL A ANTIBITICOS? No.


http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://revistaescola.abril.com.br/

vrus

Alunos com deficincia intelectual podero precisar de alteraes significativas no contedo:


Essencializao e complementao das leituras:

1) usar caneta marca-texto (luminosa) para ressaltar partes essenciais no texto ou nas questes; 2) fornecer ampliao (ou substituio) do texto por meio de figuras ou desenhos que auxiliem na compreenso do mesmo; 3) usar letras mveis, palavras e frases previamente recortados para colagem em lacunas e nesse caso as questes podero ser alteradas (simplificadas, encurtadas, tornadas mais diretas) para possibilitar a compreenso e a oportunidade de resposta. 4) usar calculadora.

Avaliar para redimensionar o processo de ensinoaprendizagem.

Primeira reflexes
No generalizao das alteraes necessrias por

deficincia - a cada caso podemos necessitar de uma estratgia de avaliao diferenciada, desse modo, o AEE poder propor um conceito que leve em considerao reduzida porcentagem do aproveitamento em prova. educacional especializado, parte 4, extremamente importante para discusso da conceituao dados discutidos e acordados entre AEE, Unidades Escolares, IHA/SME e CRE.

O documento de Acompanhamento do atendimento

Documento Norteador Acompanhamento do atendimento educacional especializado


Parte 4 | Relatrio do Professor de Sala de Recursos ou de Itinerncia: Informe como foi a aplicao de provas a partir das orientaes sobre adaptaes realizadas pelo IHA. Relate como foi realizado o processo de avaliao do desempenho escolar do aluno durante o bimestre e que conceito foi atribudo ao aluno: _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

Decises importantes a serem discutidas para cada aluno da Educao Especial


Que atividades sero mantidas com a atual

formulao por considerarmos adequadas para o aluno? Quais deveramos adequar? Quais deveramos eliminar ? Quais deveramos introduzir de outro nvel ou ano de escolaridade? Quais os apoios e materiais necessrios ao aluno?
Registrar as adequaes, eliminaes e introdues necessrias ao aluno no documento a seguir.

Relatrio de AEE
Planejamento do atendimento educacional especializado para o aluno da educao especial em classe comum
Informaes sobre o planejamento Resumo Bimestral

Quais os apoios (material pedaggico especializado, equipamentos, outros atendimentos) que o aluno faz uso? Quais os materiais que o aluno mais utiliza? Sinalizar materiais a serem produzidos para o aluno. Indicar materiais e equipamentos a serem adquiridos e/ou providenciados.

Quais os aspectos curriculares que precisam de prioridade e/ou necessitam de adequaes para atenderem s necessidades do aluno? Apontar aspectos a serem discutidos com a escola para possibilitar acessibilidade ao currculo.
Quais os principais objetivos do AEE para o aluno? Profissionais da escola recebero orientaes do AEE? Delimite atividades a serem desenvolvidas na sala de recursos e/ou na classe comum.

Conceituao
Exemplo de situao discutida com a escola

E quando ocorrem as seguintes situaes?


Tenho oito textos para interpretao numa prova de portugus... O que fazer se avaliei que mesmo dividindo a prova em dois dias, ainda assim, o material para interpretao est muito extenso para o aluno? E se ele no l? vlido ler para ele e marcar o nmero de acertos da interpretao no carto-resposta? Qual a nota da prova? Como avali-lo em outras situaes a partir de outros objetivos, como por exemplo, da aquisio da leitura e da escrita? Qual ser o conceito desse aluno?

Respostas possveis discutidas na escola...


Houve a tentativa de ler os textos em dois dias, mas no

primeiro dia no foi possvel trabalhar quatro deles. Foram trabalhados trs textos. Ficou combinado trabalhar trs textos em cada dia para interpret-los. Leu os textos para o aluno. O nmero de acertos (nota na prova) foi calculado proporcionalmente ao nmero de questes propostas ao aluno (a extenso da prova no favorecia a esse aluno). Seis questes (no lugar de oito questes) foram consideradas 100% da prova.

Como foi conceituado o aluno do caso narrado?


O professor considerou os seguintes dados:

Nota 8,0 na prova Nota 6,0 nas atividades individuais (em objetivos, como por exemplo, da aquisio da leitura e da escrita) Nota 7,0 para participao e frequncias as aulas (o aluno tem faltado aulas da escola) Nota 7,0 nas atividades em grupo Nota 8,0 da auto-avaliao do aluno Conceito discutido em COC a partir da mdia 7,0

Avaliar para redimensionar o processo de ensino-aprendizagem

Quais foram as metas delimitadas junto com a equipe de professores da escola e com o AEE?
Construo de jogos que auxiliem no letramento (para

o aluno e a turma). Anotaes dirias sobre assuntos trabalhados com a turma (fichas de consulta) criadas nos grupos. Construo de alfabetrio da turma (palavras, expresses e desenhos) de diferentes temticas e histrias trabalhadas - sempre atualizados por todos, no mural (professores e colegas). Buscar dilogo e apoio da famlia quanto a frequncia do aluno. Providenciar o uso do Dosvox em provas.

Colaborao dos alunos: um elemento essencial para a elaborao de currculos no Sculo XXI

Muitos dos nossos problemas mais crticos no esto no mundo das coisas, mas no mundo das pessoas. Nosso maior fracasso como seres humanos tem sido a incapacidade de assegurar a cooperao e o entendimento com os outros (HERSEY & BLANCHARD, 1977, p.1).

VILLA, R. A. & THOUSAND, J. S. Colaborao dos alunos: um elemento essencial para a elaborao de currculos no Sculo XXI In: STAINBACK, S & STAINBACK, W. Incluso: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. p. 200-222

Algumas questes do questionrio de Colaborao do Aluno para reflexo sobre nossas experincias como aluno...
Quando voc era aluno, teve oportunidade e treinamento para atuar como instrutor de um colega? Nunca Raramente s vezes Frequentemente Muitas vezes Com que frequncia era esperado que voc ajudasse a aprendizagem acadmica e social de outros alunos, ao mesmo tempo em que era responsvel por sua prpria aprendizagem? Nunca Raramente s vezes Frequentemente Muitas vezes Como aluno, voc teve oportunidade para servir de mediador de conflitos entre colegas? Nunca Raramente s vezes Frequentemente Muitas vezes
(STAINBACK, S & STAINBACK, W, 1999, p. 203)

Algumas questes do questionrio de Colaborao do Aluno para reflexo sobre nossas experincias como aluno...
Com que frequncia voc foi solicitado a avaliar sua prpria aprendizagem? Nunca Raramente s vezes Frequentemente Muitas vezes Com que frequncia voc teve a oportunidade de defender os interesses educacionais de um colega ou foi solicitado a ajudar na determinao de modificaes e de acomodaes ao currculo? Nunca Raramente s vezes Frequentemente Muitas vezes Com que frequncia voc como aluno, achou que a escola pertencia a voc, que as experincias da escola eram, antes de tudo, estruturadas tendo em vista os interesses dos alunos? Nunca Raramente s vezes Frequentemente Muitas vezes
(STAINBACK, S & STAINBACK, W, 1999, p. 203)

Вам также может понравиться