Вы находитесь на странице: 1из 171

Legislao do Trabalho

(aplicada Medicina do Trabalho)

Prof. Dr. Marcos Henrique Mendanha

Prof. Dr. Marcos Henrique Mendanha


Mdico especialista em Medicina do Trabalho (ANAMT / AMB) - CRM-GO 9846

Scio Titular da ANAMT


Advogado / Ps-graduando em Direito do Trabalho OAB-GO 29.670

Prof. Dr. Marcos Henrique Mendanha

Perito Judicial / Assistente Tcnico no TRT e TRF GO Membro da Sociedade Brasileira de Percias Mdicas Diretor da Clnica ASMETRO Goinia GO Professor de Cursos de Ps Graduao de Medicina do Trabalho, Percias Mdicas, e Direito Mdico www.asmetro.com.br E-mail: marcos@asmetro.com.br MSN: dr.marcosmendanha@hotmail.com

Principais Tpicos da Aula:

Conceitos Jurdicos Fundamentais: Direito, Lei, Constituio, etc.; Hierarquia das Leis no Brasil; Caractersticas gerais da CLT; Algumas questes sobre Direito do Trabalho; Caractersticas da CLT relacionadas Medicina do Trabalho;

Principais Tpicos da Aula:


Viso geral das Normas Regulamentadoras (NRs): NR-7: PCMSO, ASO; NR-4: SESMT; NR-9: PPRA; NR-5: CIPA; NR-17: Ergonomia; NR-15: Insalubridade; NR-16: Periculosidade.

Principais Tpicos da Aula:


Tpicos de Legislao Previdenciria; Conceito e caracterizao de Acidente de Trabalho e Doenas Ocupacionais; Estatsticas dos Acidentes de Trabalho e Doenas Ocupacionais; O Nexo Tcnico Epidemiolgico (NTEP) e suas repercusses; Responsabilidade do Empregador: Civil, Trabalhista, Penal e frente ao INSS;

Principais Tpicos da Aula:

Curiosidades: hierarquia dos atestados mdicos; as leis referentes s gestantes; mdico assistente x mdico perito do INSS; sugestes de conduta mdica; casos concretos de litgios trabalhistas (um breve enfoque sobre percias mdicas que envolvem doenas ocupacionais e acidentes de trabalho), o preenchimento da CAT, o salrio mnimo do mdico, etc.

Conceitos Jurdicos Fundamentais


O que o DIREITO ?
O Direito, visto como cincia, um conjunto de normas de cumprimento obrigatrio, impostas pelo Estado aos cidados, e destinadas a regular as relaes sociais. Diz-se, tambm, que uma pessoa tem um direito quando lhe dada a possibilidade ou faculdade de agir de acordo com a norma.

Conceitos Jurdicos Fundamentais


O que a LEI ?
Lei a regra de carter geral que exprime a vontade do Estado, e por ele imposta a todos. Ningum pode deixar de cumprir uma norma dizendo no conhec-la; ao contrrio, o Estado presume que todos tm conhecimento das leis que cria, exigindo o seu cumprimento. Existem diversos tipos de lei, geralmente editadas pelo Poder Legislativo federal, estadual ou municipal.

Conceitos Jurdicos Fundamentais

O que a CONSTITUIO ?
A Constituio a lei mais importante de um pas, qual todas as outras esto submetidas. No Brasil, a nossa Constituio data de 1988, tem 245 artigos e tida como uma das mais liberais e democrticas que j tivemos.

Conceitos Jurdicos Fundamentais


O que EMENDA CONSTITUCIONAL ?
Algumas vezes verifica-se que uma norma existente na Constituio no representa da melhor forma a vontade da populao ou no constitui a melhor forma de regulamentar uma determinada matria. Deste modo, o Poder Legislativo vota uma nova lei constitucional, que vai alterar em parte a Constituio, o que se chama de emenda constitucional.

Conceitos Jurdicos Fundamentais

As Convenes da OIT, devidamente aprovadas no Congresso Nacional, e ratificadas pelo Presidente da Repblica, adquirem o status de Emenda Constitucional, conforme Art. 5, pargrafo terceiro, da Constituio Federal de 1988. Exemplos: OIT 136 Benzeno; OIT 176 Segurana e Sade nas Minas, etc.

Conceitos Jurdicos Fundamentais


O que uma LEI COMPLEMENTAR ?
Algumas leis so chamadas de leis complementares Constituio. So aquelas que regulamentam matrias to importantes que praticamente assumem o carter de lei constitucional. A prpria Constituio delega as matrias a serem regulamentadas por Leis Complementares. Tm elas mais valor do que as outras leis, exceo feita, claro, prpria Constituio

Conceitos Jurdicos Fundamentais


O que uma LEI ORDINRIA ou COMUM?
A maior parte das leis que regulamentam as relaes sociais e s quais estamos todos sujeitos podem ser denominadas de leis ordinrias (comuns). Conforme sejam elaboradas pelo Poder Legislativo federal, estadual ou municipal so chamadas de leis federais, estaduais ou municipais.

Exemplos de Leis Federais Ordinrias ou Comuns:


Cdigo Civil: Lei 10.406 / 2002; Cdigo Eleitoral: Lei .737 / 1965; Consolidao das Leis Trabalhistas CLT (Decreto-Lei 5.452 / 1943): apresenta modificaes dadas por vrias Leis Ordinrias (por isso adquire esse status). Cdigo Penal (Decreto-Lei 2.848 / 1940): apresenta modificaes dadas por vrias Leis Ordinrias (por isso adquire esse status).

Curiosidade...
Decreto-Lei: decreto com fora de Lei Ordinria que emana do Poder Executivo. Esse poder ao Executivo dado, seja por suspenso do Poder Legislativo, seja por autorizao do Congresso. A CLT e o Cdigo Penal foram institudos por Decretos-Leis de Getlio Vargas.

Relembrando...
Getlio Vargas Dia 10/11/1937, Getlio Vargas vai foi ao rdio anunciar a descoberta do Plano Cohen, um falso plano comunista para tomar o poder no pas. Com esse pretexto, Vargas d um golpe de estado, fecha o Congresso e promulga uma nova Constituio (Polaca), inspirada na Constituio da Polnia: o pas mergulha em um perodo de violenta ditadura (1937-1945: Estado Novo).

Conceitos Jurdicos Fundamentais


O que uma MEDIDA PROVISRIA ?
As medidas provisrias so exceo regra de que uma norma somente pode ser elaborada pelo Poder Legislativo. Nesse caso, em hipteses relevantes e urgentes (estabelecidas na Constituio), o Presidente da Repblica baixa uma medida provisria com fora de lei e que deve, por isso, ser obedecida por todos. As medidas provisrias devem ser submetidas ao Congresso Nacional e, se no forem aprovadas por este, perdem a sua validade aps um certo perodo de tempo (60 dias, conforme Art. 67 da CF, podendo ser prorrogada por mais 60 dias).

Curiosidades...
A MP gera trancamento ou travamento de pauta a partir de 45 dias de sua publicao;

Caso no seja votada em 60 dias, automaticamente prorrogada por mais 60 dias;


Caso a MP seja reprovada pelo Congresso, o mesmo ter que editar Decreto Legislativo regulando a ineficcia da MP desde o incio (efeito ex-nunc). Caso isso no ocorra, ter a MP validade resguardada nos seus 120 dias de vigncia (efeito ex-nunc).

Conceitos Jurdicos Fundamentais


O que so PORTARIAS e REGULAMENTOS ?
Alguns atos de carter administrativo so editados pelo Poder Executivo (e, eventualmente, pelos demais poderes), com o intuito de permitir a correta aplicao de uma lei. Assim, temos como exemplo, as portarias, as normas regulamentadoras (regulamentos), decretos, resolues, etc.

Conceitos Jurdicos Fundamentais


O que a VIGNCIA DA LEI ?
Uma lei passa a ser de conhecimento de todos quando publicada no Dirio Oficial. Geralmente as prprias leis indicam quando passam a ter valor; se, porm, ela nada fala, ela ser obrigatria no pas aps 45 dias. Este espao de tempo compreendido entre a publicao da lei e a sua entrada em vigor chamado de vacatio legis.

Hierarquia das Leis no Brasil (conforme Hans Kelsen)


CONSTITUIO EMENDA CONSTITUCIONAL (Convenes da OIT ratificadas) LEI COMPLEMENTAR LEI ORDINRIA ou CDIGO ou CLT ou MP ou LEI DELEGADA DECRETO LEGISLATIVO RESOLUO (EX.: PL autoriza PE a elaborar LEI DELEGADA) DECRETO LEGISLATIVO INSTRUO NORMATIVA INSTRUO ADMINISTRATIVA ATO NORMATIVO ATO ADMINISTRATIVO PORTARIA (Portaria MTE 3.214 / 78: NRs) RESOLUES DE AUTARQUIAS (OAB, CFM, UFRJ, ANVISA, ETC.) CONTRATOS Curiosidade: onde entra o Cdigo de tica Mdica (Resoluo 1246 do CFM)?

Curiosidade: Resoluo 1810 / 06 CFM

Art. 12: O mdico de empresa, o mdico responsvel por qualquer programa de controle de sade ocupacional de empresa e o mdico participante do servio especializado em Segurana e Medicina do Trabalho no podem atuar como peritos judiciais, securitrios, previdencirios ou assistentes tcnicos, nos casos que envolvam a firma contratante e/ou seus assistidos (atuais ou passados).

Curiosidade: Cdigo de Processo Civil Lei Ordinria n. 5.869 / 73

Art. 422 do CPC: O perito cumprir escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido, independentemente de termo de compromisso. Os assistentes tcnicos so de confiana da parte, no sujeitos a impedimentos ou suspeio."

ANTINOMIA!
Critrios de Resoluo de Conflitos de Normas: 1. Hierarquia. Se houver mesma hierarquia, avalia-se:

1. Especificidade (norma especfica prevalesce sobre norma geral que trate do mesmo assunto); 2. Cronologia.

No exemplo anterior, avaliando o critrio HIERARQUIA, quem est acima:

Resoluo do CFM ou Lei Ordinria???

Hierarquia das Leis no Brasil (conforme Hans Kelsen)


CONSTITUIO EMENDA CONSTITUCIONAL (Convenes da OIT ratificadas) LEI COMPLEMENTAR LEI ORDINRIA ou CDIGO ou CLT ou MP ou LEI DELEGADA DECRETO LEGISLATIVO RESOLUO (EX.: PL autoriza PE a elaborar LEI DELEGADA) DECRETO LEGISLATIVO INSTRUO NORMATIVA INSTRUO ADMINISTRATIVA ATO NORMATIVO ATO ADMINISTRATIVO PORTARIA (NRs) RESOLUES DE AUTARQUIAS (OAB, CFM, UFRJ, ANVISA, ETC.) CONTRATOS

Obs.: Resoluo 1810 / 06 - CFM

Art. 12: O mdico de empresa, o mdico responsvel por qualquer programa de controle de sade ocupacional de empresa e o mdico participante do servio especializado em Segurana e Medicina do Trabalho no podem atuar como peritos judiciais, securitrios, previdencirios ou assistentes tcnicos, nos casos que envolvam a firma contratante e/ou seus assistidos (atuais ou passados). Por ordem judicial - Proc. 2009.34.00.003451-8 este artigo no se aplica aos mdicos integrantes dos quadros da FUNASA. Provavelmente arguiu-se incompetncia desta Resoluo frente ao CPC!

Justificando...

Normas inferiores no podem inovar ou contrariar normas superiores, mas unicamente complement-las e expliclas, sob pena de exceder suas competncias materiais, incorrendo em ilegalidade. (STF - Ao Direta de Inconstitucionalidade 2.398-AgR, Rel. Min. Cezar Peluso, julgado em 25.06.2007)

Hierarquia das Leis no Brasil

Art. 200 da CLT: Cabe ao Ministrio do Trabalho estabelecer disposies complementares s normas de que trata este captulo (Captulo V Da Segurana e da Medicina do Trabalho), tendo em vista as peculiaridades de cada atividade, ou setor de trabalho. As NRs representam essas disposies!

Hierarquia das Leis no Brasil

Conclui-se ento, que as Normas Regulamentadores (NRs) adquirem carter de Lei Ordinria ou Lei Comum, tendo portanto uma outra posio dentro da Hierarquia das Leis no Brasil.

Hierarquia das Leis no Brasil (conforme Hans Kelsen)


CONSTITUIO EMENDA CONSTITUCIONAL (Convenes da OIT ratificadas) LEI COMPLEMENTAR LEI ORDINRIA ou CDIGO ou MP ou CLT ou NRs DECRETO LEGISLATIVO RESOLUO (incide sobre assuntos internos dos poderes) DECRETO INSTRUO NORMATIVA INSTRUO ADMINISTRATIVA ATO NORMATIVO ATO ADMINISTRATIVO PORTARIAS RESOLUES DE AUTARQUIAS (OAB, CFM, UFRJ, ANVISA, ETC.)

Fontes das Leis Trabalhistas


Constituio Federal (Artigos 6 e 7) Convenes OIT Smulas TST CLT (Cap. V Lei 6.514 / 77) Portarias (3.214 / 78 Normas Regulamentadoras) Acordos Coletivos Jurisprudncias Instrues Normativas Contrato de Trabalho Regulamentos da Empresa Usos e Costumes Etc.

Constituio Federal

Art. 6 da CF: So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio.

Constituio Federal

Art. 7 da CF: So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social:

XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana;

Constituio Federal

XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. Obs.: Insalubridade NR-15; Periculosidade NR-16; Penosidade ???

A penosidade ser definida em regulamentos (estatutos) ou normas coletivas daquela categoria. Exemplo:

Lei 8.112/90 (Lei do Servidor Pblico Federal)


Art. 71: O adicional de atividade penosa ser devido aos servidores em exerccio em zonas de fronteira ou em localidades cujas condies de vida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento.

CLT
O que a CLT ?
A Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) foi criada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943. Na CLT esto as normas que regulam as relaes individuais e coletivas de trabalho e as normas de direito material e processual relacionadas ao direito trabalhista. Originalmente a CLT tem 922 artigos, mas muitos esto em desuso ou foram revogados. Apesar disso, a CLT continua sendo o principal instrumento para regulamentar as relaes de trabalho e proteger os trabalhadores.

CLT
Caractersticas da CLT

A CLT surgiu pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo ento presidente Getlio Vargas, unificando toda legislao trabalhista ento existente no Brasil. Seu principal objetivo a regulamentao das relaes individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. A CLT o resultado de 13 anos de trabalho - desde o incio do Estado Novo at 1943 - de destacados juristas, que se empenharam em criar uma legislao trabalhista que atendesse necessidade de proteo do trabalhador, dentro de um contexto de "estado regulamentador".

CLT
Principais Tpicos da CLT

Registro do Trabalhador/Carteira de Trabalho Jornada de Trabalho Salrio Mnimo Frias Segurana e Medicina do Trabalho Categorias Especiais de Trabalhadores Proteo do Trabalho da Mulher Contratos Individuais de Trabalho Organizao Sindical Convenes Coletivas Fiscalizao Justia do Trabalho e Processo Trabalhista

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


1) A jornada normal de trabalho compreende: a) dez horas dirias e cinqenta horas semanais. b) seis horas dirias e trinta horas semanais.

c) oito horas dirias e quarenta e quatro horas semanais.


d) cinco horas dirias e vinte e cinco horas semanais.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A alternativa correta a letra C: O art. 7., XIII, da CF limita a jornada de trabalho em 8 horas dirias e 44 horas semanais. Nada impede, porm, que, por contrato individual ou conveno coletiva, estabelea-se uma jornada inferior, caso em que, ultrapassada essa jornada contratual, incidir hora extra.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A fixao da jornada em 8 horas por dia, com descanso semanal de 24 horas, preferencialmente aos domingos, j foi estipulada no Tratado de Versalhes, perodo ps 1 GM (OIT criada em 1919, com 173 Convenes).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art 7, inciso XIII da CF / 88, e Art. 58 da CLT: A durao normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, no exceder de 8 (oito) horas dirias, desde que no seja fixado expressamente outro limite (subentendese que determinadas categorias podem fixar jornadas menores. Ex.: bancrios 6h / dia.

Alm dos bancrios, merece destaque um outro bom exemplo de categoria que tem jornada mxima diria estipulada em 6 horas:

Acreditem,

OS MDICOS!

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


Lei 3.999 / 61: Altera o salrio-mnimo dos mdicos e cirurgies-dentistas (Ementa)

Lei 3.999 / 61, Art.8, 2: Aos mdicos auxiliares que contratarem com mais de um empregador, vedado o trabalho alm de seis horas dirias. 3: Mediante acordo escrito, ou por motivo de fora maior, poder ser o horrio normal acrescido de horas suplementares, em nmero no excedente de duas.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


Lei 3.999 / 61: Altera o salrio-mnimo dos mdicos e cirurgies-dentistas (Ementa)

Lei 3.999 / 61, Art. 4: salrio-mnimo dos mdicos a remunerao mnima, permitida por lei, pelos servios profissionais prestados por mdicos, com a relao de emprego, a pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


Art. 37 da CF/88 - A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade (?), publicidade (e os atos secretos?) e eficincia e, tambm, ao seguinte:

Inciso IX - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico = MAIORIA: CONTRATOS PRECRIOS!

Curiosidade...
Lei 3.999 / 61, Art. 15: Os cargos ou funes de chefia de servios mdicos somente podero ser exercidos por mdicos, devidamente habilitados na forma da lei. PL 7703/06 (Lei do Ato Mdico), Art. 5: So privativos de mdicos: direo e chefia de servios mdicos

Reflexo...
Pelo menos no servio privado, a direo do servio deve ser do mdico desde 1961. Essa Lei sempre aplicada?? Sendo aprovada, a Lei do Ato Mdico, ser aplicada??

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art. 61 da CLT: Ocorrendo necessidade imperiosa, poder a durao do trabalho exceder do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender a realizao ou concluso de servios inadiveis ou seja cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto. = Horas extras

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art. 59 da CLT: A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de duas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado (acordo individual), ou mediante contrato coletivo de trabalho (tutelado por sindicato).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art. 59, 1 da CLT: Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho dever constar, obrigatoriamente, a importncia remunerao da hora suplementar, que ser, pelo menos, 50% (cinqenta por cento) superior da hora normal. Obs.: sintonia com inciso XVI do Art. 7 da CF.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art. 59, 2 da CLT: Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias. (Banco de Horas)

Curiosidade...

Art. 62 da CLT: No se compreendem no regime deste captulo: I - os empregados que exercem atividade externa incompatvel com a fixao de horrio de trabalho, devendo tal condio ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social e no registro de empregados;

Curiosidade...

II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gesto, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial.

Curiosidade...

Pargrafo nico do Art. 62 da CLT: O regime previsto neste captulo ser aplicvel aos empregados mencionados no inciso II deste artigo, quando o salrio do cargo de confiana, compreendendo a gratificao de funo, se houver, for inferior ao valor do respectivo salrio efetivo acrescido de 40% (quarenta por cento).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Lei 605 / 49: Art. 1: Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigncias tcnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradio local. Obs.: inciso XV do Art. 7 da CF.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Lei 605 / 49, Art. 5: Esta lei no se aplica s seguintes pessoas: b) aos funcionrios pblicos da Unio, dos Estados e dos Municpios e aos respectivos extranumerrios em servio nas prprias reparties (Princpio da Legalidade = nesse caso, burla-se os direitos trabalhistas celetistas de forma oficial);

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Lei 605 / 49, Art. 9: Nas atividades em que no for possvel, em virtude das exigncias tcnicas das empresas, a suspenso do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remunerao ser paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Exemplos:

Seg Ter Qua Qui Sex Sb Dom 6h 6h 6h 6h 6h 6h 6h

Total: 42 horas.
Houve horas-extras??

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

R.: No, mas as 6 horas trabalhadas no domingo devem ser pagas em dobro, com fulcro na Lei 605 / 49 (Artigo 9).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Exemplos:

Seg Ter Qua Qui Sex Sb Dom 8h 8h 8h 8h 8h 4h 6h

Total: 50 horas.
Houve horas-extras??

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

R.: Sim, e ocorreram num domingo. Portanto, deveriam ser pagas em dobro e acrescidas de 50%, conforme Art. 59 da CLT c/c Lei 605/49 (posicionamento minoritrio). Smula 172 do TST: Computam-se no clculo do repouso remunerado as horas extras habitualmente prestadas (posicionamento majoritrio).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Banco de Horas (Art. 59, pargrafo 2 da CLT ou CF): s com tutela do sindicato: folga dever ser fornecida em at um ano. Compensao: poder ser via acordo individual. Folga dever se dar dentro da mesma semana (ex.: escala de 12/36).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Exemplos:

Seg Ter Qua Qui Sex Sb Dom 8h 8h 8h 8h 8h 4h 8h


justo que o empregado, pelo regime de compensao, folgue apenas na terafeira seguinte, por exemplo??

Reflexo...

E a escala 12 x 36, legal??

Reflexo...

Art. 59, 2 da CLT: Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias.

Reflexo...

E a escala 12 x 36, legal??

R.: De acordo com a CLT, completamente ilegal!

No se empolgue!
Exemplo: Lei Estadual 10.460 / 88 (Estatuto dos Serviores Civis do Estado de Gois) Art. 52: Os rgos cujos servios se fizerem necessrios diuturnamente e/ou aos sbados, domingos e feriados civis ou religiosos funcionaro nesses dias em regime de planto, fixado pelos respectivos dirigentes.

Reflexo...
E a escala 12 x 36, a quem serve???

Defensores: ideal para algumas funes como vigilantes e profissionais da sade. (???) / H um maior tempo efetivo de descanso: em 48h trabalha-se 12h, enquanto outros empregados trabalham 16.

Reflexo...
No ms (considerando 4 semanas):

Trabalhadores com 44h/semana: 176 horas trabalhadas.


Trabalhadores em escala de 12 x 36: 168 horas trabalhadas. Detalhe: 4 horas a mais por jornada: desgaste!

Reflexo...
E a escala 12 x 36, a quem serve???

Apenas ao empregador! Trata-se de uma maneira de legalizar o no pagamento de horas-extras. a evidncia de uma questionvel atuao sindical! (Opinio do Professor)

Reflexo...

H juizes que condenam, quando solicitados no processo, o pagamento das horas-extras excedentes s 8 horas, mesmo em escalas convencionadas de 12 x 36, por entender que a CLT, sendo norma de ordem pblica e de carter imperativo, no pode ter sua aplicao afastada mesmo por negociao individual ou coletiva.

Relembrando...

Art. 61 da CLT: Ocorrendo necessidade imperiosa, poder a durao do trabalho exercer do limite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender a realizao ou concluso de servios inadiveis ou seja cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto. = Horas extras

Consequncia

H julgados mais recentes que condenam o empregador inclusive a pagamento por danos morais (imateriais, extrapatrimoniais), em virtude do pagamento de horas-extras e trabalho aos domingos habituais.

Reflexo...
Mas em alguns casos, o prprio trabalhador j conta com as horas-extras, e pede ao empregador! CUIDADO!!

Reflexo...

Art. 143 da CLT: facultado ao empregado converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes.

Filosofias do Direito do Trabalho...

Excesso de mo de obra (oferta maior que procura) + Mecanizao / Automao, gera dumping social e desemprego crescente.

Uma breve reflexo: o grande nmero de faculdades de Medicina e o dumping mdico: que prognstico voc faz??

Filosofias do Direito do Trabalho...

A mecanizao veio para desafogar o trabalhador. isso que se verifica?? At onde flexibilizar as leis trabalhistas contribuiria com a diminuio do desemprego??

Filosofias do Direito do Trabalho...


Por que em pocas de bonana econmica no se fala em aumento dos direitos trabalhistas, e quando vem a crise, aparecem inmeros defensores da flexibilizao das leis trabalhistas????

Filosofias do Direito do Trabalho...

Atuao Sindical x Paternalismo da CLT


No que mexer primeiro???

Utilidade Pblica quanto ao Sindicato Mdico:


Contribuio Sindical (RCSU): obrigatoriedade do pagamento equivalente a 1 dia de trabalho a todos aqueles que participam das categorias econmicas ou profissionais ou das profisses liberais representadas (Art. 513, alnea e da CLT, c/c Art. 580, inciso I, da CLT). Contribuio Social: s para os que quiserem se associar ao sindicato opcional (Art. 540, da CLT).

Utilidade Pblica quanto ao Sindicato Mdico:


Art. 585 da CLT: Os profissionais liberais podero optar pelo pagamento da contribuio sindical unicamente entidade sindical representativa da respectiva profisso, desde que a exera, efetivamente, na firma ou empresa e como tal sejam nelas registrados.

Utilidade Pblica quanto ao Sindicato Mdico:


Pargrafo nico do Art. 585 da CLT: Na hiptese referida neste artigo, vista da manifestao do contribuinte e da exibio da prova de quitao da contribuio, dada por Sindicato de profissionais liberais, o empregador deixar de efetuar, no salrio do contribuinte, o desconto a que refere o Art. 582.

Utilidade Pblica quanto ao Sindicato Mdico:


O valor desse 1 dia de trabalho definido em Assemblia do Sindicato com base no Artigo 8, inciso IV da CF/88, e atualmente, o SIMEGO estabelece o valor de R$ 125,00 (adota-se a mdia de R$ 3.750,00 com base em fontes do FENAM).

J o valor da contribuio social (opcional) atualmente de R$ 165,00 (determinado sobre os gastos anuais do SINDICATO, dividido pelo nmero provvel de sindicalizados associados, conforme estatuto do Sindicato).

Curiosidade...

No STF tramita ao movida pelo PPS pela no obrigatoriedade do contribuio sindical obrigatria.

Filosofias do Direito do Trabalho...

Conforme dados do IPEA, se toda populao ativa mundial trabalhasse (pleno emprego), todos trabalharamos 4 horas por dia, 3 vezes por semana, com o mesmo nvel de produo.

Reflexes...
Para a maior parte de ns:

Na infncia, brincvamos, andvamos de bicicleta, etc. Aos 19 anos, saamos, baladas, encontros religiosos, etc. Frias eram frias mesmo! O que voc fez depois que se formou???

Filosofias do Direito do Trabalho...

A sada para desemprego est na diminuio da jornada de Trabalho?? Exemplo da Frana: jornada de trabalho foi de 44h para 35h por semana. Resultado: no diminuiu o desemprego! Por que: automao? Capitalismo?

Filosofias do Direito do Trabalho...

Antes da 1 GM as relaes de trabalho eram muito precarizadas, existindo um efetivo dumping social .

Na China h uma elevada precarizao do trabalho, e consequente dumping social.


O produto chins o mais vendido no mundo, mas o progresso social no alcana os chineses. H historiadores que relacionam a atual China, com os trabalhadores europeus do perodo pr 1 GM.

Filosofias do Direito do Trabalho...


Em junho de 2009, o Presidente LULA defendeu na OIT a chamada internacionalizao do Direito do Trabalho: foi muito aplaudido!

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

O empregado domstico no tem limitao de jornada de trabalho, conforme Art. 7, pargrafo nico, da CF. H jurisprudncias, no entanto, que afirmam que se a domstica trabalhar meia jornada, poder ganhar meio salrio mnimo. Pergunta-se: o que ser meia jornada de trabalho domstico???

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


2) As horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, com prejuzo do intervalo mnimo de onze horas, devem ser: a) remuneradas como horas extraordinrias com adicional. b) remuneradas como horas extraordinrias sem adicional. c) remuneradas com o mesmo valor da hora normal.

d) compensadas com as horas semanais.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho A alternativa correta a letra A: Entre duas jornadas de trabalho deve haver, no mnimo, um intervalo de 11 horas (art. 66 da CLT). Sem a folga compensatria, segundo a smula 110 do TST, "No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 (vinte e quatro) horas, com prejuzo do intervalo mnimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional."

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


3) Considera-se empregado: a) a pessoa jurdica prestadora de servios a outra pessoa jurdica sob dependncia e mediante salrio. b) a pessoa fsica prestadora de servios eventuais a outra pessoa fsica sob dependncia e mediante salrio. c) a pessoa fsica prestadora de servios no eventuais, que o faz a outra pessoa fsica, mediante subordinao e recebimento de salrio. d) a pessoa fsica prestadora de servios no eventuais a outra pessoa fsica sem subordinao desta e mediante recebimento de salrio.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A alternativa correta a letra C: Empregado toda pessoa fsica que presta servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Art. 3 da CLT Macete: SHOP

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art. 114, inciso I, da CF / 88 (alterado pela Emenda Constitucional n. 45 / 04): Compete a Justia do Trabalho processar e julgar: as aes oriundas das relaes de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Verifica-se uma distino entre relao de emprego e relao de trabalho. O termo relao de trabalho mais abrangente. Entendimento majoritrio: relao de trabalho (gnero); relao de emprego (espcie).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho Relao de Trabalho Ser humano Relao de Emprego Pessoa fsica

Pessoalidade (podendo haver substituies)


Onerosidade (permite voluntrio)

Pessoalidade do empregado
Onerosidade

Relao de Trabalho Habitualidade no necessria (inclui trabalhador avulso e eventual: autnomo) Subordinao no necessria (ex.: trabalho autnomo)

Relao de Emprego Habitualidade (Ex. de Jurisprudncia: at 2 dias diarista; 3 ou mais: empregada)

Subordinao necessria

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

H uma grande discusso sobre a nova abrangncia da competncia da Justia do Trabalho aps a EC / 2004. Para muitos, as relaes de trabalho devem incluir as relaes entre cliente e profissional liberal. Com isso, a Justia do Trabalho passaria a julgar: honorrios no pagos, erros mdicos, etc.

Curiosidade: Terceirizao

Na terceirizao lcita, o compromisso da empresa de terceirizao para com a empresa contratante, apenas o resultado final obrigao de resultado ou de fim (no h pessoalidade, e nem subordinao direta dos trabalhadores terceirizados, conforme Smula 331, III, do TST).

Curiosidade: Terceirizao

A terceirizao deve ser de servio especializado, e diferente do servio fim da contratante. Ex.: empresa de informtica pode terceirizar trabalhadores de limpeza (sem pessoalidade e subordinao direta), mas no pode contratar 2 tcnicos em informtica atravs de empresa de terceirizao. Seria uma fraude trabalhista (precarizao)!

Curiosidade: Terceirizao

Ex.: Um trabalhador terceirizado sofre acidente de trabalho na empresa que terceirizou o servio. Quem responder pelo acidente???

Curiosidade: Terceirizao

H controvrsia jurdica nas primeiras instncias. No TST, com base na Smula 331, IV, subsidiria (e no solidria), tendo o empregador direto como maior responsvel. Na prtica, v-se que o reclamante processa as 2 empresas, ou ento, uma empresa faz denunciao lide: chama a outra.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


Principais mudanas da nova Lei de Estgios (Lei 11.788 / 2008), que tambm visa coibir precarizao do trabalho estagirio:

Restrio de jornada - Quatro horas para ensino fundamental (ltimos anos) profissional de educao de jovens e adultos - Seis horas para ensino superior, ensino profissional de nvel mdio e ensino mdio regular - Jornada reduzida a pelo menos a metade em poca de provas

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Durao do estgio - Mximo de dois anos por empresa, com exceo de profisses em que h regulamentao prpria

Bolsa-auxlio
- Remunerao e vale transportes compulsrios para estgio no obrigatrio

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Frias

Sade e segurana no trabalho

- Sero aplicadas ao estagirio as legislaes trabalhistas que envolvem sade e segurana no trabalho

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Defensores: Os estagirios precisavam mesmo de uma lei que os resguardassem em suas relaes de trabalho. Crticos: Qual o sentido de contratar um estagirio no lugar de um empregado convencional?

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Segundo ABRES (Associao Brasileira de Estgios), em setembro de 2008 (poca da promulgao da Lei 11.788) haviam 1,1 milhes de estagirios no Brasil. Em janeiro de 2009, esse nmero caiu para 900 mil: reduo de 200 mil em 4 meses. Reflexos da crise ou da nova Lei??

Questes diversas sobre Direito do Trabalho 4) O adicional de trabalho noturno de, no mnimo:

a) 10%.
b) 20%. c) 30%. d) 40%.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A alternativa correta a letra B: "Art. 73 da CLT: Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalhador noturno ter remunerao superior do diurno e, para esse efeito, sua remunerao ter um acrscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna". (Em sintonia com a Lei 3.999 / 61 Mdicos)

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


5) Segundo a CLT, o empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio: a) at 05 dias consecutivos, em caso de falecimento do cnjuge, ascendente, descendente. b) at 03 dias consecutivos, em virtude de casamento. c) por 02 dias, a cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada. d) por 10 dias consecutivos, em virtude de nascimento de seu filho.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho A alternativa correta a letra B: Art. 473 da CLT: O empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio: I - at 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cnjuge, ascendente, descendente, irmo ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social, viva sob sua dependncia econmica; II - at 3 (trs) dias consecutivos, em virtude de casamento;

Questes diversas sobre Direito do Trabalho III - por um dia, em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana (alterado para 5 dias, conforme ADCT, art. 10); IV - por 1(um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada; V at 2 dias, consecutivos ou no, para o fim de se alistar eleitor.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Em tais situaes, verifica-se que a relao de emprego pde ser parcialmente paralisada, temporariamente, sem a dissoluo do respectivo vnculo contratual que lhe formou. A essa paralisao se denomina, tecnicamente, suspenso parcial do contrato de trabalho, ou interrupo do contrato de trabalho (o salrio, apesar da ausncia do empregado, pago pelo empregador).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Nos perodos de suspenso total do contrato de trabalho (ex.: auxlio-doena), tendo em vista no serem devidos salrios, no h necessidade de recolhimento previdencirio e nem obrigao de depositar FGTS (exceto no auxlio-doena acidentrio), isso em razo de a empresa no estar obrigada ao pagamento de salrios durante esse perodo.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Para as hipteses de suspenso total, a lei assegura, em carter geral, trs direitos principais: a) direito ao emprego - se inexistisse tal direito o contrato estaria extinto.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


b) direito, aps a suspenso, a todas as vantagens que tiverem sido atribudas categoria que pertencia na empresa (CLT art. 471); c) direito contagem do tempo para antiguidade (desde que haja retorno ao trabalho antes da aposentadoria tempo intercalado). Hoje, poucos so os casos de excluso da contagem do tempo de afastamento. Limitam-se a representao sindical e para tratar de interesses particulares, isto , licena no remunerada (CLT art. 476).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art. 55 da Lei 8213 / 91: O tempo de servio ser comprovado na forma estabelecida no Regulamento, compreendendo: II - o tempo intercalado em que esteve em gozo de auxlio-doena ou aposentadoria por invalidez Exemplos de suspenso total do contrato de trabalho: auxlio-doena, e aposentadoria por invalidez.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Outras possibilidades em que o empregado no trabalha, mas recebe do empregador (suspenso parcial do contrato de trabalho ou tambm chamado interrupo do contrato de trabalho):

a) frias efetivamente gozadas (e no frias indenizadas) art. 130, da CLT. O empregado se afasta do trabalho, com salrios integrais e pagos, inclusive, antecipadamente;

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


b) licena-maternidade CF, art. 7, XVIII - 120 dias (28 antes e 92 dias aps o parto). O salrio da empregada pago indiretamente pela Previdncia Social (o benefcio salrio-maternidade custeado pelas contribuies patronais calculadas sobre a folha de pagamento. O empregador paga a gestante os salrios devidos e os desconta dos recolhimentos habituais devidos a Previdncia. Em caso de aborto no criminoso: a mulher tem direito a um repouso remunerado de duas semanas (CLT, art. 395); o salrio maternidade de trabalhadora avulsa e em casos de adoo, pago diretamente pela Previdncia Social (Art. 71 Lei 8213 / 91)

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

NOTA: O art. 7, XVIII, da CF/88 ampliou de 84 para 120 dias o perodo durante o qual fica proibido o trabalho da mulher grvida. A Lei 11.170 de 09/09/2008, que criou o Programa Empresa Cidad, institui a ampliao para 180 dias, sendo os ltimos 60 dias a cargo da contratante, mediante benefcios fiscais (trata-se de uma faculdade da empresa ou orgo pblico). Em alguns locais essa lei j estava regulamentada, exemplo: Vitria ES (Lei Municipal 6.587 / 06, assinada pelo Pref. Jos Carlos Coser)

Questes diversas sobre Direito do Trabalho Obs.: a Cmara dos Deputados aprovou em 04/12/08 a PEC 114/2007 (Proposta de Emenda Constitucional), que confere estabilidade de 12 meses ao pai de famlia que a esposa esteja gestante. Falta aprovao no Senado Federal.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho c) domingos e feriados, se o empregado trabalhou durante a semana (Lei n. 605/49); d) afastamento do trabalho de, no mximo, 90 dias, por exigncia de servio militar ou encargo pblico, devido a motivo de relevante interesse para segurana nacional (no inclui alistamento militar obrigatrio), conforme art. 472 da CLT;

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

e) quando tiver de comparecer em juzo como testemunha ou parte em processo trabalhista (art. 473 e art. 822, da CLT e enunciado n. 155,do TST);

f) ausncias consideradas justificadas pelo empregador, quando concorda em pagar os respectivos salrios (art. 131, IV);

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

g) aviso prvio indenizado;

h) afastamento para inqurito, por motivo de segurana nacional, por 90 dias (art. 472, 5, CLT);
i) greve, se houver pagamento de salrios;

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

j) comparecimento de jurado sesso do jri (art. 430, da CLT); l) ausncia por trabalho em eleies (dobro do nmero de dias trabalhados); m) exame vestibular para ingresso em faculdade (art. 473, da CLT).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

n) acidente de trabalho, onde nos primeiros 15 dias a suspenso parcial, ou seja, interrupo do contrato de trabalho, em que o empregador tem obrigao relativa a remunerao. A partir do dcimo sexto dia a suspenso total e toma o lugar da remunerao o benefcio que fica a cargo da Previdncia Social (CLT, art. 4, art. 133, inciso IV e art. 475);

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


o) doena, onde nos primeiros 15 dias a suspenso parcial, ou seja, interrupo do contrato de trabalho. A partir do dcimo sexto dia a suspenso total e toma seu lugar o benefcio que fica a cargo da Previdncia Social (art. 133, inciso IV, art. 475 e art. 476, todos da CLT);

p) participao em cursos ou programas de qualificao profissional (2 a 5 meses), oferecidos pelo empregador (o empregado, ou no recebe salrio, ou recebe algum benefcio conforme voluntariedade do empregador. Gera suspenso total ou parcial do contrato de trabalho - art. 476 A, da CLT).

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Obs.: o empregado que tiver recebido auxlio-doena (acidentrio ou no) por mais de 6 meses, no ter direito a frias, conforme art. 133, IV, da CLT.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


6) Durante um contrato de experincia, a trabalhadora fica gestante:

a) poder ter direito ao salrio maternidade e a estabilidade.


b) poder ter direito somente ao salrio maternidade. c) poder ter direito somente estabilidade.

d) o empregador deve indicar o abortamento de imediato.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Resposta B: poder ter direito somente ao salrio maternidade.

Se a gestante for segurada e/ou estiver no chamado perodo de graa (12 meses que sucedem ao trmino do ltimo contrato que lhe atribuiu o status de segurada), a gestante ter direito ao salrio maternidade de 1/12 da soma dos doze ltimos salrios-de-contribuio, apurados em um perodo no superior a quinze meses, conforme Art. 73, inciso III da Lei 8.213 / 91.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

O contrato de experincia no gera a estabilidade de 120 dias prevista no Art. 7, inciso XVIII da Constituio Federal. Jurisprudncia: Ao contrato de experincia no aproveita a estabilidade provisria da gestante, e nem a ele se aplica a regra por despedimento arbitrrio, ou sem justa causa, porque ele expira pelo simples decurso de tempo. (TRT - 2 Regio)

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


5) Num contrato de trabalho por tempo indeterminado, a trabalhadora fica gestante durante o aviso prvio: a) ter direito ao salrio maternidade e a estabilidade. b) ter direito somente ao salrio maternidade. c) ter direito somente estabilidade. d) o empregador, nesse caso, deve ele mesmo realizar o abortamento de imediato.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho Resposta A: ter direito ao salrio maternidade (desde que seja segurada da PS) e a estabilidade.

Dado o aviso prvio, e sobrevindo sobre este lapso de tempo a estabilidade, tem o empregado direito a garantia de emprego. Finda a estabilidade, o empregador poder dar aviso prvio no dia seguinte, ou seja, ter o empregado mais 30 dias de aviso prvio para procurar um outro emprego.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, Art. 10, inciso II, item b: fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

O cipeiro, dirigente e representante sindical gozam de estabilidade desde o registro de sua candidatura ao cargo, at um ano decorrido do trmino de seu mandato, conforme CLT. E o CIPEIRO, dirigente ou representante sindical que se candidatar durante o aviso prvio?

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A Orientao Jurisprudencial n. 35 da SDI-I do TST, inserida em 14.03.94, apresenta-se no seguinte sentido: "DIRIGENTE SINDICAL. REGISTRO DE CANDIDATURA NO CURSO DO AVISO PRVIO. No tem direito estabilidade provisria". Tal orientao extrapola-se aos cipeiros, visando evitar fraudes.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


6) Que porcentagem de deficientes fsicos entre os empregados deve ter uma empresa de 200 trabalhadores: a) 2% b) 3% c) 4%

d) 5%

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A alternativa correta a letra A: Art. 93 da lei 8.213 / 91: A empresa com 100 (cem) ou mais empregados est obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo:

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

I - at 200 empregados.....2%;

II - de 201 a 500......3%;
III - de 501 a 1.000........4%; IV - de 1.001 em diante. ..............5%.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


7) Sendo o empregado avisado de sua dispensa, no perodo de aviso prvio no indenizado de 30 dias, ter ele direito a uma reduo do horrio de trabalho de 2 horas por dia ou 7 dias corridos, conforme Art. 488 da CLT. Se a jornada for de 4 horas: a) ter direito o empregado a diminuio de 1 hora de trabalho por dia durante o aviso prvio. b) ter direito o empregado a diminuio de 2 horas de trabalho por dia durante o aviso prvio. c) no ter direito o empregado a nenhuma diminuio de trabalho por dia durante o aviso prvio. d) o empregado no precisar trabalhar durante o aviso prvio.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A alternativa correta a letra B: ter direito o empregado a diminuio de 2 horas de trabalho por dia durante o aviso prvio. O art. 488 da CLT fala em reduo de horrio de trabalho e no de jornada de trabalho.

Curiosidade...

Art. 58-A da CLT: Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no exceda a vinte e cinco horas semanais.

4 do Art. 59 da CLT: Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho 8) O FGTS recolhido na proporo de: a) 8%, sem desconto no salrio. b) 10%, com desconto no salrio. c) 12%, sem desconto no salrio. d) 40%, sem desconto no salrio.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A alternativa correta a letra A: FGTS o peclio do empregado, formado com o depsito compulsrio, pelo empregador, do percentual de 8% (oito por cento) da sua remunerao mensal, sem ser descontado do salrio, sendo um acrscimo a este.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


9) So requisitos legais que configuram a relao de emprego: a) a dependncia, o salrio, pessoalidade e a no eventualidade do trabalho prestado. b) o salrio, a pessoalidade, a no eventualidade e a exclusividade. c) a pessoalidade, a no eventualidade, a exclusividade e a dependncia. d) a no eventualidade, a exclusividade, a dependncia e a onerosidade.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A alternativa correta a letra A: O emprego se caracteriza pelo prestao de servio do empregado que deve pessoal, no eventual e mediante salrio (dependncia). Macete: SHOP

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


10) Trabalhador domstico : a) aquele que, de forma contnua, mediante vnculo de subordinao e salrio, presta servios no mbito residencial do empregador e que, por isso, no envolvam intuito de lucro por parte deste. b) aquele que presta servios a uma empresa para atender necessidade transitria de substituio do pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios. c) aquele que presta servios a inmeras empresas, vinculado a entidade de classe, por intermdio desta e sem vnculo de emprego. d) aquele que presta servios acidentalmente e, portanto, no caracteriza relao de emprego.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

A alternativa correta a letra A: Na alternativa b, est o conceito de trabalhador temporrio. Na c, o conceito de trabalhador avulso e, na alternativa d, o trabalhador eventual.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Vale lembrar que atualmente, para fins previdencirios, trabalhador avulso, eventual e autnomos so chamados de contribuintes individuais.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho 11) Em regra, o contrato de trabalho temporrio tem por limite normal:

a) 3 meses.
b) 6 meses. c) 12 meses. d) 24 meses.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho


A alternativa correta a letra A: Art. 10, Lei 6.019/74 - O contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de trs meses, salvo autorizao conferida pelo rgo local do Ministrio do Trabalho e Previdncia Social, segundo instrues a serem baixadas pelo Departamento Nacional de Mo-deObra (nesse caso poder ser prorrogado mais 3 meses, no mximo). No caso de contrato celebrado com prazo superior a 3 meses e sem autorizao do Ministrio do Trabalho, o contrato ser considerado como contrato de trabalho por tempo indeterminado.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Trabalho Temporrio X Contrato de Experincia X

Contrato de Trabalho Por Prazo Determinado

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Contrato de Experincia e Trabalho Temporrio Espcie X Contrato de Trabalho Por Prazo Determinado Gnero

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Trabalho temporrio s vale para empresa urbana (rural no pode). S vlido em caso de necessidade extraordinria de servios. Ex (caso concreto).: empresa afirma que s contrata temporariamente pois est sempre em promoo = fraude trabalhista!

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art. 443 da CLT: O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. 1: Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

2: O contrato por prazo determinado s ser vlido em se tratando: a) de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; b) de atividades empresariais de carter transitrio; c) de contrato de experincia.

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Art. 445 da CLT: O contrato de trabalho por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do Art. 451.

Pargrafo nico. O contrato de experincia no poder exceder de 90 (noventa) dias

Questes diversas sobre Direito do Trabalho

Smula 188 TST: O contrato de experincia pode ser prorrogado, respeitado o limite mximo de 90 (noventa) dias.

A CLT e a Segurana e Medicina do Trabalho

A Constituio Federal, em seu Captulo II (Dos Direitos Sociais), artigo 6 e artigo 7, incisos XXII, XXIII, XXVIII e XXXIII, dispe, especificamente, sobre segurana e sade dos trabalhadores.

A CLT e a Segurana e Medicina do Trabalho

A CLT de 1943.

O art. 184 da CLT versa sobre dispositivos de emergncia em mquinas. Ser que em 1943 j haviam tantas mquinas assim??

A CLT e a Segurana e Medicina do Trabalho

A Consolidao das Leis do Trabalho - CLT - dedica o seu Captulo V Segurana e Medicina do Trabalho, de acordo com a redao dada pela Lei 6.514, de 22 de dezembro de 1977. O captulo V da CLT foi reeditado em 1977, poca em que os militares se defrontaram com um assombroso nmero de acidentes de trabalho.

A CLT e a Segurana e Medicina do Trabalho

Art. 155 (NR-1) - Incumbe ao rgo de mbito nacional competente em matria de segurana e medicina do trabalho: II- coordenar, orientar, controlar e supervisionar a fiscalizao e as demais atividades relacionadas com a segurana e a medicina do trabalho em todo o territrio nacional, inclusive a Campanha Nacional de Preveno de Acidentes do Trabalho;

A CLT e a Segurana e Medicina do Trabalho

Art. 156 (NR-1) - Compete especialmente s Delegacias Regionais do Trabalho, nos limites de sua jurisdio: I- promover a fiscalizao do cumprimento das normas de segurana e medicina do trabalho; III- impor as penalidades cabveis por descumprimento das normas constantes deste Captulo, nos termos do art. 201.

A CLT e a Segurana e Medicina do Trabalho

Art. 157 (NR-1) - Cabe s empresas: I- cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho; II- instruir os empregados, atravs de ordens de servio, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenas ocupacionais; IV- facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente.

A CLT e a Segurana e Medicina do Trabalho

Art. 158 (NR-1) - Cabe aos empregados: I- observar as normas de segurana e medicina do trabalho, inclusive as instrues de que trata o item II do artigo anterior; II- colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos deste Captulo. Pargrafo nico - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: a) observncia das instrues expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior; b) ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa

Вам также может понравиться