Вы находитесь на странице: 1из 23

ESTATSTICA

Professor: Deusvaldo de Sales Franco Jnior

ESTATSTICA
Com a estatstica podemos estudar o comportamento social dos empregados de uma empresa, de seus gestores ou fornecedores, baseados em dados estatsticos como idade, religio, sexo, cor, situao civil entre outras. A estatstica nos permite analisar dados de pesquisas de forma a se tirar delas concluses srias que vo alm de simples chutes. A partir de agora iremos aprender suas definies, clculos, aplicaes, uso de ferramentas computacionais e realizar exerccios prticos de aplicaes.

ESTATSTICA
O QUE ESTATSTICA?
A estatstica uma cincia que se dedica a coleta, analise e interpretao de dados. Preocupa se com os mtodos de coleta, organizao, resumo, apresentao e interpretao dos dados, assim como em tirar concluses sobre as caractersticas das fontes de onde estes foram retirados, para melhor compreende las.

ESTATSTICA
Por volta do sculo XVIII a estatstica adquiriu feies cientificas e Godofredo Achenwall batizou a nova cincia (ou mtodo) com o nome de ESTATSTICA. As tabelas tornaram se mais completas, surgiram as representaes grficas e o clculo das probabilidades. Na era das novas tecnologias a estatstica tm avanado rapidamente e, com seus processos e tcnicas, tm contribudo para a organizao dos negcios e recursos do mundo moderno.

ESTATSTICA

ESTATSTICA

ESTATSTICA
Com relao as notcias anteriores, obtidas nos jornais Zero Hora e Folha de So Paulo, qual a relao que voc faz entre essas notcias e a disciplina que estamos estudando agora? Em que pontos voc considera que a cincia da estatstica pode melhorar as condies sociais? Como pode a estatstica interferir na vida e na histria das pessoas?

ESTATSTICA
DIVISO DA ESTATSTICA Estatstica Descritiva: Se preocupa com a coleta de dados, organizao e representao. Estatstica Inferencial ou Indutiva: a parte mais importante da estatstica, pois a inferncia estatstica que permite a analise e interpretao dos dados atravs de estimativas de parmetros do universo. Cuida da analise e interpretao.

ESTATSTICA
O MTODO ESTATSTICO: Diante da
impossibilidade de manter as causas constantes, admite se que todas as causas presentes variando, registram se todas estas variaes e procura se determinar, resultados e influncias que cabe a cada uma delas. A coleta, a organizao e a descrio dos dados esto a cargo da Estatstica Descritiva, enquanto a analise e a interpretao desses dados ficam a cargo da Estatstica Indutiva ou Inferncia.

ESTATSTICA
Fases do Trabalho Estatstico

ESTATSTICA
COLETA DE DADOS
CRTICA DOS DADOS APURAO DOS DADOS TABELAS

GRFICOS

ANLISE DE RESULTADOS

ESTATSTICA
O que Estatstica? Cite as fases do mtodo estatstico? O que apurar dados? Como podemos apresentar ou expor os dados? Como podemos dividir a estatstica?

ESTATSTICA
Probabilidade: Instrumento que permite ao estatstico estudar os experimentos aleatrios, ou seja, estudar ao experimentos cujos resultados so incertos, mas o conjunto de possibilidades seja conhecido. OBS: A probabilidade permite que obtenhamos valores percentuais que nos permitiro fazer inferncias sobre resultados futuros.

ESTATSTICA
A ESTATSTICA NAS EMPRESAS: No mundo atual, a empresa uma das vigias mestras da Economia dos povos. Por meio de sondagem, de coleta de dados e de recenseamento de opinies, podemos conhecer a realidade geogrfica e social e definir as estratgias que devemos tomar e estabelecer planos de metas.Por isto importante verificar e avaliar as situaes.

ESTATSTICA
CONCEITOS BSICOS Varivel: convencionalmente, o conjunto de resultados possveis de um fenmeno. Uma varivel pode ser: QUALITATIVA e QUANTITATIVA. Qualitativa: Quando seus valores so expressos por atributos: sexo, cor da pele, religiosidade etc... Quantitativa: Quando seus valores so expressos em nmeros salrios, idades, votos etc...

ESTATSTICA
CONCEITOS BSICOS
Populao: Para a estatstica populao o conjunto de elementos (pessoas, coisas, objetos) que tem em comum uma caracterstica em estudo.
Assim, os estudantes constituem uma populao, pois apresentam, pelo menos uma caracterstica comum: so aqueles que estudam.

ESTATSTICA
CONCEITOS BSICOS Amostra: o conjunto de elementos retirados da populao, suficientemente representativos dessa populao. Atravs da analise dessa amostra estaremos aptos para analisar os resultados da mesma forma que se estudssemos toda a populao. OBS: A amostra sempre finita (limitada).
Quanto maior for a amostra mais significativo o estudo e sua representatividade do real.

ESTATSTICA
Classifique as variveis em qualitativas e quantitativas: a) Cor dos cabelos b) Nmero de filhos c) Nmero de votas por candidatos d) Cor dos olhos e) Nmero de aes negociadas na bolsa de valores. f) Orientao sexual

ESTATSTICA
Amostragem: Tcnica especial de recolher amostras, que garante, tanto quanto possvel, o acaso na escolha. Desta forma, cada elemento da populao passa a ter a mesma chance de ser escolhido. No nascimento de um bebes qual a probabilidade de se ter menino ou menina?

ESTATSTICA
TIPOS DE AMOSTRAGENS Pode se dividir as tcnicas de amostragem em vrios tipos:
Amostragem probabilstica - Procedimento onde todos os elementos da populao tm uma probabilidade conhecida e superior a zero de integrar a amostra. Amostragem no probabilstica: a amostragem em que no podemos usar a probabilidade podendo esta ser de dois tipos: Intencional e no Intencional.

ESTATSTICA
Amostragem intencional - Amostragem no probabilstica subordinada a objetivos especficos do investigador. Amostragem no intencional - Amostragem no probabilstica regida por critrios de convenincia e/ou de disponibilidade dos inquiridos.

ESTATSTICA
As trs tcnicas mais usadas de amostragens. Amostragem Aleatria ou Casual Equivalente a um sorteio, utilizada quando a populao encontra se desordenada, sendo que por essa tcnica, qualquer elemento tem a mesma chance de ser sorteado. Quando a populao relativamente pequena (at 30 por exemplo), pode se numerar os elementos e em seguida, realizar o sorteio.

ESTATSTICA

Вам также может понравиться