Вы находитесь на странице: 1из 18

UMBANDA P NO CHO CICLO DE ESTUDOS DE UMBANDA

O Ciclo de Estudos - Umbanda P no Cho, vem procurar discutir e refletir, de forma simples, porm objetiva e cientfica, assuntos relacionados com a temtica umbandista: a histria do movimento umbandista, a diversidade dos rituais na Umbanda, os orixs e sua influncia no psiquismo humano, os exus e sua atuao como agentes de reajustamentos crmicos, as formas de apresentao dos espritos, a finalidade dos amacis e das ervas, a magia como movimentao de energia voltada para a caridade, o desenvolvimento medinico nos terreiros, as diferenas ritualsticas, a importncia dos condensadores energticos, alm de diversos temas afins prtica umbandista. Utilizaremos como roteiro o livro Umbanda P no Cho, psicografia do mdium Norberto Peixoto pelo esprito Ramats, acrescido de informaes de outros autores umbandistas como W.W. da Matta e Silva, Manoel Lopes, Rubens Saraceni, Rivas Neto, Leal de Souza.

ORIGEM E HISTRIA DA UMBANDA


PARTE I
DAS ORIGENS AFRO/INDGENAS AO ADVENTO DO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS

A umbanda ir completar 105 anos em 15 de novembro de 2013, data de sua anunciao pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas (15/11/1908). Esse fato legitima o verdadeiro nascimento da umbanda, pelo ineditismo do estabelecimento das normas de seu culto, proclamado s ento por essa entidade missionria. Tal data marca o surgimento estruturado da umbanda para os homens, j que a Senhora da Luz Velada muito mais antiga nos planos rarefeitos que o prprio planeta Terra. Embora a participao do mdium Zlio de Moraes e o advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas no sejam o nico fato relacionando organizao terrena da umbanda, no se pode negar que o marco referencial mais importante do movimento. Inegavelmente a umbanda uma Religio brasileira, e nela encontra-se o amlgama do misticismo do ndio, da magia do negro africano e das crenas brancas judaico-crists, catlicas e espritas, alm de influncias da tradio oriental.

No final de 1908, Zlio Fernandino de Moraes, um jovem de 17 anos que se preparava para ingressar na carreira militar, comeou a sofrer estranhos surtos, durante os quais se transfigurava totalmente, adotando a postura de um idoso, com sotaque diferente e tom manso, como se fosse uma pessoa que tivesse vivido em outra poca. Muitas vezes, assumia uma forma que mais parecia a de um felino lpido e desembaraado que mostrava conhecer muitas coisas da natureza. O pai de Zlio, que era simpatizante do espiritismo e costumava ler livros espritas, resolveu lev-lo a uma sesso na Federao Esprita de Niteri, presidida na poca por Jos de Souza, em que o jovem foi convidado a ocupar um lugar mesa. Ento, tomado por uma fora estranha alheia sua vontade, e contrariando -as normas da casa que impediam o afastamento de qualquer dos componentes da mesa, ele levantou-se e disse: "Aqui est faltando uma flor". Em seguida, saiu da sala, dirigiu-se ao jardim e retornou com uma flor nas mos, que colocou no centro da mesa. Tal atitude causou um enorme tumulto entre os presentes.

Restabelecidos os trabalhos, manifestaram-se nos mdiuns kardecistas entidades que se diziam pretos escravos e ndios, ao que o dirigente da casa achou um absurdo. Ento, os advertiu com aspereza, alegando "atraso espiritual", e convidou-os a se retirarem.

Aps esse incidente, novamente uma fora estranha tomou o jovem Zlio e, atravs dele, falou: "Por que repelem a presena desses espritos, se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens. por causa de suas origens e de sua cor?". Seguiu-se um dilogo acalorado. Os responsveis pela sesso procuravam doutrinar e afastar o esprito desconhecido, que desenvolvia uma argumentao segura. Um mdium vidente perguntou entidade: "Por que o irmo fala nesses termos, pretendendo que a direo aceite a manifestao de espritos que, pelo grau cultural que tiveram quando encarnados, so claramente atrasados? Por que fala desse modo, se estou vendo que me dirijo a um jesuta, cuja veste branca reflete uma aura de luz? Qual o seu verdadeiro nome, irmo?".

O esprito desconhecido ento respondeu: "Se querem um nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, pois para mim no haver caminhos fechados. O que voc v em mim so resqucios de uma encarnao em que fui o padre Gabriel Malagrida. Acusado de bruxaria, fui sacrificado na fogueira da Inquisio, em Lisboa, no ano de 1761. Mas, em minha ltima existncia fsica, Deus me concedeu o privilgio de reencarnar como um caboclo brasileiro". Prosseguindo, a entidade revelou a misso que trazia do Astral: "Se julgam atrasados os espritos de pretos e ndios, devo dizer que amanh (16 de novembro) estarei na casa de meu aparelho, s 20 horas, para dar incio a um culto em que esses irmos podero transmitir suas mensagens e cumprir a misso que o plano espiritual lhes confiou. Ser uma religio que falar aos humildes, simbolizando a igualdade que deve haver entre todos, encarnados e desencarnados". O vidente retrucou com ironia: "Julga o irmo que algum ir assistir a seu culto?". Ao que o esprito respondeu: "Cada colina da cidade de Niteri atuar como porta-voz, anunciando o culto que ser iniciado amanh".

Para finalizar, o caboclo completou: "Deus, em Sua infinita bondade, estabeleceu na morte o grande nivelador universal. Rico ou pobre, poderoso ou humilde, todos se tornam iguais perante o desenlace, mas vocs, homens preconceituosos, no contentes em estabelecer diferenas entre os vivos, procuram levar essas diferenas alm da barreira da morte. Por que no poderiam nos visitar esses humildes trabalhadores do Espao, se, apesar de no terem tido destaque social na Terra, tambm trazem importantes mensagens do Alm?". No dia seguinte, s 20 horas em ponto, manifestou-se o Caboclo das Sete Encruzilhadas, para declarar que naquele momento se iniciava um novo culto, em que os espritos de velhos africanos escravos e de ndios brasileiros, os quais no encontravam campo de atuao nos remanescentes das seitas negras, j deturpadas e dirigidas em sua totalidade para os trabalhos de feitiaria, trabalhariam em benefcio de seus irmos encarnados, qualquer que fosse a cor, a raa, o credo e a condio social. A prtica da caridade, no sentido do amor fraterno, seria a caracterstica principal do culto que teria por base o Evangelho de Jesus.

Desse modo, o caboclo estabeleceu as normas em que se processariam as sesses: os participantes estariam uniformizados de branco, o atendimento seria gratuito e dirio. Deu tambm nome ao movimento religioso, que passou a se chamar "umbanda", uma manifestao do esprito para a caridade.

A casa de trabalhos espirituais que ora se fundava foi chamada de Nossa Senhora da Piedade, pois assim como Maria acolheu o filho nos braos, ali tambm seriam acolhidos como filhos todos os que necessitassem de ajuda ou de conforto. Ditadas as bases do culto, aps responder em latim e alemo s perguntas dos sacerdotes presentes, o Caboclo das Sete Encruzilhadas passou parte prtica dos trabalhos: foi atender um paraltico, fazendo-o ficar totalmente curado, alm de prestar socorro a outras pessoas presentes.

Em 1918, o Caboclo das Sete Encruzilhadas recebeu ordens do Astral superior para fundar sete tendas para a propagao da umbanda. As agremiaes ganharam os seguintes nomes: Tenda Esprita Nossa Senhora da Guia, Tenda Esprita Nossa Senhora da Conceio, Tenda Esprita Santa Brbara, Tenda Esprita So Pedro, Tenda Esprita Oxal, Tenda Esprita So Jorge e Tenda Esprita So Jernimo. Enquanto Zlio estava encarnado, foram fundadas mais de 10 mil tendas, a partir das mencionadas.

Embora no tivesse dado continuidade carreira militar para a qual se preparara, pois sua misso medinica no o permitiu, Zlio Fernandino de Moraes nunca fez da religio sua profisso. Trabalhava para o sustento da famlia, e diversas vezes contribuiu financeiramente para manter os templos que o Caboclo das Sete Encruzilhadas fundou, alm das pessoas que se hospedavam em sua casa para os tratamentos espirituais, a qual, segundo dizem, mais parecia um albergue. Nunca aceitou ajuda monetria de ningum; era ordem do seu guia-chefe, embora tivesse recebido inmeras ofertas.

O ritual estabelecido pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas era bem simples: cnticos baixos e harmoniosos - sem utilizar atabaques e palmas - vestimenta branca e proibio de sacrifcios de animais. Capacetes, espadas, cocares, vestimentas de cor, rendas e lams no eram aceitos. As guias usadas eram apenas as determinadas pela entidade que se manifestava. Os banhos de ervas, os amacis, a concentrao nos ambientes vibratrios da natureza e o ensinamento doutrinrio com base no Evangelho constituam os principais elementos de preparao do mdium. Zlio Fernandino de Moraes dedicou 66 anos de sua vida umbanda, tendo retornado ao plano espiritual em 3 de outubro de 1975, com a certeza da misso cumprida.

Em 1971, a senhora Lilia Ribeiro, diretora da Tenda de Umbanda Luz, Esperana, Fraternidade (TULEF) gravou uma mensagem do Caboclo das Sete Encruzilhadas, que espelha bem a humildade e o alto grau de evoluo dessa entidade de luz: A umbanda tem progredido e vai progredir ainda mais. preciso haver sinceridade, honestidade. Eu previno sempre aos companheiros de muitos anos: a vil moeda vai prejudicar a umbanda; mdiuns iro se vender e sero expulsos mais tarde, como Jesus expulsou os vendilhes do templo. O perigo do mdium homem a consulente mulher; do mdium mulher, o consulente homem. preciso estar sempre de preveno, porque os prprios obsessores que procuram atacar as nossas casas fazem com que toque alguma coisa no corao da mulher que fala ao pai de terreiro, como no corao do homem que fala me de terreiro. preciso haver muita moral para que a umbanda progrida, seja forte e coesa. Umbanda humildade, amor e caridade - essa a nossa bandeira. Neste momento, meus irmos, me rodeiam diversos espritos que trabalham na umbanda do Brasil: caboclos de Oxossi, de Ogum, de Xang. Eu, porm, sou da falange de Oxossi, meu pai, e no vim por acaso, trouxe uma ordem, uma misso.

Meus irmos, sede humildes, tende amor no corao, amor de irmo para irmo, porque vossas mediunidades ficaro mais puras, servindo aos espritos superiores que venham trabalhar entre vs. preciso que os aparelhos estejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as virtudes que Jesus pregou na Terra, para que tenhamos boas comunicaes e proteo para aqueles que vm em busca de socorro nas casas de umbanda. Meus irmos, meu aparelho j est velho, com 80 anos a fazer, mas comeou antes dos dezoito. Posso dizer que o ajudei a se casar, para que no estivesse a dar cabeadas, para que fosse um mdium aproveitvel e que, pela sua mediunidade, eu pudesse implantar a nossa umbanda. A maior parte dos que trabalham na umbanda, se no passaram por esta Tenda, passaram pelas que saram desta casa. Tenho uma coisa a vos pedir: se Jesus veio ao planeta Terra na humildade de uma manjedoura, no foi por acaso; assim o Pai determinou. Podia ter procurado a casa de um potentado da poca, mas foi escolher naquela que poderia ser sua me um esprito excelso, amoroso e abnegado.

Que o nascimento de Jesus e a humildade que Ele demonstrou na Terra sirvam de exemplo a todos, iluminando os vossos espritos, extraindo a maldade dos pensamentos ou das prticas. Que Deus perdoe as maldades que possam ter sido pensadas, para que a paz reine em vossos coraes e nos vossos lares. Fechai os olhos para a casa do vizinho; fechai a boca para no murmurar contra quem quer que seja; no julgueis para no serdes julgados; acreditai em Deus e a paz entrar em vosso lar. Eu, meus irmos, como o menor esprito que baixou Terra, porm amigo de todos, numa comunho perfeita com companheiros que me rodeiam neste momento, peo que eles observem a necessidade de cada um de vs e que, ao sairdes deste templo de caridade, encontreis os caminhos abertos, vossos enfermos curados, e a sade para sempre em vossa matria.

Com um voto de paz, sade e felicidade, com humildade, amor e caridade, sou e sempre serei o humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Neste imvel, localizado na rua Floriano Peixoto, n 30, em Neves, Niteri RJ iniciou-se a religio de Umbanda, anunciada no dia 16 de novembro de 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Cabana do Pai Antnio - Neste espao Umbandista, Zlio Fernandino de Moraes dava segmento aos trabalhos caritativos, atravs do iluminado e querido Preto Velho Pai Antnio. Localizava-se em Boca do Mato, Distrito de Cachoeiras de Macacu RJ.

BIBLIOGRAFIA
Umbanda P no Cho - Norberto Peixoto A Misso da Umbanda - Norberto Peixoto Mistrios e Prticas na Lei de Umbanda - W. W. da Matta e Silva Apostila da Sociedade Esprita Mata Virgem

Вам также может понравиться