Вы находитесь на странице: 1из 94

FACULDADE DE EDUCAO SANTA TEREZINHA DISCIPLINA CINCIAS POLTICAS E TEORIA DO ESTADO CURSO DE DIREITO

Componentes: Anderson Lobo Brenda Ceclia Lohane Franciarson Magnanny


Professor: Mrcio Fernando

Imperatriz 2013

LEVIAT

THOMAS HOBBES - BIOGRAFIA

Nascimento: 05 de abril de 1588, aldeia de Westport, prximo a Malmesbury no condado de Wiltshire, Inglaterra. Morte: 4 de dezembro de 1679 em Hardwck Hall, Inglaterra. Ocupao: Preceptor Principal Obra: Leviat Tradues: Ilada e Odissia

THOMAS HOBBES - OBRAS

1629

Traduo: Histria da Guerra do Peloponeso, de Tucidias.

1640

Objees s Idias de Descartes.

1642

Triologia: De Civi.

1650

Os elementos da Lei.

1651

Leviat

TOMAS HOBBES- OBRAS

1655 Primeiro livro filosfico: Uma curta abordagem a Respeito dos Primeiros Princpios. Triologia: De copore 1958 Triologia: De Homine 1675 Traduo da Odisia 1676 Traduo de Ilada

TESES POLTICAS
Hobbes empirista e racionalista; Hobbes defensor do absolutismo; Hobbes admite a existncia do pacto social; O poder no o simples fenmeno de fora; No existncia do estado; Estado Natural.

LEVIAT

A obra foi publicada, 1651, englobando todo o seu pensamento. divido em quatro partes: Do Homem, Do Estado, Do Estado Cristo e Do Reino das Trevas. So 47 captulos. O Leviat um argumento a favor da obedincia autoridade fundado na anlise da natureza humana. Falaremos somente das partes: Do Homem e Do Estado. (31captulos)

O QUE LEVIAT?
Leviat um monstro marinho, retirado de passagens bblicas. Na primeira edio do livro representado como um gigante coroado.

PRIMEIRA PARTE DO HOMEM

DAS SENSAES

De acordo com Thomas Hobbes, os pensamentos dos homens podem ser observados de duas maneiras: de forma individual e em seu conjunto (em sua mtua dependncia).

DA IMAGINAO

Hobbes define imaginao como sendo a sensao debilitada, a sensao que se apresenta nos homens e em outras criaturas vivas, durante o sonho e tambm durante o estado de viglia; porm de formas diferentes.

DA CONSEQUNCIA OU SRIE DE IMAGINAES

Thomas acredita que um pensamento no sucede a outro por acaso; ou seja, existe sempre um motivo para tal sucesso, e que no possumos imaginao que no seja precedida de sensaes; pois, todas as fantasias so aes verificadas dentro de ns, relquias das que operam em nossa sensao. Outro ponto importante que; quando imaginamos uma coisa, no temos certeza do que vamos imaginar depois; e que, essa srie de pensamentos pode se classificar de duas maneiras, de forma desorientada, sem destino e inconstante ou como srie de pensamentos constantes, regulados por algum desejo ou desgnio.

DA LINGUAGEM

O uso comum da linguagem consiste em transformar nosso discurso mental em verbal, ou a srie de pensamentos em srie de palavras.

Como dito por Hobbes, a verdade e a falsidade no so exclusividade da linguagem, e sim das coisas; ou seja, sem linguagem impossvel pensarmos em verdade ou falsidade.

DA RAZO E DA CINCIA

Quando um homem raciocina, nada mais faz que conceber uma soma total, por meio da adio das parcelas; ou um resduo, pela subtrao de uma soma de outra; o que, quando feito atravs da linguagem escrita ou falada possvel de se entender por meio da consequncia ou a partir do nome do conjunto e do nome de uma parte, o nome de outra parte; ou seja, tudo o que pode ser via da subtrao ou da adio, podem ser fruto da razo.

DA ORIGEM INTERNA DAS MOES VOLUNTRIAS, COMUMENTE CHAMADAS PAIXES, E DAS PALAVRAS QUE AS EXPRESSAM

Os esforos so os tnues comeos da moo, dentro do corpo humano, quando se dirigem a algo que os causam, so chamados de apetite ou desejo.

Os seres humanos desejam aquilo que amam, e odeiam coisas pelas quais tem averso, fazendo com que desejo e amor sejam a mesma coisa, com a diferena que com o desejo estamos falando da ausncia do objeto e com o amor, da presena; da mesma forma que, com averso significamos a ausncia e como dio a presena. As coisas que no desejamos nem odiamos so chamadas depreciadas.

DOS FINS OU RESOLUO DO DISCURSO

Quando o discurso de um homem no comea por definies... chama-se opinio... quando se apoia em afirmaes de outra pessoa... denomina-se crena ou f... quando cremos na veracidade do que algum afirma com base em argumentos que no foram tomados da prpria coisa ou dos princpios da razo natural, mas da autoridade e do bom conceito que essa pessoa goza junto aos que crem, ento, aquele que diz, ou a pessoa a quem acreditamos e confiamos e cuja palavra admitimos, o objeto de nossa f.

DAS VIRTUDES COMUMENTE CHAMADAS INTELECTUAIS E DE SUAS FALHAS OPOSTAS

Podemos entender por virtudes intelectuais como sendo as atitudes da mente que os homens apreciam, valorizam e desejam possuir. As virtudes podem ser naturais ou adquiridas. As naturais consistem no talento adquirido por meio da experincia, j as virtudes adquiridas se baseiam na razo.

DAS DIVERSAS MATRIAS DO CONHECIMENTO

O conhecimento se divide em duas espcies, como conhecimento do fato e como conhecimento da consequncia de uma afirmao para a outra. A primeira denominada como sensao e memria, e a segunda como cincia. A histria o registro do conhecimento dos fatos e se divide em histria natural e histria civil. Os registros da cincia so livros que contm a demonstrao das consequncias de

DO PODER, DO VALOR, DA DIGNIDADE, DA HONRA E DA EXCELNCIA

Segundo Hobbes, o poder de um homem baseado nos meios que ele dispe para alcanar, no futuro, algum bem evidente que pode ser natural ou instrumental.

DA DIFERENA DE MODOS

Modos, no livro referido como as qualidades que a humanidade precisa te para poder conviver pacfica e harmoniosamente. A felicidade desta vida consiste na serenidade de uma mente satisfeita... um contnuo progredir de desejos, de um objeto a outro... o objeto dos desejos humanos no gozar uma nica vez e por alguns instantes, mas assegurar, para sempre, o caminho de seus desejos futuros.

DAS RELIGIES
Para Hobbes, a manifestao de venerao aos poderes invisveis por meio dos homens constitui-se de sua reverncia perante outros homens. As sementes religiosas cultivadas pelos homens podem ser de duas espcies: formada por aqueles que nutriram e ordenaram a matria religiosa de acordo com sua prpria inveno e outra feita sob o comando e direo de Deus. O primeiro grupo trata da poltica humana e o segundo da poltica divina.

DA CONDIO NATURAL DO GNERO HUMANO NO QUE CONCERNE A SUA FELICIDADE E A SUA DESGRAA

Existem na natureza humana trs causas principais de disputa:


Competio Desconfiana Glria.

DA PRIMEIRA E DA SEGUNDA LEIS NATURAIS, E DOS CONTRATOS

Hobbes, o direito natural consiste na liberdade que cada homem tem para fazer uso de seu poder como lhe aprouver, para que sua natureza seja preservada, a liberdade de fazer tudo aquilo que, segundo seu julgamento e razo, adequado para atingir esse fim.

DE OUTRAS LEIS NATURAIS

As leis naturais so: que os homens cumpram os pactos que celebrarem; que cada homem esforce-se para conviver com os outros; que sejam perdoados aqueles que nos ofenderam no passado, de desejem nosso perdo; que nas vinganas os homens no deem importncia grandeza do mal passado; que nenhum, por meio de palavras ou atos, demonstre dio ou desprezo pelo outro; que cada homem reconhea os demais como seus iguais por natureza e que ao se iniciarem as condies de paz, ningum reserve para si um direito que no aceitaria como privilgio de qualquer outro.

DAS PESSOAS, DOS AUTORES E DAS COISAS PERSONIFICADAS

Uma pessoa natural aquela que usa de suas prprias palavras e aes, uma pessoa imaginria aquela que suas palavras e aes representam a figura de outro homem.

SEGUNDA PARTE DO ESTADO

Captulo XVII

Das causas, geraes e definio de um Estado

Das causas, geraes e definio de um Estado

O fim ltimo, causa final e desgnio dos homens, ao introduzir aquela restrio sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, o cuidado com sua prpria conservao e com uma vida mais satisfeita.

Das causas, geraes e definio de um Estado

Homem no estado de natureza, gozava de uma liberdade total. guerra de todos contra todos Os homens naturalmente entram em guerra uns contra os outros.

Das causas, geraes e definio de um Estado

...desejo de sair daquela msera condio de guerra que a consequncia necessria das paixes naturais dos homens

Das causas, geraes e definio de um Estado

Revoga a ideia de Aristteles de que os homens seriam seres naturalmente sociais como as formigas e as abelhas com base em seis argumentos:

Das causas, geraes e definio de um Estado


1.

2.

3.

Homens competem por honra dignidade. Entre os animais no existe diferena entre o bem comum e individual (entre os homens existe ideia de propriedade). Animais no so capazes de usar razo e por isso no questionam.

e a o a

Das causas, geraes e definio de um Estado


4.

5.

6.

Carecem da arte das palavras e da argumentao. So incapazes de distinguir injria e dano, basta que estejam satisfeitos. O acordo entre os animais natural, enquanto o pacto existente entre os homens de carter artificial.

Das causas, geraes e definio de um Estado

cedo e transfiro meu direito de governar a mim mesmo a este homem, ou a esta assembleia de homens, com a condio de que transfiras a ele teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas aes

Das causas, geraes e definio de um Estado

Hobbes denomina este Estado de Leviat e o define como:

"deus mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa"

Das causas, geraes e definio de um Estado

Objetivo do Estado o bem comum, manifestado atravs da garantia da paz e da defesa de todos os indivduos. O poder de seu representante : Absoluto Uno Indivisvel SOBERANO

Captulo XVIII

Dos direitos dos soberanos por instituio

Dos direitos dos soberanos por instituio

Direitos e faculdades do Soberano


1.

2.

O homem o autor do que seu soberano fizer, portanto preciso aceitar e reconhecer como seus os atos e decises do rei. O rei soberano no est sujeito a um pacto com seus sditos, o pacto entre os homens iguais e livres, o que no se aplica ao rei.

Dos direitos dos soberanos por instituio

3.

4.

5.

O rei deve ser aceito por todos, mesmo aqueles que se mostravam contra sua escolha. Nada que o soberano faa pode ser considerado uma injria e por isso no pode ser nem acusado e muito menos julgado. No pode ser morto.

Dos direitos dos soberanos por instituio


6.

7.

Cabe ao soberano ser juiz de quaisquer opinio e doutrina contrria paz. (defesa de um governo centralizador) Cabe ao soberano estabelecer e garantir a existncia segura da propriedade. ...pertence soberania todo o poder de prescrever as regras atravs das quais todo homem pode saber quais os bens de que pode gozar, e quais as aes que pode praticar, sem ser molestado por qualquer de seus concidados...

Dos direitos dos soberanos por instituio

Cabe ao rei soberano o poder judicial. 9. O direito de fazer guerra e paz, como julgar necessrio para a continuidade da paz no Estado. 10. Designar funcionrios e conselheiros.
8.

Dos direitos dos soberanos por instituio

Recompensar e punir de acordo com a lei. 12. Estabelecer leis de honra e depositar fora nas mos de alguns, para que tais leis se faam cumprir. 13. Direito de recolher impostos.
11.

Captulo XIX

Das diversas espcies de governos por instituio

Das diversas espcies de governos por instituio

Hobbes diz que existem 3 tipos de governo:


Monarquia Aristocracia

Democracia

Das diversas espcies de governos por instituio

Monarquia seria aquela em que uma nica pessoa seria a titular do poder soberano.

Das diversas espcies de governos por instituio

Aristocracia entendia o governo da coletividade exercido por uma assembleia composta de parte do grupo social. Sendo chamada de Oligarquia quando detestada por aqueles que com ela esto insatisfeitos.

Das diversas espcies de governos por instituio

Democracia ou Governo Popular

uma assembleia de todos os que se uniram. Sendo a sua forma


deturpada, Hobbes afirma que esta seria a Anarquia, que, na realidade, a ausncia de governo.

Das diversas espcies de governos por instituio

Hobbes v a monarquia como a melhor forma de governo possvel, pois no existe divergncia nas escolhas do monarca, pois s ele escolhe e somente ele governa, diferente nos demais casos onde existem vrias pessoas opinando por um fato.

Das diversas espcies de governos por instituio


MONARQUIA DEMOCRACIA/ARISTOCRACIA

- O interesse pessoal o mesmo que o interesse pblico. O interesse do rei o do povo. - Recorre a conselhos menos tendenciosos e de pessoas de sua escolha. - Apenas sujeito as inconstncias da natureza humana. - Impossvel haver discordncia.

- O interesse pessoal se sobressai ao interesse pblico. As paixes humanas so mais fortes que as razes. - Conselhos influenciados por paixes e interesses prprios. - Alm da natureza, inconstncia por causa do nmero de membros. - Existncia de muitas discordncias. - Favoreceria muitas pessoas (amigos e familiares dos

Captulo XX

Do domnio paterno e desptico

Do domnio paterno e desptico

Hobbes aponta que existem dois tipos de soberania por aquisio:


Paterna
Desptica

Do domnio paterno e desptico

A paterna consiste na soberania do pai ou da me em relao ao filho ou a filha.


Esta

forma de soberania caracterizada a partir do estado de natureza, onde o pai ou me tem o direito em funo de ser aquele que o gerou, porm, se ambos abrirem mo da criana, esta ser sdita daquele ou daquela que o alimentar e criar.

Do domnio paterno e desptico

No caso da soberania por aquisio desptica, o exemplo maior que temos o da guerra.
Os

sditos, por vontade prpria, decidiro seguir aquele que o vencedor. O escravo no tem papel nenhum a cumprir para com o soberano, j que este no age de livre vontade.

Captulo XXI

Da liberdade dos sditos

Da liberdade dos sditos


O conceito de liberdade como ausncia de oposio. Fazer, sem ser impedido de fazer, o que se tem vontade de fazer Aponta o medo e a liberdade como compatveis:

E de maneira geral todos os atos praticados pelos homens no Estado, por medo da lei, so aes que seus autores tm a liberdade de no praticar.

Da liberdade dos sditos

A liberdade dos sditos est nas coisas que o soberano os permitiu, ao regular suas aes.
Tudo aquilo que prejudicar a

consecuo do fim do Estado, que a paz e a proteo dos indivduos, estaria proibido. O restante, no silncio da lei, seria permitido.

Captulo XXII

Dos sistemas sujeitos, polticos e privados

Dos sistemas sujeitos, polticos e privados

Para Hobbes sistemas so nmero de homens unidos interesse ou um negcio.

qualquer por um

Segundo Hobbes a dois tipos de sistemas:


Regulares

Irregulares

Dos sistemas sujeitos, polticos e privados

Regulares so aqueles onde um homem ou uma assembleia institudo como representante de todo conjunto. Todos os outros so irregulares. Os sistemas irregulares que no tem representante consiste numa reunio de pessoas e s vai ser legtimo se no tiver nenhum interesse de prejudica o estado, e o estado tm que ter conhecimento de tudo que foi estabelecido nessa reunio.

Dos sistemas sujeitos, polticos e privados

Sistema Poltico criado pelo soberano do estado e esse soberano tem um poder ilimitado e em todos os estados o soberano o absoluto representante de todos os seus sditos. Hobbes afirma que o poder do representante poltico sempre limitado, e quem estabelece seus limites o soberano.

Dos sistemas sujeitos, polticos e privados

Hobbes afirma que os sistemas privados so criados pelos prprios sditos entre si e s vo ser legtimos se o estado permitir. Os corpos privados regulares, mas ilegtimos, so aqueles que se unem numa s pessoa representativa sem qualquer espcie de autoridade pblica. o caso das corporaes de mendigos, ladres e ciganos.

Captulo XXIII

Dos ministros pblicos do poder soberano

Dos ministros pblicos do poder soberano

Um ministro pblico aquele que encarregado pelo soberano de qualquer misso, com autoridade, no desempenho dessa misso, para representar a pessoa do Estado. Dos ministros pblicos, alguns tm a seu cargo a administrao geral, quer de todo o domnio, quer de uma parte dele.

Dos ministros pblicos do poder soberano

Neste caso, todos os sditos tm obrigao de obedincia s ordenaes que faa, assim como s ordens que d em nome do rei, desde que no sejam incompatveis com o poder soberano. No caso de s uma parte, ou provncia, tanto um monarca, como uma assembleia soberana podem entregar sua administrao geral a um governador, lugar-tenente,prefeito ou vice-rei.

Dos ministros pblicos do poder soberano

Tambm so ministros pblicos os que tm autoridade para ensinar, ou para permitir a outros que ensinem ao povo seus deveres para com o poder soberano, instruindo-o no conhecimento do que justo ou injusto, a fim de tornar o povo mais capaz de viver em paz e harmonia e de resistir ao inimigo comum.

Dos ministros pblicos do poder soberano

Tambm so ministros pblicos aqueles a quem concedido o poder judicial. Porque em suas sedes de justia representam a pessoa do soberano, e sua sentena a sentena dele. Porque, conforme antes foi declarado, todo poder judicial est essencialmente ligado soberania, portanto todos os outros juzes so apenas ministros daquele ou daqueles que tm o poder soberano.

Dos ministros pblicos do poder soberano

So tambm ministros pblicos todos aqueles que receberam do soberano autorizao para proceder execuo de todas as sentenas, para publicar as ordens do soberano, para reprimir tumultos, para prender e encarcerar os malfeitores, e praticar outros atos tendentes preservao da paz. Porque cada ato que praticam em nome dessa autoridade um ato do Estado; e sua funo comparvel das mos, num

Captulo XXIV

Da nutrio e procriao de um Estado

Da nutrio e procriao de um Estado

A nutrio de um Estado consiste na abundncia e na distribuio dos materiais necessrios vida; em seu acondicionamento e preparao e, uma vez acondicionados, em sua entrega para uso pblico, atravs de canais adequados.

Da nutrio e procriao de um Estado

Essa matria, a que geralmente se chama bens, em parte nativa e em parte estrangeira. Nativa , quando pode ser obtida dentro do territrio do Estado. Estrangeira, quando importada do exterior. A distribuio dos materiais dessa nutrio a constituio do meu, do teu e do seu. Isto , numa palavra, da propriedade.

Da nutrio e procriao de um Estado

Compete ao soberano a distribuio das terras do pas, assim como a deciso sobre em que lugares, e com que mercadorias, os sditos esto autorizados a manter trfico com o estrangeiro. Compete portanto ao Estado , isto , ao soberano, determinar de que maneira devem fazer-se entre os sditos todas as espcies de contrato (de compra, venda, troca, emprstimo, arrendamento), e mediante que palavras e sinais esses contratos devem ser considerados vlidos.

Da nutrio e procriao de um Estado

A procriao, ou os filhos de um Estado, so aquilo a que chamamos plantaes ou colnias, que so grupos de pessoas enviadas pelo Estado, sob a direo de um chefe ou governador, para povoar um pas estrangeiro, quer este j se encontre vazio de habitantes, quer seja tornado vazio atravs da guerra.

Captulo XXV

Do conselho

Do conselho

Um conselho quando algum diz Faze isto ou No faas isto, e deduz suas razes do beneficio que tal acarreta para aquele a quem o diz. Torna-se a partir daqui evidente que aquele que d conselho pretende apenas (seja qual for sua inteno oculta) o beneficio daquele a quem o d. H portanto entre um conselho e uma ordem uma grande diferena: a ordem dirigida para beneficio de quem a d, e o conselho para beneficio de outrem.

Do conselho

Tal como a diferena entre o conselho e a ordem pde ser deduzida da natureza do conselho, consistindo numa deduo do beneficio ou prejuzo que pode resultar para quem aconselhado, devido s consequncias necessrias ou provveis da ao proposta, assim tambm podem ser derivadas as diferenas entre os conselheiros capazes e os incapazes.

Captulo XXVI

Das leis civis

Das leis civis

Entende por leis civis aquelas leis que os homens so obrigados a respeitar, no por serem membros deste ou daquele Estado em particular, mas por serem membros de um Estado. Porque o conhecimento das leis particulares da competncia dos que estudam as leis de seus diversos pases, mas o conhecimento da lei civil de carter geral e compete a todos os homens.

Das leis civis

evidente que a lei, em geral, no um conselho, mas uma ordem. E tambm no uma ordem dada por qualquer um a qualquer um, pois dada por quem se dirige a algum j anteriormente obrigado a obedecer-lhe. Quanto lei civil, acrescenta esta apenas o nome da pessoa que ordena, que a persona civitatis, a pessoa do Estado.

Das leis civis

A lei no se aplica aos dbeis naturais, s crianas e aos loucos, tal como no se aplica aos animais, nem podem eles ser classificados como justos ou injustos, pois nunca tiveram capacidade para fazer qualquer pacto ou para compreender as consequncias do mesmo, portanto nunca aceitaram autorizar as aes do soberano, como necessrio que faam para criar um Estado.

Das leis civis

E no basta que a lei seja escrita e publicada, preciso tambm que haja sinais manifestos de que ela deriva da vontade do soberano. Porque os indivduos que tm ou julgam ter fora suficiente para garantir seus injustos desgnios, e lev-los em segurana at seus ambiciosos fins, podem publicar como lei o que lhes aprouver, independentemente ou mesmo contra a

Captulo XXVII

Dos crimes, desculpas e atenuantes

Dos crimes, desculpas e atenuantes

Um crime um pecado que consiste em cometer (por feito ou por palavra) um ato que a lei probe, ou em omitir um ato que ela ordena. A ignorncia da lei de natureza no pode ser desculpa para ningum, pois deve supor-se que todo homem chegado ao uso da razo sabe que no deve fazer aos outros o que jamais faria a si mesmo. Portanto, seja onde for que algum se encontre, tudo o que fizer contra esta lei ser um crime.

Dos crimes, desculpas e atenuantes

Os graus do crime distribuem-se em vrias escalas, e so medidos, em primeiro lugar, pela malignidade da fonte ou causa; em segundo lugar, pelo contgio do exemplo; em terceiro lugar, pelo prejuzo do efeito; e em quarto lugar pela concorrncia de tempos, lugares e pessoas.

Captulo XXVIII

Das penas e das recompensas

Das penas e das recompensas

Uma pena um dano infligido pela autoridade pblica, a quem fez ou omitiu o que pela mesma autoridade considerado transgresso da lei, a fim de que assim a vontade dos homens fique mais disposta obedincia. As penas humanas so as que so infligidas por ordem dos homens, e podem ser corporais, pecunirias, a ignomnia, a priso, o exlio, ou uma mistura destas.

Das penas e das recompensas

A priso ocorre quando algum privado da liberdade pela autoridade pblica, e pode ser imposta tendo em vista dois fins diferentes: sendo um deles a segura custdia do acusado, e o outro a aplicao de uma penalidade ao condenado. A recompensa pode ser por ddiva ou por contrato. Quando por contrato chama-se salrio ou ordenado, que o beneficio devido por servios prestados ou prometidos. Quando por ddiva um beneficio proveniente da graa de quem o confere, a fim de estimular ou capacitar algum para lhe prestar servios.

Captulo XXIX

Das coisas que enfraquecem ou levam dissoluo de um Estado

Das coisas que enfraquecem ou levam dissoluo de um Estado

A dissoluo dos Estados deriva de sua instituio imperfeita. Para obter um reino, um homem contenta-se muitas vezes com menos poder do que necessrio para a paz e defesa do Estado.

Captulo XXX

Do cargo do soberano representante

Do cargo do soberano representante

Seja em uma monarquia ou em uma assembleia, o cargo de soberano consiste no objetivo para o qual lhe foi confiado o soberano poder, principalmente para obteno da segurana do povo, poder a que est obrigado pela lei natural e do qual tem de prestar contas a Deus, o autor dessa lei, e a mais ningum alm Dele.

Captulo XXXI

Do reino de Deus por natureza

Do reino de Deus por natureza

Hobbes no reconheceu nenhuma lei da Igreja ou de Deus como limitao da autoridade do Prncipe, chegando concluso de que ao poder assim formado permitido governar despoticamente, no por ter sido ungido por Deus, mas porque o povo lhe deu autoridade absoluta. Como o homem no Estado de natureza um inimigo em potencial, por isso a necessidade de um contrato que estabelea um acordo entre eles. Um contrato para constiturem um Estado que refreie os lobos, que impea o egosmo e a destruio mtua.

FIM Obrigado

Вам также может понравиться