Вы находитесь на странице: 1из 28

RESSONNCIA NUCLEAR MAGNTICA

EMENTA

Introduo Ressonncia Magntica. Princpios fsicos de RNM. Processos de Relaxao T1 e T2; reviso; avaliao ( valor 5,0) Aquisio e reconstruo de imagens; Instrumentao e segurana em RM; reviso avaliao ( valor 5,0) resultado.

INTRODUO

A imagem por Ressonncia Magntica hoje um mtodo de diagnstico por imagem estabelecido na prtica clnica e em crescente desenvolvimento. um mtodo diagnstico por imagem multiplanar no invasivo, que utiliza das propriedades eletromagnticas dos ncleos de hidrognio nos tecidos, associado a pulsos de radiofrequncia para gerar imagens milimtricas do interior do corpo.

HISTRICO

1946: Block, co-trabalhadores e Purcell Primeiro experimento bem sucedido. Concluram que alguns ncleos, ao serem colocados em campos magnticos absorviam energia dentro de uma faixa de rf do espectro eletromagntico, e eram capazes de reemitir esta energia quando os ncleos retornavam ao seu estado original;

Origem do nome Ressonncia Nuclear Magntica

Foi chamado de RNM:


R devido a frequncia dos campos magnticos e a radiofrequncia; N pois apenas alguns ncleos de alguns tomos reagiram desta maneira. M pois um campo magntico externo era necessrio para completar esta ao.

Continuao...

1967: Jasper Jakson conseguiu produzir o que se acredita ser os primeiros sinais de RM; 1972: Paul Lautebur conseguiu atravs da RM gerar imagens bidimensionais de prtons de gua (testes em ratos); 1983: 1 aparelho de RM em Manchester; 1986 1 aparelho chega ao brasil.

HISTRICO

CURIOSIDADES SOBRE RESSONNCIA MAGNTICA

O QUE O PACIENTE DEVE SABER SOBRE RESSONNCIA MAGNTICA. Imagem por ressonncia magntica um mtodo diagnstico por imagem que no utiliza radiaes ionizantes sendo, portanto, totalmente desprovido de efeitos secundrios prejudiciais ao paciente.

A RESSONNCIA MAGNTICA PODE PRODUZIR IMAGENS EM TODOS OS PLANOS DO CORPO

Mostrando o que est acontecendo nos rgos ou tecidos do paciente. Ela utiliza: um grande magneto (im) - ondas de rdio um avanado computador.

O magneto bastante amplo e confortvel e envolve o paciente durante o exame.

POR QUE A RESSONNCIA MAGNTICA IMPORTANTE?

Porque ela pode oferecer um diagnstico rpido e eficiente, permitindo um tratamento precoce e seguro das doenas.

AS IMAGENS DA RESSONNCIA MAGNTICA SO EXTREMAMENTE PRECISAS

Isso se deve a elevada sensibilidade do aparelho e s informaes obtidas pelo sistema de computadores que trabalham em conjunto durante a realizao do exame.

O DIAGNSTICO

DOENAS DOS RGOS E ARTICULAES As imagens so to precisas que podem fornecer tambm o diagnstico diferencial das leses do fgado, bao, pncreas, rins e glndulas adrenais;

Com detalhes anatmicos das articulaes obtidas atravs da RM, faz deste o melhor exame para as doenas osteo-articulares.

PERTURBAES DO SISTEMA NERVOSO


Esclerose mltipla pode ser detectada em suas fases iniciais. Tumores do sistema nervoso central so facilmente localizados. Doenas da base do encfalo. Doenas do interior da medula ou ao redor dela. Doenas da coluna com envolvimento do sistema nervoso. Hidrocefalias. - Leses da hipfise. Leses dos nervos cranianos. Doenas congnitas, etc.

DOENAS VASCULARES CEREBRAIS

Os novos programas dos aparelhos de ressonncia magntica permitem a avaliao das artrias do pescoo (artrias cartidas e vertebrais) e do crebro sem o uso do contraste.

ORIENTAES AO PACIENTE AO REALIZAR O EXAME

Questionar sobre o motivo do exame. Informar sobre o procedimento do exame; Orientar o paciente a remover todos os objetos metlicos tais como jias prendedores de cabelo, culos, perucas (se houver clipes de metal) e dentaduras mveis.

ORIENTAES AO PACIENTE AO REALIZAR O EXAME

No usar rmel nem outros cosmticos; Dispor roupas adequadas para o exame; Poder ser-lhe injetado um agente "contraste". Isto ajuda a melhorar a qualidade de certas imagens obtidas, propiciando um diagnstico diferencial mais correto. (Gadolnio e no iodados) Crianas pequenas provavelmente sero

O PROCEDIMENTO DO EXAME

O equipamento pode causar apreenso; importante que o paciente permanea quieto e relaxado durante a execuo do exame; Seus movimentos podem atrapalhar a aquisio dos dados pelo computador e produzir artefatos que produziro imagens de m qualidade.

ASSIM QUE O EXAME COMEAR

A mesa examinadora, na qual o paciente permanecer deitado, deslizar suavemente para dentro de um grande magneto o qual fornecer as condies tcnicas adequadas para que o exame possa ser iniciado.
Uma das grandes vantagens da RM que muitas imagens podem ser obtidas nos planos axial, coronal e sagital sem que haja o

DURANTE O EXAME

O paciente ouvir alguns rudos caractersticos do aparelho e outros intermitentes que representam as ondas de rdio emitidas por uma unidade especfica; So apenas rudos suaves que no produziro qualquer efeito desagradvel no

QUANDO O EXAME TERMINA

O paciente retirado da mesa e poder regressar normalmente para sua casa, para o seu trabalho ou escola. O exame no interfere na rotina de sua vida. OBS: exceto no uso de contraste.

BENEFCIOS CONHECIDOS

Extrema sensibilidade diagnstica. Imagens detalhadas com maior preciso em todos os planos do corpo. Deteco precoce das doenas. Deteco precoce significa tratamento precoce.

Tratamento precoce quase sempre significa maior sucesso do tratamento e despesas menores. A RM no causa dor ou outros efeitos secundrios desagradveis.

A RM no utiliza raios X.

Vantagens e desvantagens em relao TC

Vantagens da RM sobre a TC - No h radiao ionizante. - multiplanar (ax,cor,sag.obl) - Melhores detalhes anatmicos - Mais sensibilidade de detectar alteraes patolgicas sbitas edema cerebral, infiltrao da medula ssea)

Vantagens da TC sobre a RM - Avaliao de anormalidades calcificadas ou ossos devido falta de sinal do clcio. - Mais barata - Mais rpida - Pacientes com claustrofobia conseguem fazer o exame graas ao formato aberto do gantry.

ALGUMA PERGUNTAS E RESPOSTAS

AS MULHERES GRVIDAS PODEM REALIZAR EXAMES DE RM?

Apesar de no haver evidncia de que exista qualquer risco para o feto, recomenda-se s gestantes realizar o exame aps o primeiro trimestre de gravidez. Exames antes deste perodo podem ser realizados desde que o diagnstico seja

OS EXAMES DE RESSONNCIA MAGNTICA SO CAROS?


Embora os custos do equipamento e o material utilizado durante o exame sejam bastante elevados, o preo de um exame no Brasil corresponde a um tero daqueles cobrados nos Estados Unidos e na Europa.

OBTURAES NOS DENTES AFETAM O EXAME?

Elas podem causar certa distoro das imagens feitas ao redor da boca, mas no altera os resultados dos exames do crebro, coluna ou outra parte do corpo. O paciente deve comunicar recepcionista, enfermeira ou mdico que vai fazer o exame se tem aparelhos ortodnticos, pontes fixas, mveis ou outro corpo metlico em seu organismo.

QUANTO TEMPO LEVA-SE PARA FAZER UM EXAME?

O equipamento de RM (Philips ACS NT 1.5 Tesla) um dos mais modernos e rpidos do mundo. Enquanto outros equip. levam de 60 a 90 minutos para fazer um exame, o Philips ACS NT 1.5 Tesla realiza um exame completo em 30 a

PESSOAS COM MARCA-PASSO CARDACO PODEM SER EXAMINADAS?

No! As pessoas com marca-passo cardaco e outros tipos de implantes estimulativos no podem realizar o exame de RM. Outras que no podem ser examinadas so as pessoas com algum tipo de implante de metal ferroso, incluindo placas, clipes e pilhas.

Por hoje s!

Вам также может понравиться