Вы находитесь на странице: 1из 34

Mdulo V Sistema de Segurana e Sade do Trabalho.

Fiscalizao e Penalidades.

Bases Tecnolgicas.
Carga horria: 12 horas / aula. Exigncias das fiscalizaes na rea de segurana e sade no trabalho.
Responsabilidades da empresa diante das fiscalizaes e penalidades.
Relao com os rgos fiscalizadores, trmites e fluxo de documentos e recursos. NR 28 e demais normas e legislaes relacionadas ao tema. Atuao do Preposto. Atitude do profissional de SST mediante situaes de fiscalizao e negociaes.

Pergunta desafio.

Quais as exigncias tcnicas e legais em situaes de fiscalizao externa e que medidas posso propor para as no conformidades?

Bibliografia bsica.
Constituio Federal de 1988. Conveno Internacional do Trabalho n. 81 (OIT).

Consolidao das Leis do Trabalho.


Portaria n. 3.214/78 Norma Regulamentadora 28 (Fiscalizao e Penalidades).

1). Introduo.
A ILO (International Labour Organization) ou OIT (Organizao Internacional do Trabalho) tem reconhecido, desde sua criao, a INSPEO DO TRABALHO como elemento fundamental de proteo aos trabalhadores. Suas recomendaes, nesta rea, culminaram com a publicao da Conveno n. 81, em 1947, que j foi ratificada por 141 pases do mundo, entre eles o Brasil. A OIT foi criada em 1919, como parte do Tratado de Versalhes, que ps fim a Primeira Guerra Mundial. A OIT responsvel pela formulao e aplicao das normas internacionais do trabalho (convenes e recomendaes). A OIT est localizada em Genebra Sua, possuindo escritrios espalhados pelo mundo. No Brasil o seu escritrio est localizado em Braslia. As convenes, uma vez ratificadas por deciso soberana de um pas, passam a fazer de seu ordenamento jurdico.

1.1). Um pouco da histria do Ministrio do Trabalho e Emprego no Brasil.


1930 Criao do Ministrio do Trabalho e Comrcio. 1960 - Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social. 1974 Ministrio do Trabalho. 1992 Ministrio do Trabalho e da Administrao Federal. 1999 Ministrio do Trabalho e Emprego. 2008 As DRT passaram a ser denominadas de Superintendncias Regionais do Trabalho e Emprego e as Subdelegacias do Trabalho para Gerncias Regionais do Trabalho e Emprego.

1.2). Estrutura Organizacional do Ministrio do Trabalho e Emprego / SP.

2). A Constituio Federal do Brasil e a Inspeo do Trabalho.


A competncia para organizar, manter e executar a INSPEO DO TRABALHO, da Unio, conforme dispe o inciso XXIV, do artigo 21, da CF/88. A inspeo do trabalho (oficiais) realizada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), rgo pertencente a Administrao Pblica Federal e subordinado a Presidncia da Repblica. atribuio do Ministro do Trabalho e Emprego, alm de outras, expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos (artigo 87, II, CF/88).

A Inspeo do Trabalho, em nosso pas, denominada de AUDITORIAFISCAL DO TRABALHO (AFT).

O Decreto n. 4552, de 27 de dezembro de 2002, aprovou o Regulamento das Inspees do Trabalho, vejamos:

Finalidade:
O Sistema Federal de Inspeo do Trabalho, a cargo do Ministrio do Trabalho e Emprego, tem por finalidade assegurar, em todo o territrio nacional, a aplicao das disposies legais, incluindo as convenes internacionais ratificadas, os atos e decises das autoridades competentes e as convenes, acordos e contratos coletivos de trabalho, no que concerne proteo dos trabalhadores no exerccio da atividade laboral.

2.1). Da Inspeo:
a). A inspeo do trabalho ser promovida em todas as empresas, estabelecimentos e locais de trabalho, pblicos ou privados, estendendo-se aos profissionais liberais e instituies sem fins lucrativos, bem como a embarcaes estrangeiras em guas territoriais brasileiras; b). O auditor-fiscal, munido de sua credencial, tem o direito de ingressar livremente, sem prvio aviso e em qualquer dia e horrio, em todos os locais de trabalho mencionados acima; c). A exibio da credencial obrigatria no momento da inspeo, salvo quando o auditor-fiscal julgar que tal identificao prejudicar a eficcia da fiscalizao;

Atualmente, algumas auditorias nos ambientes de trabalho so realizadas pelas denominadas Foras-Tarefas (MTE, Ministrio Pblico do Trabalho, Polcia Federal ou Polcia Rodoviria Federal). E quais os documentos mais exigidos por essas fiscalizaes? (Vide Relatrio Tcnico expedido pelo MPT e MTE).

2.2). A carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho:


Eles so concursados (qualquer formao universitria). Em suas auditorias devero portar documento de identidade, conforme modelo abaixo. Qualquer embarao ao trabalho dos auditores fiscais do trabalho poder configurar o crime previsto no artigo 330 do Cdigo Penal (desobedincia): Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico: Pena - deteno, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, e multa.

Endereo eletrnico: MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego) e SINAIT (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho).

2.3). Vdeo institucional do MTE (Inspeo do Trabalho - combate ao trabalho degradante).

3). Consolidao das Leis do Trabalho CLT.


O artigo 156 da CLT diz que: Compete especialmente s Delegacias Regionais do Trabalho, nos limites de sua jurisdio: I - promover a fiscalizao do cumprimento das normas de segurana e medicina do trabalho; II - adotar as medidas que se tornem exigveis, em virtude das disposies deste Captulo, determinando as obras e reparos que, em qualquer local de trabalho, se faam necessrias; III - impor as penalidades cabveis por descumprimento das normas constantes deste Captulo, nos termos do art. 201. .

O artigo 157 da CLT determina que:

Cabe s empresas:
I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho; II - instruir os empregados, atravs de ordens de servio, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenas ocupacionais; III - adotar as medidas que lhe sejam determinadas pelo rgo regional competente; IV - facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente.

3.1). Do Processo de Multas Administrativas e da Norma Regulamentadora 28 Fiscalizao e Penalidades.


3.1.1). Do critrio da Dupla Visita: O Processo de multas administrativas deve obedecer ao critrio previsto na CLT (artigo 626 ao artigo 642). O agente da inspeo do trabalho dever lavrar o respectivo auto de infrao vista de descumprimento dos preceitos legais e/ou regulamentares contidos nas Normas Regulamentadoras considerando o critrio da dupla visita, nos seguintes casos: a) quando ocorrer promulgao ou expedio de novas leis, regulamentos ou instrues ministeriais, sendo que, com relao exclusivamente a esses atos, ser feita apenas a instruo dos responsveis; b) em se realizando a primeira inspeo dos estabelecimentos ou dos locais de trabalho, recentemente inaugurados ou empreendidos.

3.1.2). Do Livro de Inspeo do Trabalho.


As empresas devero possuir o livro de inspeo do trabalho onde ser lavrado o resultado da inspeo realizada (exceo: Empresas de Pequeno Porte e as Microempresas). O auto de infrao ser lavrado em duplicada e independe de qualquer assinatura ou prova de recebimento por parte da empresa autuada, pois os atos praticados pelos servidores pblicos possuem os seguintes atributos: Presuno de legitimidade e veracidade: diz respeito conformidade do ato com lei (presume-se verdadeiros at prova em contrrio); Imperatividade: o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. Auto-executoriedade: atributo pelo qual o ato administrativo pode ser posto em execuo pela prpria Administrao Pblica, sem necessidade de interveno do Poder Judicirio.

3.1.2). Dos Prazos:


O agente da inspeo do trabalho, com base em critrios tcnicos, poder notificar os empregadores concedendo prazos para a correo das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados dever ser limitado: mximo de 60 (sessenta) dias, a contar do recebimento da notificao. O que so critrios tcnicos?

3.1.3). Da Prorrogao dos Prazos.


A autoridade regional competente, diante de solicitao escrita do notificado, acompanhada de exposio de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificao, poder prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificao. A concesso de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada prvia negociao entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presena da autoridade regional competente.

MODELO DE TERMO DE NOTIFICAO N.___________


De conformidade com a legislao em vigor, fica pelo presente Termo de Notificao, a empresa ______________________________________________________________ CGC n. __________________ localizada na _____________________________________ Municpio de ________________________ (endereo) com a atividade de_____________________________________________________ obrigada a cumprir as seguintes exigncias de segurana e medicina do trabalho: _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ Lavrei o presente Termo de Notificao em 3 vias, sendo a 1 via entregue ao notificado para o atendimento das exigncias no (s) prazo (s) concedido (s). O no cumprimento sujeitar a empresa autuao na forma da lei. Aos notificados facultado recorde 10 dias contados do recebimento da notificao ( 2 do Art. 12 do Decreto 55.841/65). ____________,____de___________ de19_____ RECEBI A 1 VIA ________________________ __________________________________ EMPREGADO OU PREPOSTO AGENTE DE INSPEO DO TRABALHO (Assinatura e carimbo) Obs: 1) O Agente da Inspeo dever indicar, no final de cada infrao verificada, o prazo concedido. 2) Outras exigncias, quando houver, sero consignadas no verso. 3) O Termo de Notificao dever acompanhar, obrigatoriamente, o Auto de Infrao lavrado.

4). Dos Recursos.


Esgotados todos os meios administrativos e a multa concretizada, as empresas podero oferecer recurso ao Diretor do Departamento de Sade e Segurana do Trabalho (DSST). Prazo: 10 (dez) dias, a contar da finalizao do procedimento anterior. O pargrafo 1, do artigo 636 (CLT), diz que o recurso s ter prosseguimento se o interessado o instruir com o comprovante do depsito da multa.

Ou seja, para o recurso da empresa ser apreciado dever apresentar o comprovante da multa estabelecida pelo MTE.

E a.....imaginem multas que podero chegar a milhes de reais.....faam, os senhores, um pequeno clculo sobre as no conformidades apresentadas na empresa campo de projeto...

STF: Smula Vinculante 21 (2009).


inconstitucional a exigncia de depsito ou arrolamento prvios de dinheiro ou bens para a admissibilidade de recurso administrativo. Fundamento Legal: CF/88 artigo 5, XXXIV, a, e LV.
So a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

5). Do depsito, inscrio e da cobrana.


No sendo provido o recurso, a empresa ser notificada para efetuar o depsito em 30 dias, sob pena de ser inscrita como DVIDA ATIVA DA UNIO e o seu nome ser includa no CADASTRO DE EXISTNCIA DE DBITO TRABALHISTAS (CNDT). Essa dvida uma espcie de ttulo executivo extrajudicial (Penhora, Avaliao e Expropriao de Bens), por exemplo, usufruto de bem mvel ou imvel do devedor. Com a incluso da empresa naquele cadastro, por exemplo, no poder participar de licitaes.

6). Calculando as penalidades previstas na NR 28. As multas esto em UFIR (Unidade Fiscal de Referncia), contudo, foi revogada pela Medida Provisria n. 1973-67/2000. A UFIR era um fator de correo anual de diversos tributos, dentre eles, as multas aplicadas pelo MTE. O ltimo valor aplicado por unidade foi de R$ 1,0641.

Apesar de ser extinta, no Estado do Rio de Janeiro continua sendo aplicada e corrigida anualmente, e o seu valor unitrio de R$ 2,4066 (2013).

As penalidades foram divididas em quatro tipos de infraes, como segue (Gradao de Multas - Anexo I):
I (infrao) 1; I (infrao) 2; I (infrao) 3; I (infrao) 4.

Segurana e Medicina do Trabalho.

Observao.: Todas as Normas Regulamentadoras devem obedecer a essa anexo, com exceo, da NR 29 SST Porturio que possui um quadro exclusivo de gradao de multas (Anexo I A), inserido pela Portaria n. 319/2012. Para calcularmos a multa deveremos proceder da seguinte forma: a). O dispositivo da NR descumprido pela empresa; b). Nmero de empregados; c). Se a infrao referente a Segurana ou Medicina do Trabalho; d). E por fim, a infrao, se 1, 2, 3 ou 4.

Exemplo.:
A NR 5 (CIPA), 5.6.4, determina que quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I, a empresa designar um responsvel pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva. Uma pequeno estabelecimento comercial contando com apenas 5 (cinco) empregados, o seu proprietrio descumpre tal imposio e sofrendo uma auditoria por parte do MTE, qual seria o valor da multa aplicada? J sabemos qual o dispositivo desobedecido (NR 5, subitem 5.6.4), o nmero de empregados da empresa e tambm que trata-se de segurana do trabalho, ento, basta nos dirigirmos para a NR 28.

No anexo II NR 28 (Normas Regulamentadoras), deveremos procurar tal dispositivo e verificarmos qual tipo de infrao se refere, se I 1, I 2, I 3 ou I 4. Pronto, todos encontraram no Anexo II NR 28, que o subitem 5.6.4 NR 5, trata-se de uma infrao de gradao I 2? Visto isso, vamos para o Anexo I NR 28 (Gradao de Multas Segurana do Trabalho). Verifiquem o nmero de empregados (01 10) e a I 2 (1129 1393).

Podemos, ento, concluir que essa no conformidade sujeitar a empresa ao pagamento mnimo de 1129 e no mximo de 1393 UFIR.
Por fim, vamos transformar essas unidades em reais.

Valor da penalidade mnimo = valor unitrio da UFIR (R$ 1,0641) X 1129 = R$ 1.201,37. Valor da penalidade mximo = valor unitrio da UFIR (R$ 1,0641) X 1393 = R$ 1.482,29.
Assim, essa empresa que no fez a designao do cipeiro, conforme determina a NR 5 (CIPA), dever recolher aos cofres pblico

No casos que ofeream risco grave e iminente aos trabalhadores, alm da penalidade aplicada, o Auditor-Fiscal poder proceder com o Embargo ou Interdio (NR 3 c.c. NR 28).
Exerccio: dentro do projeto desenvolvido por vocs nas empresas, verifiquem apenas trs no conformidades detectadas com os respectivos clculos das penalidades (mnimo e mximo).

7). Avaliando o desempenho da Empresa.


Individualmente, voc dever elaborar uma planilha, conforme modelo abaixo, representando a situao legal da sua empresa campo do projeto.

NRs

Aplicvel

Conforme

Observao

Penalidade

Legendas: NRs (Normas Regulamentadoras); S (sim); N (no). .

Вам также может понравиться