Вы находитесь на странице: 1из 14

Pontos de distino. Focos de Convergncia. So dois processos normativos, que se distinguem mas que no se separam.

m. No se excluem, mas se completam e mutuamente se influenciam.

Se identifica, fundamentalmente, com a noo de bem, que constitui o seu valor. Para os Esticos, o bem consistia no desprendimento, na resignao, em saber suportar serenamente o sofrimento, pois a virtude se revelava como a nica fonte de felicidade. Segundo Epicuro, bem era identificado com o prazer (no desordenado) concebido dentro de uma escala de importncia.

Bem tudo aquilo que promove o homem de forma integral e integrada. Integral siginifica a plena realizao do homem e integrada o condicionamento a idntico interesse do prximo. Assim, tanto a resignao quanto o prazer podem se constituir em um bem. A fonte de conhecimento do bem deve ser a ordem natural das coisas, aquilo que a natureza revela e ensina aos homens e a via cognoscitiva deve ser a experincia combinada com a razo.

No resulta da conveno humana. Consiste na idia de bem captada diretamente na fonte natureza, isto , na ordem que envolve, a um s tempo, a vida humana e os objetos naturais. Considera o que h de permanente no gnero humano. Deve servir de critrio Moral Positiva.

Se revela dentro de uma dimenso histrica, como a interpretao que o homem, de um determinado lugar e poca, faz em relao ao bem.

Possui trs esferas distintas: a) Moral autnoma; b) tica superior dos sistemas religiosos; c) Moral social.

a) Moral autnoma noo de bem particular de cada conscincia. Cada um o legislador de sua prpria conduta o dever-ser escolhido com base simplesmente na experincia pessoal. Exige vontade livre, isenta de qualquer condicionamento. b) tica superior dos sistemas religiosos elementos relacionados com o bem, transmitidos pelas seitas religiosas a seus seguidores. c) Moral social conjunto predominantemente de princpios e de critrios que, em cada sociedade e em cada poca, orienta a conduta dos indivduos.

O ponto relevante, pois Plato considerava a Justia como virtude e, Aristteles, apesar de atentar para o aspecto social da Justia, consideroua, dentro da mesma perspectiva, como o princpio de todas as virtudes. Para os romanos (Celso), o Direito seria a arte do bom e do justo logo, houve confuso entre as duas esferas. Tal concluso reforada pelo adgios latinos honeste vivere, alterum non laedere, suum cuique tribuendi(viver honestamente, no lesar a outrem, dar a cada um o que seu).

Estabeleceu o primeiro critrio diferenciador entre Moral e Direito, segundos os quais a rea do Direito se limita ao foro externo das pessoas, negando ao poder social legitimidade para interferir nos assuntos ligados ao foro interno, reservado Moral. As escolhas internas, os motivos, o elemento subjetivo da conduta, a anlise da conscincia, o que, entretanto, deve ser visto com ressalvas, ante a percepo de que as questes internas tambm so importantes para o Direito, como ocorre com o elemento vontade, seja na celebrao de negcios jurdicos ou seja para caracterizar a inteno do agente na prtica de crime.

DIREITO

MORAL

Determinado. Bilateral. Exterioridade. Heteronomia. Coercibilidade.

Forma no concreta. Unilateral. Interioridade. Autonomia. Incoercibilidade.

Significado de ordem do Direito.

Sentido de aperfeioamento da Moral.

Teoria dos Crculos Concntricos Jeremy Bentham Ingls a ordem jurdica est totamente inserida no campo da Moral. O Direito estaria, assim, subordinado Moral, pensamento seguido pelas correntes tomistas e neotomistas, que condicianam a validade das leis sua adaptao aos valores morais.

MORAL

Direito

Du Pasquier, Direito e Moral possuem uma faixa de competncia comum, e, ao mesmo tempo, uma rea particular de interesse. Ex: Regras que impem dever dos pais em relao aos filhos (Moral e Direito); Regras processuais (Direito).
Direito

Moral

Desvincula Direito da Moral. A validade do Direito independe de contedos morais. So duas esferas independentes.
Moral Direito

O Direito representa o mnimo de preceitos morais necessrios ao bem-estar da coletividade. Assim, toda sociedade converte em Direito os axiomas morais estritamente essenciais garantia e preservao de suas instituies. Nader esclarece que devemos utilizar a expresso mnimo tico como elemento indispensvel ao equilbrio das foras sociais.

Вам также может понравиться