Вы находитесь на странице: 1из 52

COMUNICAO CIENTFICA

A construo da competncia em informao ou informacional e dentro das possibilidades relativas educao do usurio, a biblioteca da Asces oferece um ciclo de apresentaes para que seus usurios desenvolvam competncia para realizarem, eles prprios, suas buscas bibliogrficas, habilidades estas necessrias para interagir no ambiente digital:

pesquisa na web
comunicao cientfica confeco de pster leitura padronizao de trabalhos acadmicos
(Farias, Christianne Martins, and Elizete Oliveira Vitorino. "Competncia informacional e dimenses da competncia do bibliotecrio no contexto escolar." Perspectivas em Cincia da Informao [em linha] 14.2 (2009): 2-16)

Sobre o qu conversaremos hoje?


Entendendo o significado e refletindo sobre alguns termos
metodologia cientfica, trabalhos acadmicos, conhecimento cientfico, informao cientfica,sociedade da informao.

Comunicao cientfica
Canais de comunicao cientfica, elementos da comunicao cientfica, tipos de textos cientficos (produtos cientficos), literatura cinzenta cientfica e literatura comercial.

Qualis Fontes de informao


Primria, secundria e terciria

Pesquisa
Bibliogrfica, de campo ou descritiva e de laboratrio ou experimental

Conhecimento
Cienetfico, emprico, religioso e filosfico

O objetivo da Metodologia Cientfica tomar os neo-universitrios pela mo e caminhar ao seu lado, acompanhando-os em seus primeiros passos de vida universitria, indicando o caminho certo na procura do saber superior, iluminando problemas para que melhor possam v-los a assumir e a desenvolver hbitos de estudo e tcnicas de trabalho que tornem realmente produtivos os anos de vida universitria, to preciosos e, no raro, to mal aproveitados. ( RUIZ, 1985, p.14).

A metodologia, porm, objetiva bem mais do que levar


o aluno a elaborar projetos, a desenvolver um trabalho monogrfico ou um artigo cientfico como requisito

final e conclusivo de um curso acadmico. Ela almeja


levar o aluno a comunicar-se de forma correta, inteligvel, demonstrando um pensamento estruturado, plausvel e convincente, atravs de regras que facilitam e estimulam prtica da leitura, da anlise e interpretao de textos e conseqentemente a formao de juzo de valor, crtica ou apreciao com argumentao plausvel e coerente.

A disciplina Metodologia Cientfica iminentemente prtica e apresenta instrumentos necessrios para a realizao de trabalho de pesquisa, buscando a construo do conhecimento dos acadmicos de forma a favorecer-lhes uma leitura e escrita mais

eficientes, atravs da pesquisa e redao com


embasamento cientfico elaborados segundo normas cientficas vigentes.
NEVES, Joslia Gomes. Metodologia Cientfica ou a dor e a delcia de aprender a ler e escrever na graduao. Revista Partes. Ano V. Fev. 2007.

Trabalhos acadmicos
Trabalhos didticos so trabalhos exigidos durante os cursos. Ex. fichamentos, resumos de textos, resenhas, relatrios de estgios, de visitas tcnica, de viagem, pesquisas temticas e outros.

trabalhos cientficos servem como referncias a outros e ampliam conhecimentos na rea. Ex. Relatrios tcnicocientfico; trabalho monogrfico; publicaes cientficas:

comunicao, artigos, informe, resenha, conferncia.

Conhecimento cientfico

um produto resultante da investigao cientfica.


Surge da necessidade de:

Encontrar solues para problemas de ordem prtica da vida diria (senso comum),

Do desejo de fornecer explicaes sistemticas que

possam ser testadas e criticadas atravs de provas


empricas e da discusso intersubjetiva.

O que informao cientfica?

Os resultados de uma pesquisa so publicados em revistas cientficas, na forma de artigos cientficos. A informao cientfica se encontra nesses artigos e, tambm, nas teses e

dissertaes.
http://www.suboletin.com/contentsoea/docs/Boletin_56/Kuramoto56.htm

Sociedade da informao

o estado em que a sociedade se encontra em


que a informao tem um valor inestimvel e que sua produo, disseminao, acesso e preservao so essenciais para o crescimento, a manuteno e competitividade de uma dada sociedade.

Comunicao cientfica
"o conjunto de atividades associadas produo, disseminao e uso da informao, desde o momento em que o cientista concebe uma idia para pesquisar, at que a informao acerca dos

resultados seja aceita como constituinte do


conhecimento cientfico".
(Miranda, D. B. D., & Pereira, M. D. N. F. (1996). O peridico cientfico como veculo de comunicao: uma reviso de literatura. Cincia da Informao, 25(3)).

Canais de comunicao

atravs dos diversos canais de comunicao que a

informao passada do cientista para o pblico.


O sistema de comunicao (na cincia) apresenta dois tipos de canais de comunicao dotados de diferentes funes.

O canal informal de comunicao, que representa


a parte do processo invisvel ao pblico, est caracterizado por contatos pessoais, conversas telefnicas, correspondncias, cartas, pr-prints e assemelhados. O canal formal, que a parte visvel

(pblica) do sistema de comunicao cientfica est


representado pela informao publicada em forma de artigos de peridicos, livros, comunicaes escritas em encontros cientficos, etc.

Diferenas entre os elementos formais e informais da comunicao cientfica:

Comunicao Formal Pblica Informao armazenada de forma permanente, recupervel. Informao relativamente velha. Informao comprovada. Disseminao uniforme.

Comunicao Informal Privada Informao no recupervel. Informao recente. Informao no comprovada. Direo do fluxo escolhida pelo produtor. armazenada, no

Fonte: L COADIC, Y-F. A cincia da Informao. Braslia: Briquet de Lemos, 1996.

TIPOS DE TEXTOS CIENTFICOS (produtos cientficos)


Existem vrios gneros de textos cientficos ou acadmicos alguns com teor didtico - e cada um desenvolvendo uma funo especfica na academia.
RESENHA: Procura descrever uma nova publicao revista ou livro. Ela pode aparecer somente como resenha, quando o seu produtor no faz crtica ao texto descrito. RESENHA CRTICA: Procura descrever uma nova publicao revista ou livro. Seu produtor faz crticas sobre o texto base.

ARTIGO: Divulgao dos resultados de trabalhos, pesquisas em revista cientfica especializada. Pode ser de uma pesquisa j realizada ou de uma em andamento.

PAPER: Trata-se de um texto bem sucinto que relata perspectivas ou resultados de pesquisa, geralmente apresentado em forma de comunicao em congressos, simpsios, etc..
SINOPSE: Trata-se de uma apresentao sucinta de um artigo, documento ou obra. ENSAIO: Texto em que o autor expe suas opinies e idias, sem se preocupar em construir um referencial terico como base. REVISO BIBLIOGRFICA: Levantamento crtico das obras sobre um determinado tema. PROJETO DE PESQUISA: o registro do planejamento, onde o produtor expe os mtodos, os procedimentos, o cronograma, os objetivos, a justificativa para a realizao do trabalho.

MONOGRAFIA: Trata-se de um trabalho descritivo e minucioso sobre um tema. exigida em alguns cursos de graduao, como exigncia para aprovao, sob o nome de TCC, e em cursos de Ps-Graduao lato-sensu, como exigncia para obteno do ttulo de especialista em determinada rea. DISSERTAO: Trata-se de um trabalho monogrfico experimental e/ou documental; documento exigido nos programas de Ps-Graduao stricto-sensu, para obteno de ttulo de Mestre em determinada rea. TESE: Trata-se do resultado de pesquisa documental, experimental e terica baseado em pesquisa original; exigida nos programas de Ps-Graduao stricto-sensu, para obteno de ttulo de Doutor em determinada rea.

Preprints: existem trabalhos de pesquisa divulgados antes de sua publicao em revistas especializadas, conhecidos como preprints (cpias distribudas a colegas e pesquisadores da rea, a fim de receber crticas antes de sua publicao oficial).

Literatura cinzenta cientfica


Publicao

que no foi publicada em mdia; Circulao normalmente muito restrita; Limitao geogrfica de distribuio; Pode ser impressa ou apresentada em mdia eletrnica; Seu acesso geralmente local. Apresenta-se sob a forma de: relatrios de pesquisa anais de eventos teses dissertaes
Literatura Cinzenta refere-se ao material produzido margem dos circuitos comerciais de publicao, de distribuio, de controlo bibliogrfico ou de aquisio por livreiros ou agentes de assinaturas.

Algumas iniciativas de sistematizao e disponibilizao do acervo de Literatura Cinzenta passaram a ser uma realidade junto s instituies que buscam a informao como insumo

para gerar conhecimento aliado inovao tecnolgica.

Biblioteca

digital

de

teses

dissertaes-

BDTD

ibict

(bdtd.ibict.br ) Biblioteca Digital de Teses e Dissertaes da USP (www.teses.usp.br ) Biblioteca Digital de Teses e Dissertaes da UERJ

(www.bdtd.uerj.br)

Literatura comercial
o nome utilizados por profissionais da

informao para designar o material


produzido por empresas e outras organizaes, com o objetivo de promover a venda de seus produtos e servios.

Qualis

o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenao de

Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior- Capes para


estratificao da qualidade da produo intelectual dos programas de ps-graduao. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificao dos veculos utilizados pelos programas de psgraduao para a divulgao da sua produo. A classificao de peridicos realizada pelas reas de avaliao e passa por processo anual de atualizao. Esses veculos so

enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais


elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero.

Critrios Qualis peridicos A rea de cincias ambientais adota , para efeito de classificao de peridicos nos estratos A1 a B5 do sistema qualis da CAPES, os seguintes critrios de qualificao: aderncia rea; corpo editorial reconhecido; avaliao por pares, com base em pareceres ad hoc; ampla circulao e dotados de ISSN; histrico e periodicidade...

Um artigo publicado em uma revista conceituada no representa apenas a opinio do autor, mas leva tambm o selo de autenticidade cientfica outorgado pelo editor e os

examinadores por ele consultados. claro que existem boas e


ms revistas. Cabe ao pesquisador escolher aquelas com maior potencial para apresentar trabalhos desenvolvidos por

pesquisadores conceituados e que possam contribuir


significativamente para o enriquecimento de seus conhecimentos cientficos.
ZIMAN, J. Conhecimento pblico. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo : Ed. da Universidade de So Paulo, 1979.

Fontes de informao
As fontes de informao destinadas para pesquisa so

obras/bases

de

dados

especialmente

organizadas

para

consulta. Apresentam arranjo nos itens de forma a facilitar a busca pela informao. Possuem ndices de autor, ttulo e assunto, em formato digital ou papel. As digitais oferecem maior rapidez e preciso busca, sendo que algumas apresentam apenas as referncias dos trabalhos publicados sobre determinado assunto em um determinado perodo de tempo (referenciais) ou oferecem acesso ao texto completo do trabalho. Essas ferramentas so utilizadas para realizar o levantamento bibliogrfico de sua pesquisa.

As fontes de informao podem ser divididas em trs categorias, de


acordo com sua natureza:

Fontes primrias:incluem os textos completos pertinentes ao produto de informao elaborado pelo autor: artigos de revistas, livros, relatrios cientficos, dissertaes, teses....

Fontes secundrias: so obras referenciadas por um segundo autor. Incluem os ndices, bases de dados e diretrios, cujos registros fazem referncia a fonte primria, revelam a participao de um segundo autor, produtor como no caso das bibliografias, as publicaes ou peridicos de indexao e resumo, os artigos de reviso, catlogos...

Fontes tercirias: so geradas com valor agregado a partir das fontes primrias e secundrias. Podem ser as bibliografias de bibliografias,

diretrios, ndices ....

As informaes cientficas e tecnolgicas tm suas principais fontes nos documentos primrios originados de congressos e conferncias, peridicos cientficos, patentes, pesquisas acadmicas e outros.

Quando se vai fazer uma pesquisa necessrio


saber:

O QUE PESQUISAR? (assunto palavra chave) COMO PESQUISAR? (estratgias) ONDE PESQUISAR? (fontes)

Pesquisa uma atividade de investigao capaz de oferecer (e, portanto, de produzir) um conhecimento novo a respeito de uma rea ou de um fenmeno, sistematizando-o em relao ao que j se sabe a respeito da rea ou do fenmeno.

Procurar em toda a parte, aquilo que tem por finalidade a descoberta de novos conhecimentos do domnio cientfico, literrio, artstico, etc.

Tipos de pesquisa
(Quanto aos procedimentos ou meios de investigao ou fontes de dados)

Pesquisa bibliogrfica

o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrnicas, isto , material acessvel ao pblico em geral. Fornece instrumental analtico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas tambm pode esgotar-se em si mesma. O material publicado pode ser fonte primria ou secundria.

Pesquisa Bibliogrfica
Leitura corrente Livros Referncia Fontes Bibliogrficas Publicaes peridicas Impressos diversos
Fonte: GIL, A .C. Como elaborar projetos de pesquisa, 2002.

Obras literrias

Obras de divulgao Dicionrios, Enciclopdias Informativa Anurios Almanaques

Remissiva (catlogos)
Jornais e Revistas

Pesquisa de campo ou descritiva investigao


emprica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenmeno ou que dispe de elementos para explic-lo. Pode incluir entrevistas, aplicao de questionrios, testes e observao participante ou no. Exemplo: levantar com os usurios do Banco X a percepo que tm sobre o atendimento ao cliente.

Pesquisa de laboratrio ou experimental experincia realizada em local circunscrito, j que no campo seria praticamente impossvel realiz-la. Simulaes em computador situam-se nesta classificao.

Tipos de pesquisa
(Quanto aos objetivos)

Pinga-se uma gota de cido numa placa de metal para observar o resultado Pesquisa experimental Saber como os peixes respiram Pesquisa exploratria Saber quais os hbitos alimentares de uma comunidade especfica Pesquisa social (descritiva) Saber de que forma se deu a proclamao da repblica brasileira Pesquisa histrica (descritiva) Saber o que neutralidade cientfica Pesquisa terica (descritiva) Saber como se desenvolveu o estudo do cncer de mama no Brasil Pesquisa bibliogrfica (exploratria)

Conhecimento

Conhecer incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenmeno qualquer. O conhecimento no nasce do vazio e sim das experincias que acumulamos em nossa vida cotidiana, atravs de experincias, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. A cincia (= conhecimento) a atividade humana voltada para a busca da verdade mediante um mtodo (verdade um atributo de uma proposio de carter lgico cujo oposto seria a falsidade).

O conhecimento no pode ser transferido


(transfere-se informao). Ele um produto

humano, portanto, alocado no crebro humano.


Os conhecimentos cientficos so produzidos a partir de PESQUISA. A pesquisa, por sua vez, tem que ser embasada. No se pode defender uma tese a partir do

eu acho.

Formas de conhecimento

Conhecimento

Emprico (popular) Cientfico Filosfico

Conhecimento Conhecimento Conhecimento

Teolgico (religioso)

O que distingue o conhecimento cientfico dos outros, principalmente do senso comum, no o assunto, o tema ou o problema. O que distingue a

forma especial que adota para investigar os problemas. Ambos podem ter o
mesmo objeto de conhecimento. A atitude, a postura cientfica consiste em no dogmatizar os resultados das pesquisas, mas trat-los como eternas hipteses que necessitam de constante investigao e reviso crtica intersubjetiva que torna um conhecimento objetivo e cientfico.
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&cad=rja&ved=0CFsQFjAG&url=http %3A%2F%2Fwww.cp.utfpr.edu.br%2Farmando%2Fadm%2Farquivos%2Fpefp%2Fmetodologia_cientifica_luciana .ppt&ei=jc0bUqn3AozS8wTr6oG4BQ&usg=AFQjCNEbZ6OinzXJ0W2g8AAm3oNbJKYCdw&sig2=GCivDmNCHsH M3UuNKhe4uQ&bvm=bv.51156542,d.eWU

Conhecimento Popular

Superficial - De acordo com a aparncia

Sensitivo - Depende da vivncia, emoes


Subjetivo - conforme os sentimentos da pessoa

Assistemtico - no h sistematizao
Acrtico - no h discusso sobre eles

Conhecimento Popular
Exemplos:
A dor no calo do p significa que vai chover O cu vermelho ao entardecer significa que vai fazer frio Tomar banho aps a refeio causa morte Chuva no dia de So Jos significa chuva o ano todo

Colocar a bolsa no cho atrai a falta de dinheiro


Os espelhos e tesouras atraem raios

Conhecimento Cientifico
Procura conhecer, alm do fenmeno, suas causas e as leis que o regem.

Descobrir os princpios explicativos que servem de base para a compreenso da organizao, classificao e ordenao da natureza. Divulga resultados (intersubjetividade) Relata como chegou aos resultados! Este caminho o mtodo cientfico. Mtodo: conjunto de passos a serem seguidos ordenadamente na busca da verdade. Conduzir descoberta; Permitir demonstrao e Prova; Permitir a verificao de conhecimento;

Conhecimento Cientfico Caractersticas:


Real - Se refere a ocorrncias ou fatos Contingente - Trabalha com ensaios e experincias Sistemtico - conhecimento logicamente ordenado Verificvel - pode ser testado Falvel - est em permanente evoluo

Conhecimento Cientfico
Exemplos:
Todo corpo em queda livre cai com a acelerao da gravidade.

O ouvido humano consegue ouvir freqncias entre 20 e 20.000 Hz.


A chuva causada pela condensao das nuvens.

O tomo a menor partcula da matria.

O Sol uma estrela com 6 billhes de anos de vida.

O Universo foi gerado por uma grande exploso.

Conhecimento Religioso ou teolgico


Trabalha no plano da f e pressupe a existncia de foras que esto alm da capacidade de explicao do homem, instncias divinas consideradas criadoras de tudo o que existe.

Conhecimento Religioso Exemplo:


No sexto ms, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galilia, chamada Nazar, a uma virgem desposada com um homem que se chamava Jos, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graa, o Senhor contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e psse a pensar no que significava semelhante saudao. O anjo disse-lhe: No tema, Maria, pois encontraste graa diante de Deus. Eis que concebers e dars luz um filho, e lhe pors o nome de Jesus. Ele ser grande e chamar-se- Filho do Altssimo, e o Senhor Deus lhe dar o trono de seu pai Davi; e reinar eternamente na casa de Jac, e seu reino no ter fim.

Lc 1, 26-33

Conhecimento Filosfico

um conhecimento que questiona as coisas essenciais e profundas da vida, tais como: quem sou eu? De onde vivemos? Para onde iremos? Por que estamos no mundo? O que a verdade, o bom e o belo? Para responder a tais questes, o filsofo usa a razo, a lgica e as observaes sensoriais para chegar a certas concluses. O mtodo aplicado pela filosofia apenas a coerncia lgica sem qualquer experincia com instrumentos e aparelhos de medio para validar um determinado conhecimento.

Exemplos

O vento no o sopro dos deuses (explicao Religiosa), nem um fenmeno provocado pela chuva (explicao popular). A movimentao do ar se d pela deslocao das camadas de alta presso da atmosfera para as camadas de baixa presso (explicao cientfica).

Um homem morreu. Em seu velrio estavam presentes um padre, um filsofo, um inculto e um mdico. Uma pessoa pergunta aos 4, por que o homem morreu.

Explicaes:
O Padre O Filsofo O inculto
O Mdico

Agradeo a presena e a ateno. Ana Amorim Bibliotecria anaamorim2007@gmail.com

Referncias
MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cludia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2009.
FARIAS, Christianne Martins; VITORINO, Elizete Oliveira. Competncia informacional e dimenses da competncia do bibliotecrio no contexto escolar." Perspectivas em Cincia da Informao [em linha] v. 14, n. 2, 2009, p. 2-16. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23. ed. So Paulo: Cortez, 2007. XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Como Fazer e Apresentar Trabalhos Cientficos em Eventos Acadmicos. 1. ed. Recife: Rspel, 2010.

Вам также может понравиться