Вы находитесь на странице: 1из 36

Freiburg

Equipe: Marco Antonio Moser Murilo Mayer Rafael do Valle Pereira Cardoso Vitor Strate Bolfe

Localizao

Freiburg uma cidade localizada no estado federal de Baden-Wurttemberg, no sudoeste da Alemanha a exatos 475900 Norte e 75100 Leste. A cidade cercada pelas montanhas de Rosskop e Bromberg a leste e ao sul e oeste pelas montanhas Schnberg, Tuniberg e o Kaiserstuhl. Fica na parte ocidental da Floresta Negra. cortada pelo rio Dreisam.

Localizao

rea: 153,07 km. Altitude: 220 m. Populao: 224.191 habitantes (dados de Dezembro de 2010).

Clima

Segundo a classificao de Koppen, Freiburg est em uma zona de clima temperado mido com vero temperado (Cfb). Isso implica em estaes de vero e de inverno bem definidas, clima mido, ocorrncia de precipitao em todos os meses do ano e temperaturas mdias do ar nos meses mais quente maior que 10 .

Clima

Freiburg a cidade mais ensolarada do pas, com uma mdia de 1800 horas de Sol ao ano.

Aspectos Histricos

A cidade foi fundada em 1120 d.C. como um local de livre comrcio, sendo o nome Freiburg traduzido para Cidade Livre, crescendo em forma de feudo. Nessa poca foi iniciada a construo da catedral, Freiburg Munster, concluda apenas em 1513. Em 1457, foi fundada a Albert-Ludwigs-Universitat (Universidade de Freiburg), uma das mais antigas da Alemanha. Durante a Segunda Guerra Mundial, Freiburg foi fortemente bombardeada. Incrivelmente, a Catedral se manteve de p, sofrendo danos leves apenas. Logo aps a guerra, a cidade foi reconstruda de acordo com seu plano medieval.

Aspectos Histricos

Freiburg Munster

Aspectos Histricos

Universidade de Freiburg

Aspectos Histricos

Antiga prefeitura

Aspectos Histricos

Freiburg feudal (1600 d.C.)

Planejamento Urbano

Freiburg se desenvolveu em torno de seu centro histrico, tendo a maior parte dos seus bairros perifricos sido planejados. Possui 28 distritos, mas que so divididos em 42 para fins estatsticos.

Planejamento Urbano

Existem, aproximadamente, 500 hectares de reas verdes na cidade, havendo um es- foro coletivo para preserv-las. Todo o verde da cidade mantido ou criado sem uso de pesticidas. H um total de 145 parques infantis.

Pode-se contar 22000 rvores nas ruas.

Planejamento Urbano

Bairro residencial de Freiburg (presena de reas verdes e acesso a transporte pblico de qualidade).

Planejamento Urbano

Abaixo, podemos observar a malha ferroviria da cidade, cuja importncia ser explicitada mais adiante.

Planejamento Urbano

Estao de Trem

Sustentabilidade em Freiburg

Considerada um centro de excelncia em sustentabilidade urbana, Freiburg se destaca, principalmente, por ser um modelo em mobilidade e em utilizao de fontes de energia renovveis, com destaque para a energia solar. (Abaixo, o Badenova Stadium, estdio do S.C. Freiburg)

Mobilidade Urbana

Freiburg chama a ateno por ser uma cidade que possui o dobro de bicicletas em relao a automveis. Isso reflexo de uma poltica que torna muito mais atrativo o uso de bicicletas e de transporte pblico do que o carro de uso individual.

Mobilidade Urbana

Na maior parte das ruas da cidade, a velocidade dos carros limitada a 30 km/h, podendo apenas nas vias arteriais trafegar com velocidades um pouco maiores. Alm do mais, os carros s podem estacionar em parques nos arredores dos bairros, construdos para este fim. Com tais medidas, o ndice de monxido de carbono no ar da cidade praticamente zero.

Transporte pblico:

Para tornar mais atrativo o uso do transporte pblico, a cidade conta com bondes eltricos que percorrem a maior parte dos bairros. proibido o trfego de automveis particulares no centro comercial da cidade.

Transporte pblico:

Os novos bairros que surgiram na periferia da cidade receberam os bondes eltricos desde os primeiros moradores, o que foi determinante para que 50% da populao desses bairros no tenha carro. Foi criado, recentemente, um passe familiar por 41 euros ao ms. Ele d acesso ao bonde para qualquer membro da famlia usar, embora apenas uma pessoa possa o utilizar em cada momento. Com este passe, a utilizao dos bondes aumentou em mais de 20%.

Bicicletas como meio de transporte

As bicicletas so, praticamente, o meio de transporte oficial de Freiburg. Existem mais de 200 000 delas circulando pela cidade. Existem centenas de quilmetros de ciclovias e ciclofaixas, podendo-se trafegar com segurana por qualquer lugar.

Bicicletas como meio de transporte

Os estacionamentos para bicicletas so encontrados por toda parte, principalmente nos arredores dos prdios da universida-de local.

Bicicletas como meio de transporte


Pela Ponte Azul, que passa sobre a ferrovia em direo universidade, passam 10 mil ciclistas diariamente. Como resultado, Freiburg apresenta timos nveis de qualidade do ar, nenhum engarrafamento pelas suas ruas e uma populao menos sedentria.

Aproveitamento de Energia Solar

Na dcada de 70, conflitos contra a construo de uma usina nuclear na regio foram determinantes para transformar a poltica energtica de Freiburg. Em meados dos anos 80, em parceria com a concessionria de energia local, a cidade j era pioneira na Alemanha ao criar um planejamento energtico urbano. Em 1996 foi adotado, pelo conselho da cidade, um plano de proteo do clima global, sendo os aspectos ecolgicos inseridos no planejamento e desenvolvimento da comunidade.

Aproveitamento de Energia Solar


A implementao do programa municipal de energia solar ao conjunta entre a companhia de energia de Freiburg e o conselho da cidade. A companhia de energia eltrica incentiva a instalao de sistemas de aproveitamento de energia solar com um auxlio de 230 euros, desde que estes sistemas sejam certificados. A divulgao do programa financiada por um aumento de 0,3 centavos/kW.h nas contas de energia das residncias. So oferecidas, gratuitamente, consultorias para os consumidores que desejem instalar algum tipo de sistema em sua residncia. A energia produzida em excesso comprada pela concessionria.

Aproveitamento de Energia Solar

Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems: fundado em 1981, na cidade de Freiburg, foi o primeiro instituto de pesquisa em energia solar operando independente de uma universidade. Reconhecido mundialmente por suas contribuies ao meio ambiente. Desenvolve componentes, materiais e processos na rea, como novos ar-condicionados alimentados por sistemas solares.

Aproveitamento de Energia Solar

Entre as linhas de pesquisa do Fraunhofer Institute, esto as edificaes com eficincia energtica.

Comeam a surgir ento, em Freiburg, as primeiras edificaes ambientalmente corretas.

Aproveitamento de Energia Solar

Solarsiedlung (Vila Solar):

Aproveitamento de Energia Solar

O Solarsiedlung o projeto de construo com aproveitamento de energia solar mais moderno da Europa, alm de outros aspectos que o tornam um exemplo em sustentabilidade. a parte residencial de um grande complexo que ainda inclui um bloco de escritrios chamado Sonnenschiff.

Aproveitamento de Energia Solar

A vila composta de 58 unidades residen-ciais. Foi projetada de forma a ser moderna e densa, com terraos e jardins para os moradores.

Aproveitamento de Energia Solar


A orientao solar foi determinante para o layout do projeto. As placas so voltadas para o sul para aproveitar a incidncia solar ao mximo. Os prdios esto distanciados de forma a permitir que a radiao solar aquea passivamente cada casa e fornea iluminao adequada. A altura das edificaes varia entre 2 e 3 pavimentos.

Aproveitamento de Energia Solar

O Solarsiedlung ainda conta com aproveitamento de gua da chuva e de gua cinza (advinda de chuveiros, pias, etc.) para irrigao dos jardins, descarga de vasos sanitrios, etc.

Aproveitamento de Energia Solar


O projeto tem como metas:

Seguir as diretrizes do German Passive House (conforto interno sem necessidade de aquecimento/resfriamento). Seguir as diretrizes da Plus Energy House (produzir mais energia do que necessita. Sendo uma parte deste programa, cada casa pode ser considerada um gerador. Mostrar cuidados com o meio ambiente atravs da seleo dos materiais de construo, consumo de energia, opes de transporte e mtodos construtivos.

Concluso

Quando pensamos que uma cidade precisa ser futurista para que possa ser sustentvel, Freiburg nos mostra exatamente o contrrio. Apesar de ser uma cidade antiga e com uma populao relativamente pequena, encontrou solues que podem se adaptar realidade da maioria das cidades, basta uma populao consciente e participativa, alm de um governo comprometido com a questo da sustentabilidade.

Concluso

Moraramos em Freiburg?

Referncias Bibliogrficas

http://www.ambiencia.org/site/publicacoes/semana-do-urbanismo/cidadessustentaveis/freiburg/ http://www.speakerscorner.org.pt/freiburg-e-os-transportes-p-blicos http://www.liberal-social.org/entradas-no-blogue/urbanismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Freiburg_im_Breisgau http://www.ise.fraunhofer.de/

Вам также может понравиться