Вы находитесь на странице: 1из 30

Estratgias de Ensino Parte I

Raquel Lie Kishi

Casos de Ensino
fundamental que o docente seja capaz de selecionar o tipo de caso que se encaixe melhor na situao de ensino-aprendizagem em questo.
(IKEDA, VELUDO-DE-OLIVEIRA, CAMPOMAR, 2005, p. 155)

As experincias com os casos para ensino como trabalhos de concluso de cursos sero produtivas quando ocorrer uma aprendizagem significativa, que contribua para a memorizao reflexiva e para a funcionalidade do conhecimento. (BRUNSTEIN e MIGUEL, 2007)
No se pode *...+ acreditar que apenas o seu uso continuado seja suficiente para que os alunos possam produzir conhecimentos que os capacitem para entender situaes que extrapolem as premissas contidas nos casos analisados. (MACHADO e CALLADO, 2008)

A Tipologia do Mtodo do Caso em Administrao: Usos e Aplicaes


Ana Akemi Ikeda Tnia Modesto Veludo-de-Oliveira Marcos Cortez Camponar Organizaes & Sociedade, 2005

Ana Akemi Ikeda Doutorado (1994) e Mestrado (1988) em Administrao pela USP (1994). Professora livre-docente da USP.

Tnia M. Veludo-de-Oliveira PhD em Marketing & Strategy pela Cardiff University (2009). Mestrado em Administrao pela USP (2003). Professora na Fundao Getulio Vargas (EAESPFGV

Marcos Cortez Camponar Doutorado (1978) e Mestrado (1975) em Administrao pela USP. Professor Titular do Departamento de Marketing da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da USP.

Objetivos
Identificar os principais tipos de casos e as situaes mais apropriadas para o emprego de cada uma de sua verses.

Realizar um levantamento bibliogrfico sobre conceito do mtodo do caso, suas finalidades e os principais tipos de casos.

Classificar os tipos de caso segundo os quatro critrios definidos com base na literatura.
Comparar os casos, em funo dos critrios, oportunizando a anlise de situaes em que o uso de cada tipo mais apropriado.

17 Principais Tipos de Casos


1 Casos de Harvard ou Clssicos 2 Incidentes Crticos 3 Casos Curtos 4 Estrias Curtas Baseadas em Experincia Pessoal (Anecdotes) 5 Casos de Resoluo de Problemas Tcnicos 6 Casos Baseados em Novas Descobertas (Ground-breaking) 7 Casos de Iceberg 8 Casos Ilustrativos 9 Casos com Personagens Principais 10 Casos Dilogos 11- Casos de Aplicaes 12 Casos com Dados 13 Casos Questo 14 Casos Prognstico 15 Casos de Avaliao 16 Casos com Foco de Deciso 17 Casos Vivos

4 Critrios de Classificao
1 Finalidades Pedaggicas Trs finalidades:
- Ilustrar algum conceito ou investigar um ou alguns conceitos. - Promover o desenvolvimento integrado de mltiplas habilidades. - Fomentar novas descobertas e insights.

2 Disponibilidade de Informaes - Escassa


- Suficiente - Abundante

3 Nvel de estruturao - Baixo


- Moderado - Alto

4 Nvel de Complexidade - Baixo


- Moderando - Alto

Classificao dos Tipos de Casos

Situaes em que o Uso de Cada Tipo de Caso Recomendado


Tipos de Casos 1) Casos Harvard Recomendaes de Uso Cursos de ps-graduao ou ltimos anos da graduao. Contedo com alto grau de interdisciplinaridade.

2) Incidentes Crticos
3) Casos Curtos

Busca da informao para a tomada de deciso, considerando uma nica disciplina.


Incio da graduao. Primeiros contatos do aluno com o assunto e com o mtodo do caso.

4) Anecdotes 5) Casos de Resoluo de Problemas Tcnicos


6) Ground-breaking 7) Casos Iceberg 8) Casos Ilustrativos

Introduo de um novo contedo. Reforo ou fixao de conceitos tericos ou modelos.


Cursos de ps-graduao ou cursos para executivos. Contedo que apresenta interdisciplinaridade, envolvendo teorias de diversas reas da Administrao. Enfatizar barreiras ou as dificuldades na implementao de conceitos ou modelos.

Situaes em que o Uso de Cada Tipo de Caso Recomendado


Tipos de Casos 09) Casos Head 10) Casos Dilogo Recomendaes de Uso Enfatizar a atuao de um personagem histrico importante na rea. Enfatizar a dinmica da interao entre dois atores.

11) Casos de Aplicao


12) Casos com Dados 13) Casos Questo 14) Casos Prognstico 15) Casos de Avaliao 16) Casos com foco de deciso 17) Casos Vivos

Esclarecer a aplicao de uma ferramenta gerencial.


Enfatizar a importncia de se filtrar informaes na tomada de deciso. Introduzir questes polmicas ou que gerem discusses. Apresentar situaes em etapas consecutivas, enfatizando aes e reaes. Realar situaes do passado, ilustrando o que deu ou no deu certo. Destacar fatos do passado e discutir como eles podero se desenvolver ou evoluir no futuro. Chamar ateno para um fato ou situao que est ocorrendo no momento

Consideraes Finais
fundamental que o docente seja capaz de selecionar o tipo de caso que se encaixe melhor na situao de ensino-aprendizagem em questo. Os docentes devem avaliar as inconvenincias inerentes de cada caso.
Os casos curtos podem distorcer a realidade. Os casos de resoluo de problemas tcnicos podem pecar pela tendncia a requerer uma soluo especfica. Tempo demandado para a soluo.
Caso Harvard, Caso de Aplicao, Caso Questo ou Caso com dados. Casos Curtos.

A posio do professor como detentor de conhecimento pode ser colocada em xeque.

Consideraes Finais
Incmodo de se tomar decises baseadas em informaes incompletas.
Os professores devem buscar materiais complementares e incentivar os alunos a fazerem o mesmo. Incidentes crticos, ground-breaking, casos iceberg, casos com foco na deciso e casos vivos.

Estudos futuros:
Como cada tipo de caso tem sido utilizado em sala de aula. Associar os tipos de casos s habilidades e/ou domnios a serem desenvolvidos nos estudantes.

Aprendizagem significativa, memorizao compreensiva e funcionalidade do conhecimento: reflexes sobre casos para ensino como trabalho de concluso de curso do ensino superior.
Janette Brunstein Lilian Aparecida Pasquini Miguel

Anpad, 2007

Janette Brunstein Doutorado (2003) e mestrado (1996) em Educao pela USP (2003) Professora Adjunta do Programa de Ps-Graduao Stricto Sensu em Administrao de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Lilian Aparecida Pasquini Miguel

Doutorado (2010) e mestrado (2005) em Administrao de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Professora Associada I na Mackenzie.

Objetivos
Visa discutir o caso para ensino como proposta de trabalho de concluso de curso para alunos de graduao e ps-graduao lato sensu.

Problema de pesquisa: Casos para ensino como trabalhos de concluso de curso podem se traduzir em experincias de aprendizagem significativa, contribuindo para a memorizao reflexiva e a funcionalidade do conhecimento?

Mtodo
Estudo exploratrio qualitativo. Entrevistas:
9 professores orientadores Processo de ensino e orientao de construo de caso. Dificuldades. Qualidade do trabalho final. Utilizao do caso pelo aluno e pelos professores. Responsvel pela implantao do programa na graduao Propsito do projeto. Dinmica. Adeso do corpo docente. Produto final.

Participaes em reunies da coordenao com o grupo de professores, seminrios e grupos de discusses da ps-graduao lato sensu. Anlise de 400 casos produzidos pelos estudantes em 2006.

Anlise e Interpretao dos Resultados: Os Casos Produzidos


Mtodo Leitura Diagonal Entrevistas com os Professores Resultado A qualidade dos trabalhos variava de sofrvel a bom. Pouco envolvimento e motivao dos alunos. Os alunos no foram capazes de identificar um caso-problema com forte potencial de uso para o ensino. Os alunos no coletaram dados para subsidiar os casos. As questes ticas e os preceitos de objetividade e imparcialidade no foram observados. A ponte entre o relato da ao vivida na organizao e as teorias aprendidas em sala de aula no foi construda.

A capacidade de memorizao reflexiva e funcionalidade do conhecimento no foram de fato incorporados no processo de aprendizagem.

Anlise e Interpretao dos Resultados: Dos propsitos do caso para ensino e a implantao da proposta.
Mtodo Viso da Responsvel: Resultado Os seminrios didticos semestrais aos docentes e manuais explicativos aos alunos eram instrues suficientes. Fazer bons casos assemelha-se a ser um bom contador de estria. O problema de adeso do corpo docente est na dificuldade de entender o que um caso para o ensino. Os professores recebiam oportunidades de treinamentos, mas alegavam falta de tempo para dedicao aos casos dos alunos. Os casos produzidos no tinham qualquer utilizao.

As aes prticas no do respaldo ao objetivo educativo do caso para o ensino.

Anlise e Interpretao dos Resultados: A viso dos professores envolvidos


Mtodo Viso dos professores orientadores: Resultado Falta de conhecimento e familiaridade em construir casos para ensino. O aprendizado foi muito mais significativo para o professor. A proposta no tem significado ao aluno do 8 semestre. A prioridade do aluno outra. O aluno no v valor agregado. O aluno no v importncia na vida prtica. O material produzida no tinha aproveitamento. Uma professora defende que os alunos deveriam ter a opo do TCC ou o caso para ensino. A estrutura da organizao no ajuda.

Anlise e Interpretao dos Resultados: Caso para ensino na ps-graduao


Aspecto Crtico Formao dos Professores Ao Permanncia de uma equipe fixa de professores orientadores. Modelo de formao continuada dos docentes para a capacitao em orientao de casos e tambm para a produo.

Motivao dos Professores


Estrutura adequada

Coautoria nos casos e a possibilidade de publicao conjunta em peridicos reconhecidos.


Limitao do nmero de alunos orientados. As orientaes foram direcionadas s reas de concentrao dos docentes.

A estrutura do caso muito mais adequada a um estudante lato sensu, pois o aluno tem maior maturidade profissional.

Concluso
A experincia na graduao foi pouco produtiva. Como a qualidade final ficou comprometida, no se pode afirmar que houve uma aprendizagem significativa. Na ps-graduao, a proposta mostrou-se mais vivel.

Precaues na adoo do mtodo de estudo de caso para o ensino de administrao em uma perspectiva epistemolgica.
Andr Gustavo Carvalho Machado Antnio Andr Cunha Callado

Cadernos EBAPE, 2008

Andr Gustavo Carvalho Machado

Antnio Andr Cunha Callado

Doutorado em Administrao pela UFPE, 2005. Mestrado em Engenharia de Produo pela UFPB, 1997. Professor Adjunto IV da UFPB, Campus I, Departamento de Administrao.

Ps-Doutorado na University of Portsmouth na Inglaterra. Doutor em Administrao na rea de Estratgias Empresariais pela UFPB, 2001. Doutor em Administrao na rea de Gesto Organizacional pela UFPE, 2009. Professor Associado II de Administrao da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Objetivos
Analisar, da perspectiva da produo do conhecimento, o mtodo de estudo de caso, para o ensino da administrao.

Dvidas de ordem epistemolgica quanto aos resultados em relao aprendizagem: A que tipo de aprendizagem ele leva? O que ensina? O que pode produzir? Tal mtodo capacita para o entendimento de novas situaes? De que natureza a generalizao?

Ensaio Terico

1. Apresentar os motivos defendidos para se adotar o mtodo estudo de caso. 2. Discutir sua adequao uma estrutura didtica construtivista para a produo do conhecimento. 3. Apresentar as limitaes do mtodo e o tipo de conhecimento que produz. 4. Apresentar algumas concluses a respeito dos cuidados a serem tomados ao adot-lo, do ponto de vista epistemolgico.

Por que adotar o Estudo de Caso?


*...+ enquanto os conhecimentos obtidos nos livros e leituras podem ser valiosos, os ganhos reais vm da prtica da anlise de situaes reais de negcio. (HAMMOND, 2002, p. 3 apud MACHADO e CALLADO, 2008) Os alunos exercitam a capacidade de argumentao. Os casos ajudam a modelar as habilidades analticas, interpessoais e do pensamento crtico. Parece ser a proposta pedaggica que melhor atende aos princpios construtivista. (LIMA, 2002 apud MACHADO e CALLADO, 2008) Alto grau de envolvimento do aluno no processo de aprendizagem.

Limitaes do Mtodo Estudo de Caso


Falsa impresso de que fcil obter as informaes.

O caso projetado para combinar o tempo planejado para uma aula com o foco sobre uma certa categoria de problemas.
O caso um instantneo tomado em um ponto no tempo.

Os alunos no tem a responsabilidade de implementar as decises.


Os aspectos polticos e de poder, assim como os processos de negociao interna, no podem ser reproduzidos em sala de aula.

Tipo de Conhecimento Produzido


Aps a exposio continuada a uma srie de casos, o aluno est apto a decidir, intuitiva e indutivamente, sobre questes j discutidas.
Se funcionou, funcionar; se foi, ser.

Os fatos falam por si; o caso ensina por si.


*...+ os fatos no falam por si, mas pelo sentido e interpretao que se lhes d. Sua fora ou fragilidade argumentativa est em duas coisas: na sustentao dos conceitos usados para interpretar os fatos e, sobretudo, na estrutura lgica do prprio discurso argumentativo no qual se inserem. (MATOS, 2003, p. 62 apud MACHADO e CALLADO, 2008)

Tipo de Conhecimento Produzido


O processo aprendizado no tem carter cientfico, pois adota o bom senso e a lgica do senso comum.

Concluses
Parece no haver dvidas sobre a potencialidade de motivao e o desenvolvimento das habilidades de argumentao, anlise e tomada de deciso. No se pode acreditar que apenas o seu uso continuado seja suficiente para que os alunos possam produzir conhecimentos que os capacitem a tomar decises sobre questes j discutidas. (No parece ser cientfico!) A criao de frameworks pode dar a falsa sensao de que a realidade pode ser enquadrada em um modelo.

uma viso mope do processo de aprendizagem afirmar que a prtica dissociada da teoria seja o melhor meio para gerar conhecimento cientfico.

Вам также может понравиться