Вы находитесь на странице: 1из 27

Endomarketing

O que veremos por aqui ... Definio de endomarketing e diferenas entre as prticas de comunicao interna; A importncia do bom clima organizacional; As barreiras boa comunicao e Aes concretas de casos de endomarketing e comunicao interna

Por Marcio Gonalves

E por que endomarketing diferente de comunicao interna?


Comunicao Interna: Pblico de relacionamento Longo prazo Informao Conscientizao Relacionamento Endomarketing e Cliente Interno: Pblico-alvo Vender uma idia Curto e mdio prazo Objetivos especficos, com campanhas geralmente em torno de um mesmo tema ou idia

Caractersticas do endomarketing
(...) o endomarketing consiste em uma filosofia de gerenciamento que, alm de estimular a motivao dos funcionrios, estimula entre eles valores orientados para a satisfao do cliente. O conceito principal de marketing interno pressupe que a harmonia de interesses no interior da organizao facilita qualquer ao mercadolgica externa. (Simes, 2001)

Endomarketing
O termo endomarketing surgiu a fim de descrever a aplicao do marketing dentro da companhia e deu-se basicamente por dois motivos: a redescoberta dos recursos humanos como recursos raros e estratgicos para a empresa e a valorizao do marketing de servios como elemento essencial para a performance da organizao.

Pontos a considerar ...


Envolvimento com o trabalho: Indica o quanto uma pessoa identifica-se psicologicamente com seu trabalho. Os gerentes de comunicao devem ser capazes de identificar os empregados no engajados e coloc-los em posies mais adequadas a seus desejos e habilidades. Engajamento organizacional: refere-se ao quanto o funcionrio deseja permanecer como membro da organizao. O engajamento pode ser estimulado, especificamente quando os empregados passam a ser considerados integrantes valiosos da empresa. Motivao no trabalho: o que energiza, direciona, canaliza e sustenta o comportamento e as aes do pessoal. A motivao pode ser estimulada por alguma recompensa ou sentimento que o empregado espera receber como resultado de seu bom desempenho.

O que clima organizacional?


o indicador do grau de satisfao dos membros de uma empresa em relao a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organizao, tais como a poltica de RH, modelo de gesto, misso da empresa, processo de comunicao, valorizao profissional e identificao com as variveis corporativas.
Roberto Coda, professor da FEA-USP (Tese de Livre-docncia: Pesquisa de Clima Organizacional: Uma contribuio metodolgica)

Barreiras Comunicao
Deficincias e diferenas culturais Mensagens mal elaboradas/expressas Interpretaes equivocadas Falta de confiana na fonte Desateno Falta de informao

Entendendo as diferenas na prtica Estudo de caso: Infoglobo Aes de comunicao interna e endomarketing

A comunicao interna para o

A comunicao interna em uma empresa deve estimular boas relaes entre os funcionrios e estabelecer uma rede de princpios na qual os profissionais internos e externos possam estar a par das decises e objetivos da empresa

Compromisso
Fornecer informaes atualizadas sobre o que interessa ao pblico interno; Estimular a integrao, motivao, qualidade de vida e comprometimento; Colaborar para a melhoria contnua do nvel de satisfao com o ambiente de trabalho e o clima interno; Estimular a comunicao nas reas e criar novos canais de comunicao.

Informao + Motivao = Satisfao e produtividade

Os personagens da comunicao
Com muito bom humor, a rea de comunicao interna lanou uma campanha em 2006 para despertar a curiosidade e ateno dos funcionrios sobre a importncia da comunicao na empresa. Cada personagem representa, na verdade, comportamentos que prejudicam o bom fluxo de comunicao em qualquer organizao.

Aes de integrao, reconhecimento, valorizao, culturais, sociais e qualidade de vida

A gente se v ...

Obrigado pela presena.

Вам также может понравиться