Вы находитесь на странице: 1из 17

TIATIRA, O PERIGO DO COMPROMETIMENTO

Alvo da lio
O aluno ser capaz de
saber reconhecer que no h possibilidade de
qualquer comunho ou associao do crente com incrdulos; sentir adorar e comprometer-se com Jesus e somente com Ele;

agir atentar para possveis comprometimentos com


o mundo.

Introduo
JESUS E AS SETE IGREJAS
feso Esmirna Prgamo Tiatira
o que tem nas mos as sete estrelas

o primeiro e o ltimo, que esteve morto e tornou a viver aquele que tem a espada afiada de dois gumes
que tem os olhos como chama de fogo e os ps semelhantes ao bronze polido

Introduo
Chegamos agora ao estudo da carta mais longa, escrita cidade de menos importncia. Por que ento mandou o Filho de Deus escrever mais a essa igreja do que s outras? que o problema da igreja de Tiatira era um dos mais srios, o qual nos aflige at o dia de hoje.

I. A cidade de Tiatira
Tiatira no era um centro cultural, poltico, nem religioso; portanto no havia ali perseguio religiosa como nas outras cidades. Mas era um importante centro comercial, de onde viera Ldia.

II. O problema da igreja


1. Carne oferecida a dolos 2. bebedices e imoralidade

Aplicaes para hoje


O problema de Tiatira o nosso problema de hoje: at onde pode o crente ir em relao s organizaes, clubes, etc. fora da igreja, e entrar em ntima associao com os incrdulos, sem se comprometer com o mundo?

III. A apresentao de Cristo


(Ap 2.18-19)
-Olhos como chama de fogo, que so penetrantes e falam do Seu ntimo conhecimento do que se passava. - Ps semelhantes ao bronze polido, que falam de juzo, julgamento, de sorte que nessa apresentao j vem uma ameaa.

III. A apresentao de Cristo


(Ap 2.18-19)

1. Suas obras representam o seu ministrio


2. A motivao do seu ministrio 3. O progresso no seu ministrio

IV. A condenao da igreja


(Ap 2.20-21)
O grande pecado daquela igreja foi tolerar que a mulher Jezabel no somente ensinasse o erro, mas tambm seduzisse os crentes ao pecado.

1. Quem era Jezabel?


Alguns pensam que o nome Jezabel figurativo, lembrando a mulher de Acabe, que quis unir a adorao de Baal de Jeov: o nome ento indica a heresia dela. Outros deduzem que Jezabel era o seu nome real e que talvez ela fosse a mulher do bispo ou lder da igreja.

IV. A condenao da igreja


(Ap 2.20-21)
O grande pecado daquela igreja foi tolerar que a mulher Jezabel no somente ensinasse o erro, mas tambm seduzisse os crentes ao pecado.

1. O que fez Jezabel?


A verdade que no sabemos realmente quem ela era, mas o que fazia fica bem claro (v.20). Ela tinha uma influncia m e sedutiva dentro da igreja. No que ela quisesse destruir a igreja, ao contrrio, s queria introduzir novas ideias para facilitar as coisas. Para isso ela dizia ser profetisa, ter uma revelao especial que lhe dava autoridade e ter tambm uma profunda filosofia de vida (v.24).

V. O castigo para a igreja


(Ap 2.22-23)
As figuras usadas aqui nos do uma ideia do terrvel castigo que viria, e que serviria de testemunho s igrejas. Cristo sabe o que se passa dentro delas, e o erro no seio da igreja no pode continuar sem castigo. A cama de prostituio de Jezabel (v.22) seria transformada em cama de angstia (Alford), tanto para ela como para os seus seguidores.Todas as igrejas conhecero - o juzo de Deus serviria de lio para as igrejas.

VI. O conselho de Cristo


(Ap 2.24-25)
Vemos que nem toda a igreja tinha sido enganada por Jezabel e participado dos seus ensinos. Aos que resistiram Cristo ordena: conservai o que tendes - a f, o amor, a perseverana e o servio que faziam.

VII. A promessa de Cristo


(Ap 2.26-28) 1. Eu lhe darei autoridade sobre as naes

2. Dar-lhe-ei a estrela da manh

Reviso e aplicao
AMOR - F - SERVIO PERSEVERANA
Vocs possuem essas quatro qualidades, ou apenas uma, duas ou trs delas?

Concluso
A mensagem desta carta nitidamente uma mensagem para os dias de hoje, quando a voz de Jezabel se ouve nas igrejas clamando contra a separao. O ensino popular que podemos bem associar-nos com os incrdulos sem nos poluir. Mas a Palavra de Deus insiste: retiraivos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor (2Co 6.17).

Вам также может понравиться