Вы находитесь на странице: 1из 55

SADE... Sade a capacidade fsica, emocional, mental e social que o indivduo tem de interagir com seu ambiente.

e. A capacidade que o organismo apresenta de funcionar em completa harmonia com seu ambiente, o que envolve a aptido para enfrentar fsica, emocional e mentalmente as tenses cotidianas. (OMS) ... situao de perfeito bem-estar fsico, mental e social" da pessoa. Constituio Federal Art. 196
A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e aos servios para sua promoo, proteo e recuperao.

DOENA... distrbio das funes de um rgo, da psique ou do organismo como um todo que est associado a sintomas especficos ser "doente" implica um determinado papel social que provoca em outras pessoas compaixo, ateno, apoio. o distrbio de funes, grupos de funes ou de sistemas interpessoais e 2. o estado no proposital - "doena" implica incapacidade. Alm disso ele formado em diferentes nveis: (a) a manifestao e (b) o desenvolvimento da doena, que caracterizam o "estar doente" (Kranksein); o conhecimento (c) dos rgos afetados e (d) e do contexto patolgico, de forma a se compreender como os primeiros trs nveis se influenciam mutuamente; e pro fim (e) o conhecimento das causas de (c).

AS PATOLOGIAS SO CLASSIFICADAS EM: A. CONGENITAS O PACIENTE J NASCE COM ELA, E NO H CURA. EX: ALBINISMO ANIRIDIA , ETC. B. HEREDITRIA ESTANDO LIGADO AO FATOR HEREDITRIO (HISTRICO FAMILIAR); EX: DIABETES DALTONISMO

C. ADQUIRIDA O PACIENTE ADQUIRE A PATOLOGIA POR CONTAGIO OU POR PROBLEMAS FISIOLGICOS. EX: HIV CONJUNTIVITES GLAUCOMA

OS TRATAMENTOS PODEM SER:


FARMACOLOGICOS CIRURGICOS ESTTICOS (PALIATIVOS)

CLIOS Triquase desvio dos clios ou pestanas atritando com

a crnea.

Distiquiase formao de duas fileiras de clios incompletas ou completas. Congnita. Madarose queda parcial ou total dos plos. Alopcia

Poliose despigmentao de clios e superclios.

PLPEBRAS Herpes zoster oftlmico inflamao das plpebras com presena de eritema, edema e formao de vesculas (incio) e pstulas que acompanham a primeira diviso do nervo trigmeo ou quinto nervo craniano.

Blefarite inflamao das lamelas palpebrais,

bilateral. Pode ser escamosa (anterior) ou ulcerativa (infecciosa). A escamosa apresenta-se como escamas na raiz dos clios e cronica. A ulcerativa causada por bactrias (estafilococos) nos foliculos e na margem das plpebras. Os sintomas so: irritao, ardor e prurido das margens palpebrais; mas pode acometer tambm a conjuntiva e a crnea. Juntamente com ela podemos observar a presena de calzio e hordolo.

Calzio massa palpebral (tumorao) vermelha

dolorosa dentro da placa tarsal da plpebra (superior/inferior) resultante da inflamao crnica dos ductos das glndulas de meibomius (meibomite)

Hordolo unilateral. Abcesso das glandulas

margem das plpebras. Ocorre por obstruo ou infeco (por S. aureus) do conduto dos folculos sebceos (gl Zeis e Molls), manifesta-se em um mal geral. Os principais sintomas so: dor, hiperemia e inchao.

Melanocitose oculodermal (Nevus de Ota)

congenita. leso macular, azul-acinzentada, que atinge rea inervada pelo nervo trigmeo e/ ou seus ramos. (nervo oftalmico )

Entrpio Inverso da margem das palpebras (para dentro). Ectrpio Everso das margens das plpebras (para fora).

Ptose (doena da palpebra cada) Mau

posicionamento da palpebra superior diminuindo a fenda palpebral. Causada pela fraqueza do msculo levantador da plpebra. Bilateral.

Epicanto - uma prega de pele da plpebra superior

(do nariz at ao lado interior da sobrancelha), cobrindo o canto interior (canto medial) do olho. A dobra epicntica est por vezes presente em pessoas de ascendncia da sia.

Coloboma palpebral insuficincia do

desenvolvimento normal da plpebra e do fechamento das fendas. Congnito.

CONJUNTIVA

CONJUNTIVITE - Conjuntivite a inflamao da

conjuntiva (membrana que envolve grande parte do globo ocular). Doena mais comum em todo o mundo. Existem 3 tipos principais de conjuntivite: Viral / bacteriana / Alrgica.

Conjuntivite Viral - Conjuntivite viral a inflamao

produzida, na conjuntiva, por um virus. O causador desta conjuntivite pode ser um de cerca de 12 tipos de virus. Os mais frequentes so o adenovirus e enterovirus. Bilateral. Sintomas: - vermelhido difusa; alguns casos, at hemorragia - lacrimejamento - secreo mais espessa, tipo lgrima "grossa" - plpebras inchadas, com reduo da abertura da fenda. - coceira /ardncia / irritao / fotofobia - sensao de areia ou de corpo estranho
A conjuntivite viral altamente contagiosa, freqente no vero, e apesar de no ser grave provoca muito incmodo e alguns cuidados devem ser tomados para que no se transforme em epidemia.

Conjuntivite Bacteriana -A conjuntivite bacteriana

pode ser causada por bactrias de diferentes tipos, entre elas as mais comuns so Estafilococos, Haemophilus Influenzae, Peneumococos, e Estreptococos. A forma mais comum de contaminao atravs das mos de quem teve contato com as bactrias. A secreo da conjuntivite bacteriana mais amarelada e abundante. Bilateral.

Sintomas: - vermelhido difusa; alguns casos, at hemorragia - lacrimejamento - secreo mais espessa, tipo lgrima "grossa" - plpebras inchadas, com reduo da abertura da fenda. - coceira /ardncia / irritao / fotofobia - sensao de areia ou de corpo estranho

Conjuntivite Alrgica - Conjuntivite alrgica pode ser

causada por alergia a substncias como cosmticos, perfumes, depsito de protenas na lente de contato ou medicamentos, poln, caspa, etc. Ela geralmente afeta ambos os olhos e acompanhada por plpebras inchadas.

RBITA
Proptose - Deslocamento do globo ocular para baixo,

resultante de um distrbio inflamatrio da rbita ou massa dentro da cavidade orbitria.

CRNEA Ceratocone bilateral; uma alterao corneana ;


Caracterizada por um afinamento progressivo da poro central da crnea. medida que a crnea vai se tornando afinada o paciente percebe uma baixa

da acuidade visual, a qual pode ser moderada ou severa, dependendo da quantidade do tecido corneano afetado.
Inicia-se geralmente na adolescncia, em mdia por volta dos 16 anos de idade.

Raramente desenvolve-se aps os 30 anos de idade.


Afeta homens e mulheres em igual proporo. Em geral a doena desenvolve-se assimetricamente: o diagnstico da doena no

segundo olho ocorre cerca de 5 anos aps o diagnstico no primeiro olho.


A doena progride ativamente por 5 a 10 anos, e ento pode estabilizar-se por

muitos anos. TRATAMENTO: transplante de crnea culos LC rgidas Anel de Ferrara (dois segmentos circulares que so implantados no interior da crnea, formando a figura de um anel) Cross Link (endurecimento da crnea, evitando a progresso da crnea, com a utilizao de raios ultravioletas).

Ceratites
a inflamao da crnea que pode ser causada por

bactrias, vrus, fungos, drogas, etc. Os sintomas : dor, lacrimejamento, fotofobia, diminuio de viso, secreo purulenta e hiperemia conjuntival, secreo de plpebra. As ceratites so classificadas quanto causa ou caractersticas prprias da infeco: infecciosa (provocada por agentes como bactrias, vrus e fungos), traumtica (associada com doenas sistmicas como a ceratite seca), alrgica (conjuntivite ).
TRATAMENTO: farmacologico

CRISTALINO CATARATA - A catarata uma leso ocular que atinge

e torna opaco o cristalino, o que compromete a viso. Tem como causa mais comum a senilidade (65 e 74 anos, aumentando acima de 75 anos.

Glaucoma

ou neuropatia do nervo ptico

uma alterao em que a presso do humor aquoso, est anormalmente aumentada ou diminuida. Se caracteriza por aumento da escavao do disco ptico e perda do campo visual. causado pelo acmulo do lquido, humor aquoso, que circula no interior do olho produzido ou devido ao aumento da formao do lquido ou pela obstruo do conduto pelo qual normalmente esse lquido sai do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o lquido, a presso intra-ocular vai aumentando progressivamente. PIO (presso intra-ocular) detreminada pela taxa de produo de humor aquoso e pela resistncia ao seu fluxo no olho.

Retinopatia Diabtica a complicao ocular da Diabetes mellitus, de carter progressivo, classificada de acordo com a presena de determinadas anormalidades clinicas verificadas no exame de fundo de olho. a mais comum causa de cegueira numa faixa etria de 30 a 69 anos. A leso da retina conseqente combinao da ocluso e do extravasamento microvascular.

PODE OCORRER NOS DOIS TIPOS DE DIABETES

GERA LESES NOS FOTORRECEPTORES

DIABETES MIELLITUS MAL FUNCIONAMENTO (TIPO II) OU DISFUNO (TIPO I) DO PANCREAS, AUMENTA A TAXA DE GLICOSE NO SANGUE, DEVIDO A AUSNCIA DA INSULINA NO SANGUE, QUE CAPTURA A GLICOSE VINDA DOS ALIMENTOS (QUE SERIA CARREGADA AT O PNCREAS). CAUSA CEGUEIRA E LIMITAO VISUAL

Na Retinopatia Diabtica Proliferativa o descolamento de retina a principal causa de perda visual, juntamente com hemorragia vtrea e glaucoma neovascular. A proliferao neovascular intravtrea freqentemente seguida de hemorragia, sendo que aps a absoro desse sangue depositado na retina, h uma conseqente trao da retina em direo ao vtreo, pelo tecido fibroso cicatricial resultante

a separao de duas camadas da retina quando a parte sensorial (relacionada com a viso) se separa da camada pigmentada da retina, que o epitlio pigmentar (relacionada com a nutrio da retina sensorial ). Os descolamentos de retina podem ser causados por: roturas na retina (podem estar associados a traumatismos ou no), tumores ou doenas inflamatrias (enfermidades que fazem com que haja trao do vtreo sobre a retina ).

Os sintomas e as possibilidades de recuperao da

viso variam com: a causa a localizao o tamanho da rea descolada Embora no sejam sintomas exclusivos de descolamento de retina, os seguintes sintomas exigem um exame da retina: percepo de flashes de luz, viso de corpos flutuantes e ou perda de algum campo da viso.

Olhos com mais de 4 graus de miopia tendem a ser mais longos, a retina tem de se esticar para forr-los. Pode tornar-se fina demais na sua periferia e rasgarse, por isso o descolamento da retina mais comum em mopes.

Pessoas que j descolaram a retina de um olho tm maiores chances de ter descolamento da retina no seu outro olho. Essas caractersticas so passadas geneticamente. Filhos e irmos de quem teve descolamento da retina devem ser examinados.
Algumas doenas como a diabete e as inflamaes oculares, e em especial os traumatismos (boladas, socos, etc..) tambm so causas de descolamento da retina.

Tm mais chance de ter descolamento da retina: - Mopes com mais de 6 graus - Parentes prximos de quem teve descolamento da retina - Quem j teve descolamento em um dos olhos * Pessoas com maior risco de ter descolamento precisam ser examinadas pelo menos duas vezes por ano

Sintomas: pontos flutuantes no seu campo visual (moscas volantes), queixa muito comum e em geral no tem gravidade. A diminuio da viso e manchas que vo crescendo e borrando as imagens, so os sintomas mais comuns do descolamento da retina. Quando feita em menos de uma semana a cirurgia cura mais de 90% dos casos! (TRATAMENTO)

O ptergio uma invaso fibrovascular, triangular de

uma pingucula, geralmente no lado nasal bilateralmente. No infeccioso, mas pode afetar a viso. Os principais sinais e sintomas so olho vermelho, ardncia e fotofobia. Tipicamente se desenvolve em pessoas que vivem em pases quentes e representam uma resposta exposio a raios ultravioletas e ao ressecamento crnico. Pode ser tratado atravs de remoo cirrgica.

ARCO SENIL ANEL BRANCO NA PERIFERIA DA CRNEA; ACOMETE NA MAIORIA DOS CASOS, IDOSOS; TRATAMENTO: FARMACOS

Patologia rara, que consiste na ausncia total ou

parcial e congnita da ris. Pode afetar um s olho, mas mais frequente que afete os dois. geralmente acompanhada de outros transtornos como: catarata, glaucoma e estrabismo, entre outros. Pode tambm existir em paralelo com outras alteraes sistmicas relacionadas com os rins e com atraso mental. uma doena hereditria.

TRATAMENTO: USO DE LENTES DE CONTATO FILTRANTE

ALBINISMO AUSNCIA PARCIAL OU TOTAL DO PIGMENTO (MELANINA) DENTRO DO OLHO; A COR DA IRIS TRANSLUCIDA; HEREDITRIO; CAUSA: GENTICA (DEFICINCIA ENZIMTICA NA SUA FORMAO) TRATAMENTO: LENTES DE CONTATO FILTRANTE.

Вам также может понравиться