Вы находитесь на странице: 1из 19

Universidade de Braslia

Rosa Barros

A UTILIZAO DO CLARINEO EM CLASSES INFANTIS DE CLARINETA

Introduo
O presente trabalho parte da pesquisa de mestrado que estuda a iniciao da clarineta com crianas a partir dos seis anos. Por meio de reviso bibliogrfica, foram abordadas questes que envolvem a iniciao instrumental com crianas e os recursos disponveis para iniciar na clarineta.

Metodologia

A metodologia escolhida para a pesquisa de mestrado foi a pesquisa-ao, em que um grupo de alunos com idade entre seis e sete anos das classes de musicalizao infantil no nvel pr-instrumental de projeto de extenso universitria foi escolhido como grupo-alvo.

Contudo, para esse trabalho, a metodologia escolhida foi a reviso bibliogrfica.

Introduo
A clarineta est presente em bandas, rodas de choros, orquestra e nas mais variadas formaes musicais, um instrumento que dialoga com os gneros musicais brasileiros e com a nossa cultura. Sua versatilidade timbrstica, assim como os recursos de tcnica expandida tais como glissandos, frulatos, sleps, dentre outros torna o instrumento ainda mais atrativo.

Introduo
No entanto, h uma dificuldade em comear na clarineta antes dos dez anos, devido ao tamanho do instrumento.

Quando uma criana deve comear a aprender msica?

Atualmente existem inmeras instituies de ensino de msica que permitem que crianas tenham acesso a atividades musicais desde o nascimento.
Para Gurske (2010), programas adequados idade e que incorporam tanto aprendizado, quanto diverso podem contribuir para desenvolver bons alicerces para a continuidade da aprendizagem musical

Quando uma criana deve comear a tocar um instrumento musical?

Para Greenlees (2009), a resposta para essa pergunta varia e depende do que os professores de msica costumam chamar de prontido.

A autora considera que prontido musical o termo que professores de msica aplicam para descrever uma lista de comportamentos que mostram as tendncias para estar pronto para

Quando uma criana deve comear a tocar um instrumento musical?

Kovacs (1985) e Delzell (1998) consideram que a maturidade fsica, cognitiva e musical so requisitos indispensveis para o sucesso em um instrumento musical.

Gordon (1993) prope que no h uma idade cronolgica correta mas sim uma idade musical correta, em termos de disponibilidade musical, para comear a msica instrumental.

Quando uma criana deve comear a tocar um instrumento musical?


Em muitas instituies - aulas de musicalizao at os oito anos e a partir dessa idade: aulas de cordas de friccionadas, violo, piano ou flauta doce. Dependendo da oferta e das particularidades de cada instituio, a partir dos dez anos que os alunos podem passar da flauta doce para outros instrumentos de sopros.

As crianas menores podem no ter o comprimento do brao suficiente para posicionar uma flauta modelo padro ou ser capaz de chegar a sexta posio no trombone, as crianas mais magras podem no ter pontas dos dedos grandes o suficiente para cobrir completamente os furos na clarineta. (Delzell & Leppla, 1992; Fortney, Boyle, & Decarbo, 1993).

Cordas

Nos instrumentos de cordas friccionadas, esse fator no uma preocupao, dada a disponibilidade de instrumentos de tamanhos variados (por exemplo, violino tamanho 1/4 e violoncelo tamanho 1/2 ). O mtodo Suzuki recomenda que a instruo em instrumentos de cordas friccionadas comece em torno de 3 anos de idade. (Kendall, 1973)

Piano

H vrios mtodos a para crianas a partir dos quatro anos.


Kinder-Keyboard, Moppets' Rhythms and Rhymes, Music For Moppets by Helen and Robert Pace The Contemporary Piano Method by Margaret Brandman

K.A.C. Music Assignment Journal by Karen Celella


To Hear Ourselves As Others Hear Us by James Boyk How To Get To Carnegie Hall - Weekly Music Practice Organizer by Diane Wachsmann

At The Beginning - Teaching Piano to the Very Young Child by Rhoda Rabin

E nos instrumentos de sopros?


No Brasil, h alguns anos a flauta doce tem sido utilizada com xito em classes infantis. um instrumento tradicionalmente utilizado nas sries iniciais e intermedirias do ensino fundamental, em escolas de msicas, projetos socioculturais e organizaes no governamentais (ONGs). (TAETS e LINS, 2012, p.1)

E nos instrumentos de sopros?


Em outros instrumentos de sopros, a flauta transversal possui metodologias para iniciao infantil. As mais conhecidas so Suzuki, Blockiflute Method e Kinder Flute. Todos esses propem que a criana pode comear a aprender flauta transversal a partir dos trs anos.

E a clarineta?

Requinta

Clarineta Bb de resina plstica

E a clarineta?

Kinder Klari

Charamela/Kids Series Clarinet - Schiller

E a clarineta?

Clarineo - Nuvo

Consideraes finais
A partir da reviso de literatura, acredita-se que ser possvel investigar como a utilizao de clarinetas ergonomicamente adaptadas pode propiciar a aprendizagem do instrumento antes dos oito anos e como os fatores relacionados prontido da criana interferem nesse processo.

Considerou-se tambm que


Faz-se necessrio examinar os aspectos que envolvem a prontido musical/instrumental; relevante para essa pesquisa averiguar a funcionalidade do clarineo; Investigar os resultados obtidos pode contribuir para ampliar as possibilidades de aprendizagem da clarineta sob uma perspectiva da educao musical

Universidade de Braslia

Rosa Barros

OBRIGADA

Вам также может понравиться