Вы находитесь на странице: 1из 16

BEM-VINDO DISCIPLINA CONTABILIDADE BSICA

Prof. MST Marcos Vincius Kucera

AULA 1

Objetivos da aula de hoje:


Conhecer a estrutura da disciplina: contedo, bibliografia, livro. universitrio, avaliao, trabalhos e leituras. Verificar a importncia da disciplina no contexto de mercado e na formao do conhecimento. Importncia da informao no processo decisrio; Comparar os diversos interesses dos usurios das informaes contbeis. Apresentar os principais demonstrativos contbeis. Apresentar o escopo normativo da contabilidade. Integrar professor e aluno. AULA 1

Objetivos da Disciplina:

Compreender a dinmica do patrimnio e suas interaes com o sistema scio-econmico.


Compreender a dinmica dos demonstrativos padronizados e relatrios contbeis. Compreender o ciclo contbil e seu funcionamento para aplicao no processo decisrio.

Compreender as relaes entre os fluxos contbeis e os processos de controle e planejamento das organizaes.
3
AULA 1

Tcnicas de ensino-aprendizagem:
Aulas Expositivas Teletransmitidas;

Estudos Dirigidos;
Estudos de Casos;

Saiba mais;
Trabalhos Prticos;

Fruns.
AULA 1

Ementa da disciplina:
Contextualizao; Viso geral dos sistemas contbeis

e seus subsistemas patrimonial e de resultados;


Fluxos contbeis, inventrios e dinmica dos resultados; Principais Demonstrativos Contbeis e Legislao pertinente.

AULA 1

CONTEXTUALIZAO
Na formao do profissional de qualquer rea de gesto, a contabilidade est presente em todas as estruturas de negcios, por isso conhecida como Cincia dos Negcios. Dentre as diversas reas que so exploradas para a formao gerencial destacam-se as estruturas de informaes que sustentam as decises no contexto patrimonial, econmico e financeiro, elementos vitais para sustentar a realizao atividades organizacionais. Para a efetividade da administrao do negcio, se faz necessrio controlar os fatos ocorridos nestas organizaes, no que tange s atividades operacionais do empreendimento e nas relaes com a sociedade.

AULA 1

Pode-se dizer que as estruturas de informao so os sensores das organizaes?

Um sensor um elemento que percebe, registra, envia um sinal a um processador e aps o processamento responde ao estmulo percebido.

AULA 1

Numa viso sistmica, pode-se visualizar as estruturas organizacionais como sistemas abertos, ou seja, como conjuntos de partes inter-relacionadas com um fim comum e que interagem com o sistema social onde esto inseridas. Estas organizaes formam-se individualmente ou por grupos de pessoas (fsicas ou jurdicas) que se unem e se estruturam com um fim comum.

Normalmente, o lucro para as empresas (confrontao de receitas, custos dos produtos e servios e despesas). L = R C D (DRE)
No obstante, existem outras formas de organizao social que no visam lucro, mas que buscam resultados positivos na confrontao entre custos e benefcios no desenvolvimento de suas atividades.

AULA 1

A CONTABILIDADE COMO CINCIA


Cincia, por dispor de princpios lgicos e utilizar metodologia cientfica no seu desenvolvimento, embora em estudos realizados, quanto sua evoluo, tenha sido considerada, para muitos, como uma arte de registrar e memorizar fatos ocorridos, e, mais recentemente, como uma tcnica de registros definida atravs da metodologia das partidas dobradas.
9
AULA 1

DEFINIES:
A) Numa Cincia que permite, atravs de suas tcnicas e princpios, manter um controle permanente do patrimnio da empresa e de seus resultados. uma Cincia que estuda, registra e controla o patrimnio, com a finalidade de fornecer informaes aos interessados na gesto da entidade ou a terceiros sobre a situao econmico-financeira dessa entidade.

B)

C) o meio pelo qual se efetua todo e qualquer registro pertinente atividade econmica e social da entidade. D) a Cincia que tem por objetivo controlar e evidenciar a situao patrimonial da entidade, a sua evoluo e os instrumentos utilizados no desempenho do sujeito aziendal.

10

AULA 1

CAMPO DE APLICAO a) Azienda - Entidade econmico-administrativa, assim chamada, aquela que, para atingir seu objetivo, seja ele econmico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessita de administrao.

b)

Entidades - Pessoas Fsicas, Jurdicas Pblicas, Jurdicas Privadas ou Mistas.

CARTER Econmico - Objetiva lucro. Social - Prestam servios coletividade, sem objetivar lucro.

11

AULA 1

OBJETO DE ESTUDO
O Patrimnio o meio que leva o homem satisfao de suas necessidades primrias e at suprfluas - acumulao de riqueza. Para os efeitos contbeis, Patrimnio um conjunto constitudo de Bens, Direitos e Obrigaes. Patrimnio tudo aquilo que sustenta a atividade organizacional, que seja passvel de mensurao financeira e que seja claramente identificvel como um dos trs itens componentes da contabilidade (bens, direitos e obrigaes).

12

AULA 1

CONTABILIDADE BSICA FINALIDADE


Controlar e fornecer informaes teis aos usurios Internos, utilizando a contabilidade com a finalidade de gesto (controle, planejamento e deciso) e Externos que utilizam as informaes contidas nos demonstrativos contbeis para avaliao e decises de investimentos.

O usurios externos no tm acesso aos documentos que do origem informao contbil (notas fiscais, contratos, requisies e outros instrumentos do sistema de controle interno da organizao), como Bancos, Fornecedores, Clientes, Investidores, Governo, Jornais e Revistas Tcnicas, etc.

13

AULA 1

USURIO Acionistas, Investidores e Jornais e Revistas Tcnicas Financiadores Entidades governamentais

TIPO DE INFORMAO MAIS IMPORTANTE Posio econmico-financeira, Fluxo de dividendos e de caixa, valor de mercado do negcio e retorno do capital investido, lucro por ao, etc. Crditos; capacidade de pagamento; desempenho, riscos, etc. Valor adicionado, produtividade, tributos, desempenho e capacidade econmica e social.

Funcionrios
Administradores

Informaes para planos empregabilidade, etc.

decises;

liquidez,

Informaes para planos e decises; desempenho de produtos e servios, situao no mercado, estratgias, liquidez, etc. Posio no mercado e controle desenvolvidas e legalidade. de atividades

rgos de controle

AULA 1

Principais Normas Contbeis e Comerciais


Lei 6.404/1976 Lei das S/A Lei 10.303/2001 Altera e acrescenta dispositivos na Lei n. 6.404 e 6.385/76 Lei 10.406/2002 Novo Cdigo Civil Lei 11.638/2007 Altera dispositivos na Lei n. 6.404/76 Decreto-Lei 9.295/1946 Profisso Contbil Estatuto da Micro e Pequena Empresa Lei Complementar 123/2006 Instrues normativas, pareceres, deliberaes e notas explicativas da Comisso de Valores Mobilirios

Normas Brasileiras de Contabilidade, resolues, smulas do CFC e Pronunciamentos do CPC


Normas, Comunicados Tcnicos, Interpretaes Tcnicas e Procedimentos de Contabilidade IBRACON Legislao Tributria nas trs rbitas do Poder Pblico Normas do Departamento Nacional de Registro do Comrcio DNRC

AULA 1

USURIOS DAS INFORMAES CONTBEIS

AULA 1

Вам также может понравиться