Вы находитесь на странице: 1из 78

Showrnalismo: a notcia como espetculo

Jos Arbex Junior

Conhecendo a obra

Lanado em 2001 pela editora Casa Amarela. 294 pginas divididas em 5 captulos. Apndice- No recomendado mdia grande 2 prefcios: Um do autor e outro feito por Joo Pedro Stedile ( Em boa hora)- Membro da coordenao nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Showrnalismo

I- Memrias e histrias

III- Folha de So Paulo IV-Nuestra Amrica


Telenovela ou a domesticao do imaginrio O imprio das corporaes Auschwitz cultural O indivduo na era do clich Ricupero, amoroso Frankenstein Linguagem e mundo Um show de amnsia e memria

Nicargua: teologias em crise Haiti: barreiras do preconceito Paraguai: ameaas e o show

Unio Sovitica

II- Fatos e notcias


De como a televiso contamina a cultura O fato como ele conheceu Guerra do Golfo: o bem contra o mal O estrangeiro, a peste da globalizao Limite da construo dos fatos

Crnica de um ilustre desconhecido 1917, marco estrutural da nossa poca Gorbatchov e a mdia: falsa familiaridade Congresso do povo: ares de liberdade Cai o imprio Estado de direito versus razo de Estado Uma conversa com Gorbatchov

Conhecendo o autor

Jos Arbex Jnior jornalista. Foi correspondente do Jornal Folha de So Paulo em Nova York (87) e em Moscou (88-91). Doutor em Histria Social pela USP, Professor do Curso de Ps-Graduao de Jornalismo Internacional da PUC-SP, editor da Revista Caros Amigos, Prmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos (99) e autor de 30 livros entre os quais: Narcotrfico - um jogo de poder nas Amricas; Isl - um enigma de nossa poca e Cinco Sculos de Brasil - Imagens e Vises.

Introduo

Tempo histrico X Tempo subjetivo. Memria coletiva X Memria individual. Espetacularizao da notcia tendo as mesmas regras de um show.

3 questionamentos?

Qual a diferena, do ponto de vista do meu conhecimento sobre um acontecimento qualquer, entre t-lo presenciado em carne e osso, ter tomado conhecimento por meio da leitura do jornal ou t-lo visto por meio da tela de televiso? Como a televiso e a imprensa escrita criam metforas que explicamo mundo, transformando-as em convices individuais? At que ponto a mdia tem o poder de sedimentar como a realidade ( isto , como fatos que realmente aconteceram), na memria coletiva, as imagens que fabrica dos eventos( isto , as imagens por ela selecionadas e editadas)? E, finalmente, quais as implicaes polticas, econmicas e sociais do poder adquirido pela mdia na sociedade contempornea? Ou: at que ponto os meios de comunicao de massa so uma fora determinante nos rumos dos fatos histricos ( isto , da histria pblica, do evento poltico)?

Telenovela ou a domesticao do imaginrio

Fico X Realidade Iluso da participao interativa (opinio pblica) Informao X Entretenimento Telejornalismo X Mensagens publicitrias Guerra do golfo: lembrana das cenas espetaculares e da guerra limpa

O imprio das corporaes

Investimento em novas tecnologias X Dependncia dos anunciantes e dos sistemas de crdito. Mdia antes: instituio de pessoas privadas enquanto pblico Mdia agora: instituio de determinados membros do pblico enquanto pessoas privadas Publicidade: suporte e alavanca de valores ideolgicos.

A televiso um plo ativo do processo de seleo e divulgao das notcias e tambm dos comentrios e interpretaes que delas so feitas. Ela no mera observadora ou reprter: tem o poder de inferir nos acontecimentos. O tele-noticirio dirio adquiriu o estatuto de uma pea poltica , cuja lgica determinada pelas relaes de cada veculo da mdia com o sistema poltico, financeiro e econmico do pas ou regio em que ele se encontra.

De como a televiso contamina a cultura

Notcia: resultado de um pacto de cumplicidade ( Mdia X Mercado)

A notcia, como produto final, o resultado de um pacto de cumplicidade: o mercado se v refletido por uma mdia que, por sua vez, d visibilidade aos eventos que reforam a estrutura de mercado.

Transformao de um fato em notcia

Um efeito imediatamente visvel a adoo de cores, diagramao leve, a ampla utilizao de mapas e boxes didticos, o aumento no tamanho do corpo dos caracteres, a recomendao aos colaboradores no sentido de escreverem pargrafos mais curtos etc. Em outros termos, a transformao de fato em notcia passa pela sano do mercado.

De como a televiso contamina a cultura

Mdia: criao de um estado hipntico

A mdia cria diariamente a sua prpria narrativa e a apresenta aos telespectadores- ou aos leitores- como se essa narrativa fosse a prpria histria do mundo. Os telespectadores, embalados pelo estado hipnticodiante da tela de televiso, acreditam que aquilo que vem o mundo em estado natural, o prprio mundo.

cones da mdia: grandes marcas de consumo

Essas marcas e smbolos atingem os mais distintos pontos do planeta, excitando o desejo, educando percepes, alterando os ritmos e as rotinas do cotidiano construdos por tradies locais e regionais.

O imaginrio construdo pela mdia composto por uma vasta rede de smbolos e signos, de referncias culturais, sociais, polticas e artsticas que prefiguram a constituio de uma espcie de memria coletiva globalizada em um mundo cada vez mais desterritorializado

Fatos e notcias no existem por si s, como entidades naturais. Ao contrrio, so assim designados por algum ( por exemplo, por um editor), por motivos ( culturais, sociais, econmicos, polticos) que nem sempre so bvios. Mas essa operao fica oculta sob o manto mistificador da suposta objetividade jornalstica

A convivncia da amnsia com a memria coletiva o mecanismo para o jogo praticado pela mdia - a qual, basicamente, constitui um imenso banco de dados que , aparente paradoxo, aposta permanentemente no esquecimento como condio bsica para apresentar o velho, o j vistocomo o sempre novo

Interpretao X Objetividade
Observador

....se verdade que a escolha de um evento e de um determinado ponto de vista para analisar o evento depende integralmente do observador, isso no significa que ele tem o poder de alterar livremente os fatos.

X Fatos ( resultado de eventos)

Verdade

da notcia- entendida de duas formas:

ela um texto(um discurso sobre determinado evento) e tambm uma tessitura expressiva que remete a um dimenso extratextual, ao fato propriamente dito)

...apreender uma notcia significa , em primeiro lugar, entender a notcia ou entender-se ao seu respeito e, apenas em segundo lugar, apreender aquilo que noticiado.

A imprensa escrita X A televiso

A influncia da televiso na imprensa escrita


A

imprensa escrita adotou uma srie de procedimentos destinados a competir com a televiso( textos curtos, pargrafos pequenos, letras em corpos garrafais, fotos coloridas) de tal forma que o leitor no se sinta cansado e possa ler de maneira mais rpida e mais cmoda possvel. Assim, o leitor de jornal est exposto ao impacto da televiso, mesmo que no seja um telespectador.

A mdia conquistou, de fato, a capacidade poltica e tecnolgica de ocultar at genocdios de grandes propores. Esse dado coloca, com urgncia, as indagaes sobre o futuro dessa perigosa articulao de interesses entre as grandes corporaes da mdia e o estado

Adjetivaes X Jogos de interesses

O preconceito contra os srvios

.... Os srvios so maus por serem culpados de uma herana

maldita: so aliados histricos dos russos ; seu alfabeto cirlico, e portanto seus caracteres no so reconhecveis no Ocidente; geograficamente , a Srvia est no extremo oriente da Europa; sua religio, ortodoxa, carrega o peso da dissidncia da Igreja Catlica Apostlica Romana, ao passo que os muulmanos so apenas infiis e os croatas so cristos ocidentalizados. Os srvios so em geral descritos nas reportagens como resqucios do Imprio Romano, os oficiais srvios como generais ex- comunistas ortodoxos. Os srvios so orientais, bizantinos e ortodoxos, ao passo que os croatas so ocidentais, nacionalistas, ocidentalizados, ricose os que mais desenvolveram um estilo de estado democrtico ocidental.

Todos os preconceitos construdos pela mdia contra os srvios durante a cobertura da Guerra da Bsnia foram novamente mobilizados na cobertura da Guerra do Kosovo. Por meio da propagao miditica, os fatos inscritos na memria coletiva (nesse caso, a constatao de que os srvios representavam o mal) tornam-se visveis pela televiso e analisados pelos jornais impressos.

Folha de So Paulo

O Projeto Folha

Implantado na dcada de 80 porm j existia desde a dcada de 70. Sintaticamente significou a adoo do discurso-para-o-mercado. Caracterizava a notcia como mercadoria, destinada a gerar lucros. Saneamento ideolgico da redao.

Folha de So Paulo

Democracia X Autoritarismo

A Folha de So Paulo aparecia, aos olhos da sociedade, como porta-voz da democracia, ao mesmo tempo em que, internamente, praticava uma poltica autoritria de rgido controle industrial e ideolgico. O paradoxo, apenas aparente, resolve-se com a constatao de que a FSP apenas adotou a estratgia de transformar a democracia em marketing.

A seduo feita pela Folha

Aposentou a mquina de escrever e adotou o terminal de computador na redao ( abril de 1983). Produo efeitos visuais na forma de apresentao do jornal e reformas grficas introduzidas ao longo dos anos 80. Transformao da redao em uma linha industrial de produo em srie. Controle maior sobre a produo de um texto- adoo de um manual de redao. Conseqncias: demisses em massa para aqueles que no conseguiam o bom desempenho.

A FSP reflexo impresso de uma organizao centralizada, dotada de um programa ideolgico,formulador de um prxis que impe aos seus funcionrios (de quem exige fidelidade) e com objetivos estratgicos claramente delimitados.

Liberdade de imprensa confundida com liberdade de empresa,mas a liberdade pblica, assim como o seu exerccio e no pode ser privatizada.

Nicargua: teologias em crise

Guerra na Nicargua: resultado das presses de Washington.


A

guerra civil que se desenvolveu na Nicargua nos anos 80 foi, muito mais , resultado das presses de Washington, que formou e armou o exercito dos contras como ficaria estabelecido as investigaes dos escndalos IrContras, em 1967.

Haiti: barreiras do preconceito

Queda do governo do presidente Jean Claude. Era de incertezas Jogos de poder polticos comandados por Washington As advertncias recebidas por Arbex Desprezo pela Amrica Latina

O maior problema, para o pensamento crtico, tornar visvel no apenas o oculto, censurado ou ausente como texto ou imagem, mas o que as tecnologias da informao tornam aparente visvel por um processo de exposio extrema que, fingindo tudo mostrar, de fato nada revela.

Paraguai: ameaas e o show

Sintomas da decomposio da ditadura de Alfredo Stroessner.

Comeava a aparecer os primeiros sintomas de decomposio da ditadura de Alfredo Stroessner( entre os quais, os constantes atritos do governo paraguaio com a embaixada dos Estados Unidos), at como resultado do impacto do fim regime militar no Brasil.

Cobertura caracterizada por um aspecto sensacional. Pirotecnia: superficialidade

Se a ditadura foi denunciada, os milhares de indgenas que estavam sendo exterminados ganharam pouca ou nenhuma visibilidade; a vida cotidiana dos paraguaios- sobre o que conversavam, seus problemas dirios, que imagem tinham de si mesmos e do Brasil, que projeo faziam do seu prprio passado e futuro etc.- permanecia to desconhecida dos leitores como sempre fora.

De uma forma ainda bastante incipiente, difusa e confusa, eu comeava a perceber que a mdia, mesmo quando relatasse acontecimentos reais, criava meras fabulaes simplificadas, com o objetivo de oferecer aos leitores\ telespectadores alguma sensao de ordem em relao a um mundo, de fato, complexo em demasia.

Unio Sovitica

Mikhail Gorbatchov- a percepo simplista e unilateral divulgada pela mdia.

impossvel compreender a era Gorbatchov e o seu significado para o mundo mediante a utilizao de rtulos to grosseiros. Para entender o que realmente se passou na Unio Sovitica, nos anos 80, preciso indagar com seriedade a prpria histria sovitica, e no trat-l como mero acidente de percurso. Gorbatchov foi, ele prprio, um resultado da histria sovitica e no um dirigente a ela estrangeiro, ocidentalizado, portador de uma perspectiva liberalou hostil ao regime implantado em 1917.

Capitalistas X Socialistas ( O Bem X O Mal)

... o surgimento da Unio Sovitica criou uma polarizao ideolgica e moral ( entre capitalistase socialistas, entre o Bem e o Mal) que fez do sculo XX um sculo de lutas religiosas

1917, marco estrutural de nossa poca

Revoluo Russa

Nenhum macroevento cultural, poltico e social do mundo contemporneo pode ser adequadamente analisado sem levar em conta a histria e os destinos da Revoluo de 1917- Todos os setores da vida, da arte e da cultura foram imediatamente afetados pela revoluo de criatividade.

A exploso da arte abordada pelo advento do Stalinismo

Em 1924 ( morte de Vladimir Ilitch Lnin) e 1938 ( Fim doa Processos de Moscou), Josef Stalin eliminou completamente qualquer possibilidade de oposio ao seu poder poltico, que passou a ser absoluto.

Stalin, em sntese, governou a Unio Sovitica com os mesmos poderes absolutos e a mesma sanha terrorista com que os antigos czares governavam a Rssia

Guerra Fria
A permanente sombra do holocausto nuclear( o boto vermelho ) O Bem X O Mal

... A Guerra Fria elevou ao mximo de tenso a simbologia religiosa do Bemcontra o Mal, plos que mudavam os sinais conforme a propenso ideolgica do narrador da fbula.

Destruio da credibilidade do discurso poltico ( os lderes falavam em Paz, mas engordavam os estoques nucleares) Esvaziamento do dilogo entre pensamentos distintos Desenvolvimento da tecnologia

Gorbatchov e a mdia: falsa familiaridade

Explorado pela mdia devido a sua aparncia ocidental. Falsa impresso de que ele era um lder bem conhecido, interpretado e compreendido. Perestroika e Glasnost Formao e eleio do Congresso de Deputados do povo (CDP). A declarao da moratria nuclear-a suspenso imediata e total dos testes nucleares subterrneos, para fins civis e militares. Estimulou debates, liberdade de imprensa, as manifestaes polticas, a liberdade de criao, libertou presos polticos.

Em muitos aspectos, Gorbatchov foi to mal compreendido e falsamente conhecido quanto a prpria Guerra fria

Gorbatchov acreditava que poderia construir um Estado de direito na Unio Sovitica - e esta era o objetivo central de sua estratgia. No via antagonismo entra socialismoe liberdade. Acreditava na possibilidade de um mercado regulado, compatvel com a justia social. Coerente com suas convices, Gorbatchov nunca reprimiu os opositores ( ao contrrio, liberou os presos polticos); nunca enviou tropas para sufocar manifestaes; nunca invocou a razo de Estado para sufocar o Estado de direito.

Concluses do autor

A era do showrnalismo

Manipulao do imaginrio coletivo Interesses da empresa no que podem ou no ser divulgados Mdia: o megainvestimento Mdia X Cultura ( Preconceitos) Golfo: entrada da tecnologia na era do show

Brasil

Desigualdade social: enquanto as principais redes de tv tem um pblico de 60 milhes os trs principais jornais apresentam um pblico leitor de apenas 7 milhes. O Estado exerce um grande poder de uniformizar e impor a informao.

Na mdia contempornea, a imagem fabricada no se limita a embelezar a dura realidade da vida, mas a substitui pela relao entre homem e a vida encenada pela mdia.

A mdia produz a abolio da memria mediante a substituio pelo show da memria

Iraque, a guerra permanente: a posio do Regime Iraquiano


Patrick Denaud

Conhecendo a obra

256 pginas. 9 captulos mais 5 anexos (Cronologia sumria das crises, O Conselho de Segurana da ONU, Resolues do Conselho de Segurana, Resoluo 661 e Resoluo 687). A Guerra interna no Iraque. Entrevistas com Tarek Aziz mostrando a posio do regime iraquiano.

Conhecendo o autor

Ex-correspondente de guerra da cadeia americana CBS News. Jornalista e escritor, Patrick foi durante vrios anos correspondente de guerra para a cadeia americana CBS News. Especializado no mundo muulmano e nas zonas de conflito, ele colabora na realizao de documentrios para a televiso.

Quem Tarek Aziz?

Cristo em um pas rabe. Viveu os primeiros anos de sua vida em um povoado curdo, Batofa, perto de Mossoul. Diplomata de uma nao constantemente em guerra. Negociador com uma inspirao brutal. Ministro das Relaes Exteriores do Iraque em 1983. Atual membro do Conselho da Revoluo. ltimo representante dos jovens revolucionrios baasistas que chegaram ao poder em 1968. Serve de ligao entre o Iraque e a Comunidade Internacional.

Bagd, vero 1999.

Bagd antes do embargo

Sistema de assistncia social. Ensino gratuito. Servios de sade gratuito. Ajuda de custo a todo cidado que estivesse na misria ( 40 dinares- 120 dlares)

O embargo que devia, segundo os americanos, visar o regime de Saddam Hussein, atinge, na realidade, todo um povo e no muda a realidade poltica do pas.

O Iraque aps o embargo da ONU

Bagd no est mais acessvel por avio. Vrias horas por dia a energia eltrica interrompida e no h gua nas torneiras. Hoje em dia no se fala mais em Dinares mas em papis. O povo vive de combinaes, pequenos trficos, para conseguir se alimentar corretamente. Nas ruas de Bagd encontra-se crianas abandonadas, mendigos e prostitutas. A situao sanitria piora a cada dia.

O Iraque aps o embargo da ONU

Nos hospitais existe um andar reservado para os doentes contagiosos atingidos por clera. Milhares de bebs morrem por falta de cuidados. Crescimento no analfabetismo. Aumento na criminalidade e agresses.

Em nenhuma parte da Carta da ONU est escrito que a organizao tem o direito de tornar um povo faminto e de ter o poder de polcia impondo sanes.

Algumas questes abordadas por Tarek Aziz

Maro de 1998- Mdia acusa Iraque de ter usado gs contra curdos.

Segundo Teer, os bombardeios na regio de Halabja, no Kurdisto iraquiano, fizeram cinco mil mortos e um igual nmero de feridos em um nico dia , sexta-feira passada. [...] O Iraque reconheceu implicitamente no sbado, 26 de maro, ter utilizado armas qumicas [...] Le Monde, 29 de maro de 1986

Tarek rebate a acusao da mdia afirmando que no foi usado contra civis em Halabja.

Halabja foi bombardeado por bombas clssicas, enquanto sede militar e no enquanto povoado. Os que os iraquianos mataram, morreram em bombardeios clssicos, no por causa do gs.

Baas

Partido poltico oriundo do movimento fundado na Sria aproximadamente em 1940. Fundado por Michel Aflak e Salah al- Din Bitar 1963: pela primeira vez chega ao poder no Iraque. governando apenas 9 meses. Ala militare ala civil.

Em 1963, o Baas chegou pela primeira vez ao poder no Iraque, atravs de uma revoluo que havia sido planejada e dirigida por civis. Os militares foram os braos e as pernas da mesma, mas os civis eram a sua cabea.

Baas

A influncia do Baas

O partido Baas est igualmente prximo s escolhas polticas, sociais e ideolgicas dos pases que insistem na identidade islmica. Efetivamente, uma vez que que essa identidade seja aprofundada entre os povos desses pases, seus esforos unem-se aqueles dos rabes no seu combate contra o sionismo.

1958-1966

Hafez el- Assad e outros cinco jovens oficiais vem do Egito para o Iraque. Organizam um comit militar secreto e baasista. Contrario aos seus fundadores esses jovens tem origem rural e modesta ligado as reformas socialistas. 1966, tomam o poder expulsando a velha guarda do partido.

O regime iraquiano um regime nacionalista socialista que acredita nos princpios do partido Baas [...]. Por outro lado, visto que o regime iraquiano revolucionrio e socialista, ele se mostra mais satisfeito quando os pases vizinhos so governados por regimes prximos quanto a princpios e tendncias.

Iraque X Kuwait

Incio: compl kuwaitiano organizado pelos americanos. Iraque invade o Kuwait em uma ao defensiva. Endividamento iraquiano por causa da guerra contra o Ir. Superproduo de petrleo causando uma queda no seu valor piorando a situao iraquiana. Iraque aps a guerra contra o Ir conseguiu criar um equilbrio militar diante do Ir e Israel. Objetivos: empobrecer o Iraque e colocar um freio nos seus programas de desenvolvimento. Criar uma preocupao com a segurana alimentar.

Saddam Hussein

No militar, ele tem o ttulo de marechal enquanto chefe de estado mas de origem civil. Na revoluo de 1968, ele era estudante de direito. Sempre foi muito desconfiado com relao s foras armadas que fizeram muitos golpes de estado no Iraque. D aos iraquianos a impresso de estarem protegidos.

Os iraquianos amam Saddam Hussein porque ele um lder justo e corajoso.

Reflexes sobre a ordem mundial

Interveno da OTAN na Iugoslvia.

O regime srvio era o nico poder independente na Europa, com relao a poltica americana.[...]Um pas apaziguado pelo Ocidente que lhe dava crditos, toda espcie de ajuda e recebia com grande pompa seus dirigentes. Porque ela era um dos nicos pases comunistas independentes com relao a Moscou.[...] Quando o regime sovitico afundou, a Iugoslvia manteve a sua independncia , ficando fora do sistema atlntico. De repente ela se tornou insuportvel para os Estados Unidos. A Iugoslvia cometeu erros certamente,mas estes foram aumentados desmensuradamente, sempre por causa das cmeras de televiso que se deslocam pelo mundo seguindo as trilhas do fronte que provm de decises estratgicas. As cmeras empunhadas sobre a Iugoslvia eram cmeras polticas, para aplicar uma estratgia. Um albans morto na Iugoslvia era uma informao que dava volta ao mundo. Mas de dez mil pessoas massacradas em Serra Leoa, isso no era uma informao.

Em 1991, elas (as cmeras de televiso) estavam na Somlia. Todos os dias, mostravam imagens de crianas com o ventre inchado, coberto de moscas, agonizando ou dormindo. Aps a retirada das tropas americanas, as cmeras partiram tambm. Faz agora sete ou oito anos que no sabemos mais nada da situao da Somlia, quem matou, quem morto ou violentado.[...] O mesmo para o Haiti, onde os americanos parecem ter encontrado uma soluo para sua convenincia, pois no sabemos mais nada do que acontece nesta ilha: democracia, direitos humanos, matanas, assassinatos?

Guerra na Crocia, na Bsnia e em Kosovo

Guerras tnicas e culturais

O Kosovo srvio desde os tempos mais antigos que viram a criao do primeiro Estado srvio. Com o tempo, os albaneses tornaram-se majoritrios, o que no significa que eles no tenham o direito a fazer secesso. Em contrapartida, eles tm o direito de ser iguais aos srvios e de no sofrer tratamento discriminatrio. A afabilidade comunista, que permitia s populaes da exIugoslvia viverem juntas, no existem mais. Os conflitos so tnicos e mostram o confronto de trs civilizaes que entram em confluncia nesta regio do mundo: os ortodoxos, os muulmanos e os catlicos. As guerras de hoje parecem no ser ideolgicas, mas tnicas e culturais.

Quando um pas caminha para os interesses americanos, estes fazem de tudo para dividi-lo internamente, jogando em cima divergncias tnicas ou religiosas. Eis o que fazem com o Iraque principalmente.

preciso dizer que, historicamente, nunca houve conflito entre xiitas e sunitas.

No Iraque, com um regime moderado e sem interveno estrangeira, o pas conservar suas estruturas sociais que fazem a sua particularidade e sua riqueza. Pois o Iraque uma entidade slida muito antiga.

As relaes do Iraque com os EUA

Tentativa de dominao do Iraque pelos EUA aps o enfraquecimento da regio sovitica. Objetivo: controlar uma zona geogrfica que obtm sua importncia nas enormes reservas de petrleo em seu subsolo.

...aps o enfraquecimento da regio sovitica, eles decidiram dominar a regio. Essa a razo de sua agresso em 1991. Sua estratgia controlar totalmente uma zona geogrfica que obtm sua importncia das enormes reservas de petrleo que se encontram no seu subsolo. O Iraque o nico pas do Oriente Mdio a ser independente com relao aos EUA.

Os iraquianos que deixam o Iraque


Dificuldades

por causa do embargo. No deixam em razo de discriminao ou um problema social. Melhores condies de vida. Solidariedade ao Iraque atual. Apoio a Saddam Hussein.

Talibs no poder

Destruio de tudo. Obscurantismo. No tem um futuro certo. No podem servir de exemplo. Retorno a idade mdia.

O que ocorre atualmente nesse pas um absurdo, tanto em nvel ideolgico, quanto poltico e militar. Todo movimento poltico, qualquer que seja sua ideologia, deve ter como objetivo melhorar o destino de seu povo e desenvolver seu pas.Os talibs destroem tudo: os hospitais, as escolas, as usinas etc... Eles levam seu pas ao obscurantismo, fazendo-o dar um pulo para trs, que o faz voltar a idade mdia. Eu acho que tais movimentos polticos no podem ter um futuro certo. Eles, em todo caso, no podem servir como exemplo.

Iraque, agosto de 2002.

O que mudou?

Fornecimento de energia funciona melhor. Lojas bem abastecidas. A moeda iraquiana afundou. Reino do se vira: professor de manh e a tarde taxista. Prostituio nos campi universitrios para melhorar de vida. Hospitais: faltam alimentos e estruturas adaptadas para cuidar das crianas.

2002: O Iraque e o embargo


O

povo iraquiano est habituado agora a viver sob o embargo. O estado de choque foi atenuado. Crescimento na agricultura, industria, comrcio e dos servios. Iraquianos vivem melhor que h sete anos.

11 de Setembro

Acontecimento interno. Iraque no tem ligaes com Osama Bin Laden. Bin Laden tentou prejudicar a Amrica por prprios meios, por seu prprio mtodo. Divergncias de idias e ideologias.

Ns no cremos no fanatismo religioso, nem no uso da religio para realizar objetivos polticos, porqu, essencialmente , no h aproximao de idias, de ideologias entre ns e Bin Laden.

Os Estados Unidos so um pas imperialista de natureza agressiva.[...]. A Amrica governada por um establishment capitalista vido, que aproveita todas as ocasies para impor sua hegemonia em todo lugar, na Europa, na sia, na ptria rabe, na Amrica do Sul.

Hoje, o governo americano gasta menos para o ensino, a sade, os servios sociais do que para o Pentgono. Todo esse dinheiro dado a sociedades prximas ao governo que produzem armamentos e munies. Depende ento do interesse desses estabelecimentos, de seu interesse financeiro particular, criar um sentimento de perigo, de angstia nos americanos para que eles aceitem esses gastos em vez de reclamar contra a diminuio dos oramentos para o ensino e para a sade.

Porqu tomar como alvo o Iraque?

Estabelecer uma ligao entre o Iraque e aqueles que eram apontados como terroristas. Os americanos no acharam nada que incriminasse o Iraque. Intervir no Afeganisto tem uma certa lgica porque Bin Laden vive l protegido pelos talibs. No h provas nem elemento - algo fictcio. Interesse em se apossar do petrleo do Iraque. Derrubar Saddam Hussein.

O regime iraquiano no tem nada a ver com os atentados de 11 de setembro. Porque eles querem mudar nosso governo? Para implantar um regime s suas ordens, um regime servil, satlite, que lhes dar a oportunidade de impor seu domnio econmico e poltico sobre o Iraque.

Como querem se apossar do petrleo do Iraque, eles se utilizam dos acontecimentos de 11 de setembro para fazer a desinformao, alimentada por mdias possudas por sociedades de armamento. Eis a verdade...

Esta questo das armas de destruio em massa utilizada como um pretexto para enganar o opinio pblica mundial.

Mintam, mintam, at que todos acreditem em vocs


Goebbels

Вам также может понравиться