Вы находитесь на странице: 1из 12

Professor Rozemberg Pierson

Roteiro
1.
2. 3. 4. 5. 6.

Aquisio da posse; Transmisso da posse; Conservao e perda da posse; Perda ou furto da coisa mvel e ttulo ao portador; Atos que no induzem posse; Posse de mveis contidos em imvel.

1 AQUISIO DA POSSE
depende de um ato fsico (corpus), juntamente com

um ato de vontade (animus);


pela apreenso da coisa ou pelo exerccio do direito; pelo fato de dispor da coisa ou do direito.

1 Aquisio da Posse
Forma de aquisio.
A posse aparncia ; A deteno relao material com a coisa

1.1 Apreenso da Coisa ou Exerccio do Direito. Aquisio Originria e Derivada.


Apreenso consciente da coisa importa em posse, pode

decorrer:
De ato ou negcio jurdico; De disposio de lei.

Aquisio Originria: Ocorre sem qualquer vinculao com o possuidor anterior. Aquisio Derivada: Decorre de transmisso da posse de um sujeito a outro

1.1 Apreenso da Coisa ou Exerccio do Direito. Aquisio Originria e Derivada.


Aquisio Derivada: Cont... No caso de morte a aquisio derivada decorre da lei; Os frutos que caem em meu terreno, provenientes de arvore do vizinho posse derivada. Posse Originria X Posse Derivada: A originria no h vnculo com possuidor anterior; A derivada o possuidor recebeu a posse de outrem.

1.1.1 Modalidades de Tradio


modo derivado de apossamento da coisa entrega da

res; Tradio Real:


Ocorre quando materialmente a res deslocada posse

de outrem h um contedo real;

Tradio Simblica: A entrega da coisa traduzida por atitudes, gestos, conduta indicativa da inteno de transferir a posse. Tradio Ficta: No ocorre a exteriorizao da tradio: H somente inverso no animus do sujeito. Ex. alienao de imvel pelo proprietrio

1.2 Disposio da Coisa ou do Direito


Nem um outro fato, como a disponibilidade da coisa,

capaz de traduzir melhor a inteno de ser proprietrio (Lopes, 1964:157); Aps o incio do poder ftico sobre a coisa, continua-se, permanece-se no mesmo estado, utilizando-se da res; Quem apenas proprietrio e no possuidor, e aliena a coisa, no dispe nem d destino posse que no exerce; Quem adquire a posse da coisa j adquire tambm o poder de exerc-la; Quem perdeu a coisa e desistiu de procur-la; A contrrio senso, mantm intacto seu poder de fato sobre ela.

1.3 Modos de Aquisio da Posse em Geral


Qualquer que seja a natureza da posse, originria ou

derivada, examina-se a origem;


A posse pode ser obtida por qualquer forma lcita; Na maioria das vezes teremos um negcio jurdico;

Devem ser examinados os requisitos de existncia, validade

e eficcia do negcio jurdico;


Avaliar se a situao ftica de aquisio permitida pelo

ordenamento.

1.4 Quem pode adquirir a posse?


A pessoa interessada ou representante: Representante legal age por fora de lei; Representao voluntria ou convencional, h acordo de vontades declinado pelo mandato. O possuidor ou representante podem adquirir tanto a posse

imediata, como a posse mediata, no havendo a vedao na lei ou conveno; O locador pode alienar a coisa alugada, transferindo a posse indireta; O locatrio pode ceder sua posio contratual, transferindo a posse imediata; Nada obsta, que o menor adquira a posse por ato seu, pois o fato da posse independe da capacidade.

2 TRANSMISSO DA POSSE
Pode ocorrer a: Ttulo universal:

Ocorre quando se transfere uma universalidade; caracterstica da sucesso mortis causa; O herdeiro sucessor universal porque sucede em uma universalidade uma quota-parte da herana, uma frao no individualizada. Pode tambm ocorrer entre vivos (transferncia de um estabelecimento comercial; No correto afirmar de que nessa ocorre toda a transferncia do patrimnio.

Ttulo singular: Ocorre quando se transfere um bem determinada e individualizado; o que se sucede negocialmente inter vivos; Causa mortis tambm ocorre quando se institui legatrio.

3 CONSERVAO E PERDA DA POSSE


PRXIMA AULA

Вам также может понравиться