Вы находитесь на странице: 1из 57

Prof.

Jos Gilson Caldas Filho


So Luis MA Agosto - 2012

O QUE SER ENGENHEIRO? QUAL O JEITO DO ENGENHEIRO? A VIDA DE ENGENHEIRO FCIL? O Jeito Engenheiro.flv

Ser Engenheiro engenhar, utilizar normas. Em todos os seminrios, congresso, palestras da rea escutamos esta frase. Citando como exemplo temos o engenheiro Carlos Ghosn considerado um dos executivos mais influentes da atualidade, depois de liderar a reestruturao da Renault e, desde 1999, encarregar-se da recuperao da japonesa Nissan, tem um conselho singelo aos jovens empreendedores. Podem comear a vida tirando Engenharia, e desta forma tero uma boa base para administrar negcios de qualquer natureza (Timm e Schnaid, 2001). Em entrevista publicada na Revista Veja de janeiro de 2001, o engenheiro dizia que preciso ter cabea de engenheiro para manter-se atualizado com tantas tecnologias novas sendo desenvolvidas.

Cabea de engenheiro uma expresso corrente, s vezes


para definir uma qualidade caso do entrevistado, que identificou o engenheiro ao perfil do empreendedor capaz de enfrentar desafios de grande porte ou um defeito. Os que consideram cabea de engenheiro um defeito, costumam referir-se a uma certa objetividade considerada excessiva pelos que formulam essa idia - no trato de questes de qualquer natureza. Muito clculo, muita frieza de raciocnio, muita falta de emoo.

O artigo 4 do Conselho Nacional de Educao - CNE (2002) define os conhecimentos necessrios para o exerccio da engenheira, ou seja, competncias e habilidades exigidas e adquiridas durante a vida acadmica, entre elas: aplicar conhecimentos matemticos, cientficos, tecnolgicos e instrumentais engenharia; identificar, formular e resolver problemas de engenharia; comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e grfica; atuar em equipes multidisciplinares; avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; assumir a postura de permanente busca de atualizao profissional e ter conhecimento de pelo menos uma lngua estrangeira.

Portanto, o acadmico deve estar preparado para o mercado, ter uma formao slida, aprender para toda vida, ser competitivo, saber elaborar argumentos, acompanhar a evoluo tecnolgica, estar preparado para resolver problemas, preocupar-se com o meio ambiente,entre outras.

Refletir sobre a identidade do engenheiro talvez deva ser o primeiro passo para aqueles que querem contribuir para a formao do profissional dessa rea, no apenas como algum qualificado a desempenhar uma funo produtiva e de liderana no mercado de trabalho, mas como um ser humano de mltiplas facetas, capaz de compreender, aceitar, defender e melhorar a percepo e a realidade do que significa cabea de engenheiro.

Do Exerccio Profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia Das Atividades Profissionais


Caracterizao e Exerccio das Profisses

Caracterstica da profisso de engenheiro:


REALIZAR EMPREENDIMENTOS DE INTERESSE SOCIAL E HUMANO.

a) aproveitamento e utilizao de recursos naturais; b) meios de locomoo e comunicaes; c) edificaes, servios e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos tcnicos e artsticos; d) instalaes e meios de acesso a costas, cursos, e massas de gua e extenses terrestres; e) desenvolvimento industrial e agropecurio.

O princpio da legalidade um dos princpios mais importantes do ordenamento jurdico Ptrio, um dos sustentculos do Estado de Direito, e vem consagrado no inciso II do artigo 5 da Constituio Federal, dispondo

que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei

, de modo a impedir que toda e qualquer divergncia, os conflitos, as lides se resolvam pelo primado da fora, mas, sim, pelo imprio da lei.
10

Regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrnomo, e d outras providncias


DECRETO-LEI N 241, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1967. Inclui entre as profisses cujo exerccio regulado pela Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, a profisso de engenheiro de operao. LEI No 8.195, DE 26 DE JUNHO DE 1991. Altera a Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrnomo, dispondo sobre eleies diretas para Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, e d outras providncias.

11

LEI N 12.378, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010. Regulamenta o exerccio da Arquitetura e Urbanismo; cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal - CAUs; e d outras providncias.

12

Art. 1 As profisses de engenheiro, arquiteto e engenheiroagrnomo so caracterizadas pelas realizaes de interesse social e humano que importem na realizao dos seguintes empreendimentos:
a) aproveitamento e utilizao de recursos naturais; b) meios de locomoo e comunicaes; c) edificaes, servios e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos tcnicos e artsticos; d) instalaes e meios de acesso a costas, cursos e massas de gua e extenses terrestres; e) desenvolvimento industrial e agropecurio.

13

Art. 2 O exerccio, no Pas, da profisso de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrnomo, observadas as condies de capacidade e demais exigncias legais, assegurado: a) aos que possuam, devidamente registrado, diploma de faculdade ou escola superior de engenharia, arquitetura ou agronomia, oficiais ou reconhecidas, existentes no Pas; b) aos que possuam, devidamente revalidado e registrado no Pas, diploma de faculdade ou escola estrangeira de ensino superior de engenharia, arquitetura ou agronomia, bem como os que tenham esse exerccio amparado por convnios internacionais de intercmbio;
14

c) aos estrangeiros contratados que, a critrio dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, considerados a escassez de profissionais de determinada especialidade e o interesse nacional, tenham seus ttulos registrados temporriamente.
Pargrafo nico. O exerccio das atividades de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrnomo garantido, obedecidos os limites das respectivas licenas e excludas as expedidas, a ttulo precrio, at a publicao desta Lei, aos que, nesta data, estejam registrados nos Conselhos Regionais.
15

Do uso do Ttulo Profissional Art. 3 So reservadas exclusivamente aos profissionais referidos nesta Lei as denominaes de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrnomo, acrescidas obrigatriamente, das caractersticas de sua formao bsica. Pargrafo nico. As qualificaes de que trata este artigo podero ser acompanhadas de designaes outras referentes a cursos de especializao, aperfeioamento e psgraduao. Art. 4 As qualificaes de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrnomo s podem ser acrescidas denominao de pessoa jurdica composta exclusivamente de profissionais que possuam tais ttulos.

16

Art. 5 S poder ter em sua denominao as palavras engenharia, arquitetura ou agronomia a firma comercial ou industrial cuja diretoria for composta, em sua maioria, de profissionais registrados nos Conselhos Regionais.

17

Do exerccio ilegal da profisso Art. 6 Exerce ilegalmente a profisso de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrnomo:

a) a pessoa fsica ou jurdica que realizar atos ou prestar servios pblico ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que no possua registro nos Conselhos Regionais; b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas s atribuies discriminadas em seu registro;

18

Do exerccio ilegal da profisso c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizaes ou empresas executoras de obras e servios sem sua real participao nos trabalhos delas; d) o profissional que, suspenso de seu exerccio, continue em atividade; e) a firma, organizao ou sociedade que, na qualidade de pessoa jurdica, exercer atribuies reservadas aos profissionais da engenharia, da arquitetura e da agronomia, com infringncia do disposto no pargrafo nico do Ed. extra 8 desta lei.

19

Atribuies profissionais e coordenao de suas atividades Art. 7 As atividades e atribuies profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrnomo consistem em:

a) desempenho de cargos, funes e comisses em entidades estatais, paraestatais, autrquicas, de economia mista e privada; b) planejamento ou projeto, em geral, de regies, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, exploraes de recursos naturais e desenvolvimento da produo industrial e agropecuria;

20

Atribuies profissionais e coordenao de suas atividades c) estudos, projetos, anlises, avaliaes, vistorias, percias, pareceres e divulgao tcnica; d) ensino, pesquisas, experimentao e ensaios; e) fiscalizao de obras e servios tcnicos; f) direo de obras e servios tcnicos; g) execuo de obras e servios tcnicos; h) produo tcnica especializada, industrial ou agro-pecuria.

Pargrafo nico. Os engenheiros, arquitetos e engenheirosagrnomos podero exercer qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no mbito de suas profisses.

21

Atuao do Engenheiro quanto forma de trabalho: - autnomo; - empregado; - empresrio (quando contrata pessoas com vinculo trabalhista)

22

Atribuies do Engenheiro enquanto empregado:

- Exerccio de cargos; - Exerccio de funes; - Membro em comisses.

23

Setores em que os Engenheiros podem atuar:


entidades entidades entidades entidades entidades estatais; paraestatais; autrquicas; de economia mista; privadas.

24

Atividades ou funes que os Engenheiros podem exercer: Resoluo n 1010, de 22 ago 2005
As atividades so atribudas aos Engenheiros de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente, s profisses regidas pelo Sistema Confea/CREA.

25

Atividades atribudas de forma integral:


Art. 3 - Compete ao ENGENHEIRO AERONUTICO: I. o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a: - aeronaves, seus sistemas e seus componentes; - mquinas, motores e equipamentos; - instalaes industriais e mecnicas relacionadas modalidade; - infra-estrutura aeronutica; - operao, trfego e servios de comunicao de transporte areo; - seus servios afins e correlatos;

26

Atividades no atribudas de forma integral:

Art. 6 - Compete ao ENGENHEIRO CARTGRAFO ou ao ENGENHEIRO DE GEODSIA E TOPOGRAFIA ou ao ENGENHEIRO GEGRAFO: I - o desempenho das atividades 01 a 12 e 14 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a levantamentos topogrficos, batimtricos, geodsicos e aerofotogramtricos; elaborao de cartas geogrficas; seus servios afins e correlatos.

27

01 - Gesto, superviso, coordenao, orientao tcnica; 02 - Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificao; 03 - Estudo de viabilidade tcnico-econmica e ambiental; 04 - Assistncia, assessoria, consultoria; 05 - Direo de obra ou servio tcnico; 06 - Vistoria, percia, avaliao, monitoramento, laudo, parecer tcnico, auditoria, arbitragem; 07 - Desempenho de cargo ou funo tcnica; 08 - Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, anlise, experimentao, ensaio, divulgao tcnica, extenso; 09 - Elaborao de oramento;

28

10 11 12 13 14 15

Padronizao, mensurao, controle de qualidade; Execuo de obra ou servio tcnico; Fiscalizao de obra ou servio tcnico; Produo tcnica e especializada; Conduo de servio tcnico; Conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; 16 - Execuo de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; 17 Operao, manuteno de equipamento ou instalao; e 18 - Execuo de desenho tcnico.

29

Anlise atividade que envolve a determinao das partes constituintes de um todo, buscando conhecer sua natureza ou avaliar seus aspectos tcnicos. Arbitragem atividade que constitui um mtodo alternativo para solucionar conflitos a partir de deciso proferida por rbitro escolhido entre profissionais da confiana das partes envolvidas, versados na matria objeto da controvrsia. Assessoria atividade que envolve a prestao de servios por profissional que detm conhecimento especializado em determinado campo profissional, visando ao auxlio tcnico para a elaborao de projeto ou execuo de obra ou servio.

30

Assistncia atividade que envolve a prestao de servios em geral, por profissional que detm conhecimento especializado em determinado campo de atuao profissional, visando suprir necessidades tcnicas. Auditoria atividade que envolve o exame e a verificao de obedincia a condies formais estabelecidas para o controle de processos e a lisura de procedimentos. Avaliao atividade que envolve a determinao tcnica do valor qualitativo ou monetrio de um bem, de um direito ou de um empreendimento.

31

Coleta de dados atividade que consiste em reunir, de maneira consistente, dados de interesse para o desempenho de tarefas de estudo, planejamento, pesquisa, desenvolvimento, experimentao, ensaio, e outras afins. Conduo atividade de comandar a execuo, por terceiros, do que foi determinado por si ou por outros. Consultoria atividade de prestao de servios de aconselhamento, mediante exame de questes especficas, e elaborao de parecer ou trabalho tcnico pertinente, devidamente fundamentado.

32

Controle de qualidade atividade de fiscalizao exercida sobre o processo produtivo visando garantir a obedincia a normas e padres previamente estabelecidos. Coordenao atividade exercida no sentido de garantir a execuo de obra ou servio segundo determinada ordem e mtodo previamente estabelecidos. Desempenho de cargo ou funo tcnica - atividade exercida de forma continuada, no mbito da profisso, em decorrncia de ato de nomeao, designao ou contrato de trabalho. Desenvolvimento atividade que leva consecuo de modelos ou prottipos, ou ao aperfeioamento de dispositivos, equipamentos, bens ou servios, a partir de conhecimentos obtidos atravs da pesquisa cientfica ou tecnolgica.

33

Direo atividade tcnica de determinar, comandar e essencialmente decidir na consecuo de obra ou servio. Divulgao tcnica atividade de difundir, propagar ou publicar matria de contedo tcnico. Elaborao de oramento atividade realizada com antecedncia, que envolve o levantamento de custos, de forma sistematizada, de todos os elementos inerentes execuo de determinado empreendimento. Ensaio atividade que envolve o estudo ou a investigao sumria de aspectos tcnicos e/ou cientficos de determinado assunto. Ensino atividade cuja finalidade consiste na transmisso de conhecimento de maneira formal.

34

Equipamento instrumento, mquina ou conjunto de dispositivos operacionais, necessrio para a execuo de atividade ou operao determinada. Especificao atividade que envolve a fixao das caractersticas, condies ou requisitos relativos a materiais, equipamentos, instalaes ou tcnicas de execuo a serem empregados em obra ou servio tcnico.. Estudo atividade que envolve simultaneamente o levantamento, a coleta, a observao, o tratamento e a anlise de dados de natureza diversa, necessrios ao projeto ou execuo de obra ou servio tcnico, ou ao desenvolvimento de mtodos ou processos de produo, ou determinao preliminar de caractersticas gerais ou de viabilidade tcnica, econmica ou ambiental.

35

Execuo atividade em que o Profissional, por conta prpria ou a servio de terceiros, realiza trabalho tcnico ou cientfico visando materializao do que previsto nos projetos de um servio ou obra. Execuo de desenho tcnico atividade que implica a representao grfica por meio de linhas, pontos e manchas, com objetivo tcnico. Experimentao atividade que consiste em observar manifestaes de um determinado fato, processo ou fenmeno, sob condies previamente estabelecidas, coletando dados, e analisando-os com vistas obteno de concluses Extenso atividade que envolve a transmisso de conhecimentos tcnicos pela utilizao de sistemas informais de aprendizado.
36

Fiscalizao atividade que envolve a inspeo e o controle tcnicos sistemticos de obra ou servio, com a finalidade de examinar ou verificar se sua execuo obedece ao projeto e s especificaes e prazos estabelecidos. Gesto conjunto de atividades que englobam o gerenciamento da concepo, elaborao, projeto, execuo, avaliao, implementao, aperfeioamento e manuteno de bens e servios e de seus processos de obteno. Instalao atividade de dispor ou conectar convenientemente conjunto de dispositivos necessrios a determinada obra ou servio tcnico, de conformidade com instrues determinadas.

37

Laudo pea na qual, com fundamentao tcnica, o profissional habilitado, como perito, relata o que observou e apresenta as suas concluses, ou avalia o valor de bens, direitos, ou empreendimentos. Manuteno atividade que implica conservar aparelhos, mquinas, equipamentos e instalaes em bom estado de conservao e operao. Mensurao atividade que envolve a apurao de aspectos quantitativos de determinado fenmeno, produto, obra ou servio tcnico, num determinado perodo de tempo. Montagem operao que consiste na reunio de componentes, peas, partes ou produtos, que resulte em dispositivo, produto ou unidade autnoma que venha a tornar-se operacional, preenchendo a sua funo.

38

Monitoramento - atividade de examinar, acompanhar, avaliar e verificar a obedincia a condies previamente estabelecidas para a perfeita execuo ou operao de obra, servio, projeto, pesquisa, ou outro qualquer empreendimento. Normalizao Ver Padronizao. Obra resultado da execuo ou operacionalizao de projeto ou planejamento elaborado visando consecuo de determinados objetivos. Operao atividade que implica fazer funcionar ou acompanhar o funcionamento de instalaes, equipamentos ou mecanismos para produzir determinados efeitos ou produtos.

39

Orientao tcnica atividade de proceder ao acompanhamento do desenvolvimento de uma obra ou servio, segundo normas especficas, visando a fazer cumprir o respectivo projeto ou planejamento. Padronizao atividade que envolve a determinao ou o estabelecimento de caractersticas ou parmetros, visando uniformizao de processos ou produtos. Parecer tcnico expresso de opinio tecnicamente fundamentada sobre determinado assunto, emitida por especialista.

40

Percia atividade que envolve a apurao das causas que motivaram determinado evento, ou da assero de direitos, e na qual o profissional, por conta prpria ou a servio de terceiros, efetua trabalho tcnico visando a emisso de um parecer ou laudo tcnico, compreendendo: levantamento de dados, realizao de anlise ou avaliao de estudos, propostas, projetos, servios, obras ou produtos desenvolvidos ou executados por outrem. Pesquisa atividade que envolve investigao minudente, sistemtica e metdica para elucidao ou o conhecimento dos aspectos tcnicos ou cientficos de determinado fato, processo, ou fenmeno. Servio Tcnico desempenho de atividades tcnicas no campo profissional.

41

Superviso atividade de acompanhar, analisar e avaliar, a partir de um plano funcional superior, o desempenho dos responsveis pela execuo projetos, obras ou servios. Trabalho Tcnico desempenho de atividades tcnicas coordenadas, de carter fsico ou intelectual, necessrias realizao de qualquer servio, obra, tarefa, ou empreendimento especializados. Treinamento atividade cuja finalidade consiste na transmisso de competncias, habilidades e destreza, de maneira prtica. Vistoria atividade que envolve a constatao de um fato, mediante exame circunstanciado e descrio minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagao das causas que o motivaram.

42

No Parecer CNE/CES 1.362/2001, os relatores afirmam: O novo engenheiro deve ser capaz de propor solues que sejam no apenas tecnicamente corretas, ele deve ter a ambio de considerar os problemas em sua totalidade, em sua insero numa cadeia de causas e efeitos de mltiplas dimenses.

43

No Parecer CNE/CES 1.362/2001, os relatores afirmam:


Conhecimentos gerais Conhecimentos objetivos Relaes humanas Experimentao e Medio Comunicao Trabalho em grupo Aperfeioamento contnuo Criatividade tica profissional

1 2 3 4 5 6 7 8 9

44

O engenheiro precisa entender e compreender dos aspectos sociais, econmicos, polticos, ambientais, culturais e religiosos que envolvem:
Economia Administrao/Gesto Desenvolvimento Sustentvel Direito (Consumidor, Civil, Trabalhista, Tributrio e Internacional) Relaes Internacionais Comrcio Exterior Uso da internet redes sociais Outros

Poltica Psicologia Cultura Artes

Sociologia

45

Todo engenheiro deve saber identificar, interpretar, modelar e solucionar problemas, utilizando-se dos seguintes conhecimentos objetivos:
Fundamentos das leis da mecnica; Fundamentos das leis da estrutura da matria; Fundamentos das leis do comportamento dos fluidos; Fundamentos das leis das ligaes qumicas; Fundamentos das leis da eletricidade; Informtica: linguagem de programao; Outros.

46

Todo engenheiro deve ser capaz de manter boas relaes interpessoais.


Os Engenheiros se relacionam com diversos tipos de pessoas, com as mais variadas formaes educacionais e mais variados perfis socioeconmicos, tais como seus subordinados, clientes, chefes, pessoas da comunidade, etc.; Alm disso, geralmente, todo Engenheiro gerencia pessoas.

47

Os engenheiros devem saber usar experimentao e medio, para:


Verificao de algum resultado terico; Obteno de dados; Anlise do comportamento de sistemas, mtodos, programas, etc.

48

Todo engenheiro deve dominar o uso de tcnicas estatsticas;


Os resultados obtidos em experimentos e medio so processados e interpretados por meio de tcnicas estatsticas;

49

Todo engenheiro deve saber se comunicar, nas seguintes formas:


Escrita: tcnica; cientfica; Representao matemtica; Representao Grfica; Representao tabular; Oral: reunies; debates; seminrios; treinamentos; apresentaes.

50

Fluncia na leitura, escrita e fala/conversao da lngua inglesa, atualmente, considerada uma qualidade bsica e essencial a todo e qualquer Engenheiro;
O diferencial para os Engenheiros reside hoje na fluncia de uma terceira lngua.

51

Todo engenheiro deve ser capaz de trabalhar em grupos multidisciplinares como membro e/ou lder;
O trabalho em grupo uma tendncia atual; Grupos multidisciplinares: grupos formados por profissionais de diversas reas para a soluo de problemas.

52

Todo engenheiro precisa exercer liderana;


Liderana a capacidade de atuar como gerente de grupos multidisciplinares.

53

Todo engenheiro precisa ter a habilidade de se aperfeioar continuamente, ou seja, ter a capacidade de:
aprender; absorver; e at mesmo, desenvolver:

novas tecnologias; e/ou, mtodos de gesto; e/ou, novas formas de utilizar as tecnologias; e/ou novas formas de utilizar mtodos de gesto existentes.

54

Todo engenheiro deve ter criatividade, ou seja, a capacidade de criar, inovar.

55

Todo engenheiro precisa seguir a tica, ou seja, ter uma postura correta na aplicao de seus conhecimentos tcnicos.

56

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V. Introduo Engenharia. 6 ed. Florianpolis: Editora da UFSC, 2005. BRASIL. Lei n 5.194, de 24 dez 1966. Disponvel em: <http://www.crears.org.br/fontes2/Contents/ldr/l5194.htm> CNE/CES. Parecer CNE/CES 1.362/2001 Homologado: Despacho do Ministro em 22/02/2002: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 25 de fevereiro de 2002. Seo 1, p. 17. Disponvel em: <http://www.nepet.ufsc.br/Diretrizes/Dir_Curr.doc>. CONFEA. Resoluo n 218, de 29 jun 1973. Disponvel em: <http://www.confea.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?inf oid=1561&pai=8&sid=193> _____. Resoluo n 1010, de 22 ago 2005. Disponvel em: <http://normativos.confea.org.br/downloads/1010-05.pdf>.

57

Вам также может понравиться